Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Ponte de Lima"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Veja)
(updated listing Museu Rural)
Linha 42: Linha 42:
 
* <see name="Jardins Temáticos do Arnado" alt="" address="Caminho da Oliveirinha, Margem Norte" directions="à beira da Igreja de Santo António da Torre Velha, perto da Capela do Anjo da Guarda e da ponte" phone="+351(258)942335" email="" fax="+351(258)900410" url="" hours="" price="">Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que incçui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.</see>
 
* <see name="Jardins Temáticos do Arnado" alt="" address="Caminho da Oliveirinha, Margem Norte" directions="à beira da Igreja de Santo António da Torre Velha, perto da Capela do Anjo da Guarda e da ponte" phone="+351(258)942335" email="" fax="+351(258)900410" url="" hours="" price="">Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que incçui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.</see>
  
:* <see name="Museu Rural" alt="" address="" directions="" phone="" email="" fax="" url="" hours="" price=""></see>
+
:* <see name="Museu Rural" alt="" address="Jardins Temáticos do Arnado" directions="Ao fundo do jardim" phone="258900414" url="" hours="Terça-feira a Domingo 14h-18h" price="" lat="" long="" email="" fax="">O museu é composto por vários espaços: a Tulha, com exposições sobre o linho e exposições temporárias de pintura; a Cozinha, imitando uma antiga cozinha rural, com forno e lareira; a Adega, com vários utensílios relativos ao vinho e pipas; e o Celeiro, com exposições relacionadas com à cultura do milho.</see>
  
 
* '''Museu dos Terceiros''' - Foi criado em 1974 com o objectivo de guardar e expor um significativo espólio de Arte Sacra. Fica no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição, e é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima.
 
* '''Museu dos Terceiros''' - Foi criado em 1974 com o objectivo de guardar e expor um significativo espólio de Arte Sacra. Fica no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição, e é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima.

Revisão de 15h32min de 11 de janeiro de 2011

Vista da margem norte do Rio Lima, com a Capela do Anjo da Guarda na margem.

Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, situada nas margens do Rio Lima, no Minho. Esta vila e a sua icónica ponte situam-se no coração da região de produção do Vinho Verde, que, juntamente com os seus animados festivais e festas populares, a tornou famosa em todo o país.

Índice

Chegar

De autocarro/ônibus

A Rede Expressos [1] tem autocarros de Ponte de Lima para quase todas as capitais de distrito, bem como para muitas cidades e vilas do país, incluindo Beja, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Os preços variam consoante a cidade-destino, mas geralmente variam entre os 10 € e os 20 €. Pode ver a lista completa de cidades, horários e comprar bilhetes no site.


noframe

Veja o estado do tempo em Ponte de Lima nos próximos dias: Sapo Tempo.

De avião

O aeroporto mais próximo de Ponte de Lima é o do Porto. O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro (IATA: OPO; ICAO: LPPR) [2] situa-se nos arredores do Porto, mais precisamente em Pedras Rubras. Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa). Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros. O aeroporto recebe voos frequentes das principais cidades europeias, bem como de Lisboa e Funchal. Várias companhias servem o aeroporto do Porto:

Mais a norte fica o Aeroporto Internacional de Vigo-Peinador (IATA: VGO; ICAO: LEVX) [3], em Espanha, a 15 km de Vigo. Recebe principalmente voos nacionais como os da Air Europa (Madrid, Palma de Maiorca, Tenerife-Sul), da Vueling (Barcelona), da Iberia Airlines (Madrid), da Air Nostrum (Alicante, Bilbao, Málaga, Valência) e os da Spanair (Barcelona, Gran Canaria, Madrid, Tenerife-Sul).

Também perto está o Aeródromo de Vila Real. Rrecebe alguns voos de outras cidades do país, mas nenhum internacional. Mais longe ficam os aeroportos de Santiago de Compostela, Lisboa e Faro.

Pode apanhar um autocarro até à vila ou vir de carro.

De carro

A A27 é uma pequena auto-estrada que liga a vila a Viana do Castelo. Pela vila passa também o IP1, que começa em Valença, na fronteira com Espanha, e acaba em Castro Marim, no Algarve, atravessando o país de norte a sul. O IP passa também por Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Santa Maria da Feira, Aveiro, Coimbra, Leiria, Fátima, Caldas da Rainha, Santarém, Lisboa, Loulé, Faro e Tavira, entre muitas outras vilas e aldeias. Várias estradas nacionais (a N306, a N307, a N202, a N204 e a N201) passam também por Ponte de Lima.

Circule

Ponte de Lima é uma vila de tamanho médio, mas as atracções situam-se a pouca distância uma das outras, no reduzido centro histórico. Aliás, caminhar torna a visita muito mais agradável (a menos que venha numa altura em que a cidade esteja inundada de turistas, como nas Feiras Novas, quando é quase impossível andar nas ruas a transbordar de gente). O carro é um meio de transporte inútil, porque grande parte das atracções, como a Igreja de Ponte de Lima, só podem ser acedidas de pé ou de bicicleta. No entanto, pode ser útil para chegar a algumas atracções como o Museu dos Terceiros ou para chegar à margem norte.

Veja

Praça de Camões.
  • Capela do Anjo da Guarda (também chamada Capela de São Miguel do Abrigo), Caminho da Oliveirinha (perto da Igreja de Santo António da Torre Velha e dos Jardins do Arnado). Situada do outro lado da ponte fica a pequena capela barroca datada do século XVIII. Da capela têm-se maravilhosas vistas para a vila. Apresenta um padrão quadrangular abobadado e aberto, de cantaria, decorada com elementos medievais e barrocos, como a decoração dos pilares e das colunas. Grátis.
  • Capela de São João, Alameda de São João (no extremo norte da vila, perto da Expolima). Situada ao fundo de uma alameda ladeada por árvores, tem forma de um octágono irregular, com exterior simples e rectangular com os cantos cortados. Grátis.
  • Igreja Matriz, Rua Manuel Morais (em frente da Igreja da Misericórdia, no coração do centro histórico). Mandada edificar por D. João I em 1425, pensa-se que deverá ter sido concluída em 1446. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII. Grátis.
  • Igreja da Misericórdia, Rua Cardeal Saraiva (em frente da Igreja Matriz, no coração do centro histórico). Frente-a-frente com a Igreja Matriz de Ponte de Lima, foi construída no século XV, e foi completamente reconstruída no século XVIII. São notáveis as duas figuras de pedintes de cada um dos lados da porta e o frontal do altar-mor.
  • Igreja de Santo António da Torre Velha, Caminho da Oliveirinha, Margem Norte (no fim da ponte, perto dos Jardins do Aenado e da Capela do Anjo da Guarda). Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas. Grátis.
  • Jardins Temáticos do Arnado, Caminho da Oliveirinha, Margem Norte (à beira da Igreja de Santo António da Torre Velha, perto da Capela do Anjo da Guarda e da ponte), +351(258)942335 (fax: +351(258)900410). Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que incçui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.
  • Museu Rural, Jardins Temáticos do Arnado (Ao fundo do jardim), 258900414. Terça-feira a Domingo 14h-18h. O museu é composto por vários espaços: a Tulha, com exposições sobre o linho e exposições temporárias de pintura; a Cozinha, imitando uma antiga cozinha rural, com forno e lareira; a Adega, com vários utensílios relativos ao vinho e pipas; e o Celeiro, com exposições relacionadas com à cultura do milho.
  • Museu dos Terceiros - Foi criado em 1974 com o objectivo de guardar e expor um significativo espólio de Arte Sacra. Fica no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição, e é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima.
  • Paço do Marquês
  • Ponte sobre o Lima - Com dois troços distintos, um romano e outro medieval, tem 27 arcos.
  • Praça de Camões - É a praça mais marcante da vila, e tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. Aqui situa-se a Casa Havaneza, um café de referência na vila, com excelente doçaria. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte. À entrada desta última existe um cruzeiro com o emblema heráldico limiano.
  • Torre dos Barbosa Aranha
  • Torres da Cadeia e do Postigo - Unidas por um pequeno pano de muralha, as Torres da Cadeia e do Postigo são o único vestígio da cerca de Ponte de Lima no século XIV.

Faça

Compre

Coma

O Arroz de Sarrabulho e o Vinho Verde são as comidas mais tradicionais desta vila. A Havaneza e a Pastelaria Vilar são outras comidas tradicionais de Ponte de Lima.

  • Carvalheiro - Arcozelo; Tel.: 258 742 316.
  • Casa Alameda - Alameda de São João, 42, Ponte de Lima; Tel.: 258 941 630.
  • Retiro do Sobral - Rua General Norton de Matos, Ponte de Lima; Tel.: 258 942 435.
  • A Tulha - Rua Formosa, Ponte de Lima - Tel.: 258 942 879.

Beber e sair

  • Casa Havaneza - Café tradicional, com boa doçaria.

Durma

  • Casa do Anquião - Turismo Rural - Fornelos, Ponte de Lima; Tel.: 258 749 535.
  • Casa do Baganheiro - Turismo de Habitação - Queijada, Ponte de Lima; Tel.: 258 749 612.
  • Casa do Barreiro - Turismo de Habitação - São Tiago da Gemieira, Ponte de Lima; Tel.: 258 948 137.
  • Casa do Outeiro - Turismo de Habitação - Arcozelo, Ponte de Lima; Tel.: 258 941 206.
  • Paço de Calheiros - Turismo de Habitação - Calheiros, Ponte de Lima; Tel.: 258 947 164.

Partir

  • Viana do Castelo - É a capital de distrito e uma das cidades mais monumentais de todo o Norte de Portugal. É dominada pela Basílica de Santa Luzia, e situa-se no Vale do Rio Lima. Outras das suas atracções são a Praça da República e o Gil Eanes.



Rotas por Ponte de Lima
Viana do Castelo  O noframe E  FIM
Valença  N noframe S  BragaCastro Marim
Valença  N noframe S  Braga


Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites