Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel:Guia

Da Wikitravel
Revisão das 22h42min de 22 de fevereiro de 2011 por 186.222.185.196 (discussão)

Ir para: navegação, pesquisa

Um artigo guia é uma classificação para qualquer artigo em Wikitravel que é essencialmente completo. É o que todo artigo em Wikitravel deveria ser, ninguém precisa consultar nenhum outro guia, nem há razão para querer: está tudo aqui.

Guias não são necessariamente perfeitos... mas chegam perto. Por exemplo, um guia de cidade pode não ter um mapa, algumas listagens podem não bater com nosso manual de estilo. O artigo pode ostentar ortografia e gramática perfeitas mas a prosa é meio seca e wikipédica. Isto os previne de serem considerados artigos "estrelas", que são aqueles examplos que exibimos como prova do quanto um artigo em Wikitravel pode ficar maneiro.

Veja também: esboços, artigos delineados, usáveis, Estrelas.

Identificação

Os critérios que julgam se um artigo é um "guia" variam de acordo com o assunto. Por exemplo, um artigo sobre uma cidade deve ter algumas listagens de hotéis e restaurantes, mas isto não faz sentido em um artigo sobre uma região, que, ao invés, deve listar as cidades e atrações desta região. Obviamente, os critérios para um travel topic ou phrasebook seriam diferentes. Veja em Wikitravel:Estado_dos_artigos links para os critérios específicos para cada tipo de artigo.

A lista completa de todos os artigos "guias" pode ser vista em Categoria:Guias.

O que fazer

Marcar

Ao encontrar um artigo que atinge os critérios para ser classificado guia, mas ainda não e, ou melhorar um até ele merecer, por favor adicione o disclaimer. Isto motiva outros leitores a adicionar o que sabem ao artigo. Nosso software tem vários special markups para marcar artigos guias: {{guidecity}} faz aparecer: Predefinição:Usablecity Outros tipos de tags "guia" são '{{guideregion}}, {{guidecountry}}, {{guidepark}}, {{guidetopic}}, {{guidephrasebook}}, and {{guideitinerary}}'.. Costuma-se colocar esta mensagem no final da página. Isto relembra os leitores que sabemos que o artigo é mais completo que a média, a caminho da qualidade overall esperada de artigos de Wikitravel. Também convida-os a adicionar o que quiserem, para deixar o artigo melhor.

Melhorar

Se você encontra um artigo "guia" e consegue ver o que falta para ele se tornar "estrela"... mergulhe fundo! Se sabe mexer com Illustrator ou Inkscape, faça um mapa para ele. Se tem bom olho para detalhes, peneire as listagens e conserte os erros de estilo. Se tem a manha do linguajar, aplique uma massagem radical com final feliz no texto, para ficar melodioso. Faça aquele upgrade de "maneiro" para "soberbo".

Os critérios específicos variam dependendo do tipo de artigo (i.e. cidade, país, etc.) mas a idéia é levear o artigo aos limites da qualidade. Neste ponto já é uma verdadeira estrela, um orgulho de Wikitravel.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas