Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Viana do Castelo"

Da Wikitravel
Minho : Viana do Castelo
Ir para: navegação, pesquisa
m (Revertidas edições por 87.196.231.26 (disc) para a última versão por Tiagox2)
(De avião)
Linha 31: Linha 31:
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
  
Viana do Castelo não possui um aeroporto, sendo o seu aeroporto mais próximo o '''Aeroporto Internacional Sá Carneiro''' [http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_PORTO/] ([[Porto]]). Uma possibilidade é apanhar o avião até ao [[Porto]] e depois apanhar um transporte até Viana (para informações sobre transportes Porto-Viana do Castelo veja em baixo). Este aeroporto recebe voos frequentes das principais cidades europeias e desde [[Lisboa]] e [[Madeira]]/[[Funchal]].
+
Viana do Castelo não possui um aeroporto, sendo o seu aeroporto mais próximo o '''Aeroporto Internacional Sá Carneiro''' [http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_PORTO/] ([[Porto]]). Uma possibilidade é apanhar o avião até o [[Porto]] e depois apanhar um transporte até Viana (para informações sobre transportes Porto-Viana do Castelo veja em baixo). Este aeroporto recebe voos frequentes das principais cidades europeias e desde [[Lisboa]] e [[Madeira]]/[[Funchal]].
  
 
=== De comboio/trem ===
 
=== De comboio/trem ===

Revisão de 18h48min de 4 de fevereiro de 2011

Viana do Castelo.

Viana do Castelo é uma cidade de Portugal, situada no distrito de mesmo nome. É nesta cidade que desagua o rio Lima e que se realiza a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior de Portugal. Classificada como "Meca da Arquitectura" pela revista londrina Wallpaper, é famosa pelos monumentos dentro e nos arredores da cidade, bem como pela natureza involvente.

Índice

Distritos

Viana do Castelo divide-se em 3 freguesias:

  • Meadela, o distrito mais recente da cidade, sendo há pouco tempo uma freguesia independente.
  • Monserrate, onde se localiza o Campo da Agonia (onde é celebrada a Romaria de Nossa Senhora da Agonia) e a Praia Norte, a única praia dentro da cidade.
  • Santa Maria Maior, onde se localiza o centro histórico, e a maior parte das atracções turísticas de Viana.

Para além destas, podemos definir mais um distrito:

  • Monte de Santa Luzia - O monte é uma das características que mais define a cidade, e contém a sua principal atracção, a majestosa Basílica de Santa Luzia.

Entenda

Lavradeiras na Romaria de Nossa Senhora da Agonia.
"(...) Se o meu sangue não me engana,
Havemos de ir a Viana.
Partamos de flor ao peito,
Que o amor é como o vento.
Quem pára perde-lhe o jeito, (...)" — por Pedro Homem de Melo, cantado por Amália Rodrigues

Viana do Castelo é sede de um município com 314,36 km² de área e cerca de 36.750 habitantes no seu núcleo urbano e 90,654 (2004) em todo o concelho, subdividido em quarenta freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico. As origens do povoamento remontam a antes da era cristã como o comprovam as ruinas de um castro ou citânia no alto da colina de Santa Luzia. Recebeu o seu primeiro foral do rei Afonso III de Portugal em 1258 e o nome de Viana da Foz do Lima em razão da sua localização geográfica; em 1848 foi elevada a cidade por decreto de Dona Maria II, tendo visto então a sua designação alterada para Viana do Castelo.

Lenda do Rio Lima

noframe

Veja o estado do tempo em Viana do Castelo nos próximos dias: msn Meteorologia.

Diz-se que quando as legiões romanas chegaram, no século I a.C., à foz do rio Lima, de tal forma se assombraram com a paisagem que pensaram estar às portas do paraíso, com o Lethes, o rio do esquecimento mesmo à sua frente. E estes homens recusaram-se a dar mais um passo. O cõnsul que os acompanhava, empunhando o estandarte de Roma, atravessou o rio a vau. Aí chegado, chamou os seus homens um por um pelo seu respectivo nome. Só assim se convençeram os soldados que o Lima não era o rio do esquecimento.

Chegar

De avião

Viana do Castelo não possui um aeroporto, sendo o seu aeroporto mais próximo o Aeroporto Internacional Sá Carneiro [1] (Porto). Uma possibilidade é apanhar o avião até o Porto e depois apanhar um transporte até Viana (para informações sobre transportes Porto-Viana do Castelo veja em baixo). Este aeroporto recebe voos frequentes das principais cidades europeias e desde Lisboa e Madeira/Funchal.

De comboio/trem

Estação de Comboios de Viana do Castelo.

A Estação de Comboios de Viana do Castelo fica entre Santa Maria Maior e Monserrate, e desde aí existem comboios de e para quase todas as cidades do país como Lisboa, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Fátima, Figueira da Foz, Portimão, Porto, Guimarães e Guarda.

De autocarro/ônibus

O terminal de autocarros encontra-se na mesma situação que a estação de comboios, entalado entre duas freguesias, e situa-se por trás da estação, debaixo do Estação Viana Shopping. Desde aí pode encontrar autocarros para vários locais no país. A Rodonorte [2] tem ligações com 18 cidades, incluindo Bragança, Chaves, Vila Real, Amarante, etc.

Algumas companhias (como a AVIC) fazem ligação entre Viana do Castelo e cidades como o Porto e Lisboa. Para o horário, veja [3].

De carro

Várias auto-estradas/estradas passam por Viana do Castelo. Aqui estão duas delas:

  • A28 - Liga Viana do Castelo ao Porto, a Matosinhos, Leça da Palmeira, Póvoa de Varzim, Apúlia/Barcelos, Esposende, Vila Praia de Âncora e Caminha.
  • A27 - Liga a cidade a Ponte de Lima e Ponte da Barca.
  • IP9 - Liga a cidade a Braga e Vila Real

Circule

A Ponte Eiffel (desenhada por Gustave Eiffel, o arquitecto da Torre Eiffel em Paris).

A pé

A maior parte das atracções da cidade localizam-se no centro histórico e estão muito perto umas das outras, para além da maior parte das lojas de comércio tradicional da cidade, que ficam no centro histórico. Assim, a maneira mais óbvia de se movimentar na cidade é andar a pé. É também a maneira mais fácil, visto que quase todos (se não todos) os caminhos no centro histórico da cidade são para pedrestes.

De autocarro/ônibus

De carro

O carro é o transporte mais utilizado na cidade, visto a ausência de grandes engarrafamentos e à boa sinalização das ruas.

Aluguer de carros

  • Avis - Rent-a-Car (Rua de Gotim, 35; tel.: +351-258 817 540) [5]
  • Marco Portugal - Rent-a-Car (Rua Emídio Navarro, 9; tel.: +351-258 813 800) [6]
  • Europcar (Praça General Barbosa, 124; tel.: +351-813370) [7]


Veja

Praça da República de Viana do Castelo.

Viana histórica

Castelo de Santiago da Barra.
  • Antigos Paços do Concelho, Praça da República. Edificados no século XVI. Na fachada de granito vê-se o brasão de Viana: uma nave de velas pandas e uma esfera armilar.
  • Chafariz da Praça da República, no centro da Praça da República. Construído por João Lopes em meados do século XVI. Ricamente adornado, foi totalmente construído em granito, com lindas figuras talhadas.
  • Citânia de Santa Luzia, (Por trás da Basílica). Também conhecida por "Cidade Velha", é um dos mais famosos castros do norte português, e um elemento chave para o estuda da romanização desta região. Encontra-se numa localização estratégica para controlar o movimento na foz do Rio Lima, e por isso tem uma vista de cortar a respiração da cidade.
  • Estação de Comboios, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (na Avenida que separa Santa Maria Maior de Monserrate). Um belo edifício, com comboios para todo o país. Em frente da estação há uma estátua que evoca o folclore local, dando as boas-vindas ao viajante.
  • Forte de Santiago da Barra, Campo do Castelo. O forte é constituído por uma muralha quadrangular, tendo no centro a torre de Roqueta. A torre foi construída no reinado de D. Manuel I, ostenta as armas reais, ladeadas pela esfera armilar e pela cruz de Cristo.
  • Gil Eanes, Doca Comercial. É um navio-hospital construído em 1952, que tinha como missão apoiar os navios-mercantes que operavam na Terra Nova. A bordo ainda se pode ver os equipamentos, que, na sua época, era do mais moderno. O navio tem salas de operações, equipamentos de comunicações, câmaras frigoríficas e ainda um casco reforçado para enfrentar os gelos árcticos. Navegou até 1973, e, tal como a frota que protegia, caiu em degradação. Foi salvo da sucata por um grupo de vianenses. Foi então adaptado a pousada da juventude e navio-museu. é uma das maiores atracções da cidade.
  • Ponte Eiffel. A ponte mais velha da cidade, atravessando o Rio Lima até Darque. Recebe o seu nome de Gustave Eiffel, arquitecto da famosa Torre Eiffel, em Paris, que também desenhou esta ponte. Inaugurada em 1878, permitiu a chegada do caminho-de-ferro à cidade, que trouxe grande progresso à cidade.

Palácios e casas

  • Câmara Municipal, Rua Cândido dos Reis (na Casa dos Abreu Távora). Datado de meados do século XVI, o Palácio dos Abreu Távora, que mais tarde seria chamado dos Condes da Carreira, é uma das mais decoradas, imponentes e belas casas senhoriais do Minho, destacando-de as janelas e portas de estilo manuelino. Desde 1972 funciona aqui a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
  • Casa dos Melo Alvim, Avenida Conde da Carreira. Actualmente uma estalagem, é considerado o solar mais antigo da cidade, construído no século XVI. Tem ainda janelas e ameias em estilo manuelino, com alguns acrescentos de finais do século XVI.
  • Casa dos Sá, Praça da República. Também na Praça da República, a sua construção é atribuída a João Lopes, o mesmo arquitecto do chafariz no centro da praça. Cada ameia da fachada tem uma figura humana renascentista esculpida.

Catedrais, igrejas, capelas e conventos

Basílica de Santa Luzia.
Igreja de São Domingos.
  • Basílica de Santa Luzia, (Monte de Santa Luzia). Construída em 1903, é inspirada no Sacré Coeur de Montmartre, em Paris. Da basílica, que se localiza no topo do Monte de Santa Luzia, tem-se espectaculares vistas da cidade e da praia do cabedelo. As melhores vistas são do zimbório da igreja, que pode ser acedido através de um elevador ou por escadas na igreja. Pode-se chegar à basílica a partir do Elevador de Santa Luzia (ver secção Actividades) ou de carro, seguindo a Estrada de Santa Luzia.
  • Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia - Ver a secção museus
  • Catedral, Largo da Matriz. Situa-se no Largo da Matriz, perto da Praça da República. É de estilo gótico com influências galegas, com duas torres encimadas de ameias. Note-se o trabalho que representa os apóstolos e o coro de anjos rodeando a figura de Cristo. No interior da catedral fica a Capela dos Mareantes com uma curios lápide vinda da Ermida de Santa Catarina.
  • Capela das Malheiras, Rua Gago Coutinho. Uma bela capela no coração do centro histórico, parte do palacete dos Malheiro Reimão. Uma das mais imponentes capelas em estilo rococó do país, com um imponente retábulo no seu interior. A maior parte do ano está fechada, mas em alguns anos abre nas Festas de Nossa Senhora da Agonia.
  • Consistório da Misericórdia, Praça da República. O complexo é constituído pelo hospital da misericórdia, cuja fachada renascentista é das mais belas da cidade. A sua construção é também atribuída ao mestre João Lopes, "O Velho". É também constituído pela igreja da Misericórdia. A igreja foi remodelada em meados do século XVIII. No interior há belos azulejos, que retratam obras da Misericórdia.
  • Convento de São Francisco do Monte. Um belo convento no mais completo estado de abandono. Foi um dos três primeiros conventos da ordem franciscana a ser construído em Portugal. Tendo sofrido várias ampliações no decorrer de sua existência, tornou-se eventualmente um oratório, quando seus frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos, em 1625. Posteriormente foi abandonado, talvez devido à sua localização recôndita e de difícil acesso, tendo sido iniciada a sua reedificação em 1751. Encontra-se agora em ruínas, conservando ainda, porém, alguns elementos artísticos e arquitectónicos como testemunho histórico.
  • Igreja da Caridade (Convento de Santa Ana), Rua dos Bombeiros. Datada do século XVI, é uma fantástica igreja com um altar-mor em talha dourada. Foi reconstruido no século XVIII, mas continua a manter muitos elementos quinhentistas. Tem uma das mais belas fachadas da cidade, e é um edifício visto da maior parte da cidade, devido à sua torre.
  • Igreja de Nossa Senhora da Agonia, Campo da Agonia. Situada numa enorme praça, onde ocorre a feira da cidade, é uma construção do século XVIII, com o estilo rocaille patente na fachada principal e no altar-mor. É o ponto central que todos os anos atrai milhares de visitantes à cidade.
  • Igreja de São Domingos, Largo de São Domingos. Igreja do antigo convento de Santa Cruz, fundado pelo Frei Bartolomeu dos Mártires. Edificado no século XVI, tem uma fachada maneirista onde ressaltam belíssimas esculturas em granito. O retábulo barroco da capela mor é um dos mais representativos do chamado "estilo nacional

Viana Moderna

Praça da Liberdade.
  • Axis Viana, Av. Capitão Gaspar de Castro. Este futurístico hotel salta à vista de qualquer pessoa que esteja perto dele. O hotel, completamente preto é composto por uma série de "blocos empilhados" irregularmente, com janelas de vários tamanhos diferentes.
  • Parque Ecológico Urbano, Rua da Argaçosa, 258 845 434 (, fax: 258 809 397), [8]. Horário de Verão (21 de Março-20 de Setembro): Segunda 14h30-18h00, Terça a Sexta 10h00-13h00 e 14h30-18h00, Sábado 10h00-13h00, fechado aos Domingos. Horário de Inverno (21 de Setembro-20 de Março): Segunda 14h30-17h00, Terça a Sexta 09h30-13h00 e 14h30-17h00, Sábado 09h30-13h00, fechado aos Domingos. Recém-inaugurado em 2008, este pequeno parque natural veio dar à cidade um novo pulmão verde. É constituído por 20 hectares de zona verde, perto do rio Lima, incluindo um parque recreativo, um circuito de manutenção, uma zona alagada e uma quinta pedagógica.
  • Praça da Liberdade. Rapidamente a tornar-se o símbolo da Viana do Castelo moderna, a Praça da Liberdade foi desenhada por Fernando Távora. Está rodeada pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, num edifício desenhado por Siza Vieira (um dos maiores arquitectos portugueses) e pelo Coliseu de Souto Moura, que actualmente (2010) ainda não está concluído.

Museus

  • Museu do Traje de Viana do Castelo, Praça da República. Um museu com mais de 900 peças, principalmente trajes tradicionais de festa do Alto Minho (e seus adereços), bem como trajes regionais de trabalho.
  • Museu de Viana, Largo de São Domingos. O Museu Municipal está instalado num edifício composto por duas peças arquitectónicas diferentes mas interligadas num só conjunto. Na fachada da parte antiga observa-se ainda o brasão da família Teixeira Barbosa Maciel, a quem pertenceu o palacete. Na ala nova, inaugurada em 1993, segundo projecto do arquitecto Luís Teles, e com entrada pela Rua General Luís do Rego ou pelo edifício antigo, encontram-se as áreas de exposições temporárias, o auditório, gabinetes de trabalho e depósitos. A colecçâo inclui faianças e mobiliário.
  • Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia, 258 823173. Segunda a domingo das 9h às 12h e das 13h às 17h. Incluído na basílica existe um museu arqueológico. É constituído por uma sala na parte inferior da igreja, onde pode encontrar talha, imagens, azulejos, e mais. Pode também encontrar uma galeria com pinturas a óleo dos benfeitores do Santuário. Gratuita.

Faça

Eventos

  • Festas da Senhora da Agonia. É uma das maiores romarias do país. Ocorre entre 18 e 20 de Agosto. As ruas tem magníficas decorações, incluindo tapetes de flores de vários metros, para o evento central da romaria, a procissão da Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos homens do mar e do Minho. A cerimónio conta com a presença de cabeçudos e gigantones, importados há décadas da Galiza. Abrem os cortejos à frente dos tambores e gaitas dos zés pereiras, numa animação permanente.

Atividades

O elevador da basílica.
  • Elevador da Basílica. É um funicular de duas cabinas, que leva o passageiro da cidade ao monte de Santa Luzia. A viagem dura cerca de 7 minutos, tempo que o funicular leva a percorrer os 600 metros da rampa. A bilheteira situa-se perto do hospital de Viana, na Avenida 25 de Abril. Do elevador tem-se uma magnifica vista da cidade. A viagem termina ao pé da basílica, de onde se tem as melhores vistas da cidade.
  • Dê um passeio - A marina (entre o Castelo de Santiago da Barra e a Praça da Liberdade) é um dos melhores locais para caminhar na cidade, com vista para os barcos do porto, destacando-se o Gil Eanes de entre os demais. Se preferir ter o mar sempre à vista, dirija-se para o pontão da Praia Norte (veja abaixo). Outro bom sítio para passear é a Praça da República, de onde partem as principais artérias do centro histórico da cidade. É enquadrada pelo antigo Hospital da Misericórdia e pela Casa dos Sá. Ao centro há um belo chafariz.
  • Perca-se no centro histórico - O centro histórico de Viana é muito bonito, cheio de belas praças e estreitas ruelas. Percorrer estas ruas e ver os monumentos da cidade é uma das mais interessantes actividades a fazer na cidade. Claro que "perder-se" é só uma maneira de dizer, porque não tem dimensão suficiente para isso.
  • Vá às compras - Santa Maria Maior é muito provavelmente a zona da cidade com maior número de lojas, repartidas pela Rua Sá da Bandeira, pela área da Praça da República e pelo Estação Viana Shopping. É aqui que a maior parte dos vianenses se dirige quando quer comprar alguma coisa.
  • Suba ao Zimbório da Basílica de Santa Luzia - Desde o zimbório da basílica tem-se uma vista privilegiada de toda a cidade para além do porto marítimo e da vizinha povoação de Areosa, para além das praias vizinhas. Pode subir ao zimbório a partir do museu, através de um elevador e de escadas (muito) estreitas.

Praias

Viana do Castelo e, do outro lado do rio, a Praia do Cabedelo.

Existe uma única praia em Viana do Castelo - a Praia Norte (Av. da Praia Note) - que é um bocado pedregosa. No entanto, é um óptimo local para passear, e, se estiver com vontade de ir para a água, vá a uma das piscinas artificiais construídas. É muito recomendada para crianças devido á elevada quantidade de iodo. Existem também várias praias nos arredores de Viana do Castelo, destacando-se:

  • Praia da Amorosa (Amorosa) - Muito frequentada por praticantes de surf e bodyboard, bem como várias famílias desta região.
  • Praia da Arda/Praia do Bico/Praia da Mariana (Perto de Carreço) - Uma das melhores praias da região, muito apreciada por praticantes de surf, e muito perto da cidade. É conhecida pela sua grande beleza, e pelo seu extenso areal.
  • Praia de Afife (Afife) - Muito concorrida, indicada para o surf, devido à agitação das suas águas, e para crianças, devido à ribeira que ali desagua e por vezes forma uma lagoa.
  • Praia da Ínsua (Afife) - Muito concorrida, situa-se no extremo norte da Praia de Afife.
  • Praia de Carreço (Carreço) - Uma zona bastante rochosa, mas rica em ponto de interesse, incluindo os Moinhos de Montedor e o farol mais a norte no território português.
  • Praia de Castelo de Neiva (Castelo de Neiva) - Boa praia, inserida numa zona rural.
  • Praia de Paçô - Bela praia, com boas condições para a pesca desportiva e caça submarina.
  • Praia do Cabedelo (Darque) - Provavelmente a mais famosa praia da cidade, com belas vistas sobre a cidade. Famosa pelas suas condições surf, windsurf e bodyboard, bem como pela sua vida nocturna.

Aprenda

Compre

Produtos regionais

Louça de Viana [9]

É do artesanato mais tradicional da cidade. É vendido em muitas lojas de louça vianenses.. Para saber mais sobre a louça de viana pode visitar o museu de Viana, no Palacete Barbosa Maciel, com um vasto espólio desta.

Brincos de Filigrana

Essencial comprar quando se viaja a Viana do Castelo. Esta região é famosa pelos brincos de filigrana, usados pela lavradeiras que entram na Romaria de Nossa Senhora da Agonia.

  • Centro Comercial 1º de Maio, Praça 1º de Maio, 258 829 932. O primeiro centro comercial a ser construído em Viana do Castelo, que actualmente se encontra um pouco vazio e tem poucas lojas. No topo do centro comercial há um restaurante, o Verde Viana Fragata.
  • Centro histórico. Desde lojas de roupa e livrarias a cafés, restaurantes e esplanadas, tudo pode ser encontrado no centro histórico da cidade. As zonas do centro histórico com maior concentração de lojas são a Rua Manuel Espregueira e a área em volta da Praça da República.
  • Rua Manuel Espregueira - É das ruas mais compridas do centro histórico vianense, tendo bastantes casas antigas e de feição nobre, em cujo rés-do-chão funciona comércio de todo o tipo.
  • Continente Viana do Castelo, Quinta do Ameal - Meadela. Um grande hipermercado entre Meadela e Santa Maria Maior, que vende todo o tipo de coisas.
Estação Viana Shopping visto da Estação de Comboios.
  • Feira Semanal. Realiza-se todas as sextas no Campo da Agonia, junto ao Forte de Santiago da Barra. Tem de tudo, desde roupas até flores, produtos hortícolas, alfaias agrícolas, ferramentas e muito mais.
  • Estação Viana Shopping, Av. General Humberto Delgado, 101. Shopping Centre no centro vianense, com várias lojas e restaurantes.

Coma

As especialidades da cidade são o Bacalhau à Margarida da Praça, a Pescada Vianense, o caldo verde, as belouras, os chouriços de verde, as sanguinhas, os robalos no forno, o galo de cabidela, o leite-creme queimado, a torta enrolada, os manjericos, as empadas de lampreia do Natário.

Econômico

  • Astúrias, Largo 5 de Outubro, +351 258 823 814.
  • Átrio, Rua da Gramática, 77, +351 258 823 944.
  • Covas, Rua Prior do Crato, +351 258 828 376.
  • A Messe, Rua de Viana, 112, +351 258 825 668.
  • As Quatro Colunas, Rua João Paulo II - Meadala, +351 258 845 425.
  • Taberna do Valentim, Rua Monsenhor Daniel Machado, 180, +351 258 827 505. Tasca que serve à base do peixe que vem da lota.

Médio

  • Casa D'Armas (Largo 5 de Outubro, 30; Tel.: +351-258 824 999) - Referência em relação a pratos de marisco e peixe. Situa-se num edifício à beira Lima.</eat>
  • Casa de Pasto Maria de Perre, Rua de Viana, 118, +351-258 822 410. Casa de comida tradicional minhota, um dos melhores restaurantes da cidade.
  • ContextoDesign, Rua do Hospital Velho, 16, +351-258 845 655, [10]. Espaço moderno, urbano, interactivo com interiores.
  • Cozinha das Malheiras, Rua Gago Coutinho, 19, +351-258 823 680. Casa de cozinha regional no centro histórico. É famosa pelos rojões, assim como pelo cabrito e pelo marisco.
  • Meadela Pizza Grill, Praça da Linha do Vale do Lima, 44, 258845186. Aclamada como uma das melhores pizzarias da cidade, a Meadela Pizzaria Grill serve óptimas pizzas num espaço moderno e agradável.
  • Pikáki (Café/Petiskos/Restaurante Típiko), Azenhas D. Prior (Junto á Praça de Touros), +351-258824428/916648013/967855679 (). Espaço situado em pleno Parque da Cidade com 3 espaços distintos: zona de petiscos e fumadores, restaurante com capacidade para 130 pessoas e esplanada panorâmica. Oferecemos o melhor serviço pelo melhor preço! Pratos tipicamente minhotos, aliados a pratos exóticos (crocodilo, zebra, kanguru, perninhas de rã), passando por deliciosos petiscos para uma boa tarde bem passada! Apareçam que vale a pena! Cá vos esperamos!
  • Restaurante Camelo, Rua de Santa Marta 119 Estrada Nacional 202 - Santa Marta de Portuzelo, +351-258 839 090. Um dos melhores lugares para experimentar a comida tradicional minhota.
  • Restaurante Náutico, Praça da Galiza, +351-258 822 330.
  • Restaurante O Laranjeira, Rua Manuel Espregueira 24, 258822258 (fax: 258821902). Com excelentes pratos caseiros, tem um ambiente agradável e acolhedor.
  • Largo de São Domingos, 35, +351258 826 039 / +351 914 462 301, [11]. O restaurante O Pescador situa-se no centro histórico de Viana do Castelo. Surpreenda-se com o saboroso arroz de tamboril, a feijoada de marisco e os diversos peixes grelhados. No final saboreie as sobremesas tradicionais.

Esbanje

A cidade vista desde o restaurante da Pousada de Santa Luzia.
  • Restaurante Ásia, Avenida da Praia Norte, 258 838 372. Restaurante de comida Asiática à beira da Praia Norte. Tem comida vietnamita, chinesa, japonesa, coreana e tailandesa.
  • Restaurante da Casa Melo Alvim, Avenida Conde da Carreira, 28, +351-258 808 200.
  • Restaurante da Pousada de Santa Luzia, [12]. Para além da maravilhosa vista da basílica e da cidade, o restaurante da Pousada de Santa Luzia tem deliciosos pratos regionais, incluindo arroz de cabidela e rojões à minhota.
  • Restaurante Saleiro, Avenida de Cabo Verde (no Hotel Flôr-de-Sal), 258800100 (fax: 258800101), [13]. Situados num dos mais modernos hotéis de Viana, tem mesas com óptimas vistas do oceano, desde onde pode apreciar pratos de apresentação cuidada. A comida resulta de uma fusão entre o tradicional e o contemporâneo.
  • Tasquinha da Linda, (Doca das Marés A-B), 258847900 (), [14]. Localizado à beira mar, é uma referência incontornável na cozinha vianense, muito elegante e confortável. Sem dúvida o melhor restaurante de peixe da cidade.

Beber e sair

  • Casa Natário, Rua Manuel Espregueira, 37. Tem vários doces tradicionais de Viana, como biscoitos de Viana, pão-de-ló, empadas de pato, salmão e lampreia, folhados de camarão.

Bares e discotecas

  • Azeiteiro Bar, Rua Trigo, +351-258 811 710. O local ideal ara descontraír.
  • B.A, Rua Manel Espregueira. Bar académico onde as quintas prevalecem.
  • Caffe del Rio, Avenida 5 de Outubro (Cais de Viana, loja 1), +351-96 4611647. Situado no Cais de Viana (com vário outros cafés, bares e discotecas), esta discoteca é famosa pela sua localização priveligiada e pela música.
  • Casting Bar, Rua Nova de São Bento 120, +351-258 827 209. Distingue-se pelas suas festas temáticas.
  • Coffee, Rua de Monserrate, 384, +351-96 8519694.
  • Discoteca OFF, Rua de Monserrate. Uma das discotecas mais populares da cidade, muito procurada pelas ladies nights, aos sábados. Tem frequentemente DJ's convidados.
  • Discoteca PROSAK, Avenida Cabo Verde, nº 36, [15]. Também uma discoteca muito popular entre os vianenses.
  • Glamour Music, Rua Bandeira, 185, +351-258 822 963, [16]. Tem música ao vivo nas quinta-feiras.
  • Insense Oriental Lodge, Avenida 5 de Outubro Lj. H (Cais de Viana), +351-223 744 422. Bar indiano com chá, sheesha e chamuças.
  • S Bar, Rua de Viana, 69, +351-96 6811915. Visitado pelas individualidades da cidade, bem como por jovens. Música, com muitos êxitos.

Durma

Económico

O Navio-museu Gil Eanes, onde também está instalada uma Pousada da Juventude.
  • Residencial Calatrava, Rua Manuel Fiúza Júnior, 157 (Perto da Ponte Eiffel e da Igreja do Carmo), +351 258 828 911 (, fax: +351 258 828 637).
  • Albergaria Margarida da Praça, Largo 5 de Outubro, 58 (Na marina de Viana do Castelo, perto da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra), +351 258 809 630 (, fax: +351 258 809 639), [17].
  • Pousada de Juventude de Viana do Castelo, Rua de Limia, +351 258 800 260 (, fax: +351 258 800 261), [18].
  • Pousada de Juventude de Viana do Castelo - Navio de Gil Eanes, Doca Comercial (No Navio-museu Gil Eanes), +351 258 821 582 (, fax: +351 258 826 251), [19].

Médio

  • Pensão Alambique, Rua Manuel Espregueira, 86, +351 258 823 894 (, fax: +351 258 821 364).
  • Pensão Laranjeira, Rua General Luís do Rego, 45 (No centro histórico de Viana do Castelo, muito perto da Praça da República), +351 258 822 261 (, fax: +351 258 821 902), [20].
  • Hotel do Parque, Praça da Galiza, +351 258 828 605 (fax: +351 258 828 612), [21].
  • Hotel Viana Sol, Largo Vasco da Gama, +351 258 828 995 (fax: +351 258 823 401), [22].
  • Hotel Rali, Av. Afonso III, 180, +351 258 829 770 (fax: +351 258 820 060), [23].
  • Hotel Aliança, Av. dos Combatentes da Grande Guerra, +351 258 829 498 (fax: +351 258 825 299).
  • Pensão Jardim, Largo 5 de Outubro, 68 (Na marina de Viana do Castelo, perto da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra), +351 258 828 915 (, fax: +351 258 828 917), [24].
  • Casa dos Costa Barros - Turismo de Habitação, Rua de S. Pedro, 22 a 28, +351 258 823 705 (, fax: +351 258 824 383), [25].

Esbanje

Pousada de Santa Luzia.
  • Pousada de Viana do Castelo - Monte de Santa Luzia, Hotel de Charme, Monte de Santa Luzia 4901-909 Viana do Castelo, +351-258 800 370 (, fax: +351-258 828 892), [26].
  • Hotel Flôr de Sal, Av. de Cabo Verde 4900-350 Viana do Castelo, +351-258 800 101 (, fax: +351-258 800 101), [27].
  • Axis Viana Business & SPA Hotel, Av . Capitão Gaspar de Castro 4900 Viana Do Castelo, +351-258 802 000 (, fax: +351-258 802 001), [28]. Single - 76 a 140 euros.
  • Casa Melo Alvim, Avenida Conde da Carreira, 28, +351-258 808 200 (fax: +351-258 808 220), [29].
  • Casa do Ameal - Turismo de Habitação, Rua do Ameal, 119 - Meadela, +351-258 931 750 (fax: +351-258 741 444), [30].

Mantenha contato

O código telefónico para a área da cidade de Viana do Castelo é 258. O posto dos correios situa-se na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Cyber Cafés

  • Zeppelin, Rua do Tourinho, 41, +351-258 813 540.

Segurança

É uma cidade muito segura, com um crime baixo.

Saúde

  • Centro Hospitalar do Alto Minho, Estrada de Santa Luzia, 258 802 100.
  • Centro de Saúde de Viana do Castelo, Rua Nova de Santana, 258 828 298.
  • Centro de Saúde de Viana do Castelo (Extensão Dr. Tiago de Almeida), Rua Dr. Tiago de Almeida, 258 823 324.
  • Hospital Particular de Viana do Castelo, Rua de São João - Santa Maria Maior, 258 808 030.

Quotidiano

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Nossa Senhora da Peneda.
  • Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Praça da Liberdade. Localiza-se num edifício desenhado por Siza Vieira, um dos maiores arquitectos portugueses.
  • Posto de Turismo de Viana do Castelo, Rua do Hospital Velho (Praça da Liberdade).
  • Teatro Municipal Sá de Miranda, Rua Sá de Miranda.

Lavandarias

  • Lavandaria Moderna (Tel.: 258 331 856) - R. Rosas 1060 Viana do Castelo, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO 4935-139.
  • Lavandaria Bessa (Tel.: 258 842 039) - Rua João Paulo II - Viana do Castelo.
  • Lavandaria Concha (Tel.: 258 827 584) - S. Vicente - Meadela.
  • Lavandaria Gaivota (Tel.: 258 822 411) - Praça Frei Gonçalo Velho, 65 - Viana do Castelo.
  • Lavandaria Pimpolho (Tel.: 258 829 871) - Largo Cidade Baía - Lote 20 - R/C - Loja E-F.
  • Lavandaria Secajá (Tel.: 258 829 595) - Rua de Rubins, 109/111 - Monserrate.
  • Press To Lavandaria (Tel.: 258 843 843) - Rua da Igreja, 1 - Meadela.
  • Spumactive (Tel.: 258 731 019) - Largo Capitão Gaspar Castro.

Partir

  • Vila Praia de Âncora tem também vários monumentos históricos, como o Forte da Lagarteira e, nos arredores, o da Areosa, assim como a Capela de S. Pedro de Varais.
  • Em Monção, realiza-se a Festa da Coca em Junho, por ocasião do Corpo de Deus que remonta ao século XVI. Encena-se a luta entre o bem e o mal, representados respectivamente, por S. Jorge e pela Coca, um dragão em Madeira pintada movimentado por um grupo de homens.
  • A Praça-Forte de Valença é das maiores atracções da região. Trata-se de uma obra de arquitectura militar gótica e barroca cujos primeiros muros foram construídos no século XIII e que actualmente possui um sistema abaluartado, tipo Vauban, edificado nos séculos XVII e XVIII.
  • A Serra de Arga, nas proximidades da cidade, é uma paisagem magnífica, separando os vales do Minho e do Lima. A serra, que chega aos 800 metros de altura, compreende, num vale coberto de vegetação, o Santuário de São João de Arga. Neste Santuário realiza-se uma famosa romaria que reune um grande número de pessoas à volta do santuário.
  • A algumas horas de Viana fica o Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, inspirado no Bom Jesus de Braga. É composto pelo chamado escadório das virtudes, pela igreja principal e pelo terreiro dos Evangelistas.


Rotas por Viana do Castelo
FIM  O noframe E  Ponte de Lima
Caminha ← Vila Praia de Âncora ←  N noframe S  EsposendePorto
FIM  O noframe E  Ponte de LimaBraga





Este artigo é um guia. Ele tem muita informação, incluindo listas de hotéis, restaurantes, atracções e informação sobre chegada e partida. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Este artigo contém conteúdo do artigo Convento de São Francisco do Monte , da Wikipedia. Veja o de São Francisco do Monte}}&action=history histórico dessa página para a lista de autores.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites