Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

ABC Paulista

Da wiki Wikitravel
Revisão em 21h58min de 3 de julho de 2012 por 201.19.251.243 (Discussão)
Ir para: navegação, pesquisa
ABC Paulista

Default Banner.jpg

O ABC Paulista é uma área formada pela sigla de três cidades industriais da Região Metropolitana de São Paulo. São elas:

Apesar de não fazerem parte da sigla, pertencem também à região do Grande ABC os municípios de:

Importante : Este artigo é apenas um esboço e precisa de sua ajuda. Não tem um modelo. Mergulhe fundo e faça-o crescer!


Sendo que em Santo André estão localizados os distritos de: Utinga e Paranapiacaba , em São Bernardo do Campo os distritos de: Riacho Grande e Rudge Ramos , em Diadema: Piraporinha , em Ribeirão Pires: Ouro Fino Paulista e Santa Luzia .

São Caetano do Sul é o município com menor área territorial do Grande ABC, possui cerca de 20 km². São Bernardo do Campo possui a maior população residente e maior área. Santo André possui a maior população rotativa, cerca de três milhões de pessoas circulam na cidade todos os dias.

O acesso a essa região é feito principalmente pelas rodovias Anchieta e Imigrantes , pelas avenidas Cupecê, dos Bandeirantes, do Estado e Maria Maluf, pelos corredores de Trólebus e pelos trens da CPTM .

O ABC é marcado historicamente por ser o centro da indústria automobilística nacional. Sedes de diversas montadoras, como Mercedes-Benz , Ford , Volkswagen e General Motors , entre outras, estão sediadas lá.

A presença de indústrias desse porte fez com que a região fosse o berço do movimento sindical no Brasil. As greves dos operários foram fortes na década de 80 e daí que nasceu o então líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva , hoje presidente da República . --201.19.251.243 17h54min de 3 de Julho de 2012 (EDT)Tayná A. Paiva