Eslovênia

Da wiki Wikitravel
Eslovênia

Default Banner.jpg

noframe
Localização
noframe
Bandeira
Si-flag.png
Informações Básicas
Capital Liubliana
Governo República parlamentarista
Moeda € euro (EUR)
Área 20.273 km2
População 2.010.347 (est. Julho 2006)
Idioma Esloveno, italiano e húngaro
Religião Católicos romanos 70,8%, luteranos 1%, muçulmanos 1%, ateus 4,3%, outras 22,9%
Eletricidade 220V/50Hz
Código telefônico 386
Internet TLD .si
Fuso horário UTC +1

A Eslovênia [1] (ou Eslovénia) é um país da Europa Central , se bem que por vezes nos guias turisticos seja considerada como fazendo parte da Europa Oriental. O país cobre uma área de 20.256 km2 e tem fronteiras com a Itália (oeste), Áustria (norte), Hungria (nordeste) e Croácia (leste e sudoeste). A Eslovénia possui ainda uma pequena zona costeira a sudoeste, no Mar Adriático.

Regiões[editar]

Regiões da Eslovênia
Coast e Karst (Piran, Postojna)
O canto sudoeste da Eslovênia com montanhas, belas cavernas e os 47 km de litoral nacional.
Alpes Julianos (Bled, Triglav National Park)
O noroest e montanhoso com hiking, rafting, lagos de cartão postal e o Monte Triglav, Coração simbólico da Eslovênia.
Eslovênia Central (Ljubljana, Kamnik)
A parte urbana com a capital Ljubljana e entorno.
Eslovênia Sudeste (Novo Mesto, Brežice)
A região ao redor dos rios Krka e baixo Sava.
Pohorje-Savinjska (Celje, Velenje)
Montanhas no norte e o vale do rio Savinja.
Eslovênia Leste (Maribor, Ptuj)
A região ao redor dos rios Drava e Mura, com muitos vinhedos e uma influencia húngara a leste.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Parque Nacional Triglav

Cavernas de Postojna

Sentjernej-Uma pequena povoação,perto de Novo Mesto,existe um Mosteiro Pleterje Charterhouse

Loce Pri Poljcanah-Pequena povoação perto de Celje, temos Mosteiro Zice Charterhouse.Apesar de estar em ruínas,vale a pena passar por lá

Podcetrtek-Também uma pequena povoação entre Celje e a fronteira com a Croácia,temos mais um Mosteiro Franciscano de Olinje,com a sua farmácia velha.Vale a pena visitar

Bled-A norte de Kranj,temos o lago e o Castelo

Postojna-A cerca de meia hora de comboio de Koper,e mais ou menos a 10 kms de Postojna,temos um fabuloso Castelo de predjama

Hrastovlje-Uma pequeníssima terra a caminho de Koper(vê-se da linha férrea),a fabulosa Igreja da Santíssima Trindade

Entenda[editar]

Anteriormente uma das seis repúblicas constituintes da Iugoslávia, a atual Eslovênia se separou em 1991. Os laços históricos com a Europa Ocidental e a ajuda da União Europeia ajudaram na transformação da Eslovênia em um estado moderno.

Indústria As principais indústrias da Eslovênia incluem peças de automóveis, farmácia, eletrônicos, aparelhos elétricos, produtos de metal, têxteis e móveis. Tem um clima mediterrâneo na costa, clima continental com verões amenos a quentes e invernos frios nos planaltos e vales a leste.

Chegar[editar]

A Eslovênia é membro do Acordo de Schengen .

Não há controles de fronteira entre os países que assinaram e implementaram este tratado - União Europeia (exceto Bulgária, Croácia, Chipre, Irlanda, Romênia e Reino Unido), Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Da mesma forma, um visto concedido a qualquer membro de Schengen é válido em todos os outros países que assinaram e implementaram o tratado. Mas tenha cuidado: nem todos os membros da UE assinaram o tratado de Schengen e nem todos os membros de Schengen fazem parte da União Europeia. Isso significa que pode haver verificações alfandegárias pontuais, mas não verificações de imigração (viajando dentro de Schengen, mas de / para um país não pertencente à UE) ou você pode ter que passar pela imigração, mas não pela alfândega (viajando dentro da UE, mas de / para um país não Schengen país).

Consulte o artigo Viagem na Zona Schengen para obter mais informações sobre como o esquema funciona e quais são os requisitos de entrada.

De avião[editar]

O Aeroporto Joze Pucnik de Liubliana (IATA - LJU) (anteriormente denominado Brnik) é o principal aeroporto internacional da Eslovênia. As ligações aéreas mais baratas estão disponíveis através do voo diário da easyJet a partir do Aeroporto Stansted de Londres, na Inglaterra .

A irlandesa AerLingus opera voos de Dublin a Pula, na fronteira com a Croácia . Outra porta de entrada conveniente para o oeste da Eslovênia é por meio do aeroporto italiano de Trieste , que fica a uma hora de carro de Ljubljana pela rodovia. O aeroporto de Klagenfurt , na Áustria , também é uma opção. O aeroporto italiano de Treviso, que serve Veneza e Treviso , oferece pontos de entrada alternativos para a Eslovênia. De lá, você pode usar uma das outras opções de transporte público descritas ou alugar um táxi ou uma das empresas de transporte privadas na Eslovênia, como:

Airtrail Slovenia é uma das empresas de transporte privado mais antigas e populares da região, de acordo com o TripAdvisor.

De barco[editar]

Uma balsa rápida entre Veneza e Izola opera com horários irregulares, principalmente durante o verão; a viagem dura 3 horas.

A Venezialines opera outra balsa rápida a cada semana entre Veneza e Piran . Durante o verão, há um serviço rápido de embarcações operado pela Trieste Lines entre Trieste na Itália, Piran na Eslovênia, Poreč e Rovinj na Croácia. A parte da viagem entre Piran e Trieste dura 30 minutos, o que é praticamente o mesmo que uma viagem de carro.

De carro[editar]

A rede de rodovias eslovenas está bem conectada a todos os países vizinhos, com algumas conexões mais precárias com a Croácia no lado esloveno. A Eslovênia exige que todos os veículos com peso bruto permitido inferior a 3,5 toneladas comprem uma vinheta (imposto de circulação ) antes de usarem rodovias ou vias expressas. Para veículos de passeio, a vinheta custa € 15 por semana, € 30 por mês ou € 110 por ano. Para os motociclistas, custa € 7,50 por semana, € 30 por 6 meses e € 55 por um ano. O uso de rodovias sem vinheta válida pode resultar em multa de € 300 ou mais. As vinhetas são normalmente vendidas em fronteiras e postos de gasolina. Há avisos afixados aconselhando a compra de uma vinheta e os agentes de fronteira às vezes passam um panfleto aconselhando os viajantes a comprar uma.

Informações turísticas ou condições de tráfego sempre atualizadas podem ser encontradas nas páginas da associação nacional automobilística da Eslovênia - AMZS

Para quem usar os meios de transporte existentes para circular na Eslovénia,pode-se dizer que este fica em segundo plano,sendo preciso para os destinos mais remotos em que o comboio não chega.

De comboio/trem[editar]

As ferrovias eslovenas são bem conectadas a todos os países vizinhos, exceto a Itália, onde as conexões ferroviárias têm lacunas. As rotas mais populares conectam de Viena ou Villach na Áustria, de Budapeste na Hungria , de Zagreb na Croácia . Para contornar a conexão ferroviária mais pobre com a Itália, os viajantes podem embarcar em um trem de outros pontos na Itália para Gorizia e, em seguida, pegar um ônibus ou caminhar até a cidade vizinha, Nova Gorica, na Eslovênia, onde há linhas regulares de trem para Ljubljana. Para entradas de Trieste , é aconselhável pegar um ônibus ou táxi para Sežana onde outro trem pode ser embarcado.

Existem várias rotas internacionais e ofertas especiais para alguns destinos. Alguns destinos têm bilhetes de contingência que podem esgotar-se rapidamente, mas geralmente são muito baratos, como a linha Ljubljana - Praga ao preço de € 58 para um bilhete de ida e volta (em comparação com um preço normal de € 200). Para viagens de volta com origem na Eslovênia, os bilhetes City Star com data aberta, que geralmente exigem uma estadia de fim de semana, são geralmente a escolha mais barata. Com o cartão jovem Euro26 , um desconto pode ser obtido na maioria das linhas internacionais (o desconto não se compara a outras ofertas especiais). O mesmo cartão vale para todas as linhas nacionais, com desconto de 30%.

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

Para quem usar os meios de transportes existentes na Eslovénia,este fica em segundo plano,pois só é utilizado,para destinos mais profundos,onde o comboio não chega.

De comboio/trem[editar]

Sem dúvida alguma,este é o meio de transporte preferencial da Eslovénia.Sempre a horas,com um serviço perfeito.

Fale[editar]

A língua falada é o esloveno,sendo a segunda o Inglês.

Compre[editar]

A Eslovênia adota o Euro da União Européia como moeda corrente.

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

A Eslovénia é um dos países mais seguros da Europa. Tomar as medidas de precaução usuais deverá ser mais que suficiente para ter uma estadia sem problemas.

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]