Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Propósitos e não-propósitos"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Ver também)
(Ver também)
 
Linha 33: Linha 33:
  
 
==Ver também==
 
==Ver também==
*[[Wikitravel:O que constitui um artigo|O que constitui um artig]]
+
*[[Wikitravel:O que constitui um artigo|O que constitui um artigo]]
 
*[[Wikitravel:Derrapagens|Derrapagens]]
 
*[[Wikitravel:Derrapagens|Derrapagens]]
 
*[[Wikitravel:Seja justo|Seja justo]]
 
*[[Wikitravel:Seja justo|Seja justo]]

Edição atual desde as 08h29min de 18 de fevereiro de 2011

Eis a missão do Wikitravel :

O Wikitravel é um projecto que visa criar um guia de viagens mundial livre, completo, atualizado e confiável.

Propósitos[editar]

Os artigos do Wikitravel devem servir para os seguintes casos:

  • Para viajantes no caminho que utilizam-no em linha, enfurnados em um cybercafé em plena selva tarde da noite, e que necessitam de informação actualizada sobre alojamento, os meios de transportes, os alimentos, a vida nocturna e outras necessidades;
  • Para viajantes no caminho que utilizam-no desconectados, com partes do Wikitravel guardadas em seus PDA, laptops, telemóveis ou câmeras digitais.
  • Para que viajantes que preparam-se em linha possam rever seus destinos, planificar seus itinerários, fazer reservas e esperar ansiosamente pela hora de partir ;
  • Para imprimir artigos individualmente, ou seja, para imprimir uma lista de museus ou de bares de karaokê que possa ser colocada no bolso, se necessário, fotocopiada quando outra pessoa tiver necessidade ;
  • Como guia de viagem ad hoc, gerando pequenos livros de viagem dedicados um itinerário específico;
  • Para integração com outros guias de viagem, dando informações actualizadas aos editores de outros guia de viagem.

Há provavelmente uma centena de outros usos possíveis para os artigos do Wikitravel. Tentamos ater-nos principalmente estes quando criamos e editamos artigos.

Não-propósitos[editar]

Eis alguns não-propósitos, ou seja, coisas que algumas pessoas poderiam imaginar ser o objectivo de Wikitravel, mas que não o são :

  1. Criar uma antologia de ensaios de viagem. O Wikitravel não é uma revista de viagem. Os artigos devem ser pensados e escritos com o objectivo de fornecer informações concretas em relação direta com as viagens.
  2. Criar uma colecção de relatos pessoais de viagem. Os Wikiviajantes têm, frequentemente, muitas histórias apaixonantes sobre as suas aventuras pessoais. Infelizmente, elas deverão ser postas noutro lugar da Web.
  3. Fornecer uma galeria de fotografias de férias. As fotografias e as imagens são destinadas a ilustrar os artigos, e não para mostrar aos vossos conhecidos as vossas diferentes lembranças.
  4. Hospedar páginas pessoais. Cada utilizador registado tem a sua própria página de utilizador. Estas devem ser concebidas como um apoio ao desenvolvimento do guia de viagem, e não se tornar um bocado sobre mim ou a página web do meu gato. Uma ou duas fotografias na vossa página pessoal é um número razoável. Para além de 5, torna-se exagerado.
  5. Criar um bate-papo sobre as viagens. Há muitos grupos de discussão na Internet nos quais pode-se falar da sua experiência, fazer perguntas, reclamar, fazer amigos ou contar piadas. Wikitravel tem páginas de discussão para cada artigo mas estas devem ser utilizadas para a criação do próprio artigo, e não como um lugar para os "comentários". Todos podem alterar um artigo do Wikitravel; se tem informações úteis, então coloque-as no artigo.
  6. Fazer uma brochura publicitária. Wikitravel tem, evidentemente, listas e informações sobre empresas comerciais que têm relação com as viagens. No entanto, é necessário que esses estabelecimentos sejam representativos e, preferivelmente, atualizados. As propagandas não são bem-vindas e a supressão de informações sobre concorrentes, menos ainda.
  7. Fazer as Páginas Amarelas de restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, contendo uma centena de referências. Imagine que um amigo chegue a vossa cidade e peça uma indicação de onde ir. Você não lhe dará uma lista com 200 possibilidades, mas sim 2-5 opções para cada tipo, orçamento ou parte da cidade.
  8. Construir um directório de sítios. Os artigos de Wikitravel podem e devem fornecer ligações para páginas externas relacionadas aos diferentes destinos, itinerários, empresas de viagens e qualquer outro sítio que tenha relação com o assunto. Pois bem, mas esse não é o único objectivo de um artigo. As ligações externas devem ser consideradas como complementos ao conteúdo de um artigo. Incluir no artigo uma ligação ao sítio DMOZ (http://www.dmoz.org), costuma ser mais eficaz.
  9. Fazer um suplemento aos guias de viagens. O sistema WikiWiki utilizado pelo Wikitravel permite-nos incluir informações que não são encontradas nos outros guias de viagem. Isso não quer dizer que devemos pôr unicamente informações que não se encontram noutro lugar. O Wikitravel quer ser um guia de viagens completo, e não simplesmente um suplemento aos guias tradicionais.
  10. Produzir um atlas. Embora o ato de viajar esteja intimamente conectado à geografia, o Wikitravel não deve descrever todas as caracterísicas geográficas do mundo só porque elas existem.


Há provavelmente um centena dos outros objectivos indesejados para artigos do Wikitravel. Tentaremos continuar a listá-los aqui.

Ver também[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites