Abrir menu principal

Wikitravel β

Machu picchu.jpg
Localização
LocationPeru.png
Bandeira
Pe-flag.png
Informações Básicas
Capital Lima
Governo República constitucional
Moeda Novo sol (PEN)
Área 1.285.220 km2
População 26.152.265
Idioma espanhol (oficial), Quechua (oficial), e Aymara
Religião Católico romano 90%
Eletricidade 220V/60Hz
Código telefônico +51
Internet TLD .pe
Fuso horário UTC-5


Peru é um país da América do Sul.

RegiõesEditar

CidadesEditar

Outros destinosEditar

ChegarEditar

Cidadãos brasileiros precisam apenas apresentar ou passaporte válido ou cédula de identidade para entrar no país, para uma permanência de até 90 dias. O documento deve estar em ótimo estado de conservação. Cidadãos portugueses necessitam apresentar passaporte válido. É necessária vacina contra febre amarela, com 10 dias de antecedência da viagem.

De aviãoEditar

LAN e (em code share com a Taca Peru e com a TAM) têm voos diários diretos de São Paulo para o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima. A Taca também oferece voos diretos para Lima saindo do Rio de Janeiro e Porto Alegre

De barcoEditar

Algumas linhas de cruzeiro oferecem em seus itinerários os portos peruanos, sendo o principal o porto de El Callao, onde também fica o Aeroporto Internacional e muito próximo de Lima. Outro porto importante é o de San Martín de Paracas, na província de Pisco.

A cidade de Iquitos tem ligação fluvial com Manaus, pelos rios Solimões e Amazonas.


De carroEditar

De autocarro/ônibusEditar

Partindo de São Paulo, a cada quinze dias parte um ônibus da Rodoviária do Tietê para Lima com parada em Cuzco, são quatro dias de viagem

De comboio/tremEditar

CircularEditar

De aviãoEditar

No país operam também companhias de tarifas econômicas, tais como a AeroCóndor, a Star Peru, LAN Peru, Peruvian Airlines e a TACA.

De barcoEditar

De carroEditar

De autocarro/ônibusEditar

Em geral, os ônibus peruanos são bem confortáveis. As principais empresas, como Oltursa, Tepsa, Excluciva, Linea, Moviltours e Palomino oferecem serviços com poltronas que inclinam 145°, 160 ou 180°, ou seja, se transforman em cama, sendo ideais para viajar durante a noite e economizar uma estadia de hotel. Em trajetos de larga distância, o serviço destas empresas também inclui filmes, refeição a bordo, e, em alguns casos, internet e tomada para conectar seu computador. No site Busportal[1] você pode comparar preços e comprar passagens das principais empresas de ônibus do Peru.

A empresa Expresso Cruz del Sur[2] tem ótimo serviço de ônibus interurbano, levando passageiros às principais cidades peruanas.

De comboio/tremEditar

Ainda é possível percorrer algumas rotas por via ferroviária no país. A empresa que detém essa modalidade de transporte é a PeruRail, hoje controlada por uma empresa britânica. As principais rotas são: Cusco-Machu Picchu, Cusco-Puno e Cusco-Arequipa.

FaleEditar

Espanhol, mas o bom portunhol é facilmente compreendido.

CompreEditar

Muito artesanato, pisco, música local. Além disso, blusas e casacos de lã de Alpaca, mais macia e bonita que a de lhama.

ComaEditar

Frutos do mar, truta. Carne de lhama é um pouco exótico.

Beba e saiaEditar

Para quem busca conhecer pessoas de todas as partes do mundo, um lugar seguro, limpo e com uma excelente equipe, pronta para auxiliar em planejar passeios vá ao Pay Purix Hostel, a 3 minutos do aeroporto internacional.


AprendaEditar

A rica cultura inca, sua formação, seus mitos.

visitar o Archeositio Inka Llacta www.inkallacta.com

TrabalheEditar

SegurançaEditar

Em Lima pode haver problemas de segurança, como em qualquer grande cidade do Hemisfério Sul. Eles próprios recomendam, por exemplo, andar só em táxis de ponto ou remises e com vidros fechados.

SaúdeEditar

Se você for seguir para os Andes, compre logo umas caixas de Sorojche Pills, um remédio que ajuda a combater o "mal das alturas" (ou soroche). À venda sem prescrições em qualquer farmácia.

RespeiteEditar

Os peruanos são um povo extremamente gentil, amável e respeitoso.

Mantenha contatoEditar

Embaixada do Brasil em Lima - Av. José Pardo 850, Miraflores, Lima 18, tel. (51-1) 241-4066

PartirEditar

O Aeroporto de Lima é meio confuso. Chegue com antecedência além da exigida (2h, voos domésticos/ 3h, internacionais), e também saia do hotel com certa folga de horário, pois o trânsito para El Callao é caótico.

Taxas de embarque pagas na hora. Domésticas: US$5,00. Internacionais: US$31,00.