Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Parque Nacional de Mesa Verde

Da Wikitravel
América : América do Norte : Estados Unidos : Montanhas Rochosas : Colorado : Parque Nacional de Mesa Verde
Revisão das 15h32min de 2 de agosto de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Casa do Espruce (Spruce Tree House).

O Parque Nacional de Mesa Verde [1] é um Parque Nacional dos Estados Unidos e um Património Mundial da UNESCO situado na ponta sudoeste do estado do Colorado. O parque tem renome internacional por causa das incrivelmente bem preservadas ruínas e povoações que protege. É dos mais importantes e interessantes sítios arqueológicos da América do Norte. Mesa Verde é também conhecida pela sua paisagem desértica de altas mesas e íngremes desfiladeiros.

Entenda

História

"Anasazi" ou "Índios Ancestrais"?

Durante décadas, as pessoas que outrora viveram nas ruínas eram apelidadas de "Anasazi". No entanto, em anos recentes houve um esforço para parar de se lhes chamar "Anasazi", visto que se acredita que o termo significa "antigo inimigo" ou "antepassado inimigo". Encoraja-se, sim, o termo "Índios Ancestrais" ("Ancestral Puebloans", em inglês), e é este o termo que pode ser visto na maioria dos sinais informativos. Esta é ainda uma mudança recente, por isso ainda há muita confusão com os dois termos.

O nome do parque, Mesa Verde, refere-se à vegetação no topo dos planaltos da área. Os Índios Ancestrais escolheram Mesa Verde como sua casa há cerca de 1400 anos, estabelecendo pequenas casas em grandes covas, que depois eram cobertas com um telhado de madeira, no topo das mesas. Isto aconteceu quando estes eram mais nómadas, caçavam com lanças e faziam cestos. Passando algum tempo começaram a cultivar o topo dos planaltos, aprenderam a criar cerâmica, e preferiram arcos e setas às lanças.

À medida que a população crescia, os Índios Ancestrais, mudaram-se das covas em que viviam para casas feitas de adobe, na superfície. As suas antigas casas tornaram-se kivas (salas cerimoniais), enquanto que as aldeias no topo das mesas se tornavam maiores e mais complexas. As construções em pedra substituíram as casas de adobe, e as aldeias tinham dois ou três andares, tornaram-se mais compactas, e tinham muitos quartos. Durante esta época, a cerâmica substituiu os cestos em importância.

Por volta do ano 1200, os "Índios Ancestrais" mudaram-se para reentrâncias nas falésias e desfiladeiros. Aqui construíram cidades com estruturas de múltiplos andares que serviam de casa para 100-400 pessoas. No entanto, os Índios Ancestrais só usaram estas incríveis construções durante menos de 100 anos. No ano 1300 deixaram a área por razões desconhecidas, viajando para sul, para o Arizona e o Novo México.

Paisagem

Há cerca de 100 milhões de anos, Mesa Verde e a área que a rodeia estavam cobertas por um mar pouco profundo, e os depósitos de areia formaram as camadas de arenito que compõe a maior parte da geologia do parque. À medida que o mar recuava para o sul, uma elevação na área criou o alto planalto que é Mesa Verde. Passado algum tempo, pequenos ribeiros abriram caminho pelo planalto, criando íngremes desfiladeiros que separam as várias mesas. Mais a sul, a mesa continua até ao deserto.

Desde a entrada do parque no Vale de Montezuma, a elevação aumenta ingrememente até ao topo plano da mesa. As elevações no parque vão dos 1860 metros até aos 2560 metros acima do nível médio das águas do mar.

Depois de uma tempestade primaveril, a neve do topo da falésia na Casa do Espruce (Spruce Tree House) derrete e volta a congelar nas árvores abaixo. A Spruce Tree House é o único sítio arqueológico do parque aberto todo o ano.

Flora e fauna

Existe muita vida selvagem no parque. Os veados-mula são comuns no parque, bem como os perus selvagens desde que o parque os reintroduziu. Poderá também ver esquilos, doninhas, ou o ocasional urso-negro a passear pelo acampamento. Outros mamíferos que podem ser vistos no parque incluem os coiotes, a raposa-cinzenta, a puma, o urso-negro, o uapiti, a marmota, e o porco-espinho. Existe também uma grande variedade de pássaros no parque. Nos desfiladeiros pode encontrar pica-paus, gralhas, gaviões, chapins, e outras espécies. Gaviões, águias-reais, e falcões-peregrinos podem ser vistos na beira da mesa, ao longo do Vale de Montezuma.

Mesa Verde é caracterizado por um clima semi-árido, altitude moderadamente elevada e florestas de pinheiros e juníperos. A Artemisia tridentata, as coníferas e pinheiros são comuns. Os carvalhos abundam nas proximidades do Parque de Campismo de Morefield.

Cuidado com hera venenosa, especialmente nas proximidades do Parque de Campismo de Morefield e nos desfiladeiros. Se nunca viu hera venenosa no habitat natural, a brochura do parque sobre o caminho de Petroglyph Point indica os locais ao longo do trilho onde cresce, para que possa ver o seu aspecto. Veja mas não toque!

Clima

Mesa Verde é um parque com quatro estações, com um clima semi-árido. Os Verões podem ser muito quentes, com temperaturas a chegar aos trinta graus ou mais (por isso beba muita água), mas as noites são bastante frescas (cerca de 10ºC). As tempestades são comuns nas tardes de Julho e Agosto. Os Invernos são frios (cerca de 5ºC), e Mesa Verde está a uma elevada altitude, por isso pode nevar de Outubro a Maio.

Orientação

As principais atracções do parque podem ser vistas em meio dia, mas pode ficar mais tempo e explorar as ruínas menos movimentadas e visitar as inscrições nas rochas.

Mesa Verde é um parque sazonal. Embora esteja aberto todo o ano, muitos dos serviços e sítios arqueológicos só estão abertos de Abril a Outubro. Os únicos serviços abertos todo o ano ficam na parte central da Mesa de Chapin: o museu, Spruce Tree Terrace (um restaurante), e a Casa do Espruce ou Spruce Tree House.

Acesso directo aos principais sítios arqueológicos só é permitido em visitas guiadas; tem que comprar bilhetes no Centro de Informações de Far View. Se não o fizer, só os pode ver desde pontos altos onde estes sejam visíveis.

Chegar

Mapa do parque.

De carro

Conduzir é a única maneira de chegar a Mesa Verde. A entrada do parque fica cerca de 14,5 km a este de Cortez e cerca de 60,5 km a oeste de Durango , seguindo a US Highway 160 (ex-US Highway 666). A estrada para o parque é íngreme, estreita, e sinuosa, por isso assegure-se que o seu carro está em boas condições e tem combustível suficiente. A única estação de gasolina no parque fica no Parque de Campismo de Morefield.

De avião

Cortez tem um pequeno aeroporto [2] com voos diários para Denver operados pela Great Lakes Airlines. Durango tem um aeroporto maior [3], com voos diários para Denver operados pela United Express e pela Frontier Airlines, e para Phoenix, operados pela USAirways. Em ambos os aeroportos estão disponíveis companhias de aluguer de carros.

Taxas e Permissões

Circule

Veja

Faça

Atividades

Compre

Coma

Beba

Durma

Hospedagem

Camping

No campo

Segurança

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites