Monte Saint-Michel

Da wiki Wikitravel

O Monte Saint-Michel [1] é um pequeno Patrimônio da Humanidade localizado em uma ilha ao largo da costa da região de Baixa Normandia no norte da França. A ilha é mais conhecida como o local da espetacular e bem preservada Abadia Beneditina Normanda de Saint-Michel, no pico da ilha rochosa, cercada por as ruas sinuosas e a arquitetura complicada da cidade medieval.

Entenda[editar]

O Mont Saint Michel foi oficialmente inscrito como Patrimônio da Humanidade em 1979.

História[editar]

Foi saqueada pelos francos, terminando assim a cultura trans-canal que existira desde a partida dos romanos em 460 d.C.

Antes da construção do primeiro estabelecimento monástico no século VIII, a ilha chamava-se "mons tumba". Segundo a lenda, o Arcanjo Miguel apareceu a São Auberto, bispo de Avranches, em 708 e instruiu-o a construir uma igreja na ilhota rochosa. Auberto repetidamente ignorou as instruções do anjo, até que Miguel queimou um buraco no crânio do bispo com o dedo. O crânio do santo, com buraco, pode ser visto em a Igreja de São Gervásio em Avranches.

O monte ganhou uma importância estratégica em 933, quando Guilherme I, Duque da Normandia, anexou a Península do Cotentin, colocando definitivamente o monte na Normandia. Aparece na tapeçaria de Bayeux, que retrata a conquista normanda da Inglaterra em 1066: Harold salva cavaleiros normandos das areias movediças nas planícies de maré durante uma batalha com Conan II, duque da Bretanha. Patronato ducal normando e depois patronato real francês financiou a espetacular arquitetura normanda da abadia nos séculos subsequentes.

Em 1065, o mosteiro de Mont-Saint-Michel deu seu apoio ao duque William da Normandia em sua reivindicação ao trono da Inglaterra. Foi recompensado com propriedades e terrenos no lado inglês do Canal, incluindo uma pequena ilha localizada a oeste da Cornualha, que foi modelada após o Monte, e tornou-se um priorado normando chamado Monte da Penzance de São Miguel.

Durante a Guerra dos Cem Anos, os ingleses fizeram repetidos assaltos na ilha, mas foram incapazes de capturá-la devido às fortificações melhoradas da abadia. Les Michelettes, dois bombardas de ferro forjado deixadas pelos ingleses em seu cerco fracassado de 1423-24 do Monte Saint-Michel, ainda estão expostas perto da muralha de defesa externa.

Quando Luís XI da França fundou a Ordem de São Miguel em 1469, ele pretendia que a igreja da abadia de Mont Saint-Michel fosse a capela da Ordem, mas por causa de sua grande distância de Paris, sua intenção nunca poderia ser realizada.

A riqueza e a influência da abadia se estenderam a muitas fundações filhas, incluindo o Monte de São Miguel na Cornualha. No entanto, sua popularidade e prestígio como centro de peregrinação diminuíram com a Reforma e, na época da Revolução Francesa, não havia praticamente nenhum monge em residência. A abadia foi fechada e convertida em prisão, inicialmente para conter opositores clericais do regime republicano. Seguiram-se prisioneiros políticos de alto perfil, mas em 1836, figuras influentes - incluindo Victor Hugo - lançaram uma campanha para restaurar o que era visto como um tesouro arquitetônico nacional. A prisão foi finalmente fechada em 1863, e o monte foi declarado monumento histórico em 1874. O Monte Saint-Michel e sua baía foram adicionados à lista da UNESCO de Patrimônio da Humanidade em 1979, e foi listado com critérios como significado cultural, histórico e arquitetônico, bem como beleza natural e criada por humanos. [2]

Chegar[editar]

De carro[editar]

A condução é provavelmente a maneira mais barata e fácil de visitar o Monte Saint-Michel, embora as filas de entrada para o parque de estacionamento sejam frequentemente muito longas e as taxas de estacionamento sejam caras. O Monte Saint-Michel fica a uma curta distância de carro da autoestrada A84 Caen-Rennes. Dentro da região de Normandia, dirigir de Caen ao longo do sul A84 passado Avranches para a saída para Pontorson. De Bretanha e Rennes, a saída é um pouco antes de Avranches. Siga as indicações para Monte St-Michel por cerca de 20 quilômetros. Os parques de estacionamento são enormes e nunca encher, mas são a um longo caminho (2 quilômetros) do próprio Mont e um serviço de transporte gratuito está disponível. Por favor, certifique-se de pagar nas máquinas de bilhetes antes de retornar ao seu carro. As máquinas de bilhetes estão localizadas na parte de trás do centro de informações de onde partem os ônibus de traslado.

De Paris o tempo total de condução é de cerca de 4 horas.

De transporte público[editar]

Maré baixa

Não há serviços de trem direto entre Paris e o Monte Saint-Michel, mas é possível viajar para Pontorson de trem e, em seguida, concluir a última parte da viagem de ônibus. A melhor opção é o TGV da Gare Montparnasse até a Rennes, onde um ônibus dirigido por "Keolis Emeraude" (tel. +332 99 19 70 70, http: //www.destination -montstmichel.com) fornece uma transferência de 90 minutos para a ilha (há 4 partidas de Rennes por dia, a maioria das partidas são programadas para coincidir com a chegada do TGV em Rennes, mas é sempre melhor verificar a hora se há mudanças de última hora). A estação de ônibus é imediatamente fora da estação de trem de Rennes, em um prédio do terminal de ônibus à sua direita, depois de deixar a estação pela saída norte. O ônibus custa 15 € ida, com uma redução de 25% para menores de 25 anos ou mais de 60 anos, e é gratuito para menores de 12 anos. Os bilhetes de ônibus são vendidos pelo motorista ao embarcar no ônibus, e com antecedência no terminal de ônibus . Nos domingos fora de temporada, a conexão de Rennes muitas vezes não está disponível; Apanhe o TGV para Dol-de-Bretagne (listado pela RailEurope como Dol, França) e, em seguida, o autocarro Keolis para Monte Saint-Michel, que custa 6,60 € para adultos, 25% de desconto para menores de 25 anos ou mais de 60 anos, grátis para crianças menores de 12 anos.

Nota que o ônibus para no centro de informações turísticas do Monte Saint-Michel, que fica a 45 minutos a pé ou 10 minutos com o serviço de translado gratuito para o Monte Saint-Michel. Você também pode perguntar ao motorista se você quer parar no albergue antes do Monte Saint-Michel. A viagem ao Monte Saint-Michel pela manhã pode ser congestionada com o tráfego. Da mesma forma, espere estar em um engarrafamento na saída, pois há apenas uma estrada que leva para dentro e para fora do local. Durante o verão, o engarrafamento pode ser de até uma hora ou mais quando há muitos visitantes. Isso significa que você pode correr o risco de perder seu trem de retorno para a Gare Montparnasse se estiver em um dia de viagem de Paris. Há uma boa chance de que o trem possa esperar o ônibus de volta do Mont Saint Michel à tarde se o tempo estiver um pouco errado.

Outra opção é pegar um trem TGV para a estação de trem Pontorson-Monte Saint-Michel (até 4 por dia), com escala em Rennes. A estação ferroviária de Pontorson fica a menos de 15 minutos do Monte Saint-Michel. (São quase 10km, então essa estimativa de tempo não é para caminhar.) Os ônibus estão disponíveis várias vezes ao dia. Você pode obter uma programação na estação de trem de Pontorson.

De ônibus[editar]

Se vôce quiser passar um dia ou mais visitando o Monte Saint-Michel sem ter que se preocupar com o viagem nem a organizaçõ da excursão, a melhor coisa a fazer é pegar um ônibus de turismo. Muitas ofertas de visitas ao Monte Saint-Michel incluindo transporte de ônibus a partir de Paris são oferecidas por operadores turísticos parisienses, como PARISCityVISION.

Circular[editar]

Mapa do Monte Saint-Michel, com a calçada e entrada principal à direita

A única maneira de circular no Monte Saint-Michel é a pé, e há dois portões na cidade murada. A Porte de l'Avancée, o portão principal no final da ponte, leva direto para a Grande Rue, que é repleta de lojas de souvenirs e de turistas. Escape direito até as escadas para as muralhas, que são um pouco menos lotado e oferecem excelentes vistas sobre os alagadiços. A menos usada Porte Eschaugette, à esquerda do portão principal, é a rota mais tranquila. Todas as três rotas convergem na Abadia no topo da ilha.

Veja[editar]

Faça[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Partir[editar]