Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Santa Maria"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Entenda)
m (Revertidas edições por 189.16.205.10 (disc) para a última versão por Sylx100)
Linha 4: Linha 4:
  
 
==Entenda==
 
==Entenda==
Os mais antigos moradores de Santa Maria dos quais se tem conhecimento, eram os índios Minuanos, que habitavam uma região do município conhecida como Coxilha do Pau Fincado - mais para a região da campanha - e os Tapes, em maior número, que viviam na serra.
 
 
Em 1777 Portugal e Espanha assinam o Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, que previa a devolução de terras ocupadas ilegalmente por ambas as partes. O Guarda de Santa Maria ficava na fronteira entre as terras dos dois países.
 
 
Entre março e abril de 1787 uma comissão mista (espanhola e portuguesa) passa pela região onde atualmente situa-se Santa Maria. O atual território santa-mariense foi dividido em sesmarias. A parte onde se encontra a cidade hoje em dia foi dada a Francisco de Amorim que logo a vendeu ao Padre Ambrósio José de Freitas. A chamada 1ª Subdivisão da Comissão Demarcadora de Limites da América Meridional chefiada pelo engenheiro e astrônomo José Saldanha segue adiante até Santo Ângelo.
 
 
Diante de desentendimentos em relação aos limites dos dois territórios e da desavença com o comissário espanhol, D. Diogo de Albear, em 1797, a 2ª Subdivisão Demarcadora, sob comando do Coronel Francisco João Róscio retorna para Santa Maria.
 
 
Montam acampamento onde atualmente fica a Praça Saldanha Marinho e a Rua do Acampamento. Especula-se que a comissão mais outros que vieram das imediações somavam cerca de 400 pessoas, no pequeno povoado.
 
 
O acampamento fica conhecido por Acampamento de Santa Maria, mais tarde soma-se Boca do Monte ao nome, apelido dado pelos espanhóis, por ficar na entrada da serra que leva a São Martinho. Onde ficavam os ranchos dos demarcadores surgiu a Rua São Paulo (hoje conhecida por Rua do Acampamento) e pouco depois surgiu a Rua Pacífica (depois chamada Rua do Comércio e atualmente Rua Dr. Bozano) que levava ao Passo da Areia.
 
 
Em 1828 chega o 28º Batalhão de Estrangeiros, composto por alemães assalariados para lutar contra os orientais na Guerra Cisplatina, isso intensifica o povoamento da região. Após a dissolução da tropa, muitos militares optaram por ficar em Santa Maria, atraindo colonos de São Leopoldo e região e iniciando o ciclo de colonização germânica.
 
 
Santa Maria foi elevada à condição de Vila, separando-se de Cachoeira do Sul, em 1857. O município foi criado em 16 de dezembro de 1857 e instalado em 17 de maio de 1858.
 
  
 
==Chegar==
 
==Chegar==

Revisão de 21h01min de 12 de fevereiro de 2009

Para outros locais com este mesmo nome, veja Santa Maria (desambiguação).

Santa Maria é uma cidade do Rio Grande do Sul

Índice

Entenda

Chegar

Veja

Faça

Compre

Coma

Beba e saia

Durma

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites