Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Itinerários"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 5: Linha 5:
 
Uns itinerários tratam de uma rota formal ou relativamente bem-definida, como [[Route 66]], [[Caminhos do Imigrante]] ou a [[Estrada Real]]. Outros podem ser mais informais, como [[De Portugal à Croácia]] ou [[Seguindo os Anéis]].
 
Uns itinerários tratam de uma rota formal ou relativamente bem-definida, como [[Route 66]], [[Caminhos do Imigrante]] ou a [[Estrada Real]]. Outros podem ser mais informais, como [[De Portugal à Croácia]] ou [[Seguindo os Anéis]].
  
Itinerárion são resumos dos guias dos destino. São [[Wikitravel:Outras maneiras de ver as viagens|Outros maneiros de ver as viagens]] $mdash; não por ''onde você vai'' mas por ''como você chega''.
+
Itinerárion são resumos dos guias dos destino. São [[Wikitravel:Outras maneiras de ver as viagens|Outros maneiros de ver as viagens]]; não por ''onde você vai'' mas por ''como você chega''.
  
 
Veja também [[Lista de itinerários]].
 
Veja também [[Lista de itinerários]].

Edição atual desde as 20h32min de 8 de junho de 2013

Mapa do Roteiro Três dias em Singapura.

Um itinerário é um artigo que descreve uma rota por vários destinos ou atrações, dando sugestões de onde parar, o quê ver, como preparar-se, etc. Se você considere os nossos guias de destinos como pontos em um mapa, o itinerário descreve uma linha que conecta os pontos.

Uns itinerários tratam de uma rota formal ou relativamente bem-definida, como Route 66, Caminhos do Imigrante ou a Estrada Real. Outros podem ser mais informais, como De Portugal à Croácia ou Seguindo os Anéis.

Itinerárion são resumos dos guias dos destino. São Outros maneiros de ver as viagens; não por onde você vai mas por como você chega.

Veja também Lista de itinerários.

Índice

Conteúdo dos artigos[editar]

Os artigos sobre itinerários devem concentrar-se no processo de viajar "entre" lugares e de fazer sugestões sobre o que ver durante o caminho, deixando os detalhes principais acerca dos lugares de partida ou chegada para os artigos referentes a esses mesmos locais. Comece com o Wikitravel modelo de artigo itinerário como um esboço.

Um caso especial é o de um itinerário que fala acerca de um único e grande destino, como o Um dia em Tóquio ou Três dias em Singapura. A intenção aqui é fornecer uma "visita guiada" de um destino, escolhendo atracções que vale a pena e a melhor forma de ligar os pontos.

Para qualquer tipo de itinerário, um mapa é algo sempre muito, muito (!!!) útil para o planeamento e visualização desse mesmo itinerário. Veja Wikitravel: Como desenhar um mapa para obter detalhes sobre como desenhar um você mesmo.

Títulos dos artigos[editar]

Não existem regras rígidas e rápidas para se fazer os títulos de artigos que falam de itinerários. A seguir estão algumas indicações para dar nome aos artigos sobre itinerários.

Os títulos que se aproximarem mais das indicações dadas acima, vão fazer com que os leitores e colaboradores reconheçam de imediato que o artigo é um itinerário.

Rotas alternativas[editar]

Em muitos casos, será difícil para os contribuintes concordar sobre qual é, exatamente, a melhor maneira de ir do ponto A ao ponto B, ou quais são as atrações obrigatórias na Região C ou na Cidade D. Estamos, assim, apanhados entre dois indesejáveis extremos:

  1. Cada contribuinte faz o seu "próprio itinerário pessoal" de um lugar ou região. Você escreve o seu Nova York para Los Angeles em duas semanas, eu escrevo o meu Nova York para Los Angeles em duas semanas, e mantemo-los separados. Assim, perdemos um monte de vantagens da fiabilidade do Wiki dessa maneira - para não mencionar a confusão para outros colaboradores e leitores.
  2. Há apenas um Nova York para Los Angeles em duas semanas, com todas as variações possíveis da rota e dos horários. Pode ler assim: "Dia 1: Iniciar a viajem em Nova York, e ir para o norte para a Nova Inglaterra, ou para o sul para Baltimore, ou oeste para a Filadélfia. Veja o Sino da Liberdade (se foi para Filadélfia), Cape Cod (se foi para a Nova Inglaterra) ou então, o Monumento a Washington (se foi para Baltimore). Dia 2: De carro, vá para norte, durante 3 horas, para sul, durante 2 horas, ou então, uma hora para oeste, ou ainda, quatro horas para este. Pare para almoçar. [...]" Este tipo de bagunça é completamente ilegível - ninguém será capaz de segui-lo, nem ser capaz de descobrir como contribuir para ele.

Com o fim de manter os itinerários realmente úteis para os viajantes, tentemos encontrar um meio termo entre esses dois extremos.

Primeiro, vamos tentar usar o consentimento e a colaboração para chegar a "apenas uma rota", se isso for possível. Segundo, se houver algumas pequenas, razoáveis e/ou compreensíveis variações duma rota, inclua-las numa única página. Por exemplo, algumas estradas secundárias ou caminhos que tendem a reagrupar-se no final de alguns dias. Terceiro, se existirem duas ou mais rotas boas que estejam "emaranhadas" numa página, é preferiível colocá-las em páginas separadas - assumindo que elas têm material suficiente para suportarem as suas próprias páginas.

Veja também[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas