Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Tomar"

Da Wikitravel
Santarém : Tomar
Ir para: navegação, pesquisa
 
(Uma edição intermédia de um utilizador não apresentada)
Linha 55: Linha 55:
  
 
==Partir==
 
==Partir==
{{FicaEm|Santarém_(distrito)}}
+
{{FicaEm|Ribatejo}}
 
[[WikiPedia:Tomar]]
 
[[WikiPedia:Tomar]]
 +
[[en:Tomar]]

Edição atual desde as 12h09min de 9 de setembro de 2010

Tomar é uma cidade de Portugal.

Índice

História[editar]

Tomar, cidade templária, situa-se no distrito de Santarém. Fundada no dia 1 de Março de 1160, com o nome Thomar, beneficiou de grande desenvolvimento no século XIV, com a permanência do Infante D. Henrique enquanto administrador da Ordem de Cristo. Podemos, no entanto, datar a fixação humana neste local desde há cerca de 30 000 anos, restando desta ocupação, marcas de vivência e utensilios. Foi aqui, também, em meados de séc. VII, que teve lugar a famosa lenda de Santa Iria.

Lenda de Santa Iria[editar]

"Iria, uma jovem, tão rica em dotes físicos como morais, teve uma educação religiosa no convento beneditino de Santa Clara.

Quando a jovem atingiu a adolescência, o abade beneditino , seu tio materno, confiou a sua educação ao monge Remígio que considerava digno de tão delicada missão.

Iria cedo reuniu a simpatia das religiosas e das pessoas da povoação, em especial dos moços e fidalgos, que disputavam entre si as virtudes da noviça, entre os quais se destacava o jovem Britaldo que, rendido a tanta beleza, se apaixonou loucamente. Esta, porque tencionava dedicar a vida ao serviço de Deus, sempre repeliu as suas propostas amorosas. Britaldo, louco de amor, adoeceu. Iria, movida pela caridade cristã, consolou-o e convenceu-o da impossibilidade do seu casamento, pois fizera voto de virgindade.

Dos amores de Britaldo teve conhecimento o monge Remígio, a quem a beleza da donzela também não era indiferente. Louco de ciúmes, o monge fez com que Iria tomasse uma tisana embruxada, provocando-lhe sinais de gravidez.

Britaldo, julgando-se ludibriado encarregou um seu subordinado de matar Iria.

E assim, a 20 de Outubro de 653, quando Iria rezava devotamente as suas orações numa capelinha junto ao rio Nabão, o vil sicário, enterrou-lhe no peito um punhal, lançando o seu corpo às águas.

O corpo de Iria, segundo reza a lenda foi indo rio abaixo, indo parar finalmente em Scalabis.

A partir daí Scalabis tomou o nome da Santa Virgem e Mártir, Sant'Iria, hoje Santarém."

Chegar[editar]

De comboio/trem[editar]

A estação de comboios de Tomar é terminal. Tem comboios directos a Lisboa de hora a hora (com algumas excepções nas horas de menor tráfego. Aos fins-de-semana os horários também são mais limitados. Para outros destinos, pode sempre apanhar um comboio até ao Entroncamento e seguir daí até, praticamente, qualquer destino. Para horários e mais informações: [1]

De autocarro/ônibus[editar]

Existem carreiras regulares que ligam Tomar a outras cidades

De carro[editar]

Tomar está localizada a pouco mais de 1 hora de Lisboa. Vindo de Norte ou de Sul, tem como via mais directa a A1. Ao km94, tem a saída para a A23, siga por essa estrada até ver a indicação de Tomar pela IC3. 5 a 10 minutos mais tarde verá a placa indicativa de sáida para Tomar pela N110. Siga por aí e dentro de poucos minutos chegará ao destino.

Veja[editar]

  • Igreja de São João Baptista
  • Igeja de Santa Maria do Olival
  • Sinagoga
  • Castelo e Convento de Cristo - considerado Património Mundial pela Unesco
  • Igreja e Convento de Santa Iria
  • Jardim e Roda do Mouchão
  • Museu dos Fosforos, no Convento de São Francisco
  • Aldeia de Cem Soldos

Faça[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Durma[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites