Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Parque Nacional de Mesa Verde

Da Wikitravel
Colorado : Parque Nacional de Mesa Verde
Revisão das 10h23min de 2 de agosto de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Casa do Espruce (Spruce Tree House).

O Parque Nacional de Mesa Verde [1] é um Parque Nacional dos Estados Unidos e um Património Mundial da UNESCO situado na ponta sudoeste do estado do Colorado. O parque tem renome internacional por causa das incrivelmente bem preservadas ruínas e povoações que protege. É dos mais importantes e interessantes sítios arqueológicos da América do Norte. Mesa Verde é também conhecida pela sua paisagem desértica de altas mesas e íngremes desfiladeiros.

Entenda

História

"Anasazi" ou "Índios Ancestrais"?

Durante décadas, as pessoas que outrora viveram nas ruínas eram apelidadas de "Anasazi". No entanto, em anos recentes houve um esforço para parar de se lhes chamar "Anasazi", visto que se acredita que o termo significa "antigo inimigo" ou "antepassado inimigo". Encoraja-se, sim, o termo "Índios Ancestrais" ("Ancestral Puebloans", em inglês), e é este o termo que pode ser visto na maioria dos sinais informativos. Esta é ainda uma mudança recente, por isso ainda há muita confusão com os dois termos.

O nome do parque, Mesa Verde, refere-se à vegetação no topo dos planaltos da área. Os Índios Ancestrais escolheram Mesa Verde como sua casa há cerca de 1400 anos, estabelecendo pequenas casas em grandes covas, que depois eram cobertas com um telhado de madeira, no topo das mesas. Isto aconteceu quando estes eram mais nómadas, caçavam com lanças e faziam cestos. Passando algum tempo começaram a cultivar o topo dos planaltos, aprenderam a criar cerâmica, e preferiram arcos e setas às lanças.

À medida que a população crescia, os Índios Ancestrais, mudaram-se das covas em que viviam para casas feitas de adobe, na superfície. As suas antigas casas tornaram-se kivas (salas cerimoniais), enquanto que as aldeias no topo das mesas se tornavam maiores e mais complexas. As construções em pedra substituíram as casas de adobe, e as aldeias tinham dois ou três andares, tornaram-se mais compactas, e tinham muitos quartos. Durante esta época, a cerâmica substituiu os cestos em importância.

Por volta do ano 1200, os "Índios Ancestrais" mudaram-se para reentrâncias nas falésias e desfiladeiros. Aqui construíram cidades com estruturas de múltiplos andares que serviam de casa para 100-400 pessoas. No entanto, os Índios Ancestrais só usaram estas incríveis construções durante menos de 100 anos. No ano 1300 deixaram a área por razões desconhecidas, viajando para sul, para o Arizona e o Novo México.

Paisagem

Flora e fauna

Clima

Chegar

Taxas e Permissões

Circule

Veja

Faça

Atividades

Compre

Coma

Beba

Durma

Hospedagem

Camping

No campo

Segurança

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites