Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Praia"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Chã d'Areia)
(Veja)
Linha 50: Linha 50:
 
* '''Igreja de Nossa Senhora da Graça''' ou '''Catedral de Praia''' - Foi construída em 1902 em estilo classicista.
 
* '''Igreja de Nossa Senhora da Graça''' ou '''Catedral de Praia''' - Foi construída em 1902 em estilo classicista.
 
* '''Monumento de Diogo Gomes''' - Ver abaixo: "Miradouro Diogo Gomes"
 
* '''Monumento de Diogo Gomes''' - Ver abaixo: "Miradouro Diogo Gomes"
* '''Palácio Presidencial''' - Foi construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Actualmente é a residência oficial do presidente de Cabo Verde.
+
* '''Palácio Presidencial''' - Foi construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português.  
 
* '''Palácio da Assembleia''' - Aqui fica sediada a Assembleia Nacional de Cabo Verde [http://www.parlamento.cv/].
 
* '''Palácio da Assembleia''' - Aqui fica sediada a Assembleia Nacional de Cabo Verde [http://www.parlamento.cv/].
 
* '''Museu Etnográfico''' - Situado numa casa histórica no centro antigo da cidade, que pretende exibir a memória do povo cabo-verdiano, através da mostra de objectos antigos, que fazem, ou já fizeram, parte do quotidiano, tais como panelas, potes, fogareiros, moringos (bilhas de água), etc.
 
* '''Museu Etnográfico''' - Situado numa casa histórica no centro antigo da cidade, que pretende exibir a memória do povo cabo-verdiano, através da mostra de objectos antigos, que fazem, ou já fizeram, parte do quotidiano, tais como panelas, potes, fogareiros, moringos (bilhas de água), etc.

Revisão de 20h46min de 24 de junho de 2012

Ilhéu de S.ta Maria visto do miradouro Diogo Gomes

Praia é a capital e maior cidade de Cabo Verde. Esta cidade é também um dos maiores centros culturais, económicos e turísticos do arquipélago. Embora não se compare a uma metrópole ocidental, o cosmopolitismo de Praia consegue ainda atrair turistas de vários cantos do mundo.

Índice

Entenda

O centro da cidade fica num planalto, ou Plateau com vista para a baía a sudeste. O aeroporto fica a alguns quilómetros nordeste. Alguns quilómetros a sul do centro fica a área da Prainha, com duas belas praias e mais algumas opções de alojamento.

Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira e alguns hotéis turísticos.

História

Fundada em 1615, foi inicialmente utilizada como porto clandestino. Em 1770 passou a ser a capital do país, substituindo a Ribeira Grande. Em 1858, com a elevação do estatuto de vila para cidade, Praia ficou definitivamente a capital de Cabo Verde, concentrando as funções de centro político, religioso e económico.

Inicialmente, os portugueses só consideravam a zona do planalto como parte da cidade, logo esta era a única área da cidade digna de ser urbanizada e aí se concentravam todos os serviços. Foi só depois da independência que se aceitou a realidade que a cidade da Praia já englobava também todos os bairros circundantes. A população da cidade aumentou drasticamente após a independência, e em trinta anos quadruplicou a sua população.

Chegar

De avião

Aeroporto Internacional de Praia.

Praia tem um aeroporto internacional (RAI). A companhia aérea nacional de Cabo Verde, TACV, [1] e a TAP realizam voos para vários destinos. O aeroporto recebe voos internacionais procedentes da Europa (Amesterdão, Lisboa, Munique, Paris), da América do Sul (Fortaleza), da América do Norte (Boston) e de África (Dakar, Banjul, Ilhas Canárias), além dos voos domésticos.

Um voo de São Vicente ou Sal até à cidade dura 45 minutos. Um voo desde Boa Vista dura só meia-hora.

Táxis desde o aeroporto de Praia custa cerca de 500 escudos. Após as 18:00h custa cerca de 1000 escudos.

De barco

Alguns cargueiros podem aceitar passageiros e existem serviços regulares entre as ilhas de Santiago (onde se situa Praia), Fogo e Brava; no entanto, estes usam-se principalmente para transporte de mercadorias e são inconsistentes. Uma viagem por mar entre a pequena ilha de Brava e a Cidade da Praia dura cerca de doze horas.

De carro

Para passeios pela Ilha de Santiago, a partir de Praia, o aluguer de carro é disponível e as estradas apresentam boas condições. Um carro simples custa, para aluguer por 24 horas, cerca de 45 euros. A loja CVRent, (situa-se na Prainha; tel.: (238) 2611112) providencia um bom serviço.

Circule

A cidade tem um serviço de autocarros, mas, a melhor maneira de se deslocar é nos táxis sempre disponíveis e em boas condições. De táxi desde o Plateau à Prainha, custa 150 escudos, pouco mais que 1 euro.

Uma boa maneira de visitar a cidade e a ilha é de bicicleta, mas poucos lugares alugam bicicleta; considere trazer uma sua.

Aluguer de Carros

Os carros custam cerca de CVE4500 por dia, incluindo taxa e seguro, com os primeiros 100 km grátis (CVE0.10 por quilómetro após os 100 km). Com o crescimento do turismo, mais lojas internacionais de aluguer de carro abrem loja. Veja no aeroporto quando chegar.

  • Alucar (alucarst@mail.cvtelecom.cv; Av. Manuel Matos, Praia; tel.: 2615 801)
  • CVRent (situa-se na Prainha; tel.: (238) 2611112)
  • Europcar (Avenida Cândido dos Reis; tel.: (238) 618484) - Tem também uma sucursal no Hotel Pestana Trópico.

Veja

Catedral de Praia
  • Antiga Câmara Municipal - Com uma torre central quadrada e em estilo classicista.
  • Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Catedral de Praia - Foi construída em 1902 em estilo classicista.
  • Monumento de Diogo Gomes - Ver abaixo: "Miradouro Diogo Gomes"
  • Palácio Presidencial - Foi construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português.
  • Palácio da Assembleia - Aqui fica sediada a Assembleia Nacional de Cabo Verde [2].
  • Museu Etnográfico - Situado numa casa histórica no centro antigo da cidade, que pretende exibir a memória do povo cabo-verdiano, através da mostra de objectos antigos, que fazem, ou já fizeram, parte do quotidiano, tais como panelas, potes, fogareiros, moringos (bilhas de água), etc.

Miradouros

  • Cruz do Papa - É uma grande cruz, com uma bela vista sobre a praia de Quebra Canela.
  • Miradouro Diogo Gomes - Um monumento ao descobridor do arquipélago, com vista sobre o Ilhéu de Santa Maria.

Faça

Eventos

Cabo Verde é um povo festivo, e como tal existem várias festas na cidade. A mais importante é o Carnaval, com semelhanças ao brasileiro, além dos bailes, os cortejos de rua com máscaras, formados espontaneamente pelo povo, são o ponto alto da festa.

Para além do Carnaval existem também festas religiosas. Normalmente começam com a celebração de uma missa ou uma procissão realizada em honra de um santo, mas a música e a dança não tardam a surgir.

Actividades

Praia da Gamboa.
  • Aprenda a surfar ou a fazer esqui-aquático. Cabo Verde tem algumas das melhores ondas do mundo, e alguns hotéis oferecem lições destas modalidades.
  • Praias - Algumas praias na cidade: a praia de Quebra Canela (Uma bela praia, frequentemente usada tantos pelos nativos como pelos turistas. Muitas pessoas aproveitam o horário de almoço para fazer exercício e nadar na praia); praia da Prainha; praia da Gamboa; praia Negra.

Aprenda

  • Universidade de Cabo Verde (Reitoria - Praça António Lereno, Praia, Santiago, Cabo Verde; tel.: + (238) 261 99 04; fax: + (238) 261 26 60; e-mail: reitoria@adm.unicv.edu.cv)
  • Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Caixa Postal 775, Praia, Cabo Verde; tel.: +238 2609000; fax: +238 260 9020)

Compre

Mercado Central de Praia.

Os panos coloridos com padrões feitos no país são muito bonitos. Vale a pena comprá-los como lembrança da viagem.

  • Mercado Central (Avenida Amílcar Cabral; sub a a avenida desde a Praça Albuquerque, onde está a Antiga Câmara Municipal) - Aqui, as mulheres chegam de manhã cedo para vender frutas, legumes, peixe e artesanato. O ambiente vibrante do mercado capta a atenção de todos os viajantes.

Coma

  • Pensão - Bar Restaurante Eurolines, Av. Cidade de Lisboa - Fazenda - Praia, (+238) 2 603010/11/12/13 (, fax: 2 616660).
  • Restaurante Hong Kong, Av. Cidade Lisboa - Achadinha - Praia, 2 612949.
  • Restaurante Punto D'Incontro, Avenida Cidade de Lisboa - Praia, 2 617090 (). Pratos italianos e cabo-verdianos.
  • Kapa - Uma pizzaria junto da junto à praia de Quebra-Canela, de onde se pode admirar um belo pôr-do-sol. A pizza é boa, mas ,ao pedir uma Marguerita, saiba que fazem esta pizza com queijo e presunto.

Plateau

  • Cybercafé Sofia, 2 617546. Um bom lugar para provar a comida local. (14°55'10.73N,23°30'26.78W)
  • Casa Nova - Um restaurante simples no Plateau, com ar condicionado. Cozinha portuguesa. Bom bacalhau com batata.
  • Restaurante Flor de Liz, Rua 5 de Julho 43 a - Plateau - Praia, 2 612598.
  • Café Cachito, Praça Albuquerque - Plateau - Praia, 2 619278 - 9 915740. O bar mais antigo de Praia, na praça principal da cidade
  • Aquarium Bar, Rua Serpa Pinto - Plateau - Praia, 2 613228. Bom ambiente. O menu fixo custa 300 CVE.
  • A Esquina, Rua Serpa Pinto - Plateau - Praia.

Achada de Santo António

  • Dragoeiro (Achada S.Antonio, Praia; tel.: 2 623335) - Um bom lugar para entrar em contacto com os cabo-verdianos. Famoso pelo seu frango na brasa.
  • O Poeta (Achada de Santo António, Praia; tel.: 2 613800; fax: 2 611603; rest.poeta@cvtelecom.cv): Situa-se ao lado da Embaixada de Portugal, e tem uma bela vista para a Prainha. Tem um ambiente sofisticado e os preços variam. É visitado por muitos turistas e pessoas ricas. A lula grelhada com queijo acompanhada de legumes é óptima.
  • Restaurante Marisqueira Rosita, Hotel América (Largo da Europa, Porta Nº 09, Achada S. Antonio - Praia), 238 2622888 (, fax: 2 621432). 10:00 as 23:00. 500$00 a 2200$00.
  • Churrasqueira Benfica, Achada S.Antonio - Praia, 2 622195.
  • Restaurante Casina Velha, Achada S.Antonio - Praia, 9 931756.
  • Restaurante Flor di Brava, Mejo Achada S.Antonio - PRAIA, 2 621065 (fax: 2 626465).

Chã d'Areia

  • Beramar Grill (Chã D’Areia, Praia; tel.: 2612826) - Oferece bom peixe, especialmente a sua famosa barriga de atum e o bacalhau com vinho branco do Fogo. O preço não é baixo.

Terra Branca

  • Restaurante Nova Luar, Terra Branca - Praia, 2 614009.
  • Sovaco de Cobra - Fica na Terra Branca, num lugar simples, que permite conhecer o interior da cidade. O seu mau aspecto esconde a qualidade do sítio.

Beber e sair

Discotecas

Não há muitas discotecas na cidade, mas aqui estão algumas:

  • A Capital - Pertence ao complexo do Hotel Praia Mar, na Prainha.
  • Bomba H - Discoteca ao ar livre, frequentada pelos jovens da cidade.
  • Flampa - Aberto às sextas, fica ao lado da discoteca Bomba H.
  • Quintal da Música - Fica no Plateau, e passa música nacional e tradicional.
  • Tabanka Mar - Por cima d'A Capital. Música ao vivo sábado e domingo.
  • Kokonut
  • A Cachoeira - Restaurante, Pub, salão de Jogos e Discoteca

Bares

  • Cockpit- Achada Grande.
  • The Black Cat - Palmarejo.

Durma

Económico

  • Rosymar Inn (Rosymar Inn), Rua Tenente Valadim, 16 (conhecido como Madragoa), Praia, Santiago, Cabo Verde, [3]. checkin: 13:00h; checkout: 11:00h. Bom serviço e bom preço. Localiza-se no Plateau, e é 100% sem fumo. Devido à sua conveniente localização é ideal para todo o tipo de viajantes.
  • Residencial Sol Atlântico, Praça Albuquerque, Praia, Santiago, Cabo Verde, (+238) 2 612872.
  • Residencial Paraíso, Rua Serpa Pinto, Plateau, Praia, Santiago, Cabo Verde, (+238) 2 613539.

Médio

  • Hotel América, Achada St. António - Praia - CP 55/A, (+238) 262 1431 (, fax: (+238) 2621232). checkin: 12:00; checkout: 12:00. Na Achada Santo António, Largo da Europa, porta nº 09, a sul do centro da cidade perto das praias.
  • Pensão Benfica, Rua 5 de Julho, 30, Plateau, Praia, Cabo Verde.
  • Beramar Restauração Hotelaria e Turismo, Chã De Areia, Praia, Santiago, Cabo Verde.
Oásis Atlântico Praiamar.
  • Hotel Pérola, Chã de Areia, Praia, Santiago , Cape Verde.
  • Residencial Praia Maria, Rua 5 de Julho, 30, Plateau, Praia, Santiago, Cabo Verde (Numa área calma perto do mercado central), [4]. checkout: 12:00. Um hotel de três estrelas, limpo. Individual - 4200-6000$; duplo - 5200-7000$; triplo - 6500-8000$ incluindo pequeno-almoço.
  • Residencial Santa Maria, Rua Serpa Pinto, 35 - Plateau - Praia (A poucos minutos das praias de mar e do Aeroporto Internacional da Praia.), 261 4337 (fax: 261 8572). Tem um terraço panorãmico com vista sobre a cidade. Individual - 4500$; duplo - 5600$.

Esbanje

  • Pestana Trópico, Caixa Postal 413 Cidade da Praia Cabo Verde, (+238) 2614200 (, fax: (+238) 2615225), [5]. A dez minutos do centro de Praia. A 5km do aeroporto.
  • Oásis Atlântico Praiamar, Prainha, Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, (+238) 261 3777 / 261 4153 (, fax: (+238) 261 2972), [6]. Muito caro, um pouco decadente. Foi eleito o melhor hotel de Cabo Verde nos World Travel Awards África de 2008.

Mantenha contacto

A cidade é servida pelos CTT Cabo Verde, um serviço rápido e eficaz. A estação de correios da cidade (tel.: (+238) 2 611049; fax: (+238) 2 611575; correioscv@cvtelecom.cv)fica na Rua Cesário Lacerda, no Plateau.

Existem alguns cybercafés em Praia. Aqui estão dois deles:

  • Cybercafé Sofia, 2 617546. O café e a praça onde este se encontra dispõe de internet. É também um bom lugar para provar a comida local. (14°55'10.73N,23°30'26.78W)
  • Cybercafé Cabral, (238) 2629984, [7]. Pode aceder a internet ADSL, tirar fotocópias, imprimir em todos os formatos, elaborar cartões festivos.

Embaixadas/Consulados

  • Embaixada de Angola - Achada Santo António, Praia; tel.: 262 32 35 / 262 32 36 / 15 53 / 261 82 90; fax: 262 32 34; embang@cvtelecom.cv
  • Embaixada do Brasil - Avenida da Prainha, Chã D’Areia nº 2, Praia; tel.: 261 56 07 / 08; fax: 261 56 09; emb.brasil@cvtelecom.cv
  • Embaixada da China - Achada Santo António, Praia; tel.: 262 30 29 / 262 30 28 " 262 55 30 / 34 43; fax: 261 40 34; embch@cvtelecom.cv
  • Embaixada de Cuba - Prainha, Praia; tel.: 261 94 08 / 261 46 44 / 27 06 / 46 00 / 22 58; fax: 261 75 27 / 32 70; ecubacpv@cvtelecom.cv
  • Embaixada de Espanha - Av. OUA 21 R/c, Achada Santo António; tel.: 238 262 32 07; fax: 238 262 32 05
  • Embaixada dos E.U.A. - Plateau, Praia; tel.: 261 56 16 / 260 89 00; fax: 261 13 55; telex: 60680; emb.usa@cvtelecom.cv
  • Embaixada da França - Tel.: 261 55 89 / 261 55 91; fax: 261 55 90; telex: 6064 AMBFR.CV; fransula@cvtelecom.
  • Embaixada de Portugal - Achada Santo António, Praia; tel.: 262 60 97 / 262 39 25 / 30 32; fax: 262 30 36; telex: 6055; emb.portugal@cvtelecom.cv
  • Embaixada da Rússia - Av. OUA, nº 9, Achada Santo António, Praia; tel.: 262 27 39 / 262 27 40; fax: 262 27 38; embrus@cvtelecom.cv
  • Embaixada do Senegal - Plateau, Praia; tel.: 261 56 21; fax: 261 28 38 / 261 13 55; telex: 6085 AMBASSEN CV; ambsenecvpraia@cvtelecom.cv
  • Consulado da Noruega - Tira-chapéu, Praia; tel.: 261 54 08 / 262 75 55 / 232 27 18 / 232 34 64; fax: 262 78 74; fax: 231 89 19; carlosveiga@yahoo.com
  • Consulado dos Países Baixos - Rua Tenente Valadim, Praia; tel./fax: 261 23 33; fax: 261 99 35.
  • Consulado da Suécia - Av. Andrade Corvo, nº 17, 2º, Plateau, Praia; tel.: 260 85 25; fax: 261 30 00
  • Consulado de Itália - Praia - CP 292; tel.: 261 93 43 / 261 91 71; fax: 261 93 43; italpraia@katamil.com
  • Consulado da Bélgica - Rua Tenente Valadim, Praia; tel.: 261 23 33; fax: 261 23 33; [mailto:humberto.bettencourt@cvt.cv humberto.bettencourt@cvt.cv
  • Consulado de Portugal [8] - Praia; tel.: 262 60 97 / 262 39 25; fax: 262 32 22; sconsular@praia.dgaccp.pt
  • Consulado da Suíça - Fazenda, Praia; tel./fax: 261 98 68; consuladosuicapraia@yahoo.com
  • Consulado do Equador - Rua da Babilónia, Prainha, Praia; n.cabral180@hotmail.com / n.cabral@wanadoo.fr
  • Consulado Honorário do Paquistão - Av. Andrade Corvo, 15, 2º andar, Plateau, Praia; tel.: 260 85 25; fax: 261 30 00; fmoeda@bca.cv

Segurança

Praia é uma cidade relativamente segura, mas, no entanto, tome as precauções básicas de segurança.

Números de Emergência

  • Hospital - 130
  • Bombeiros – 131
  • Polícia – 132
  • Polícia Judiciária – 800 11 34

Saúde

Existe um hospital em Praia:

  • Hospital Agostinho Neto - Rua Borjona de Freitas, Praia, Cabo Verde.

Existem também cinco centros de saúde na cidade.


Partir

Forte Real de São Filipe, Cidade Velha.
  • Cidade Velha - A antiga cidade da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde é uma das mais antigas cidades fundadas pelos Europeus na África Subsaariana. A Cidade conserva um número significativo de edifícios e ruínas dos séculos que passaram, desde a descoberta do Arquipélago de Cabo Verde em 1460. Os monumentos incluem o pelourinho, a mais antiga igreja colonial do mundo (a Igreja de Nossa Senhora do Rosário), as ruínas da Sé Catedral, o Forte Real de São Filipe e o Convento de São Francisco.
  • Jardim Botânico Nacional - Localiza-se na zona de Ribeirão Galinha (São Jorge dos Órgãos), anichado na Serra do Pico d’Antónia. Inclui plantas endémicas de Cabo Verde e outras espécies exóticas de interesse científico, de valor estético e paisagístico. Possui mais de uma centena de espécies de plantas no seu interior, incluindo raras ou endémicas, e é visitado por dezenas de turistas por dia.
  • Serra da Malagueta - Possui um clima característico e uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. O seu ponto mais elevado tem 1.064 m de altitude. A serra e área circundante formam um parque natural.
  • Tarrafal - A praia da vila é uma das poucas praias de areia branca do arquipélago, e uma das mais bonitas. Também de interesse é o Museu da Resistência (o Campo de Concentração do Tarrafal), criado em 1936 para encarcerar presos políticos, e encerrado nos anos 70.



Este artigo é um guia. Ele tem muita informação, incluindo listas de hotéis, restaurantes, atracções e informação sobre chegada e partida. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!



Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites