Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Miranda do Douro

Da Wikitravel
Portugal : Trás-os-Montes e Alto Douro : Miranda do Douro
Revisão das 10h08min de 19 de março de 2011 por Texugo (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Matriz.

Miranda do Douro (ou Miranda de l Douro, em mirandês) é uma localidade no distrito de Bragança, em Portugal, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Situa-se na margem direita do rio Douro, a 682 m de altitude. É famosa pelos seus pauliteiros.

Chegar

Circule

Veja

  • Castelo de Miranda do Douro - O castelo apresentava planta no formato quadrangular, sendo as suas muralhas, em granito e xisto, ameadas e reforçadas nos três ângulos externos por cubelos (dois de planta retangular e um, hexagonal), envolvendo uma considerável praça de armas, atualmente reduzida a um amplo terreiro. A Norte, o conjunto é dominado pela Torre de Menagem, na cota de 682 metros acima do nível do mar. A cerca da vila abarcava um perímetro total de seiscentos passos, rasgada por três portas de arco quebrado: a Porta da Senhora do Amparo, a Porta Falsa e o Postigo.
  • Igreja Matriz - É um magnífico exemplar de arquitectura maneirista, com alguns traços renascentistas e góticos. A figura mais venerada pelas gentes mirandesas, o Menino Jesus da Cartolinha, guarda-se aqui. Durante dois séculos, foi um importante centro da vida religiosa, sendo a sé, que mais tarde foi transferida para Bragança. Por traz da igreja podem-se ver as ruínas do Antigo Paço Episcopal.
  • Paços do Concelho ou Câmara Municipal - Um magnífico edifício barroco situado na praça central da povoação, a Praça de D. João III.´
  • Igreja da Senhora da Misericórdia - A sua construção foi iniciada em 1578. Tem uma planta longitudinal, composta por uma nave única e capela-mor.
  • Miradouro da Sé Catedral - A paisagem é unica, com os seus escarpados precepícios, fragas e arribas.

Museus

  • Museu da Terra de Miranda - Aqui podem-se apreciar a indumentária tradicional mirandesa. Tem também uma sala de armas e armadilhas, uma cozinha tradicional reconstítuida ao pormenor e uma sala decidicada às máscaras dos chocalheiros.

Faça

Compre

  • Comércio tradicional de Miranda do Douro

Coma

  • Balbina, Rua Rainha Dona Catarina, 1, tel. 273 432394. É o restaurante mais famoso da cidade, localizada dentro da muralha, conhecida pela sua vitela assada, pela sua posta à mirandesa, entre outros pratos. Aberto todos os dias.
  • Capa d'Honras, Travessa Castelo 1, tel. 273 432 699. Ementa de requinte e bastante variada com destaque para a posta mirandesa, fumeiro de porco bísaro, cabrito churro-galego assado e bacalhau à mirandesa . Aberto todos os dias.
  • Estalagem de Santa Catarina, Largo da Pousada, tel.: 273 431 255, [1]. Conhecida pela sua bela vista, é também famosa pela sua comida. Cordeiro no forno, posta e polvo assado são alguns dos pratos deste restaurante, decorado com painéis de Júlio Resende. Fecha domingos ao jantar.
  • Gabriela, Largo da Igreja, 27 - Sendim, tel. 273 739 180. Experimente a posta de vitela, ou o bacalhau na brasa. Aberto todos os dias.
  • O Mirandês, Largo da Moagem, tel. 273 431 418, [2]. Destaque para a posta mirandesa, o churrasco de vitela, a açorda de marisco e o bacalhau assado. Fecha domingos ao jantar.

Beber e sair

Durma

  • Pousada de Santa Catarina - Largo da Pousada, Miranda do Douro; Tel.: 273 431 005 [3]

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites