Geórgia (país)

Da wiki Wikitravel
Geórgia (país)

Default Banner.jpg

Mount Ushba.jpg
Localização
noframe
Bandeira
Gg-flag.png
Informações Básicas
Capital Tbilisi
Governo República democrática
Moeda Lari (GEL)
Área 69.700 km2
População 4.960.951 (2002)
Idioma Georgiano
Religião Cristãos ortodoxos 85%, Muçulmanos 11%
Eletricidade 220V/50Hz (tomada tipo C e F)
Internet TLD .ge
Fuso horário UTC +4

A Geórgia é um país da Europa Oriental. Confina a norte e a leste com a Rússia, a sul com a Turquia e a Arménia, a leste e a sul com o Azerbaijão, e a oeste com o mar Negro.

Regiões[editar]

Regiões da Geórgia.
Svanécia, uma região histórica no noroeste da Geórgia

A Abecásia e a Ossétia do Sul (com a maior parte do seu território na região norte de Shida Kartli) declararam sua independência da Geórgia, e são reconhecidos apenas pela Rússia.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Nome oficial: Geórgia (საქართველო/Sakartvelo)

Chegar[editar]

Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Geórgia, cidadãos brasileiros e portugueses não precisam de visto para visitar o país por até 365 dias [1].

De avião[editar]

Aeroporto Internacional de Tbilisi (IATA: TBS) está localizado à 17km a sudoeste do centro da cidade. Um novo e moderno terminal foi inaugurado em 2007 e expandido em 2017. No terminal, há caixas automáticos, lojas de chip de celular, um lounge, e Wi-Fi grátis. A avenida George W. Bush liga o aeroporto ao centro de Tbilisi.

As companhias aéreas a seguir operam no aeroporto de Tbilisi:

Aeroflot (Moscou-Sheremetyevo) Air Arabia (Sharjah), Air Astana (Almaty, Astana) airBaltic (Riga), Arkia Israel Airlines (Tel Aviv), ATA Airlines (Teerã), Atlas Global (Istambul-Ataturk), Azerbaijan Airlines (Baku), Belavia (Minsk), China Southern Airlines (Ürümqi, Pequim) Dniproavia (Dnepropetrovsk), El-Al (Tel Aviv), Emirates (Dubai), flydubai (Dubai), Georgian Airways (Amsterdam, Atenas, Barcelona, Batumi, Berlim, Bolonha, Bratislava, Bruxelas, Koln, Kazan, Kharkiv, Kyiv-Boryspil, Londres-Gatwick, Moscou-Vnukovo, Paris-Charles de Gaulle, Praga, Thessaloniki, São Petersburgo, Viena, Yerevan), Gulf Air (Manama), LOT Linhas Aéreas Polonesas (Varsóvia), Lufthansa (Munique), Pegasus Airlines (Istambul-Sabiha Gokcen), Pobeda Airlines (Rostov), Qatar Airways (Doha, Baku), SCAT (Aktau), S7 Airlines (Moscou-Domodedovo), Turkish Airlines (Istambul-Atatürk, Istanbul-Sabiha Gokcen), Ukraine International Airlines (Kyiv-Boryspil), Ural Airlines (Ekaterinburg), Wataniya Airways (Kuwait), Zagros Airlines (Teerã).

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

Na Geórgia há poucos portos que estão em Batumi, Sokhumi e Poti, é possível chegar de barco por Poti e Batumi.

De carro[editar]

Na Geórgia há ótimas empresas de aluguel de carros a Geórgia tem uma pequena quantidade de carros georgianos que são miloskomi waroslavk sachjakaco e rostokerco. É preciso ter visto oficial e ser maior de 18 anos.

Táxi[editar]

A Geórgia tem uma linha ótima de táxis e que passam por todas as cidades da Geórgia. Eles são brancos e amarelos e são confortáveis com ar-condicionado.

A Geórgia conta com uma ótima linha de ônibus que circulam por todas as cidades do pais. Os ônibus são brancos ou amarelos e são confortáveis com ar-condicionado, poltronas dormitórios, e restaurantes. Há viagens de ônibus de Tbilisi ate Sukumi ou Cocomi.

De comboio/trem[editar]

A Geórgia conta com ótimas ferrovias. Os trens são confortáveis e tem ar-condicionado, poltronas dormitório e restaurantes. Há viagens de trem de Tbilisi até Yerevan e Baku.

Fale[editar]

O idioma oficial é o georgiano, uma língua do cáucaso que usa um algabeto próprio e não tem relação com as línguas vizinhas. O russo é a língua estrangeira mais comum e a mais prática para comunicação com os locais (especialmente com as minorias), tanto nas cidades quanto no campo.

Inglês é menos utilizado pela população em geral. Mas hoje o inglês é a segunda língua que é ensinada em todas as escolas na Geórgia, em vez do russo que foi removido, e está gradualmente substituindo o russo como segunda língua, especialmente entre as gerações mais jovens.

Aos viajantes independentes, recomenda-se aprender um pouco do georgiano ou do inglês.

Fala-se minoritariamente o armênio e azeri.

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]