Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Vitória (Canadá)

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
O Inner Harbour, o porto de Victoria.

Vitória (Victoria, em inglês) é a capital da província de Colúmbia Britânica no Canadá. Localiza-se na ponta sul da ilha Vancouver. Foi-lhe dada a alcunha de "cidade-jardim" devido aos Jardins de Butchart, e a outros espaços verdes que preenchem a cidade.

Chegar

  • De barco, via BC Ferries, sai de Tsawwassen, a sul de Vancouver e chega a Swartz Bay, a meia-hora de Victoria.
  • De avião. O Aeroporto Internacional de Victoria tem voos frequentes entre Victoria e Vancouver ou Seattle, e, com menos frequência, Calgary, Edmonton ou Toronto.

Circule

Mapa da Grande Vitória (clique para aumentar).
Mapa da Baixa de Vitória (clique para aumentar).
  • Autocarros, operados pela BC Transit. O serviço de autocarros divide Vitória em duas zonas: a zona da biaxa e os subúrbios. Aqueles que usam o autocarro para andar só numa zona pagam $2.00; aqueles que andam pelas duas zonas pagam $2.75; os que tem menos de 18 e os que tem mais de 65 pagam $1.25 ou $2.00, conforme o "regime" das zonas. Um passe diário custa $6.00; $4.00 para jovens e séniores.
  • Bicicletas. Há muitos locais para arrendamento de bicicletas. Um deles é a CycleBCRentals, na Douglas St., 747, por trás do Empress Hotel. Alugam bicicletas a $6.

Veja

O Canada Day nos Edifícios Legislativos da Colúmbia Britânica.

O Beacon Hill Park é o principal espaço verde da cidade. A sua área de 75 hectares, adjacente à costa sul de Victoria, inclui inúmeros campos de jogo, jardins cuidados, exóticas espécies de plantas e animais, assim como pavões, um pequeno zoo e excelentes vistas do Estreito de Juan de Fuca e das Montanhas Olímpicas. O cricket é jogado no Beacon Hill Park desde meados do século XIX. Cada Verão o Beacon Hill Park recebe vários concertos, e o Luminara Community Lantern Festival.

A extensa rede de parques de Victoria também inclui algumas áreas de habitat natural do Carvalho de Garry, um cada vez mais escasso ecossistema que outrora dominou a região.

Na baixa estão os Edifícios Legislativos da Colúmbia Britânica, o Empress Hotel, o Museu da Estação de Polícia de Victoria, a catedral gótica Christ Church Cathedral, e o Museu Real da Colúmbia Britânica/Teatro Nacional Geográfico IMAX, com exposições sobre os ameríndios locais, história natural e história moderna, entre outros temas. Para além disso ficam também na baixa a casa da artista e escritora Emily Carr, o Royal London Wax Museum, o Zoo de Insectos de Victoria, a Praça do Mercado e os Jardins Submarinos do Pacífico, que mostra a vida marinha na Colúmbia Britânica. A mais antiga (e intacta) Chinatown do Canadá localiza-se na baixa. A Galeria de Arte da Grande Victoria localiza-se perto da baixa, no bairro de Rockland, a vários quarteirões do Castelo de Craigdarroch, construído por James Dunsmuir, e da Casa do Governo, residência oficial do governador da Colúmbia Britânica.

Os Jardins de Butchart.
Numerosos outros edifícios históricos localizam-se no centro da cidade, incluindo: a Escola de Santa Ana (1845); a Casa de Helmcken (1852), construída para o primero médico de Victoria; o Templo Emanuel (1863) a mais velha sinagoga em uso contínuo no Canadá; o Colégio de Angela (1865); a Igreja de Nosso Senhor (1874), construída para abrigar uma congregração anglicana; a Igreja Presbitiriana de Santo André (1890); a Igreja Metodista Metropolitana (1890), o actual Conservatório de Música de Victoria; a Catedral de Santo André (1892); e os Jardins de Cristal (1925), originalmente uma piscina de água salgada, restaurado como conservatório e, mais recentemente, uma atracção turística chamada B.C. Experience, que fechou em 2006.

A Base Naval CFB Esquimalt, na municipalidade adjacente de Esquimalt tem um museu-base dedicado à história naval e militar.

A norte da cidade, na península de Saanich estão os Jardins de Butchart, uma das maiores atracções turísticas na Ilha Vancouver, assim como o Observatório Astrofísico Dominion, os Jardins de Borboletas de Victoria e o planetário Centro do Universo. Importantes museus em Victoria incluem o Museu Real da Colúmbia Britânica e o Museu Marítimo da Colúmbia Britânica. Há também vários sítios históricos naturais próximos a Victoria, tais como o Farol de Fisgard, a Herdade e Escola de Craigflower, o Castelo de Hatley e o Parque de Hatley e a Colina de Forte Rodd, um forte de artilharia costeiro construído nos anos 1890, a oeste da cidade, em Colwood. Também a oeste da cidade fica o Western Speedway.

Faça

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites