Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Wikitravel:Bem-vindos, Wikipedistas"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(links da wikipedia)
m (Wikitravel:Bem-vindos, Wikipedianos movido para Wikitravel:Bem-vindos, Wikipedistas)
(Sem diferenças)

Revisão de 20h11min de 17 de março de 2006

Bem-vindo ao Wikitravel!

Este artigo é destinado às pessoas familiarizadas com a Wikipedia, a enciclopédia livre. O formato do Wikitravel foi inspirado na Wikipedia, e utilizamos o sofware MediaWiki para fazer as coisas funcionarem. Se você escreve na Wikipédia, se sentirá em casa. Também seria desejável que você verificasse a página de boas-vindas aos recém-chegados.

Há algumas diferenças entre o Wikitravel e a Wikipédia as quais é muito importante conhecer - leia esta página com atenção.

Índice

Autorização

A política de copyright do Wikitravel é mais branda com os utilizadores, porém mais rígida com os contribuintes do que na Wikipédia. Nós utilizamos a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 1.0 ao invés da licença GNU Free Documentation License para manter nosso conteúdo livre. A Attribution-ShareAlike 1.0 é mais apropriada aos pequenos pedaços de conteúdo. Veja por que o Wikitravel não é GFDL para mais detalhes.

De forma geral, isso significa que os artigos da Wikipédia não podem ser copiados no Wikitravel.. Relicenciar esse conteúdo seria uma violação a GFDL, a menos que você seja o único autor do artigo, isto é, se possuir os direitos de autor origiais e puder, portanto, relicenciar seu próprio trabalho. Por favor, não copie artigos da Wikipédia.

Isso pode parecer um constrangimento, mas não é tão mau assim. Afinal, a maior parte do conteúdo da Wikipédia realmente não é útil para o Wikitravel.

Objetivos

Se você leu nossos propósitos e não propósitos, deve ter percebido estes pontos importantes:

  • Wikitravel não é uma enciclopédia. Não temos necessidade de ter artigos imensos detalhados a propósito de tudo. Os artigos no Wikitravel são referências para viajantes; os assuntos que não são diretamente ligados às viagens devem ser evitados.
  • Ao contrário da Wikipédia, o Wikitravel é voltado para versões imprimíveis. Queremos que o viajante possa imprimir, durante uma viagem, uma cópia de um artigo - por exemplo um mapa e uma lista de hotéis na cidade onde ele se encontra – copiá-lo, dá-lo aos amigos, etc. Lembre-se disso ao escrever os artigos: a versão impressa faz diferença!

Fair use

Não, não, não, mil vezes não! Favor não colocar imagens, textos ou outras mídias protegidas por direitos de autor no Wikitravel, sob a alegação de que se trata de um "uso justo" ou "Fair use". O "Fair use" é específico para o usuário, e queremos muito, muito, muito mesmo manter o Wikitravel livre para todos.

Diferenças de estilo

É comum, na [[Wikipédia]], [[Wikificar]] praticamente cada [[nome]], [[data]] e [[outros termos]] lá escritos. Dado que os artigos do Wikitravel procuram criar um guia prático de viagem, e não uma grande coleção de conhecimentos gerais, há muitas palavras que nunca não se tornarão artigos do Wikitravel. Pense duas vezes antes de Wikificar um termo: trata-se de um destino, um itinerário, ou um assunto de viagem? Se não, provavelmente não deve ser Wikificado. A palavra mais comumente wikificada sem razão? [[Wikipédia]], claro!

O que é um artigo?

Ao ler o que é um artigo, você verá que os artigos do Wikitravel tendem a ser mais longos e mais completos do que o artigos na Wikipédia. Dado que um dos nossos objetivos é obter guias imprimíveis que alguém possa levar consigo para um destino, a tentar escrever artigos relativos a uma cidade específica, uma região ou um país, tudo em uma só página. Ao mesmo tempo, tentamos equilibrar isso com a necessidade de não produzir uma tonelada de informação duplicada.

Modelos de artigos

Os artigos do Wikitravel têm muito menos liberdade de forma que os artigos da Wikipédia. A grande maioria dos artigos do Wikitravel tende a falar sobre cidades, países, e regiões (com algumas exceções, evidentemente; veja Wikitravel:Outas formas de ver as viagens mais detalhes). Acreditamos que , com artigos que sigam os mesmos modelos, será mais fácil que os leitores se localizem. Se um leitor quiser encontrar restaurantes, olhará na seção Coma do artigo, esteja ele lendo sobre Londres ou Tóquio. Os hotéis e as pensões aparecem sempre no título Durma, enquanto os museus e os monumentos encontram-se na seção Veja. No nosso manual de estilo, temos um conjunto de modelos que apresentam o formato preferido para cada tipo de artigo. Os modelos são indicações - as pessoas podem acrescentar informação a um artigo como quiserem. É assim que funciona o WikiWiki. Em seguida, outros editores podem intervir e formatar os artigos, de modo que se conformem aos modelos.

Links de e para a Wikipédia

Usamos links de InterWiki para apontar para a Wikipedia. Basta utilizar no artigo da França no Wikitravel para criar um link para o respectivo artigo da Wikipédia em língua portuguesa. Para uma melhor interatividade dos dois projetos, é desejável que também se insira um link do artigo da Wikipédia apontando para o artigo do Wikitravel.

Os links da Wikipedia para um artigo do Wikitravel lusófono formatados assim: [[wikitravel:pt:artigo]].

Em muitos casos, é possível usar também a predefinição {{wikitravel}}, que cria um link automático ao artigo correspondente no Wikitravel em português.

Note também que links interlínguas - [[ro:France]], por exemplo - ligam as versões de língua do Wikitravel entre si. Não há uma fórmula para ligar-nos às diferentes versões de língua da Wikipédia; de qualquer modo, tais links não seriam, a priori, tão interessantes para os viajantes de língua portuguesa.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites