Tbilisi

Da wiki Wikitravel
Tbilisi

Default Banner.jpg

Tbilisi é a capital e maior cidade da Geórgia, às margens do rio Mtkvari (ou Kura), com a população de mais de 1,5 milhão de habitantes. Tbilisi é conhecidada pela sua arquitetura distinta, que reflete o passado da cidade e é composta por estruturas Medievais, Neoclássicas, Art Nouveau, Stalinistas e Modernas.

Tbilisi é uma das cidades mais seguras da europe e frequentemente está nos destinos emergentes mais populares graças à crescente indústria de turismo.

Entenda[editar]

Tbilisi está no centro-leste da geórgia, próxima às montanhas de Trialeti. De acordo com lendas georgianas, a cidade foi fundada no século 5 pelo rei Vakhtang Gorgasali que, enquanto caçava, acertou uma flecha em um faisão, que caiu em uma fonte de água quente e foi ou fervido ou curado. De qualquer maneira, o rei estava inspirado em fundar uma cidade na área, e o nome da cidade deriva da palavra do georgiano antigo "tbili", que significa quente.

Apesar da cidade ter sido destruída e reconstruida 29 vezes, o traçado da cidade antiga permaneceu, na maior parte, intacto, com becos estreitos e grandes casas construídas ao redor de pátios.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Aeroporto Internacional de Tbilisi (IATA: TBS) está localizado à 17km a sudoeste do centro da cidade. Um novo e moderno terminal foi inaugurado em 2007 e expandido em 2017. No terminal, há caixas automáticos, lojas de chip de celular, um lounge, e Wi-Fi grátis. A avenida George W. Bush liga o aeroporto ao centro de Tbilisi.

As companhias aéreas a seguir operam no aeroporto de Tbilisi:

Aeroflot (Moscou-Sheremetyevo) Air Arabia (Sharjah), Air Astana (Almaty, Astana) airBaltic (Riga), Arkia Israel Airlines (Tel Aviv), ATA Airlines (Teerã), Atlas Global (Istambul-Ataturk), Azerbaijan Airlines (Baku), Belavia (Minsk), China Southern Airlines (Ürümqi, Pequim) Dniproavia (Dnepropetrovsk), El-Al (Tel Aviv), Emirates (Dubai), flydubai (Dubai), Georgian Airways (Amsterdam, Atenas, Barcelona, Batumi, Berlim, Bolonha, Bratislava, Bruxelas, Koln, Kazan, Kharkiv, Kyiv-Boryspil, Londres-Gatwick, Moscou-Vnukovo, Paris-Charles de Gaulle, Praga, Thessaloniki, São Petersburgo, Viena, Yerevan), Gulf Air (Manama), LOT Linhas Aéreas Polonesas (Varsóvia), Lufthansa (Munique), Pegasus Airlines (Istambul-Sabiha Gokcen), Pobeda Airlines (Rostov), Qatar Airways (Doha, Baku), SCAT (Aktau), S7 Airlines (Moscou-Domodedovo), Turkish Airlines (Istambul-Atatürk, Istanbul-Sabiha Gokcen), Ukraine International Airlines (Kyiv-Boryspil), Ural Airlines (Ekaterinburg), Wataniya Airways (Kuwait), Zagros Airlines (Teerã).

Aeródromo de Natakhtari O aeródromo de Natakhtari (ICAO: UGSA) é um aeroporto doméstico localizado em Natakhtari, na província de Mtskheta-Mtianeti, Geórgia. O aeroporto também serve Mtskheta e Tbilisi. O aeroporto só serve voos domésticos. Um ônibus liga o aeródromo à Tbilisi.

VannilaSky Geórgia (Ambrolauri, Batumi, Kutaisi, Mestia)

Ônibus #37 and #137 Parte do aeroporto a cada 15-30 minutos, para o centro da cidade. Ele passa por Samgori (onde você pode pegar o metrô), Avlabari, Praça da Liberdade, Rustaveli, Praça da República e Ponte Tamar, até a Estação Central. Uma viagem ao centro da cidade pode levar mais de 50 minutos. O preço da passagem é ₾0.50 (Atualizado pela última vez em fevereiro em 2018). Tenha certeza que você tem troco exato, o ônibus só aceita moedas.

Taxis entre o aeroporto e a cidade custam ₾20-₾30.

Trens do aeroporto para a cidade custam ₾0.50 e o tempo de viagem é de 30 minutos. Há poucas viagens por dia.

De barco[editar]

É impossível chegar a tbilisi por barco.

De comboio/trem[editar]

De carro[editar]

Circular[editar]

De comboio/trem[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

Veja[editar]

Faça[editar]

Eventos[editar]

Atividades[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Mantenha contato[editar]

Segurança[editar]

Tbilisi é muito segura, a confiança do público na polícia é de 88%. A polícia responde rapidamente. Andar pela cidade é seguro, mesmo a noite.

  • Número de emergência: 112

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]