Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Como desenhar mapas"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Nova página: {{traduzir}} Hoje em dia já não é preciso ser um cartógrafo profissional para desenhar um mapa preciso. '''As instruções que se seguem ajudam-o a criar um mapa Wikitravel usando ...)
 
(Mapa de país ou região)
 
Linha 45: Linha 45:
 
===Mapa de país ou região===
 
===Mapa de país ou região===
  
Este é um mapa de um país ou região, apropriado para artigos criados o modelo de artigo para [[Wikitravel:Modelo de artigo de país|países]], [[Wikitravel:Modelo de artigo de região|regiões]] ou [[Wikitravel:Modelo de artigo de metrópole|metrópoles]]. Se estiver a planear criar um mapa deste tipo, recomenda-se fortemente que leia este artigo.  
+
Este é um mapa de um país ou região, apropriado para artigos criados o modelo de artigo para [[Wikitravel:Modelo de artigo de país|países]], [[Wikitravel:Modelo de artigo de região|regiões]] ou [[Wikitravel:Modelo de artigo de metrópole|metrópoles]]. Se planeja criar um mapa deste tipo, recomenda-se fortemente que leia este artigo.  
  
 
Pode fazer download do "modelo" a usar [[:Imagem:Regions map template.svg|aqui]]. Seguem-se dois exemplos de diferentes tipos de mapas regionais que pode considerar úteis como inspiração para o conteúdo e aspecto final do mapa. Ambos foram criados com o mesmo "modelo" (em inglês; clique em qualquer um para aumentar).
 
Pode fazer download do "modelo" a usar [[:Imagem:Regions map template.svg|aqui]]. Seguem-se dois exemplos de diferentes tipos de mapas regionais que pode considerar úteis como inspiração para o conteúdo e aspecto final do mapa. Ambos foram criados com o mesmo "modelo" (em inglês; clique em qualquer um para aumentar).

Edição atual desde as 20h58min de 28 de novembro de 2012

Atenção - Esta página ainda não foi traduzida completamente de outro idioma-- confira a fonte na lista na página da Expedição de tradução. Se puder, complete a tradução ou reescreva a página, eliminando o texto em língua estrangeira que for traduzido. Por favor, não use tradutores automáticos.


Hoje em dia já não é preciso ser um cartógrafo profissional para desenhar um mapa preciso. As instruções que se seguem ajudam-o a criar um mapa Wikitravel usando o Inkscape (um programa de criação de imagens disponível para a maior parte dos sistemas operativos). O processo usando outro tipo de ferramenta de desenho é semelhante.

Índice

Síntese[editar]

O processo é bastante simples.

Começa traçando a geografia do local e, claro, as ruas, etc., como "vectores". Estes são formas que, quer faça zoom in ou zoom out, não ficam desfocadas e são guardados num formato de ficheiro chamado SVG.

Quando a geografia e o plano das ruas estiverem desenhados, comece a legendar para identificar o que é o quê, símbolos coloridos que correspondem às secções do artigo (Veja, Coma, Durma, etc.), e uma legenda que identifica que símbolo corresponde a que secção.

O Inkscape logic é para desenhar diferentes vectores, ícones e legendas em várias layers, e em cada layer tem uma estrutura de diferentes objectos. Tanto as layers como os objectos em cada layer podem ser facilmente ascender ou descender na hierarquia do seu ficheiro.

Quando está terminado, o formato do ficheiro é mudado de SVG para PNG, um mapa de bits que todos os navegadores conseguem mostrar. Depois disso, ambas as versões são carregadas para o Wikitravel Shared: uma para edições futuras (SVG), e a outra para incluir no artigo (PNG).

Ferramentas de fazer mapas[editar]

Um mapa de Hamamatsu, Japão - feito por um completo amador usando estas instruções.

Irá precisar de algumas ferramentas para fazer mapas. A mais importante é uma ferramenta de desenho baseada em vectores, sendo preferido o Inkscape, capaz de produzir ficheiros em formato SVG.

  • O Inkscape [1] é uma ferramente grátis, disponível para o Windows, Mac OS X, e Linux. Por favor, use a versão mais recente para evitar problemas de compatibilidade.

Outros programas de desenho baseados em vectores (por exemplo o Adobe Illustrator [2], o CorelDRAW [3], o Sodipodi e o Freehand) podem ser usados, mas este artigo dá instruções sobre como fazer mapas usando o Inkscape.

  • Uma ferramenta de edição de mapas de bits não é necessário, mas dá jeito para qualquer trabalho posterior que queira fazer na versão PNG depois de gerar o mapa, como cortar a imagem, mudar o seu tamanho, ou ajustar a profundidade da cor. O GIMP [4] é um Programa de Manipulação de Imagem GNU grátis, o Adobe Photoshop [5] é um programa uito popular usado sobretudo por profissionais e o Corel Paint Shop Pro [6] é um produto comercial menos caro. Vários outros editores de mapas de bit podem também ser usados.

Para além disto, existe um tipo de letra que tem que ter instalado:

  • O DejaVu Sans e o DejaVu Sans Condensed são os tipos de letra a serem usados em mapas do Wikitravel. Pode encontrá-los aqui.

Tipos de mapas[editar]

Existem dois tipos de mapas principais, e é importante saber que categoria é a mais apropriada para o seu mapa, visto que o "modelo" usado é diferente.

Mapa de cidade ou distrito[editar]

Este é um mapa detalhado de uma cidade, apropriado para artigos que usam o modelo de artigo para cidades pequenas, cidades grandes (não confundir com metrópoles) ou distritos. Este tipo de mapa pode também ser usado em artigos criados com o modelo de artigo para parques.

Pode fazer o download do "modelo" de mapa que você vai usar aqui. Seguem-se dois exemplos de diferentes tipos de mapas de cidade/distrito, que podem ser úteis como inspiração para o conteúdo e aspecto final do seu mapa. Ambos foram criados usando o mesmo "modelo" (em inglês; clique em qualquer um deles para os aumentar).

O mapa de Dupont Circle (Washington) é um mapa detalhado das ruas de um pequeno distrito. O mapa de Hampstead (Londres) representa um distrito muito maior e portanto mostra menos (mas mesmo assim muito) detalhe. Estes são apenas dois exemplos do uso deste "modelo".

Mapa de país ou região[editar]

Este é um mapa de um país ou região, apropriado para artigos criados o modelo de artigo para países, regiões ou metrópoles. Se planeja criar um mapa deste tipo, recomenda-se fortemente que leia este artigo.

Pode fazer download do "modelo" a usar aqui. Seguem-se dois exemplos de diferentes tipos de mapas regionais que pode considerar úteis como inspiração para o conteúdo e aspecto final do mapa. Ambos foram criados com o mesmo "modelo" (em inglês; clique em qualquer um para aumentar).

O mapa da Tailândia mostra as regiões do país, as principais auto-estradas e linhas de comboio do país e principais destinos. O mapa de Chicago mostra toda a cidade, as principais estradas e os seus muito distritos.

Mapas especializados[editar]

Adicionalmente, existem alguns tipos de mapas especializados para sítios como por exemplo locais de mergulho e planos de monumentos. Se estiver a planear a desenhar um mapa deste tipo, faça o download do ficheiro SVG de um destes e familiarize-se com um estilo e estrutura utilizados.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas