Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha

Da Wikitravel
Ilhas do Oceano Atlântico : Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
Revisão das 11h25min de 6 de julho de 2012 por 200.252.135.73 (discussão)

(dif) ← Revisão anterior | Ver revisão atual (dif) | Revisão posterior→ (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira
Sh-flag.png
Informações Básicas
Capital Jamestown
Governo Território britânico ultramarino
Moeda Libra de Santa Helena (SHP)
Área 420 km2
População 5.661 (censo de 2008)
Idioma Inglês
Religião Anglicanos (maioria)
Eletricidade 240V/50Hz (plug britânico)
Código telefônico +290 (na ilha de Ascensão, +247)
Internet TLD .sh e .ac
Fuso horário UTC+0



Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha [1] é um território britânico ultramarino e um território ultramarino da União Europeia, sendo constituído pelas ilhas de Santa Helena, Ascensão, Gough (ou Gonçalo Álvares) e pelo grupo de Tristão da Cunha. Está localizado no centro do Oceano Atlântico Sul, a meio caminho entre a América do Sul e a África. Até 1 de setembro de 2009, quando entrou em vigor uma nova constituição que deu igualdade de estatuto dentro do território entre as três ilhas, o território era conhecido por Santa Helena e Dependências, sendo informalmente chamado apenas Santa Helena. [2]

O território é conhecido em todo o mundo por abrigar a estratégica Base Aérea da Ilha de Ascensão, além de ter sido o local do exílio de Napoleão Bonaparte, que esteve aprisionado na ilha de Santa Helena durante os seus últimos cinco anos de vida (de 1815 a 1821).

Já o arquipélago de Tristão da Cunha, é notoriamente conhecido por ser a região habitada mais remota da Terra.


Regiões[editar]

Sh-map.png

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Inabitada até ser descoberta pelos portugueses em 1502, a ilha de Santa Helena foi militarizada pelos britânicos dutrante o século XVII, para ser usada como base para os navios em rota de/para o Oriente. Sua fama deve-se ao fato de ter sido local de exílio e prisão de Napoleão Bonaparte entre 1815 e 1821. Sua importância portuária entrou em declínio com a abertura do Canal de Suez, no Egito, em 1869. Além de Santa Helena, também integram o território a ilha de Ascensão, onde está localizada a única base aérea do território; o grupo de Tristão da Cunha, onde está localizado o povoado de Edimburgo dos Sete Mares; além da Ilha Gough, onde há uma estação metereológica. O povoado de Edimburgo dos Sete Mares e a estação meteorológica da ilha Gough são os locais habitados mais remotos do mundo.

A ilha de Santa Helena é o habitat de muitas tartarugas, inclusive uma que tem a fama de ser a mais velha do planeta. Havia também muitas dermapteras, insetos que chegavam a 8 cm de comprimento, extintos pela coleta científica.

Chegar[editar]

De avião[editar]

O único aeródromo existente no território é a Base Aérea da Ilha de Ascensão, onde existem vôos charters semanais operados a serviço do Ministério da Defesa do Reino Unido, nos quais são disponibilizados 20 assentos para passageiros civis. Não existem aeroportos na ilha de Santa Helena e no arquipélago de Tristão da Cunha, sendo que as obras do futuro Aeroporto de Santa Helena estão previstas para serem iniciadas até 2015.

Passagens aéreas para a Ilha de Ascensão (em inglês)

De navio[editar]

O navio RMS St Helena faz viagens regulares entre Santa Helena e Cidade do Cabo e frequentemente chega ainda a Ascensão e Tristão da Cunha.

Circule[editar]

Em Santa Helena há um serviço regular de linhas de ônibus [3] com várias rotas pela ilha.

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites