Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Parque Nacional dos Everglades"

Da Wikitravel
Sul : Parque Nacional dos Everglades
Ir para: navegação, pesquisa
(Coma)
(Coma)
Linha 118: Linha 118:
  
 
==Coma==
 
==Coma==
 
+
[[Imagem:Seafood Depot.jpg|thumb|300px|Seafood Depot, Everglades City]]
 
Existem poucos restaurantes nos Everglades:
 
Existem poucos restaurantes nos Everglades:
  

Revisão de 17h09min de 29 de dezembro de 2010

Um pântano nos Everglades.

O Parque Nacional dos Everglades [1] é um parque nacional e património mundial no Sul da Flórida. É o terceiro maior parque nacional dos 48 estados contíguos, e possui milhares de quilómetros quadrados de pântanos, mangues, vastas pradarias e zonas aquáticas, atraindo pela sua espantosamente diversa fauna e flora, incluindo o seu ex-libris, o jacaré.

Índice

Entenda

Protegendo mais de 1,5 milhões de acres, o Parque Nacional dos Everglades é o 3º maior parque dos 48 estados contíguos, depois do Parque Nacional de Yellowstone (2º) e do Parque Nacional do Vale da Morte (1º). Durante a época seca a maior parte das instalações estão abertas e está disponível um vasto leque de programas e excursões. Durante a época húmida, de Junho a Outubro, as instalações podem ter horários mais restritos ou fechar por completo, e as ofertas de recreação podem estar no seu mínimo.


noframe

Veja o estado do tempo em Flamingo (Parque Nacional dos Everglades) nos próximos dias: NOAA.

O parque tem quatro centros de informações:

  • Centro de Informações Ernest Coe, Homestead, +1 305-242-7700. Novembro-Abril: 8h00-17h00; Maio-Outubro: 9h00-17h00. Aberto todo o ano, este centro oferece exposições lúdicas, filmes de orientação, panfletos informativos, e uma série de trilhos de caminhada a pouca distância. Uma livraria com filmes, postais e repelente para insectos. Casas-de-banho.
  • Centro de Informações de Flamingo, Flamingo, +1 239-695-2945. Normalmente aberto entre as 8h30-17h00 de meados de Novembro a meados de Abril. Os horários de verão são muito variáveis e intermitentes. Exposições lúdicas, panfletos informativos, casas-de-banho e autorizações para dormir ao ar livre. Perto existem rampas públicas para barcos (slipways). Vários percursos de caminhada e canoagem começam nos arredores.
  • Centro de Informações de Shark Valley, Auto-estrada 41 (Trilho de Tamiami) (40 km a oeste da saída para a S.W. 8th Street), Tel.: 305-221-8776. Todos os dias 8h45-17h15 no Inverno, 9h15-17h15 no Verão. Os horários podem mudar. Situa-se no coração do River of Grass ("Rio de Relva"), com exposições lúdicas, panfletos informativos, e visitas guiadas de autocarro eléctrico. Pode também alugar bicicletas. Livros, postais, filmes, repelente de insectos e outros objectos à venda. Casas-de-banho. Máquinas de venda de snacks e refrigerantes.
  • Centro de Informações de Gulf Coast, Everglades City, +1 239-695-3311. Todos os dias 8h00-16h30 no Inverno; 9h00-16h30 no Verão. O ponto de entrada para as Dez Mil Ilhas, um conjunto de ilhas de mangue e zonas aquáticas que vai até Flamingo e à Baía da Flórida. Oferece exposições lúdicas, filmes de orientação, panfletos informativos, excursões de barco e aluguer de canoas. Autorizações para dormir ao ar livre disponíveis. Restaurante, lojas e parque de campismo nas proximidades. Casas-de-banho.

História

Placa de Património Mundial no Centro de Informações.

O local, onde situa-se o parque, foi autorizado a ser um parque nacional em 30 de maio de 1934, sendo totalmente estabelecido, como parque nacional, em 6 de dezembro de 1947. No dia 24 de outubro de 1979, o parque Everglades foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO.

Paisagem

É muito plano, mas isso não quer dizer que não há variedade. Umas dezenas de centímetros de altura provoca uma marcada alteração na flora e na fauna. O solo mais elevado é ocupado por uma floresta de pinheiros-americanos, mas também palmeiras rasteiras. Ambas as plantas são propícias a incêndios. A uma altitude ligeiramente inferior podem-ser ver ciprestes, e mais abaixo pântanos ("rios de relva"). Nos pântanos, pequenas colinas (algumas dezenas de centímetros mais altas que o nível das águas) estão cobertas por árvores tropicais e com uma densa folhagem. Na parte sul e sudoeste dos Everglades, as marés favorecem o nascimento de plantas de água salgada, como mangue e outras do seu género. Existe muito para ver, mas precisa de estar com atenção - e vale bem a pena o tempo.

Flora e fauna

Nadadores, cuidado!

A área é o habitat de várias espécies raras e em perigo de extinção, como o crocodilo americano, a pantera-da-flórida, e o peixe-boi-marinho. Mais de 1000 espécies de plantas podem ser encontradas no parque, que possui uma flora tanto sub-tropical, como tropical.

Coleccionar plantas e animas do Parque Nacional dos Everglades é proíbido. Isto inclui orquídeas, cavalos-marinhos, Tillandsia, estrelas-do-mar, conchas, peixes tropicais, corais, esponjas e madeira. No entanto, pode levar uma determinada quantidade de conchas não-ocupadas por pessoa (informe-se num dos centros de informações).

Clima

O tempo é ameno e agradável de Dezembro até Abril, embora uma frente fria (raríssimas nesta região) possa fazer as temperaturas descer abaixo de 0º. As temperaturas médias no Inverno são: Máx 25°C; Min 12°C. Os Verões são quentes e húmidos, com temperaturas que rondam os 32°C e humidade superior a 90%. As tempestades são comuns e os mosquitos abundantes. A temporada de ciclones é de Junho a Novembro. Tempestades tropicais e furacões podem afectar a área. A época húmida é de Junho a Outubro, coincidindo com a época dos mosquitos. Precipitação média: 152 cm por ano.

Chegar

Entrada este do parque.

Várias companhias organizam excursões de autocarro desde Miami. No entanto, existem mais hipóteses:

De avião

O aeroporto mais próximo do parque é o Aeroporto Internacional de Miami - MIA . É um dos principais centros de operações de vôos comerciais entre a América do Norte e a América Latina e um dos maiores aeroportos do mundo. Como resultado disso o Espanhol pode ser tão bem entendido quanto o Inglês. O tráfego internacional faz desse aeroporto um grande e congestionado local. Garanta um tempo extra quando estiver viajando através do MIA, principalmente se seu vôo for internacional, pois você perderá um bom tempo apenas para poder checar sua bagagem.

A empresa transportadora predominante no MIA é a American Airlines, a qual tem vôos diretos para a maioria das grandes cidades das Americas e também várias cidades européias. Empresas européias, asiáticas, latinas e caribenhas também estão representadas no MIA. O aeroporto não tem serviço direto com a África e a Oceania. A recente construção de dois novos terminais no MIA ajudou o aeroporto quanto a capacidade de passageiros e também na eficiência na alfândega e na área do recolhimento das malas.

O aeroporto tem vários restaurantes, desde cadeias internacionais como o McDonald's a cadeias locais como a La Carreta. Dinheiro pode ser trocado por dólar americano no aeroporto. Internet Sem-Fio também está disponível no MIA por uma pequena taxa.

De carro

Para chegar à entrada principal do parque e a Flamingo desde Miami e locais a norte podem apanhar a Florida Turnpike (Route 821) para sul até que acaba, convergindo com a U.S. 1 em Florida City. Vire à direita no primeiro semáforo e siga pela Palm Drive (SR 9336/SW 344th St.) e siga os sinais até ao parque. Visitantes desde as Florida Keys devem virar à esquerda na Palm Drive em Florida City e seguir os sinais até ao parque.

Taxas e Permissões

  • Preços de entrada: $10 por cada veículo por 7 dias. $5 por peão/ciclista por 7 dias. Um passe anual custa $25. O passe permite a entrada do comprador e acompanhantes num veículo privado, não-comercial ou individual, ou o comprador e família mais próxima (pais, filhos, companheiro) quando a entrada é feita por outros meios (bicicleta, barco, ou a pé).
  • Preços de actividades: Preço de um lugar nos parques de campismo do parque: $14 por noite. Preço de acampar no campo (autorização requerida): $10 pela autorização mais $2 por pessoa por noite. Máximo de 14 dias.
  • Permissões: Fazer esqui aquático ou usar equipamentos semelhantes como jet skis é estritamente proibído.

Circule

Mapa do parque (clique para aumentar).

O parque tem algumas estradas, mas estas não chegam a vários locais do parque. Uma boa maneira de ver o parque é a pé, usando um dos vários trilhos de caminhada do parque. Caminhar permite-lhe ver a natureza mais de perto, e observar melhor os animais - mas fique longe dos jacarés e crocodilos! No entanto, a maneira mais prática de se deslocar pelo parque é de barco, se tiver dinheiro para alugar (ou comprar) um. De facto, uma das melhores maneiras de apreciar a serenidade dos Everglades - desolados, mas luxuriantes e tropicais - é navegar pela rede de hidrovias da secção noroeste do parque. Eis algumas companhias às quais pode alugar barcos:

  • Flamingo Canoe and Skiff Rentals, Flamingo, FL (Na marina), 239-695-3101. Na marina de Flamingo estão disponíveis alugueres de canoas, caiaques e esquifes para explorar as Baías da Flórida e de Whitewater e os muitos trilhos de canoagem. As horas e preços são variáveis, telefone para informação actualizada.
  • Gulf Coast Canoe Rentals, Marina de Gulf Coast, Everglades City, FL, 239-695-2591. Quer se vá juntar a uma visita guiada, quer queira explorar as hidrovias da região, pode alugar canos na Marina de Gulf Coast em Everglades City. As horas e preços são variáveis, telefone para informação actualizada.

Veja

Loja do Ted Smallwood.
Torre de Observação de Shark Valley.
  • Dez Mil Ilhas (Ten Thousand Islands). As dez mil ilhas consistem num grande conjunto (apesar de não chegar às 10 000) de minúsculas ilhas e num pântano de mangue no extremo norte do parque. Remar por esta região é uma das melhores maneiras de apreciar os Everglades. Circular pelas ilhas é relativamente fácil se seguir religiosamente as cartas náuticas e as informações sobre marés e correntes da NOAA. Pode comprar cartas náuticas no Centro de Informações de Gulf Coast, que também oferece cartas de correntes. Pode também comprá-las antes da visita - peça-a pelos números 11430, 11432 e 11433.
  • Loja do Ted Smallwood (Ted Smallwood Store ou Ole Indian Trading Post and Museum), Chokoloskee. 1 de Dezembro-1 de Maio: Todos os dias 10h00-17h00. 2 de Maio-30 de Novembro: Sexta-Terça 10h00-16h00. Um pequeno museu com uma colecção sobre os colonizadores das Dez Mil Ilhas, os índios nativos da região, bem como sobre a própria loja e Ted Smallwood, seu fundador.
  • Baía de Hells (Hells Bay), (A sudeste da Baía de Whitewater). Hell to get into and hell to get out of ("Difícil de entrar e difícil de sair"), era como era descrita esta baía pelos floridianos da região, acabando por lhe dar o nome. Por dentro, é um paraíso: uma rede de enseadas, de mangue, e de ilhas, onde as silvas formam túneis verdes e tudo o que se pode cheirar é o sal da água e o cheiro do pântano. É um bom local para pescar achigãs.
  • Torre de Observação de Shark Valley (Shark Valley Observation Tower), (no trilho de caminhada de Shark Valley). Situada a meio do trilho de caminhada de Shark Valley, esta torre de betão com cerca de 15 metros oferece vistas dramáticas do parque.
  • Baía da Flórida (Florida Bay). Aproximadamente 85% da Baía da Flórida situa-se no interior do Parque Nacional dos Everglades. Pode alugar um barco ou comprar um bilhete para uma excursão à baía em Flamingo. É uma zona aquática de água salgada, no extremo sul dos Everglades, onde a água fresca e a água salgada se encontram. Se vir "troncos de madeira" a flutuar, o mais provável é que sejam crocodilos ou jacarés. Eles vivem na Baía da Flórida e nas Keys.

Faça

Um pássaro nos Everglades.

Uma vez nos Everglades, é obrigatório fazer uma viagem de barco. Pode encontrar rampas para barcos no parque em Flamingo, Little Blackwater Sound, e West Lake. Também existem várias em Everglades City e Chokoloskee. Existem áreas fechadas, áreas em que são proibidos barcos a motor e zonas onde tem que andar muito lentamente para não criar ondas (no wake zone). Veja o Regulamento de Navegação do Parque [2]. Pode ver uma lista de empresas que alugam barcos e canoas na secção Circule. Se preferir, pode ver abaixo algumas empresas que organizam excursões.

A principal atracção do parque é a fauna. Os Everglades são um óptimo local para observar a vida selvagem, como as aves, como águias-pescadoras, frangos-d'água-azul, garças-azuis-grandes, colhereiros-americanos, garças-brancas-pequenas, entre outras.

Outra boa maneira de passar o tempo é pescando tarpões, juruna, robalos, lucianos e trutas. São necessárias licenças separadas para pescar em água doce e para pescar em água salgada. Existem poucas áreas onde pescar é possível. Se quiser pescar, considere contratar um guia local. Existem vários guias que o podem levar num dia de pesca fantástico em água salgada. As baías e lagos do interior do parque são áreas de pesca famosas em todo o mundo, principalmente devido ao tarpão e ao robalo.

Caminhar

Um corvo-marinho-de-orelhas no trilho de Anhinga.

O parque é atravessado por vários trilhos que lhe permitem explorar a sua beleza natural. Os trilhos são muitos e são muito diferentes, indo de passeios agradáveis a caminhadas mais longas e a extenuantes viagens de bicicleta. De entre os vários do parque, alguns dos mais interessantes são:

  • Anhinga, (Começa a cerca de 6 km do Centro de Informações de Ernest Coe; veja o mapa). Acessível a visitantes em cadeira de rodas. Bicicletas proibidas. Tem cerca de 1,2 km de comprimento (ida e volta). Este trilho sinuoso atravessa um pântano, onde pode ver jacarés, tartarugas, cararás, garças, socós, e muitos outros, principalmente durante o Inverno. É um dos trilhos mais populares do parque devido à abundância de vida selvagem.
  • Eco Pond, (Passando o Centro de Informações de Flamingo fica à direita; veja o mapa). Não-acessível a visitantes em cadeira de rodas. Bicicletas proibidas. Tem cerca de 800 m de comprimento (ida e volta). O trilho de Eco Pond costumava ser uma das melhores áreas para observar a vida selvagem, em especial aves. No entanto, a época de furacões de 2005 transformou Eco Pond, que era um habitat de água doce, num habitat de água salgada e causou muitos danos à área. Por isso, a vida selvagem é muito menos abundante. No entanto, actualmente ainda é possível ver alguma, como cabeças-secas (2007).
  • Coastal Prairie, (Começa no Parque de Campismo de Flamingo; veja o mapa). Não-acessível a visitantes em cadeira de rodas. Bicicletas proibidas. Tem cerca de 12 km de comprimento (só ida). Volte atrás no tempo enquanto caminha por esta velha estrada que costumava ser usada por pescadores e apanhadores de algodão. Este trilho atravessa vastas pradarias de plantas costeiras em direcção à costa da Baía da Flórida. O trilho acaba em Clubhouse Beach; é preciso uma autorização para acampar fora de um parque de campismo.
  • Otter Cave Hammock, (Começa 800 metros atrás do Centro de Informações de Shark Valley, na estrada onde passa o autocarro eléctrico; veja o mapa). Não-acessível a visitantes em cadeira de rodas. Bicicletas proibidas. Tem cerca de 400 m de comprimento (só ida). Passa através de uma floresta tropical, incluindo pequenas pontes por cima de um pequeno ribeiro. Consulte as condições do trilho no Centro de Informações de Shark Valley, por vezes durante o Verão fica inundado.
  • Pahayokee Overlook, (Começa a 21 km da entrada principal do parque / Centro de Informações Ernest Coe; veja o mapa). Acessível a visitantes em cadeira de rodas. Bicicletas proibidas. Tem cerca de 400 m de comprimento (ida e volta). Um pequeno passadiço circular que passa por uma plataforma de observações com belas vistas.

Excursões

Autocarro de Shark Valley.
  • Visitas no Autocarro Eléctrico de Shark Valley, Centro de Informações de Shark Valley, +1 305-221-8455. Uma visita de duas horas, percorrendo um caminho de 24 km através do coração do parque. As visitas são uma excelente oportunidade de observar a vida selvagem, mas escapando ao calor e aos insectos da época húmida. É recomendado fazer reservas na época seca.
  • Centro de Informações de Gulf Coast, +1 239-695-2591. Uma visita de barco através das Dez Mil Ilhas. Recomendam-se vivamente as reservas durante a época seca.
  • Flamingo Lodge, Marina, and Outpost Resort, +1 239-695-3101. Oferece excursões de barco pelas Baías da Flórida e de Whitewater. Pode comprar bilhetes para as excursões na Loja da Marina de Flamingo (Flamingo Marina Store). É boa ideia telefonar para se informar dos preços e horários actualizados. É uma óptima maneira de ver crocodilos americanos, que também podem ser encontrados em frente da loja da marina.
  • Cypress Airboat Rides, +1 (305) 280-4812, [3]. Aberto todo o ano.. Oferece excursões através das profundezas dos Everglades, para pequenos grupos de pessoas. Explore este vasto ecossistema numa viagem cheia de adrenalina, ou faça uma excursão mais relaxada.
  • Captain Doug House's Florida Boat Tours, Everglades City, FL, 239-695-4400 ou 1-800-282-9194 (), [4]. Uma viagem através da beleza dos pântanos do parque, essencial para qualquer viajante.
  • Everglades Area Tours, Rua de Mamie, 238, Chokoloskee, 239-695-3633, [5]. Oferece visitas guiadas de barco nas 10000 Ilhas, canoagem através belos tunéis de mangue, viagens de pesca em caiaques pelas profundezas do parque, excursões de ciclismo pela floresta de ciprestes, caminhadas pelas pradarias e pântanos para encontrar orquídeas raras, entre outros tipos de excursões.

Compre

No parque não existem virtualmente nenhumas lojas. Nos centros de informações existem livrarias e muitos tem máquinas de snacks, mas é basicamente isso. Nos arredores do parque existem várias cidades com lojas, como Everglades City, Homestead, e Miami, a segunda maior cidade do estado e um destino turístico mundial.

Coma

Seafood Depot, Everglades City

Existem poucos restaurantes nos Everglades:

  • Restaurante do Flamingo Lodge, 239 695 3101. Outubro-Maio 07h00-10h30, 11h30-14h30, 17h30-21h00. Oferece de tudo, desde ovos com bacon para o pequeno-almoço a hambúrguer e camarão para o jantar. E, se tiver pescado o seu jantar, o restaurante pode cozinhar o seu peixe (se já estiver limpo e cortado).
  • JT’s Island Grill & Gallery, Rua de Mamie, 238, Chokoloskee, 239 695 3633. Situado no coração da ilha, este fantástico café e galeria situa-se numa antiga mercearia de 1890 restaurada. Tem mobília retro, pilhas de livros, vasos, roupa e mapas (tudo para venda). Mas a melhor parte é a comida (só almoços) – bolos de caranguejo frescos, saladas, pratos de peixe e wraps vegetarianos, feitos com vegetais cultivados localmente. pratos por $4-12.
  • Seafood Depot, Avenida de Collier, 102, Everglades City, 239 695 0075, [6]. Mergulhe no seu apetite por fritos e delicie-se com a cauda de jacaré e as perninhas de rã com tabasco. Situado a pouquíssima distância do parque, tem belas vistas sobre o mangue. Pratos por $12-28.

Beba

  • Anglers Bar

Durma

Hospedagem

Camping

No campo

Segurança

Quando estiver a explorar o parque, traga muita água e preste atenção às mudanças das condições meteorológicas. Se ouvir um trovão, procure abrigo imediatamente. Os abrigos mais seguros são veículos ou edifícios.

Pode encontrar insectos durante todo o ano, mas durante os meses de Verão, mais quentes e húmidos, estes são muito mais. Prepare-se para muitos mosquitos e uma variedade de moscas.

Partir




Este artigo contém conteúdo do artigo Parque Nacional dos Everglades , da Wikipedia. Veja o Nacional dos Everglades}}&action=history histórico dessa página para a lista de autores.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites