Diferenças entre edições de "Timbuktu"
Revisão de 16h48min de 14 de abril de 2009Timbuktu (também chamada Tombuctu ou Timbuctu) é uma cidade tuaregue à beira do rio Níger no Mali.
ÍndiceEntenda
HistóriaTimbuktu foi fundada por volta de 1100 na proximidade com o Rio Níger, com o propósito de servir as caravanas que traziam sal das minas do deserto do Saara para trocar por ouro e escravos, trazidos do sul por aquele rio. Em 1330, Timbuktu era parte do Império do Mali, que controlava o negócio do sal por ouro em toda a região, estando ligada a Yenné através do comércio do sal, cereais e ouro, e a sua função comercial é acompanhada de uma função militar. Dois séculos mais tarde, Timbuktu atingiu o seu auge, governada pelo Império Songhay, tornando-se uma importante cidade universitária e a capital religiosa dos finais da dinastia Mandingo Askia (1493-1591). Timbuktu, que foi habitada por muçulmanos, cristãos e judeus durante centenas de anos, foi sempre um centro de tolerância religiosa e racial. As culturas locais - songhai, tuaregue, árabe e moura – misturaram-se, mas conservaram as suas distintas tradições. O seu apogeu chegou ao fim no século XVI, quando o exército marroquino destruiu o Império Songhay. O domínio do comércio com África pelos navegadores europeus foi mais uma razão para o declínio de Timbuktu. A desertificação e a acumulação de areia trazida pelo vento seco “harmattan” já destruiram a vegetação, o abastecimento em água e muitas estruturas históricas da cidade. Depois de Timbuktu ser inscrita na Lista do Património Mundial em Perigo em 1988, a UNESCO iniciou um programa para conservar e proteger a cidade. ChegarDe barcoPode apanhar um dos muitos pinasses para turistas vindos de Mopti, que duram três dias e são muito confortáveis. Durante a época turista haverão muitas pessoas à procura de pinasses, por isso pode unir-se a outra pessoa para pagar o pinasse. Existem também barcos locais que sobem e descem os rios regularmente, que estão um pouco cheios, mas são muito baratos. De aviãoPode chegar ao Aeroporto de Timbuktu voando a partir de Bamako ou Mopti, embora seja extremamente difícil reservar bilhete desde fora do país e o sistema de reserva de bilhetes seja extremamente mau e duvidoso. De carroUma viagem de carro desde Mopti dura entre 12 e 24 horas. CirculeExistem táxis, camelos, e burros - e poucos mais são os modos de transporte disponíveis. Facilmente se pode andar de uma ponta da cidade à outra em menos de uma hora. Todas as mesquitas ficam na cidade velha e estão a pouca distância umas das outras. Veja
Museus
As casas dos exploradores ocidentais que descobriram Timbuktu pela "primeira" vez estão bem preservadas e existem placas comemorativas bem visíveis em todas elas. Os exploradores são Alexander Gordan Laing, o primeiro ocidental a conseguir chegar à cidade, René Caillié, o primeiro ocidental a conseguir chegar à cidade e voltar, Heinrich Barth, Oscar Lenz e Berky.
MesquitasA maior atracção de Timbuktu são as mesquitas da cidade (fechadas durante as horas de culto; grandes mesquitas estão fechadas a visitantes). Existem três principais mesquitas em Timbuktu:
Faça
Compre
ComaBeber e sairDurmaPartir |
|