Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

País de Gales

Da Wikitravel
Reino Unido : País de Gales
Revisão das 19h46min de 7 de dezembro de 2012 por Livroturistico (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
190757105 cec0b1f178.jpg
Localização
Wales in the UK and Europe.svg
Bandeira
90px
Informações Básicas
Capital Cardiff
Governo Monarquia contitucional, com governo parcialmente independente
Moeda Libra esterlina (£)
Área 20.779 km2
População 2.903.085 (2001)
Idioma Galês, inglês
Código telefônico +44
Internet TLD .uk
Fuso horário UTC



O País de Gales (Galês, Cymru) [1] é um país da Europa Ocidental e faz parte do Reino Unido.

Wales é rica em história e beleza natural e tem uma cultura distinta do resto do Reino Unido. Os viajantes são atraídos ao País de Gales por causa de suas belas paisagens, os espaços abertos da sua impressionante parques nacionais e a riqueza da história e da cultura.

Regiões

Devido à cordilheira central, País de Gales é culturalmente e economicamente dividido em três regiões:

  • North Wales- Vários destinos de férias ao longo da costa, mas principalmente uma área rural.
  • Mid Wales - Um pouco povoada região montanhosa com uma área costeira em frente ao mar da Irlanda.
  • Gales do Sul- Sul é a região mais industrializada, com algumas grandes áreas urbanas, especialmente na parte oriental, mas a parte ocidental é mais rural e inclui algumas deslumbrantes paisagens costeiras.

Cidades

Wales tem muitas cidades e vilas pitorescas. Estas nove são as mais notáveis.

  • Cardiff - Capital do País de Gales
  • Aberystwyth - cidade litorânea com grande população de estudantes.
  • Bangor - cidade universitária pitoresca.
  • Caernarfon - local do Caernarfon Castle, maior e mais bem preservado castelo.
  • Conwy - medieval cidade fortificada com o impressionante castelo e lojas.
  • Hay-on-Wye – a capital do livro do Reino Unido, que abriga o festival anual de literatura
  • Llandudno - o maior balneário no norte de Gales.
  • Swansea - Wales cidade "à beira-mar e segunda maior área urbana, com belo litoral e praias arenosas.
  • Tenby - cidade murada medieval e elegante resort à beira-mar.

Outros destinos

Entenda

Mapa do País de Gales

Wales é regido por uma combinação de instituições do País de Gales, Reino Unido e à escala européia. Muitas questões importantes são decididas em um Reino Unido como no nível da União Européia. Wales é representado no Reino Unido e dos Parlamentos Europeus.

Tem sido ao longo do tempo um movimento para devolver alguns poderes de decisão a um nível de Gales, a partir de 1906 com o estabelecimento do País de Gales e Monmouthshire Conselho de Educação. Em 1964 assistiu à criação dos não-eleitos galeses Office dirigido por um Secretário de Estado e do País de Gales, sentado no gabinete do Reino Unido. Esta instituição evoluiu para uma Assembléia Nacional eleita no País de Gales em Cardiff Bay com base em 1999. Ele tinha direito de fazer pequenos poderes e um executivo (incluindo um primeiro-ministro). Em 2006, a Assembléia se mudou para um novo propósito construindo o edifício "Senedd. Em 2007, a Assembléia obteve mais poderes legislativos, e sua estrutura foi reformada para que houvesse uma separação mais clara das competências entre a Assembléia e o Governo galês. De particular interesse para os visitantes, muitas decisões sobre o turismo, transporte e saúde são tomadas pelo País de Gales, em vez do Governo do Reino Unido.

Clima

O país tem o clima temperado, com grandes períodos de chuva o ano todo.

História

País de Gales era um país independente, embora raramente nação unificada, mas quando o rei Edward I derrotou Llywelyn em 1282, o país caiu sob a jurisdição da Inglaterra. No início, era governado como um país independente, mas desde então tem sido parte de uma União, que atualmente consiste de Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Antes da revolução industrial, no País de Gales era uma região pouco povoada dependente do comércio agrícola local. No entanto, devido à abundância de carvão, nos vales Gales do Sul, houve um crescimento fenomenal da população e uma mudança dinâmica na economia do sul de Gales durante os séculos 18 e 19. As áreas centrais de Glamorgan, em particular, tornaram-se centros nacionais de mineração de carvão e de aço, enquanto os portos de Cardiff e Swansea estabeleceram-se como centros comerciais, oferecendo serviços bancários, compras e facilidades de seguros. Além disso, os lugares na costa norte, tais como Rhyl e Llandudno, desenvolvido em resorts tipo fun-feira servindo a expansão das populações das grandes cidades industriais de Lancashire.

Nos últimos anos, tenha deixado a mineração de carvão e indústria pesada diminuirem. No entanto, o cenário deslumbrante do País de Gales e rica história, deram-se ao desenvolvimento do turismo, enquanto ao mesmo tempo, de Cardiff e Swansea ter mantido suas posições como centros de comércio e indústria de ponta.

Chegar

Gales têm a mesma imigração e vistos como o resto do Reino Unido.

Para obter mais informações do Reino Unido imigração e de vistos, ver o Home Office do Reino Unido web site.

De avião

O principal aeroporto é Cardiff International Airport, localizado nove milhas ao sul da cidade. Este é o único aeroporto principal no País de Gales, e é servido pelas seguintes companhias aéreas.

Air Southwest domestics opera para Manchester e a Newquay. bmibaby opera serviços domésticos para Edimburgo, Glasgow, Belfast e Jersey, e os serviços internacionais de Alicante, Amesterdam, Faro, Ibiza, Málaga, Murcia, Palma de Mallorca e Praga. KLM opera com serviços de Amsterdam 4-5 vezes ao dia. Aer Arann opera com serviços de Dublin, Cork e Galway, na Irlanda e também de Nantes, na França. Flybe opera diariamente a vários Serices, George Best Belfast City Airport, Paris Charles De Gaulle, aeroporto de Newcastle, do Aeroporto de Edimburgo e Glasgow Airport. Zoom opera serviços diretos para Toronto e Vancouver (operações foram suspensas desde 28 de agosto de 2008 - ver site). Eastern Airways opera vôos para Newcastle. Thomsonfly opera vôos para Jersey, Barcelona e muitos aeroportos na Espanha e em outras partes do mundo. Há serviços de ônibus regular de Cardiff centro da cidade ao aeroporto. Alternativamente, você também pode ir para o aeroporto usando um serviço de ônibus da Estação de Barry, que é próximo ao aeroporto e linhas de trem local. Em 2005, a linha férrea nas proximidades foi reaberta, incluindo uma estação de Rhoose, onde há ônibus para o aeroporto.

Poderia ser mais fácil de voar para o aeroporto na Inglaterra como um dos aeroportos de Londres quando visitar Gales do Sul, como uma maior variedade de companhias aéreas de vôos e cidades disponíveis a partir de lá para destinos em todo o mundo, com serviços de muitas companhias aéreas. No entanto London com mais de 2 horas a partir de Cardiff, e já a partir de muitos outros lugares no País de Gales. Outras cidades servidas por aeroportos internacionais na Inglaterra, que oferecem um acesso razoável para as partes do País de Gales incluem Bristol (sul do País de Gales), Birmingham (para meados de Gales), Liverpool e Manchester (norte do País de Gales).

De barco

Linhas regulares de ferries entre Holyhead no Norte do País de Gales e da Irlanda (Dublin e Dun Laoghaire), e é fornecido por duas transportadoras. Stenaline e Ferries irlandês oferecem serviços diários múltiplos entre as duas portas para passageiros e veículos. As reservas podem ser feitas através de seus respectivos sites. Rosslare no Sudeste da Irlanda está ligado a dois portos em Pembrokeshire. Stena opera a rota para Fishguard (incluindo um serviço de ferry rápido), Ferries irlandeses operam a rota para Pembroke Dock.

De carro

Gales do Sul goza de boas ligações de auto-estradas com o resto do Reino Unido

Os links M4 Londres com Bristol, e através do Severn (pedágio) Bridge, Newport, Cardiff, Swansea e Carmarthen O M50 links West Midlands com Gales do Sul North Wales não tem auto-estradas. No entanto, existem ainda boas ligações rodoviárias com o resto do Reino Unido

O A5, seguido do M54 após Shrewsbury, a Londres e a West Midlands leva você através do espetacular Snowdonia National Park A ilha de Anglesey é ao longo da estrada A55 ao longo da costa do País de Gales do Norte. Se você estiver se aproximando do sul tentar a A5, que é uma rota cênica que leva você através das montanhas de Gales do Norte. Não existem controles nas fronteiras internas da Grã-Bretanha e você não pode observar a fronteira, se entrar no País de Gales da Inglaterra através de uma estrada secundária. Você costuma ver o Croeso i sinal Gymru atravessam a fronteira.

De trem

Para quem não está acostumado com os meandros da rede ferroviária do Reino Unido, Wikitravel tem um guia útil para viagens de comboio no Reino Unido. Main line rail services conecta o sul (especialmente Newport, Cardiff e Swansea) com todas as partes da UK,


Circular

Devido à topografia do País de Gales e do desenvolvimento histórico, a maioria das viagens no País de Gales é feita ao longo de um eixo leste-oeste, em vez de um eixo Norte-Sul. Ligações ferroviárias e rodoviárias entre os centros de South Wales, e ao longo da costa do País de Gales do Norte são em geral rápidas e eficientes, especialmente ao longo da M4 e A55. Uma importante exceção a isso é M4 J32 (o intercâmbio com o A470) durante a hora do rush, que fica congestionada com tráfego Cardiff Commuter. A rotunda no cruzamento 32 é a maior da Europa. Até 2010 entre J29 estradas (A48 (M)) e J30 (Cardiff Gate) podem aumentar o tempo de sua viagem. A maioria dos lugares no sul do País de Gales está dentro de uma hora e meia.

Viajando entre o Cardiff e os outros principais centros populacionais, Swansea e Newport é muito simples.

Embora apenas cerca de 170 km de costa a costa, devido à topografia ligações Norte-Sul são mais difíceis em termos de tempo. Por tempo de percurso de terra são comparáveis às horas de vôo em todo o continente norte-americano! No entanto, a viagem em si é algo que um visitante pode desejar realizar, a fim de ver a paisagem.

Traveline Cymru - ônibus e planejamento de viagem de comboio e um calendário de informação

De avião

País de Gales é um país pequeno e voar não é um modo comum de transporte interno. Existe, na verdade apenas uma rota doméstica, Cardiff Aeroporto Internacional de Anglesey Airport. Esta é provavelmente a maneira mais rápida, de longe, para viajar entre o Norte e o Sul do País de Gales.

Esta rota é atendida por dois serviços em cada sentido por dia. A viagem leva cerca de uma hora. Apesar do tempo rumo tomado começando e para o aeroporto deve ser tido em conta o tempo de viagem para a viagem aérea como relativamente curto. Esta opção é mais útil para quem viaja entre o Norte Oeste e Sudeste do País de Gales.

O serviço é prestado pela companhia aérea Manx2.

De carro

Condução entre o Norte e o Sul do País de Gales tem cerca de 5-6 horas em alguns cenários espetaculares, especialmente para as viagens na rota mais ocidental através de Snowdonia via Corris, Dolgellau, Ffestiniog Blaenau, a passagem de Crimea e do Vale do Conwy. As duas principais estradas Norte-Sul são o A470 para Cardiff e Swansea Llandudno A483 para Chester.

De ônibus

O primeiro serviço de ônibus Cymru Shuttle é geralmente mais rápido do que o comboio para deslocações entre Swansea e Cardiff, embora em horários de pico, o trem não fica preso no trânsito!

Serviços Traws Cambria contato Norte, Centro e Sul do País de Gales.

Arriva opera uma grande quantidade de serviços de autocarros, em North Wales Primeira Cymru opera serviços em South West Wales Trawscambria rede de ônibus de longa distância liga Norte, Centro e Sul do País de Gales. Stagecoach opera serviços de Gales do Sul Cardiff Bus opera serviços em Cardiff Veolia Transport Cymru opera serviços de Gales em Cardiff e do Sul

Fale

Inglês é falado em todo o país, mas no País de Gales também tem sua própria linguagem, País de Gales (em galês: Cymraeg). A política do governo é incentivar as duas línguas.

Inglês é a língua principal do País de Gales, tem-se falado no País de Gales, mais do que na maioria dos outros países que falam Inglês. Não é um dialeto galês-Inglês, no mesmo sentido em que há dialetos regionais na Inglaterra ou na América. No entanto, os turistas que falam outro dialeto do Inglês, não precisam se preocupar muito como o galês que está longe de serem tão distantes do padrão de Inglês como os dialetos de Singapura, na Escócia, ou alguns do norte da Inglaterra.

Dependendo da sua própria nacionalidade, você pode achar difícil entender o idioma Inglês que é falado em um forte sotaque galês (coloquial às vezes referido como "Wenglish '), mas não se preocupe para pedir a alguém para repetir alguma coisa. Muitos coloquialismos distintos são utilizados em galês-Inglês que têm o potencial de causar confusão a um estrangeiro, alguns exemplos destes são 'sim', que é muito comumente usado para indicar "sim" e "ta-ra 'pode ser dito em vez de um "adeus" (especialmente em uma conversa informal), o outro é "Onde?", se perguntou por alguém”, onde (você)?" empresa de táxi, ou seja, eles querem saber onde você está atualmente não é aonde você quer ir.

Esta frase é amplamente utilizado, mas não exclusivamente nas áreas do Sul do País de Gales Vales.

Galês é falado por cerca de 26% da população que esta varia geograficamente de menos de 7% no Sudeste para 60% no noroeste. No País de Gales como um todo, o galês é uma língua minoritária, mas os visitantes devem estar cientes de que, em muitas das partes do País de Gales particular de interesse para os turistas, é na verdade a língua majoritária.

Todos os sinais de trânsito no País de Gales são bilíngües. Ao contrário de partes da Escócia, não existe um código de cores para distinguir as línguas, nem há um protocolo padrão como a língua que aparece no topo. Sempre que o nome em Inglês e galês para uma cidade são as mesmas, apenas um nome aparecerá. Os visitantes não estão familiarizados com a política de bilíngue pode acreditar que é um sinal de trânsito indicando dois destinos distintos quando, na verdade, ele está se referindo a uma só. A quilometragem da direita deve esclarecer a situação.


Muitas pessoas mais velhas, especialmente no sul, que não falam o galês ainda tem um forte vínculo emocional com a língua, porque eles podem ter tido um pai que fala galês ou o pai-avô. Houve um momento em que a linguagem estava desanimada em escolas e muitos pais se abstiveram de falar sua língua nativa com seus filhos.

Devido à imigração no século XX, há outras línguas faladas no País de Gales, embora a sua utilização seja limitada a pequenas áreas geográficas de determinadas comunidades.

Coma

País de Gales não é famoso pela sua cozinha, mas há alguns pratos especiais que você pode experimentar:

Cawl ou Lobscouse (Norte) - um caldo de cordeiro. Galês rarebit - um prato com queijo derretido, muitas vezes temperado com cerveja e ervas e servido em pão torrado. Laver pão (pronuncia-se "ver-lar") não é, como o nome implica, o pão, mas um purê feito de algas (o mesmo tipo que é usado na preparação dos japoneses nori). São geralmente enroladas em pequenos bolos misturadas com farinha de aveia e servidas no café da manhã ao lado de fatias de bacon, que é simplesmente delicioso aquecido e servido sobre torradas com manteiga. Este prato só está disponível na área de Swansea e pode ser compradas em Swansea-primas do mercado. Gelado - devido a um afluxo de italianos no País de Gales, a área tem alguns dos melhores cones no país. A seguir, são premiados nacionais do Reino Unido: Ice Cream Frank em Carmarthenshire, [Joe's Ice cream], em Swansea e Fecci & Sons Ice Cream em Tenby. La Belle Rouge, em Aberystwyth também é altamente recomendado.

NB: fumar em espaços públicos fechados, incluindo restaurantes e cafés, é ilegal no País de Gales, e há uma multa no local de £ 50 para aqueles que violarem a proibição.

Beba e saia

Whisky - Depois de uma ausência de mais de 100 anos, País de Gales voltou ao clube dos países que produzem whisky Celtic em 2004 com o lançamento do Whisky galês. Esta destilaria é baseada fora da vila de Penderyn, perto de Brecon em South Wales. Penderyn uísque recebeu vários prêmios e faz uma adição interessante ao mundo do whisky. O centro do visitante destilaria inaugurada em junho de 2008. Veja o artigo mais geral sobre o consumo no Reino Unido, com informações sobre bares e ale real.

NB: fumar em espaços públicos fechados, incluindo bares e cafés, é ilegal no País de Gales, e há uma multa no local de £ 50 para aqueles que violarem a proibição.

Aprenda

Wales tem dez principais universidades, que têm grandes populações de estudantes estrangeiros:

Aberystwyth. Uma universidade com vista para o mar - excelentes instalações. Bangor. Uma universidade relativamente pequena, mas com uma boa reputação. Cardiff. A maior e mais alta classificação das universidades. Glamorgan. Uma grande universidade, situado no Rio Grande do Sul Vales. Universidade Glyndwr, Wrexham. “Mais nova universidade do País de Gales”, constituído em 2008 do Oriente North Wales Institute of Higher Education. Lampeter. A universidade mais antiga terceiro na Inglaterra e País de Gales, atrás apenas de Oxford e Cambridge, com sede na pequena cidade de Lampeter em West Wales. Home para a mais antiga rugby e equipas de hóquei no País de Gales. Newport. Contém o famoso Newport bem-Art School. Swansea. Uma grande universidade, localizado na beira-mar - muitas vezes eleita a melhor universidade do Reino Unido para a experiência do estudante. Swansea Metropolitan. Essa universidade está localizada em vários campi espalhados pela cidade, e é famosa por seus cursos de design em vidro manchado e mídia digital. Trinity College, Carmarthen. Um pequeno, mas a universidade histórico, baseado em parque nacional bonito. Instituto Universitário de Gales, Cardiff (UWIC). A universidade metripolitan auto denominado Cardiff. Royal College of Music País de Gales e Drama, Cardiff. Uma escola centrada na música e drama

Trabalhe

Referindo-se ao povo galês como Inglês é incorreto e pode causar irritação. As relações geopolíticas entre a Inglaterra e o País de Gales são fortes, embora alguns sentimentos light-hearted anti-Inglês é comum, especialmente no patriótico Noroeste do país. É comum ouvir a língua galesa sendo falado em algumas partes do país, embora moradores raramente esperem os visitantes para tentar falar. Usando palavras como Bore Da (Bom dia) e Diolch (Obrigado) serão apreciados em algumas partes do país, mas vai soar estranho em outro - isto é devido a algumas áreas, tendo quase que exclusivamente populações que falam Inglês (tais como áreas perto da fronteira Inglês, ao longo da costa do Norte, a South Wales Vales, Swansea e Sul Gower, South Pembrokeshire e Cardiff).

Segurança

Em qualquer chamada de emergência 999 ou 112 e pedir para Ambulância, Bombeiros, Polícia ou Guarda Costeira quando conectado. Para questões não urgentes polícia, disque 101 para ser conectado à estação de polícia em qualquer lugar do País de Gales.

Wales é considerada uma das mais seguras às partes do Reino Unido, embora os visitantes devam estar cientes de que a atividade criminal, incluindo a criminalidade violenta não é incomum. Como em muitas cidades do Reino Unido e as cidades, há problemas com o álcool em curso de comportamento anti-social relacionados. É perfeitamente seguro dirigir em estradas de Gales, embora os visitantes devam tomar cuidado extra em single-estradas e estradas de pista única.

Saúde

O sistema de saúde no país é o NHS (Serviço Nacional de Saúde) é um serviço estatal para o Reino Unido que oferece tratamento aos residentes através de um leque abrangente de serviços médicos. O NHS Direct Wales dispõe de um serviço médico de informações disponível 24 horas por dia, todos os dias. É possível ligar para o NHS Direct Wales através do número 0845 46 47, caso senta-se doente e não tiver a certeza do que fazer, ou para pedir informações de saúde sobre um leque Abrangente de condições, tratamentos e serviços de saúde locais. As chamadas são cobradas à taxa local de 4p por minuto.

Atividades

Brecon Jazz Festival, Brecon Cardiff Singer do Concurso Mundial, Cardiff Guardian Hay Festival, Hay-on-Wye. Um festival literário, Bill Clinton, que habilmente descrita como 'The Woodstock para a mente. “ Dylan Thomas Festival, Swansea um evento anual realizado entre 27 de Outubro e 09 de novembro (as datas de nascimento do poeta e da morte) para comemorar as obras de Thomas. Além disso, o festival recebe cerimônia os prêmios para a vencedora do Prêmio Dylan Thomas - uma competição bianual para escrever mais destacados talentos literários em Inglês, com idade inferior a 30. Dylan Thomas Fringe, Swansea. Elogios dos principais eventos no Festival Dylan Thomas e é realizada em vários locais por toda a cidade. Faenol Festival é organizado pelo internacionalmente renomado cantor de ópera Bryn Terfel, e tem lugar em Agosto de fim de semana de férias a cada ano no Banco Y Felinheli, entre Bangor e Caernarfon. International Eisteddfod, Llangollen. Um festival internacional de música e dança tradicional. Nacional Eisteddfod (Genedlaethol Eisteddfod). Primeira semana de agosto. O galês evento linguagem que está hospedado em uma cidade diferente a cada ano, alternando entre o norte e o sul do País de Gales. Em 2009 será realizada em Bala, North Wales, e 2010 estão prevista para Blaenau Gwent. Sesiwn Fawr World Music Festival acontece a cada julho, em Dolgellau. Com seis etapas, há algo para todos. Festival de Cinema de Swansea Bay, Swansea. maior do Reino Unido festival internacional de cinema indie. Swansea Festival de Música e Artes de Swansea. Anual (outubro), três bash semana de cultura em vários locais em Swansea, e o segundo maior festival como no Reino Unido. Wakestock é um festival de música combinada com uma competição de wakeboard, que tem lugar em cada Abersoch julho.

Este artigo é usável. Ele contém informações sobre como chegar e algumas indicações completas de restaurantes e hotéis. Uma pessoa mais corajosa poderia utilizá-lo para viajar, mas por favor mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites