Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel:Georeferenciamento

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa

É possível codificar informação sobre o latitude e longitude de um destino no próprio guia do destino. Esta informação será usada para fazer especiais tags de HTML para mostrar que a página é relatada àquelas coordenadas; uns web crawlers e robôs na internet usam essas informações para relatar uma página da internet com uma localização geográfica. Além disso, um link "Mapa", será adicionado na caixa de ferramentos no painel ao esquedo da página, que levará o leitor à um mapa Google, Yahoo, ou Microsoft do lugar.

Sintaxe[editar]

Para um destino[editar]

A maneira mais fácil de adicionar informação lat/long no artigo de um destino é usar a predefinição Geo. Para fazer isso, adicione o código seguinte na página:

{{Geo|lat|long}}

Aqui, lat é a latitude e long é a longitude. Ambas as coordenadas tem que ser escritas em forma decimal ("45.5", não "45 30 00")-- veja Convertir de formato tradicional. Por exemplo, Montreal contem o código:

{{Geo|45.5|-73.6}}

Tome conta de que só não faz sentido incluir o código mais de uma vez.

Nos bastidores, usamos RDF para codoficar informação lat/long nas páginas. É possível adicionar o RDF para lat/long diretamente, sem usar uma predefinição. Por exemplo:

 <rdf>
   <> dcterms:spatial [ pos:lat "45.5" ; pos:long "-73.6" ] .
 </rdf>

Isso significa, mais ou menos, "esta página trata de algom com lat/long de 45.5/-73.6".

Para um ítem listado[editar]

Para codificar informação GPS para atrações, restaurantes, etc. no Wikitravel, pode usar os atributos experimental de Wikitravel:Listados: permite atributos lat e long para cada ítem listado.

Convertir de formato tradicional[editar]

Para convertir de formato tradicional como lat=N45°30'0", long=W73°36'0", o seguinte pode ajudar:

  • X°Y'Z" = X+(Y/60)+(Z/3600)
  • para Sul, adicione "-" à lat; para Norte, assume "+"
  • para Oeste, adicione "-" à long; para Leste, assume "+"

Resultados[editar]

O server de Wikitravel tem um código especial para verficiar este tipo de data RDF e re-codificar ela em tags de HTML <meta> quando a página se mostra. Isso é útil para alguns web crawlers e outras ferramentas que requerem tags meta. Adicionar a página no [GeoURL], por exemplo, levantará ela no motor de buscas geográficas lá.

Limitações[editar]

Porque o sistema designa só um ponto geográfico para o artigo inteiro do destino, é apropriado somente para localizações que são a) grandes o bastante para ter seus próprios artigos e b) pequenas o bastante para que um ponto só seja uma aproximação razoável para a localização. Isso significa que basicamente só artigos de cidades podem-se beneficiar com georeferenciamento.

Logo teremos um jeito de designar pontos para listados individuais em um guia usando Wikitravel:Listados.

Fontes para lat/longs[editar]

Existem uns sites que oferecem informação útil de lat/long.


Links externos[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas