Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Parque Nacional de Yellowstone

Da Wikitravel
Montanhas Rochosas : Parque Nacional de Yellowstone
Revisão das 20h04min de 5 de agosto de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
O Grand Geyser, o maior geyser previsível de Yellowstone, que pode esguichar água a ferver a uma altura de mais de 45 metros.

Yellowstone [1] é um parque nacional dos Estados Unidos e um Património Mundial da UNESCO. Foi o primeiro parque nacional do mundo, criado em 1872 para preservar a enorme quantidade de geysers, fontes termais e outras áreas termais, bem como a incrível quantidade de vida selvagem e beleza impressionante da área. A maior parte do parque fica no Wyoming, mas também ocupa parte dos estados do Idaho e do Montana.

Entenda

Yellowstone é o primeiro e mais antigo parque nacional do mundo e cobre 8987 km², a maior parte destes incluídos no Wyoming. O parque é famoso pelos seus vários geysers, fontes termais, e outras áreas termais. É habitat de ursos grizzly, lobos, bisontes e uapitis.

História

Muito antes de qualquer registo presença humana em Yellowstone, um enorme vulcão cuspiu uma enorme quantidade cinzas que cobriram a parte oeste dos Estados Unidos, muito do Meio-Oeste, o norte do México, e algumas áreas da costa este do Pacífico. A erupção deixou uma enorme caldeira. Yellowstone costuma entrar em erupção a cada 600 000-900 000 anos, ocorrendo a última erupção há 640 000 anos. As suas erupções são das maiores que alguma vez ocorreram na Terra, causando drásticas mudanças de clima. Embora se assuma que o nome vem das pedras (stones) amarelas (yellow) do Grand Canyon de Yellowstone, o nome do parque vem do Rio Yellowstone, que passa pelo parque, que recebe o seu nome de umas falésias de arenito que se situam mais abaixo no rio, na parte este do Montana.

Em 1 de Março de 1872, Yellowstone tornou-se no primeiro Parque Nacional do mundo, por ordem do Presidente Ulysses S. Grant. Em 1978 foi declarado Património Mundial da UNESCO [2].

Paisagem

As características geológicas do parque são a base de um ecossistema. Em Yellowstone, a interacção entre os processos vulcânicos, hidrotermais e glaciais e a distribuição da flora e da fauna é complexa e única. A topografia do território de Yellowstone é resultado de milhões de anos de influência de um ponto quente. Alguns cientistas acreditam que o Planalto de Yellowstone é o resultado de vulcanismo devido a um ponto quente.

Flora e fauna

Aves de rapina como as águias carecas (na fotografia), águias reais, e falcões são comuns no parque. Esta águia careca foi fotografada enquanto caçava perto de Mammoth Hot Springs, na parte norte do parque.

O parque é o centro do Grande Ecossistema de Yellowstone, um dos maiores ecossistemas de clima temperado do mundo. Dentro do parque pode encontrar ursos-negros, ursos grizzly, veados, uapitis, bisontes, carneiros-selvagens.

Actividade termal

Por todo o parque pode ver geysers, fontes termais e fumarolas, que existem devido ao vulcão de Yellowstone, ainda activo, em cima do qual se situam. Estes são formados por água sobre-aquecida pelo vulcão. Se a pressão for muito intensa, esta é libertada através de centenas de litros de água esguichados para o ar; se não for, formam-se fontes termais. As várias cores essas fontes têm devem-se aos diferentes tipos de bactérias que aí crescem. Uma boa maneira de aprender sobre a actividade termal em Yellowstone é através do programa Cientista Jovem. Fale com os guardas-florestais Centro de Informações de Old Faithful.

Clima

Chegar

Taxas e Permissões

Circule

Veja

Faça

Atividades

Compre

Coma

Beba

Durma

Hospedagem

Camping

No campo

Segurança

Partir



Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites