Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Como ajudar"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(interwiki)
m (Bot: Adicionando: es, it, nl, sv)
Linha 34: Linha 34:
  
 
*'''Felicite.''' Nada alegra alguém mais do que saber que seu trabalho é apreciado. Quando vir um bom artigo, uma bela imagem, ou algo assim, demonstre seu apreço ao Wikiviajante autor. Mesmo uns poucos cumprimentos na página de discussão do artigo, ou mesmo na do utilizador, não causarão indiferença!
 
*'''Felicite.''' Nada alegra alguém mais do que saber que seu trabalho é apreciado. Quando vir um bom artigo, uma bela imagem, ou algo assim, demonstre seu apreço ao Wikiviajante autor. Mesmo uns poucos cumprimentos na página de discussão do artigo, ou mesmo na do utilizador, não causarão indiferença!
 +
 +
  
  
Linha 39: Linha 41:
 
[[de:Wikitravel:Wie du Wikitravel helfen kannst]]
 
[[de:Wikitravel:Wie du Wikitravel helfen kannst]]
 
[[en:Wikitravel:Ways to help Wikitravel]]
 
[[en:Wikitravel:Ways to help Wikitravel]]
 +
[[es:Wikitravel:Cómo ayudar]]
 
[[fr:Wikitravel:Comment contribuer avec un minimum d'effort]]
 
[[fr:Wikitravel:Comment contribuer avec un minimum d'effort]]
 +
[[it:Wikitravel:Modi per aiutare Wikitravel]]
 
[[ja:Wikitravel:ウィキトラベルに貢献する方法]]
 
[[ja:Wikitravel:ウィキトラベルに貢献する方法]]
 +
[[nl:Wikitravel:Manieren om Wikitravel te helpen]]
 +
[[sv:Wikitravel:Hur kan jag hjälpa Wikitravel?]]

Revisão de 10h36min de 27 de maio de 2009

Há inúmeras maneiras de colaborar com o Wikitravel. Algumas idéias sobre como começar:

  • Releia. É uma das maneiras mais simples de ajudar o Wikitravel. Ao ler um artigo, verifique erros ortográficos ou de gramática. Se encontrar algum, edite a página e corrija o erro. Assim, o Wikitravel se tornará melhor graças a você.
  • Reformate os artigos. O Wikitravel tem um manual de estilo que indica o formato e o tipo de conteúdo mais adequado para a busca de infomações pelos viajantes. Assim como pela releitura, você pode tornar o Wikitravel melhor apenas reformatando os artigos.
  • Verifique o artigo de sua própria cidade. Vá até a página da sua cidade, seja pelos tópicos da página principal ou por meio do mecanismo de busca. Se o artigo já existir, verifique se tudo está correto. Veja se as atrações principais estão listadas e se é possível completar alguns detalhes (horários, preços, telefones etc.) Por outro lado, se o artigo ainda não existir, crie um novo! Você pode fazer o mesmo para a sua região, seu estado ou outro lugar que você conheça.
  • Verifique os artigos dos destinos que você já visitou. Assim como no caso da sua própria cidade, encontre os artigos dos lugares que você já visitou. Verifique sua pertinência, corrija ou atualize as informações, ou crie novos artigos.
  • Não se prenda ao que você já conhece. Você também pode se deparar artigos que precisam ser aperfeiçoados, fazer pesquisas sobre os aspectos que faltam (inclusive usando a Wikipédia e completá-los.
  • Faça esboços. Não se deixe desanimar pela tarefa enorme de criar todos os artigos relacionados à Rússia, por exemplo. Comece fazendo um esboço. As pessoas normalmente preferem a editar o conteúdo de artigos que já foram criados do que criar um do zero. Se você só sabe um pouquinho sobre um assunto, mergulhe fundo e adicione o que você souber.
  • Atenda demandas específicas. Muitas vezes alguém faz um pedido de artigo, de imagens ou de aprofundamento de um artigo, e você pode colaborar para atendê-los. Veja, por exemplo, os pedidos de ajuda.
  • Observe os artigos requeridos. A função de páginas mais requeridas mostra os artigos que são apontados por links mas que ainda não foram redigidos, indicando assim aqueles que são mais necessários para o nosso guia de viagem.
  • Siga os links vermelhos. Ao ler um artigo, se vir uma ligação para um artigo ainda inexistente, siga o link e acrescente informações. Ainda estamos longe do nosso objetivo de cobrir todas as informações que gostaríamos, mas quando você cria uma nova página, chegamos um pouco mais perto.
  • Leve os artigos do Wikitravel consigo nas viagens. Antes de de partir, imprima o artigo do Wikitravel relativo ao destino que vai visitar, carregue-o para o seu PDA (ou outro) e leve-o consigo na viagem. Anote o que está correto, o que está errado e o que ainda falta, e corrija o artigo, se puder. Se seu destino ainda não existir no Wikitravel, tome notas para criar um novo artigo ao regressar.
  • Divulgue o Wikitravel. Quanto mais pessoas lerem e contribuirem para o Wikitravel, mais aproximamo-nos de nosso objetivo de fazer um guia de viagem livre, atual e confiável. Há vários modos de promover o Wikitravel.
  • Ajude os novos contribuintes. Os novos contribuintes do Wikitravel podem ter perguntas ou problemas. A sua experiência no Wikitravel pode facilitar-lhes os primeiros passos. Observe as perguntas no Bar dos Viajantes ou nas páginas de discussão dos artigos e responda-as. Se notar alguma pergunta ser repetida várias vezes, então acrescente-a na página de perguntas frequentes ou mesmo na página de Ajuda, no caso de assuntos ou perguntas mais complicadas. Se há certos assuntos já existentes, mas que não são encontrados facilmente, você pode torná-los mais acessíveis reorganizando as páginas de ajuda.
  • Forme uma comunidade. O nosso projecto ainda é jovem, e a maneira de colaborar ainda não foi totalmente experimentada. Se tem idéias para melhorar a cooperação, pode acrescentá-las na página de Wikitravel:Políticas e diretrizes. Pouco importa que você não seja um Wikiviajante antigo - pode ter uma excelente idéia. Agindo assim, no mínimo, ajudará a esclarecer certas regras imprecisas. Se há algumas regras que não estão sendo seguidas no momento, você talvez possa torná-las mais acessíveis reorganizando a informação.
  • Trabalhe no MediaWiki. A aplicação que utilizamos no Wikitravel é chamada MediaWiki. Se souber programar em em PHP, a sua participação no MediaWiki muito nos ajudaria. Corrigir erros ou acrescentar novas funcionalidades torna a tarefa de acrescentar conteúdo mais fácil para os demais Wikiviajantes.

E por fim,

  • Felicite. Nada alegra alguém mais do que saber que seu trabalho é apreciado. Quando vir um bom artigo, uma bela imagem, ou algo assim, demonstre seu apreço ao Wikiviajante autor. Mesmo uns poucos cumprimentos na página de discussão do artigo, ou mesmo na do utilizador, não causarão indiferença!

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas