Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel:Publicidade e propaganda

Da Wikitravel
Revisão das 01h16min de 18 de fevereiro de 2011 por Peninha (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção - Esta página ainda não foi traduzida completamente de outro idioma-- confira a fonte na lista na página da Expedição de tradução. Se puder, complete a tradução ou reescreva a página, eliminando o texto em língua estrangeira que for traduzido. Por favor, não use tradutores automáticos.


Em muitos países, donos de hotéis e estabelecimentos contratam touts para xavecar clientes. Touts andam por estações de trem, aeroportos, lugares abertos, e se dedicam a atrair travelers a estabelecimentos de seus empregadores.

Wikitravel tem o objetivo específico de NÃO ser um "folheto de publicidade" para qualquer negócio, cidade, ou serviço. Empresários, como qualquer pessoa, são bem vindos para adicionar informação a Wikitravel, mas o objetivo básico é ser um guia de viagem, não um folheto de propaganda. O tom da escrita deve refletir isto, então, por obséquio, não seja um tout por escrito, e não use Wikitravel como ferramenta de propaganda.

Tente evitar linguagem que urge ou empurra o viajante a fazer isto ou aquilo. Prefira oferecer a informação que ele precisa para tomar uma decisão. Em vez de falar com o ponto de vista de um anunciante ou publicitário, use a voz de um viajante experiente compartilhando conhecimento com outros.

Linhas Gerais

Antes de adicionar conteúdo, considere o seguinte:

  • Não liste o mesmo lugar várias vezes. Sim, a pousada pode ter restaurante, bar, internet cafe e show dançante, mas é preciso escolher um lugar em "Veja", "Coma", "Beba", "Durma" ou "Cotidiano" e apenas um. Tendo dito isto, podem ser feitas exceções pontuais se, por exemplo, um hotel tem um bar ou restaurante famoso, com outro nome, que atraia significantes numeros de clientes não-hóspedes. Note que empresas devem ser listados em um só artigo por cidade em que o negócio opera.
  • Similarmente, não adicione mais que um link para algo, nem em uma página e nem em páginas diferentes. Nunca há razão para isto, e vai marcar suas contribuições como spam publicitário aos olhos de outros editores.
  • Descreva, não urja. Use o modo indicativo para descrever ("A comida do Restaurante X é feita na hora."), em vez do imperativo ("Venha ao Restaurante X e prove comidinha quentinha direto do forno!").
  • Evite usar prosa vaga, florida em descrições, prefira descreever por quê o trem é bacana. "Este hotel maravilhoso, embasbacante, é fabulousamente luxuoso!" não faz sentido; "Mais empregados que hóspedes, três piscinas aquecidas, em cada quarto uma jacuzzi, tapete de bearskin em frente à lareira e janelas panorâmicas com vista para as montanhas" diz muito mais. "Música legal, staff amigável e atmosfera interessante" poderia descrever qualquer bar; "Antro escuro e esfumaçado, lotado de hipsters nativos, com bartenders antenados e jazz ao vivo às sextas" dá idéia melhor do que esperar.

Linhas Gerais para Anunciantes

Wikitravel encoraja donos de estabelecimentos da área turística a adicionar informação sobre seus hotéis, restaurantes, etc., mas estas linhas devem ser seguidas (se não forem, listagens serão removidas sem aviso):

  • Crie uma conta e identique-se como dono do negócio em sua página de usuário. Ao fazer isto, você cria transparência ao identificar-se claramente como business owner, e cria um canal para comunicar-se com travelers que tiverem perguntas.
  • Nunca remova listagens de competidores de artigos ou edite-os negativamente. Se houver algum problema com uma listagem, ela pode ser editada para accuracy, e se algum estabelecimento é realmente sinistro, pode ser removido depois de discussão na talk page do artigo. Remover listings de empresas concorrentes sem discussão é extremamente mal visto.
  • Nunca remova comentários negativos deixados por outros sobre seu estabelecimento. Se considerar os comentários injustos, diga isto na Talk page e deixe a comunidade alcançar uma conclusão.
  • Como indicado acima, Descreva, não urja: descreva o estabelecimento em vez de tentar vendê-lo. Reviews by business owners não serão aceitas: inclua apenas fatos objetivos, verificáveis na descrição; evite informações subjetivas onde possa haver conflito de interesse (mesmo em tentativas de sumarizar muitas opiniões first-hand de reputable travel review sites). Wikitravel existe e está crescendo porque é um travel site construído por travelers, e listagens com sotaque publicitário tendem a ser negativamente conspícuas.
  • Inclua preços exatos. Sabemos que é detestável exigir, mas travelers tendem a ignorar listagens sem preços. Termos vagos como "razoável" ou "em conta" são piores que inúteis.
  • Assim como acima above, Não liste o mesmo lugar várias vezes. Um estabelecimento deve estar listado no artigo da cidade em que se localiza, uma vez apenas dentro deste, e não deve ser copiado/colado em artigos sobre cidades vizinhas, regiões, parques, etc. Se o artigo sobre a cidade ainda não foi criado, crie-o.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas