Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Links externos"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
m (Certo)
(Use links curtos e legíveis)
Linha 61: Linha 61:
  
 
===Use links curtos e legíveis===
 
===Use links curtos e legíveis===
 +
 +
 +
Lembre que para versões impressas do Wikitravel, os links irão aparecer com a URL completa. Leitores das versões impressas terão que digitar a URL que você adicionou. Por esta razão, procure, quando possível, usar URL curtas para ligações, mesmo se isto significar um pouco mais de trabalho para o leitor quando este clicar no link sugerido. Quando possível, tente "podar" algumas partes da URL. Você pode, na maioria das vezes, deixar de fora do link algumas partes,  como, por exemplo, "index.html", "index.htm", "index.asp" ou "index.php"
  
 
===Sítios em lingua portuguesa===
 
===Sítios em lingua portuguesa===

Revisão de 22h17min de 25 de outubro de 2006

Atenção - Esta página ainda não foi traduzida completamente de outro idioma-- confira a fonte na lista na página da Expedição de tradução. Se puder, complete a tradução ou reescreva a página, eliminando o texto em língua estrangeira que for traduzido. Por favor, não use tradutores automáticos.



Links externos são ligações para outros sítios na Internet que não o Wikitravel. De modo geral, a política do Wikitravel determina que as ligações devem ser mantidas em um número mínimo e apenas links para fontes primárias devem ser usados.

Índice

O que ligar

Os links externos devem ligar a fontes primárias. Por exemplo:

  • Sítios oficiais de turismo de um destino
  • Sítios oficiais de um governo
  • O sítio official de um hotel, restaurante ou bar
  • O sítio oficial de um museu, parque ou outra atração

Ao usar apenas fontes primárias, tornamos nosso guia mais sucinto, pois enquanto normalmente há apenas uma ou duas fontes primárias sobre um determinado assunto, podem haver centenas ou milhares de links em fontes secundárias. Dessa forma, evitamos também a subjetividade e alguns conflitos. Seria difícil decidir, de maneira colaborativa, qual das centenas de revistas e jornais em língua portuguesa escreveram o melhor artigo sobre Nova York, mas é fácil concordarmos que http://www.nycvisit.com/ é o guia oficial de visitas à cidade.

O que não ligar

Evite links para fontes secundárias como, por exemplo:

  • Artigos de jornais, revistas ou blogs
  • Resenhas ou críticas em guias de restaurantes
  • Serviços de reservas de hotéis
  • Guias de vida noturna
  • Diários de viagens ou galerias de fotos pessoais
  • Resultados de pesquisas em mecanismos de busca (http://www.google.com/search?q=Montreal )
  • Serviços de mapas

Em particular, evite links para outros guias de viagens. Nós queremos ter toda a informação útil dentro do Wikitravel, e não linkados no Wikitravel. Trata-se de um questão de incentivo; se nós colocamos links para outros guias, perdemos a razão de criar o nosso próprio. Além do mais, muitos usuários imprimem cópias dos artigos do Wikitravel e perderão a informação caso ela esteja contida em outro site.

Uso e formato dos links

Os artigos do Wikitravel não têm uma seção específica para links externos. Inserimos ligações apenas para sítios primários e procuramos inserir toda a informação relevante dentro do Wikitravel, para que ele se torne um guia útil e completo tanto para os leitores online como para aqueles que o lêem em versão impressa.

Links nas listas

Há três formatos possíveis para as ligações externas. Apenas o primeiro tipo pode ser utilizado nas listas de atrações, hospedagem e outras que constam do guia. Exemplos:

Certo

  • Link de "rodapé", endereço, telefone, [1]. Os links externos colocados nas listas de atrações, acomodação e outras devem vir depois das demais da informações de contato do destino. Para utilizar o link "rodapé", a sintaxe é a seguinte: [http://www.ejemplo.com/].

O endereço deve incluir o "http://". O software não reconhece um link sem o "http://".

Errado

Links oficiais no começo dos artigos

Um link oficial (página do governo ou do órgão de turismo) pode ser colocado na primeira frase da descrição de um destino. Use sempre o formato "rodapé".

Ex. O Brasil [2] é um país da América do Sul.

Para artigos do Wikitravel (tais como Brasil no exemplo acima), se existir uma página oficial para o destino, então esta deve ser ligada dentro da primeira sentença do artigo, imediatamente depois do nome do destino. Somente ligações primárias devem ser utilizadas; uma página que não seja oficial, pode não ser apropriado.

Links no texto do artigo

No texto do artigo, os links devem seguir o seguinte formato:

O Metrô de São Paulo é um serviço eficiente e fácil de utilizar para quem não conhece bem a cidade.

O uso de links no texto do artigo devem ser comedido e os links devem apontar apenas para fontes primárias. Exemplos de links válidos são sites de companhias aéreas, de ônibus etc. Nas ligações externas colocadas no texto do artigo, os nomes devem ser linkados.

Use negrito apenas para ressaltar assuntos importantes: não use negrito para todos os links.

Outras diretrizes

Use links curtos e legíveis

Lembre que para versões impressas do Wikitravel, os links irão aparecer com a URL completa. Leitores das versões impressas terão que digitar a URL que você adicionou. Por esta razão, procure, quando possível, usar URL curtas para ligações, mesmo se isto significar um pouco mais de trabalho para o leitor quando este clicar no link sugerido. Quando possível, tente "podar" algumas partes da URL. Você pode, na maioria das vezes, deixar de fora do link algumas partes, como, por exemplo, "index.html", "index.htm", "index.asp" ou "index.php"

Sítios em lingua portuguesa

"Desempacote" os links

Versão para impressão

Casos especiais

Open Directory Project

Wikipedia

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas