Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel Discussão:Legenda de símbolos utilizados

Da Wikitravel
Revisão das 14h33min de 22 de agosto de 2006 por Rmx (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Consistência com outras versões

Menos que as outras versões de Wikitravel começar usar estes símbolos, eu considero fora do manual de estilo. Já a maioria dos artigos em português também não tem estes símbolos. Sei que esta página faz com que os símbolos parecem oficiais, mas qualquer usuário pode criar uma página assim que parece oficial. É melhor ter consistência entre as idiomas diferentes. Vamos ver se o Evan concorde? Texugo 23:01, 20 Agosto 2006 (EDT)

Legendas de símbolos

Copiado de Usuário Discussão:Texugo -- Ricardo (Rmx) 23:54, 21 Agosto 2006 (EDT)


Por que sempre que eu coloco você apaga? O manual de estilo não diz que isso é proibido. Fábio Soldá 23:25, 20 Agosto 2006 (EDT)

Você leu o que escrevi na página de discusão? É que 1) a maioría dos artigos em português já não usam estes símbolos, e 2) nenhuma versão das outras idiomas usa os símbolos, é só algo que alguem criou aqui na versão portuguesa. Se sabe ler inglês, vai la na versão inglêsa ler o manual de estilo (é o mais completo de todas as idiomas). Uma das coisas importantes lá é consistência de formatação. Aí não quero idiosyncrâcias na versão em português. Texugo 23:41, 20 Agosto 2006 (EDT)
Se você vir o manual da Wikipedia ou outros Wikis, verá que muda de um idioma para outro. Como eu fui um dos elaboradores da versão portuguesa do Wikitravel e julgo que o que eu fiz só está agregando informações - e, portanto, não pode ser chamado de vandalismo - vou recolocar aqueles símbolos toda vez que você os tirar. Se fomos os primeiros a fazer isso, outras versões do Wikitravel também pode fazer - por que sempre a versão inglesa tem que ter primazia sobre as outras? E mais uma coisa: não seja prepotente. Disse bem: você não quer "idiossincrasias" aqui, mas outras pessoas querem. Sua opinião não vale mais do que a dos demais. Fábio Soldá 08:19, 21 Agosto 2006 (EDT)
A opinião do Evan vale. Vamo ver o q ele acha. As versões do manual de estilo variam porque nem estão todas traduzidas ainda, e não tem tantos administradores que entendam todas as idiomas. A idéia espressada pelos fundadores, que são os mesmos norte-americanos q escreveram o manual de estilo original, é uma de constistência entre tudo, e eu concordo plenamente. Não é q eu acho os símbolos uma mã idéia, só que quero manter a consistência entre as versões, e se for utilizado esse sistema de símbolos, vai levar muito trabalho fazer com que as outras versões fique iguais, muito além do fato que a grande maioria da versão em português não está os usando. A versão em ingês tem precedência não porque inglês é melhor, mas só porque mais de 60% dos artígos são em inglês. É a versão mais completa, e se essa coisa de símbolos for aprovado, não é só a versão em inglês q tem q ser alterado, é todas as demais também. A versão em português representa menos q 3 por cento do Wikitravel, e eu sou uma das pessoas q fica sempre traduzindo de uma versão pras outras. Por favor não faça com que meu trabalho fique mais difícil. Texugo 12:08, 21 Agosto 2006 (EDT)
Para ficar mais fácil, vou inserir esta proposta no Wikitravel de língua inglesa. Particularmente sou absolutamente contrário a essa padronização (que não existe em outros wikis como a Wikipedia), e entendo que a opinião de um ou de outro não deve prevalecer sobre as demais - nem a minha, nem a sua, nem a do Evan, isso é totalmente contrário ao espírito "wiki"; creio que este deve ser um assunto a ser discutido em votações, como é feito na Wikipedia. Fábio Soldá 14:50, 21 Agosto 2006 (EDT)
Bom, eu perguntei lá na versão em inglês e parece que tem um pouco de razão pelo que cada versão pode desenvolver seu próprio manual de estilo, apesar do fato que todas as versões atuais são quase iguais (menos a japonesa). Aí vamos ter uma discusão aqui se a gente quer ou não quer usar os símbolos. Até agora só encontrei 2 páginas que usam os símbolos e estou inclinado ainda à tirar eles porque são fora do padrão evidenciada pela grande maioria das páginas aqui. Se a gente for usar eles, vamos concordar nisso primeiro, pelo menos. Texugo 00:10, 22 Agosto 2006 (EDT)
O comentário do Evan no assunto:
Agreed, but I'd add that unnecessary variations are a bad idea. If a principle for readability is good for pt:, say, it should be good for nl: or sv: or whatever. Variations that depend on culture or orthography are a good exception, but exceptions should be the exceptions to the rule, not the rule. That all said, there's been discussion here before about using more graphics in listings, but I'd like to do this in a unified way (using Wikitravel talk:Listings). --Evan 06:35, 22 August 2006 (EDT)
[Concordo, mas adiciono que variações desnecessários são uma mã idéia. Se um principal para legibilidade é bom para pt:, por exémplo, deve ser bom para nl: ou sv: ou qualquer idioma. Variações que dependem na cultura ou na ortografia são excesões boas, mas excesões devem ser as excesões da regra, não a regra. Isso dito, já teve discussão aqui sobre usar mais gráficos na listagem, mas eu gostaria fazer isto de um jeito unificado.]
Desculpe se errei no português. Texugo 07:05, 22 Agosto 2006 (EDT)


É verdade que cada língua pode definir seu próprio estilo (o que me lembra que ainda temos inúmeras páginas do Manual a traduzir), mas isso tem que ser por meio de propostas, discussão e consenso – é assim que funciona o Wikitravel - bem melhor do que a Wikipédia, que usa votações para quase tudo, apostando numa certa “democracia” que é totalmente ilusória e burocrática.

Eu particularmente não apóio o uso e a incorporação desses símbolos no Manual de estilo por que:

  1. O formato que me parece ideal para o Wikitravel está mais para Lonely Planet do que para Guia 4 Rodas, que é praticamente um grande diretório de hotéis e restaurantes. O “formato” semelhante ao LP, mais descritivo, favorece a opinião baseada em experiências pessoais, o que é um grande trunfo de um guia Wiki. O sistema de símbolos nos dá apenas uma avaliação genérica da qualidade e das instalações dos locais avaliados, mas perde (ou desestimula) essa oportunidade de colocarmos análises mais específicas, com base na experiência dos usuários.
  2. O sistema de "rating" subjetivo é problemático. Eu posso achar a comida do McRonald’s uma delícia e dar 3 estrelas (ou garfinhos, sei lá), aí vem outro que acha uma porcaria junk e rebaixa para 1 garfinho, e pronto, lá vem a guerra de edições, discussões infrutíferas etc. Um parágrafo de texto é muito mais simples de modificar e inserir observações sem desqualificar a opinião alheia.
  3. Para os usuários anônimos ou iniciantes, já é suficientemente difícil aprender a Sintaxe Wiki, quanto mais dominar o uso das predefinições necessárias para incluir os símbolos. Não queremos de modo algum intimidar as contribuições preciosas desses usuários.
  4. Acho os símbolos feios (opinião pessoal), desproporcionais no tamanho, acho que entulham a leitura e causam um “efeito árvore de natal”, com excesso de informação visual.

Bem, é o que eu penso, espero que tenha ficado claro. Abraços, Ricardo (Rmx) 10:29, 22 Agosto 2006 (EDT)

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas