Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel:Derrapagens

Da Wikitravel
Revisão das 06h02min de 19 de fevereiro de 2011 por Texugo (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção - Esta página ainda não foi traduzida completamente de outro idioma-- confira a fonte na lista na página da Expedição de tradução. Se puder, complete a tradução ou reescreva a página, eliminando o texto em língua estrangeira que for traduzido. Por favor, não use tradutores automáticos.


Alguns assuntos assumem um aspecto um tanto escorregadio, propenso a derrapagens, dentro de um travel guide. Esta pagina lista alguns deles, e dos riscos que o contribuinte assume ao neles tocar.

Apenas por que determinado assunto está listado aqui, não significa que Wikitravellers não devam escrever sobre o topico. Devem apenas concentrar-se em não derrapar.

Livros

Pode render muito a leitura, antes de visitar um lugar, de obras de ficção e não-ficção a respeito do destino, ou de escritores locais. Mas não costuma ser apropriado adicionar listas gerais de "vacation books" ou "airplane books". A derrapagem começa quando começamos a adicionar quaisquer bons livros. Wikitravel não é um site de review books; devemos manter listas de livros específicas para destinos - São Petersburgo é um bom exemplo - ou assuntos.

Música

A música é um assunto similar. Podemos aprender muito sobre um lugar, seu povo, e sua cultura ouvindo música de músicos locais ou da tradição musical local. Por exemplo, se você vai para a Bahia, seria bacana familiarizar-se com nomes como Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano, Gil, com sua história e influência sobre o som que se produz hoje.

A derrapagem acontece quando a galera começa a adicionar todos os discos e artistas baianos. Ou quando queremos falar de música boa pra ir ouvindo no avião ou ônibus, ou dizer que Claudinha é melhor que Ivete etc. etc. Wikitravel não é um music review site; menções a musica devem concentrar-se em prover marcos culturais, e não simplesmente recomendar musica por sua própria causa.

Travel topics

Travel topics são outro terreno escorregadio. É provavelmente útil ter tópicos para viajar economicamente, viajantes gays e lésbicas ou viagens de moto e outras questões especificas. O perigo mora em exagerar -- partir para pregação, reclamações, listas de picuinhas, ensaios de cunho emocional/pessoal sobre experiencias pontuais.

Travel topics devem ser concisos e simples. Queremos nos concentrar em informação prática, não em noodling and speculation.

Dicas

Dicas são realmente algo central a um guia de viagens. São definitivamente informação prática, devem ser valorizadas e acolhidas. Viajar economicamente é um bom exemplo.

Todavia, há uma derrapagem sutil, a saber: dicas isoladas que não se encaixam com outras dicas. Uma nota sugerindo levar um kit de costura deve estar no artigo Lista de bagagem, e não solta. Levando a causos pessoais ("Daquela vez que eu usei casca de banana pra tirar mancha de vinho da minha blusa de seda no Líbano...") e daí pro tratado de viagem entediante, ou para as dicas generalizadas sobre cuidar de roupas.

Links Externos

Embora tenhamos alguns links para outros Web sites, evitamos adicionar fontes secundárias ou links externos para sites que repetem informação disponível em Wikitravel.

Veja também: Links externos

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas