Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Nova Zelândia"

Da wiki Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
Nova Zelândia

Default Banner.jpg

(Regiões)
Linha 17: Linha 17:
 
== Regiões ==
 
== Regiões ==
  
* [[Ilha do Norte]] - mais populosa e moderna uhuuuuuuuuul *O*
+
* [[Ilha do Norte]] - mais populosa e moderna  
 
* [[Ilha do Sul]] - destino certo dos amantes de aventuras e esportes radicais
 
* [[Ilha do Sul]] - destino certo dos amantes de aventuras e esportes radicais
  

Revisão de 23h40min de 29 de setembro de 2010

noframe
Bandeira
Nz-flag.png
Informações Básicas
Capital Wellington
Governo democracia representativa
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Área 268.680 km2
População 4.076.140 (est. Julho 2006)
Idioma Inglês, maori
Religião Nenhuma 43%, anglicanos 17%, católicos romanos 14%, presbiterianos 11%, outras cristãs 15%
Eletricidade 230V/50Hz (tomada padrão australiano)
Internet TLD .nz
Fuso horário UTC +12

A Nova Zelândia (ou, em maori, Aotearoa) é um país de clima temperado na Oceania, a 1500 quilómetros (marítimos) da Austrália. O turismo de aventura é a principal actividade económica deste país.

Regiões

Cidades

Outros destinos

  • Franz Josef Glacier
  • Parque Nacional de Tongariro localizado na ilha norte dentro da área do platô de vulcões
  • Milford Sound localizada a sudoeste da ilha sul, possui fiordes maravilhosos
  • Matamata ponto de partida para as principais localidades da trilogia Senhor dos Anéis
  • Parque Nacional do Monte Cook, localizado no centro da ilha sul e parada obrigatória para vista do ponto culminante do país
  • Rotorua, a maravilha termal da Nova Zelândia, com vários géisers e nascentes de água quente.
  • Seguindo os Anéis, roteiro sugerido para os fãs do filme Senhor dos Anéis percorrerem as diversas locações da trilogia.

Entenda

Geografia

É composto por duas ilhas principais e numerosas pequenas ilhas, algumas das quais bastante longínquas. A Ilha Sul é a maior massa de terra e está dividida ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3.754 metros.
Mapa da Nova Zelândia
Na Ilha Sul há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo. A Ilha Stewart é a menor e a mais meridional de todo o país, e possui uma área um pouco maior que o município de São Paulo, no Brasil.

Na Ilha Norte, a montanha mais alta, Ruapehu (2.797 metros) é um cone vulcânico activo. A área total da Nova Zelândia, 270.500 km² é um pouco menor que a do Japão ou que as Ilhas Britânicas e um pouco maior do que a do Colorado nos EUA. O país estende-se por mais de 1.600 quilômetros ao longo do seu eixo principal norte-nordeste. O clima é ameno, com temperaturas raramente inferiores a 0ºC ou superiores a 30ºC. A temperatura média diária em Wellington, a capital, localizada no centro do país, é de 5,9ºC no Inverno e 20,3ºC no Verão.

Muito afastada das terras mais próximas, a Nova Zelândia é, entre as massas de terra de dimensões consideráveis do planeta aquela que está mais isolada. Os seus vizinhos mais próximos são a Austrália, para noroeste, e a Nova Caledónia, Fiji e Tonga, para norte.

Devido ao seu isolamento relativo, a Nova Zelândia desenvolveu um ecossistema único, cuja caractéristica mais distinta consistia na ausência, até à colonização polinésia, de quaisquer mamiferos terrestres, à excepção de três espécies de morcegos. Muitos dos nichos ecológicos que normalmente teriam sido ocupados por mamíferos, eram ocupados por aves, incluindo o kiwi (incapaz de voar) e a moa. As moas, agora extintas, podiam crescer até uma altura de 3 metros.
Parlamento da Nova Zelândia
O kiwi e os fetos caracteristicos das florestas nativas deste país são símbolos nacionais. A Nova Zelândia é também a residência do tuatara, uma espécie antiga de réptil, e do weta, um insecto que pode atingir mais de 8 centímetros de comprimento.

Chegar

Brasileiros e portugueses não precisam de visto para estadias de até 90 dias. Cidadãos de Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste precisam de visto.

De avião

De São Paulo para Auckland, pela Aerolineas Argentinas, via Buenos Aires, pela LAN, via Santiago, pela South African Airways, via Joanesburgo; esses são os caminhos mais curtos.

A Qantas também faz vôos diretos para Auckland City a partir da Austrália.

De Lisboa a melhor solução é viajar via Londres(Heathrow). Vôos Londres/Auckland pela Qantas, Air New Zealand, British Airways e Virgin Atlantic.

De barco

Circular

Para poder circular económicamente na Nova Zelândia,é comprar um passe pelo tempo que pretende ficar.Passe este,que dá direito a viajar em autocarro,de comboio e barco,para a travessia entre as ilhas.Só precisa,um dia antes de viajar,de reconfirmar a sua viagem.Este sistema de passe é de mais completa eficiência.

De avião

De barco

De carro

A mão de direção utilizada na Nova Zelândia é a direita o que pode causar um pouco de confusão para os motoristas que são acostumados com a mão esquerda. O limite de velocidade varia de acordo com a pista e também localização, sendo comumente tomada a seguinte referência:

  • 100 km/h para rodovias de alta velocidade
  • 80 km/h para rodovias secudárias
  • 50 km/h para trânsito urbano

Cidadãos brasileiros que possuam carteira de habilitação nacional válida podem utilizá-la na Nova Zelândia. Entretanto é interessante obter uma tradução em inglês para possíveis verificações.

A locação de carros, vans, minivans e trailers é largamente utilizada, sendo um processo extremamente simples de ser realizado na maioria das agências de veículos. É necessário uma carteira de habilitação válida e ser maior de 18 anos (idade mínima). Não é necessário o uso de cartão de crédito na maior parte das agências locais. O seguro do veículo não é obrigatório mas indicado para o estrangeiro em visita ao país.

Procure locadoras locais as internacionais. Elas oferecem valores melhores e não possuem restrições de tempo ou quilometragem diária.

De ônibus

De trem

Veja

Sendo um país que possui quase todas as principais paisagens naturais conhecidas, a Nova Zelândia é palco constante de locações de grandes filmes e documentários, sendo os mais conhecidos a trilogia Senhor dos Anéis e os filmes Crônicas de Nárnia e Xena a Rainha da Selva. Dentre as locações mais conhecidas estão:

  • Matamata - local onde se encontra o "condado" dos Hobbits em Senhor dos Anéis
  • Monte Cook - os faróis de Minas Tirith
  • Arrowntown - pequena cidade próxima de Queenstown onde foram gravadas as cenas da fuga de Frodo pelo rio para Rivendell
  • Nelson - ao norte da ilha sul onde foram feitos os anéis usados na trilogia (JensHansen Joalheria)

Fale

São idiomas oficiais da Nova Zelândia o Inglês e o Maori, sendo o segundo somente falando em algumas regiões e por pessoas descendentes do antigo povo que habitava as ilhas. O inglês segue as regras e costumes do inglês britânico e possui pequenas diferenças de sotaques entre as ilhas e regiões e muito próximo do inglês falado na Austrália. O viajante que domina um pouco o idioma não terá dificuldades de se locomover ou conversar com qualquer cidadão neozelandês, inclusive no trânsito e cidades.

Compre

Coma

  • Fish ´n chips
  • O metodo tradicional maori de cozinhar o alimento em um buraco no chao coberto por brasas...

Beba e saia

Durma

Conhecido como o país do backpacker, a Nova Zelândia possui milhares de hostels, albuergues, pousadas e pequenos hotéis com valores bem convidativos. De outro lado, as maiores cadeias de hotéis mundiais (Accor, Melia, Hyatt) se fazem presentes nas grandes cidades, sendo uma opção para o viajante que deseja mais conforto e pode pagar.

Faça sempre reserva com antecedência das acomodações principalmente nas cidades de maior fluxo de turistas (Auckland, Rotorua, Queenstown) pois não é raro ficar sem acomodação. A maior parte das acomodações, inclusive as pequenas, possuem websites onde as reservas podem ser realizadas rapidamente.

Aprenda

Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes européias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, sendo a cultura Māori uma vertente de grande significado na vida pública neozelandesa, além da influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.

É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses.

[editar] Esportes

Os All Blacks dançando haka antes de uma vitória sobre a França em 2006.O rúgbi pode ser considerado o esporte nacional da Nova Zelândia, em segundo lugar vindo o críquete. Outros esportes populares são a corrida de cavalos, netball, futebol, automobilismo, golfe, natação, softball e tênis. A Nova Zelândia também tem feito boas participações no remo, vela e ciclismo. O país é reconhecido internacionalmente pelo bom desempenho em medalhas, em relação à sua pequena população, em Jogos Olímpicos e Jogos da Commonwealth.

A Nova Zelândia é também conhecida por seus esportes radicais e turismo de aventura. O montanhismo é também popular, sendo o escalador mais famoso do país, o falecido Sir Edmund Hillary, a primeira pessoa a chegar ao cume do Monte Everest

Trabalhe

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato

Possuidora de um sistema de comunicação eficiente em todo o país, é possível encontrar cybercafés ou acesso à Internet por rede WiFi em todas as cidades e regiões, inclusive nos parques nacionais. O custo da hora de acesso é de NZ$ 6,00, sendo fracionado em minutos.

Não tão popular quanto a Internet, o sistema postal cobre todo o território e algumas localidades com maior número de turistas. É possível encontrar cartões postais e selos em todas as ruas. Caixas coleta são diferenciadas por cores onde as azuis são usadas para postagem internacional. O valor da postagem de um cartão é de NZ$ 5,00 (para o Brasil).



Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!