Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Praia

Da Wikitravel
Ilhas de Sotavento : Ilha de Santiago : Praia
Revisão das 17h45min de 28 de novembro de 2009 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Ilhéu de S.ta Maria visto do miradouro Diogo Gomes

Praia é a capital e maior cidade de Cabo Verde. Esta cosmopolita cidade é também um dos maiores centros culturais, económicos e turísticos do arquipélago. Apesar de sub-desenvolvida esta cidade afro-latina ainda atrai alguns turistas de todo o mundo.

Entenda

O centro da cidade fica num planalto, ou Plateau com vista para a baía a sudeste. O aeroporto fica a alguns quilómetros nordeste. Alguns quilómetros a sul do centro fica a área da Prainha, com duas belas praias e mais algumas opções de alojamento.

Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira e alguns hotéis turísticos.

História

Fundada em 1615, foi inicialmente utilizada como porto clandestino. Em 1770 passou a ser a capital do país, substituindo a Ribeira Grande. Em 1858, com a elevação do estatuto de vila para cidade, Praia ficou definitivamente a capital de Cabo Verde, concentrando as funções de centro político, religioso e económico.

Inicialmente, os portugueses só consideravam a zona do planalto como parte da cidade, logo esta era a única área da cidade digna de ser urbanizada e aí se concentravam todos os serviços. Foi só depois da independência que se aceitou a realidade que a cidade da Praia já englobava também todos os bairros circundantes. A população da cidade aumentou drasticamente após a independência, e em trinta anos quadruplicou a sua população.

Chegar

De avião

Aeroporto Internacional de Praia.

Praia tem um aeroporto internacional. A TACV (a companhia nacional) [1] e a TAP realizam voos para vários destinos. O aeroporto recebe voos internacionais procedentes da Europa (Amesterdão, Lisboa, Munique, Paris), da América do Sul (Fortaleza), da América do Norte (Boston) e de África (Dakar, Banjul, Ilhas Canárias), além dos voos domésticos.

Um voo de São Vicente ou Sal até à cidade dura 45 minutos. Um voo desde Boa Vista dura só meia-hora.

Táxis desde o aeroporto de Praia custa cerca de 500 escudos. Após as 18:00h custa cerca de 1000 escudos.

De barco

Alguns cargueiros podem aceitar passageiros e existem serviços regulares entre as ilhas de Santiago (onde se situa Praia), Fogo e Brava; no entanto, estes usam-se principalmente para transporte de mercadorias e são inconsistentes. Uma viagem por mar entre a pequena ilha de Brava e a Cidade da Praia dura cerca de doze horas.

De carro

Para passeios pela Ilha de Santiago, a partir de Praia, o aluguer de carro é disponível e as estradas apresentam boas condições. Um carro simples custa, para aluguer por 24 horas, cerca de 45 euros. A loja CVRent, (situa-se na Prainha; tel.: (238) 2611112) providencia um bom serviço.

Circule

A cidade tem um serviço de autocarros, mas, a melhor maneira de se deslocar é nos táxis sempre disponíveis e em boas condições. De táxi desde o Plateau à Prainha, custa 150 escudos, pouco mais que 1 euro.

Uma boa maneira de visitar a cidade e a ilha é de bicicleta, mas poucos lugares alugam bicicleta; considere trazer uma sua.

Aluguer de Carros

Os carros custam cerca de CVE4500 por dia, incluindo taxa e seguro, com os primeiros 100 km grátis (CVE0.10 por quilómetro após os 100 km). Com o crescimento do turismo, mais lojas internacionais de aluguer de carro abrem loja. Veja no aeroporto quando chegar.

  • Alucar (alucarst@mail.cvtelecom.cv; Av. Manuel Matos, Praia; tel.: 2615 801)
  • CVRent (situa-se na Prainha; tel.: (238) 2611112)
  • Europcar (Avenida Cândido dos Reis; tel.: (238) 618484) - Tem também uma sucursal no Hotel Pestana Trópico.

Veja

Catedral de Praia
  • Antiga Câmara Municipal - Com uma torre central quadrada e em estilo classicista.
  • Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Catedral de Praia - Foi construída em 1902 em estilo classicista.
  • Monumento de Diogo Gomes - Ver abaixo: "Miradouro Diogo Gomes"
  • Palácio Presidencial - Foi construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Actualmente é a residência oficial do presidente de Cabo Verde.
  • Palácio da Assembleia - Aqui fica sediada a Assembleia Nacional de Cabo Verde [2].
  • Museu Etnográfico - Situado numa casa histórica no centro antigo da cidade, que pretende exibir a memória do povo cabo-verdiano, através da mostra de objectos antigos, que fazem, ou já fizeram, parte do quotidiano, tais como panelas, potes, fogareiros, moringos (bilhas de água), etc.

Miradouros

  • Cruz do Papa - É uma grande cruz, com uma bela vista sobre a praia de Quebra Canela.
  • Miradouro Diogo Gomes - Um monumento ao descobridor do arquipélago, com vista sobre o Ilhéu de Santa Maria.

Faça

Eventos

Cabo Verde é um povo festivo, e como tal existem várias festas na cidade. A mais importante é o Carnaval, com semelhanças ao brasileiro, além dos bailes, os cortejos de rua com máscaras, formados espontaneamente pelo povo, são o ponto alto da festa.

Para além do Carnaval existem também festas religiosas. Normalmente começam com a celebração de uma missa ou uma procissão realizada em honra de um santo, mas a música e a dança não tardam a surgir.

Actividades

  • Aprenda a surfar ou a fazer esqui-aquático. Cabo Verde tem algumas das melhores ondas do mundo, e alguns hotéis oferecem lições destas modalidades.
  • Praias - Algumas praias na cidade: a praia de Quebra Canela (Uma bela praia, frequentemente usada tantos pelos nativos como pelos turistas. Muitas pessoas aproveitam o horário de almoço para fazer exercício e nadar na praia); praia da Prainha; praia da Gamboa; praia Negra.

Aprenda

  • Universidade de Cabo Verde (Reitoria - Praça António Lereno, Praia, Santiago, Cabo Verde; tel.: + (238) 261 99 04; fax: + (238) 261 26 60; e-mail: reitoria@adm.unicv.edu.cv)
  • Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Caixa Postal 775, Praia, Cabo Verde; tel.: +238 2609000; fax: +238 260 9020)

Compre

Mercado Central de Praia.

Os panos coloridos com padrões feitos no país são muito bonitos. Vale a pena comprá-los como lembrança da viagem.

  • Mercado Central (Avenida Amílcar Cabral; sub a a avenida desde a Praça Albuquerque, onde está a Antiga Câmara Municipal) - Aqui, as mulheres chegam de manhã cedo para vender frutas, legumes, peixe e artesanato. O ambiente vibrante do mercado capta a atenção de todos os viajantes.

Coma

  • Cybercafé Sofia. Um bom lugar para provar a comida local. (14.919648,-23.507438)
  • O Poeta (Achada de Santo António, Praia; tel.: 2 613800; fax: 2 611603; rest.poeta@cvtelecom.cv): Situa-se ao lado da Embaixada de Portugal, e tem uma bela vista para a Prainha. Tem um ambiente sofisticado e os preços variam. É visitado por muitos turistas e pessoas ricas. A lula grelhada com queijo acompanhada de legumes é óptima.
  • Sovaco de Cobra - Fica na Terra Branca, num lugar simples, que permite conhecer o interior da cidade. O seu mau aspecto esconde a qualidade do sítio.
  • Casa Nova - Um restaurante simples no Plateau, com ar condicionado. Cozinha portuguesa. Bom bacalhau com batata.
  • Kapa - Uma pizzaria junto da junto à praia de Quebra-Canela, de onde se pode admirar um belo pôr-do-sol. A pizza é boa, mas ,ao pedir uma Marguerita, saiba que fazem esta pizza com queijo e presunto.
  • Dragoeiro (Achada S.Antonio, Praia; tel.: 2 623335) - Um bom lugar para entrar em contacto com os cabo-verdianos. Famoso pelo seu frango na brasa.
  • Beramar Grill (Chã D’Areia, Praia; tel.: 2612826) - Oferece bom peixe, especialmente a sua famosa barriga de atum e o bacalhau com vinho branco do Fogo. O preço não é baixo.

Beber e sair

Durma

Económico

Médio

Esbanje

Mantenha contacto

Segurança

Saúde

Quotidiano

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites