Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Wikitravel:Artigos delineados

Da Wikitravel
Revisão das 04h27min de 23 de fevereiro de 2011 por Texugo (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Ver revisão atual (dif) | Revisão posterior→ (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Um artigo delineado é o estado de qualquer articgo em Wikitravel que tem seções predefinidas mas ainda não tem conteúdo suficiente para ser muito útil para outros viajantes.

Em geral, artigos delineados são incompletos. Assuntos dignos de um artigo normalmente merecem pelo menos um parágrafo ou duas ou três listagens em cada seção predefinida. Se há apenas algumas seções preenchidas, então o assunto não foi bem coberto ou não merece um artigo para si e deveria ser aglutinado em outra página. Veja o que é um artigo para detalhes sobre o que merece um artigo em Wikitravel.

É claro que tamanho não significa completeness, ou mesmo usabilidade. Um artigo sobre um destino pode gastar várias páginas e mais páginas e mesmo assim não esgotar o total da informação necessária à sobrevivência. Cada artigo deve cobrir seu assunto com profundidade apropriada. Mas se ele não te ensina nada sobre chegar, oonde ficar, o que fazer, então não é um artigo muito útil. Continuaria sendo "delineado", ainda que tenha algum conteúdo.

Veja também: Esboços, usáveis, guias, estrelas.

Prós e contras[editar]

Delineados têm lados ruins. Podem confundir leitores com suas muitas seções vazias. Aquilo é tudo que há para dizer? É isto que se espera de artigos de Wikitravel? Onde está toda a info? Delineados causam má impressião para quem ainda não viu outros artigos em Wikitravel.

Felizmente, porém, delineados são legais. Um delineado é a moldura que molda um artigo que nasceu como esboço em seu crescimento e evolução a um artigo extenso. Um Wikitraveller pode fazer uma introdução de um parágrafo e a predefinição, e outros Wikiviajantes virão adicionar mais informação. Alguém mais reformata de acordo com o Manual de estilo, mais alguém coloca fotos. Eventualmente, nasce um guia saudável, muito útil.

O que fazer com eles[editar]

Marcar[editar]

Ao adicionar seções predefinidas a um artigo que ainda não os tem, ou notar que alguém fez isto, é legal adicionar o disclaimer que diz que o artigo ainda não é usável. Isto motiva outros leitores a adicionar o que sabem ao artigo. Há um special markup em nosso software para marcar algo como delineação. É: {{delineado}} which makes this appear on the page:

Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Costuma-se colocar esta mensagem no final da página. Isto relembra os leitores que sabemos que o artigo não está completo, e que não é indicativo da qualidade overall esperada de artigos de Wikitravel. Também convida-os a adicionar o que quiserem, para deixar o artigo melhor.

Melhorar[editar]

É trivialmente simples fazer o upgrade de um artigo, de "esboço" para "delineado"; o upgrade para "usável" demanda um pouco mais de trabalho. De fato, muitos artigos geralmente-bem-desenvolvidos ficam presos neste estágio porque não têm alguma informação chave. Os critérios variam dependendo do tipo de artigo (i.e. cidade, país, etc.) mas o tema geral de um artigo melhor-que-delineado é que contém informação específica suficiente para um viajante saber como chegar, o que fazer, onde comer, onde dormir, e o que há para ver. O que não é muito difícil, com um pouco de pesquisa. Neste ponto, já não é mais uma delineação, e o disclaimer pode ser mudado para {{usável}}.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas