Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Minas Gerais

Da Wikitravel
América : América do Sul : Brasil : Sudeste : Minas Gerais
Revisão das 18h39min de 26 de outubro de 2012 por Livroturistico (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Centro histórico São João del Rey
Minas Gerais é um estado da Região Sudeste do Brasil.

Regiões

Mapa mostrando a divisão do estado de Minas Gerais em mesorregiões, microrregiões e municípios.

Minas é o maior estado da Região Sudeste e tem inúmeras cidades e atrações naturais. Para organizar o guia, dividimos o estado em algumas regiões:

Cidades

Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios. Segue uma lista de nove das cidades mais visitadas pelos viajantes:

Outros destinos

Minas, com sua extensa área geográfica, apresenta uma grande diversidade de ambientes (campos de altitude, campos rupestres, cerrado, florestas, caatinga, etc). Muitos desses locais são protegidos por Parques - unidades de conservação de uso múltiplo criadas para conservar áreas estratégicas com importante valor ecológico, histórico ou cultural. Os Parques destinam-se a fins educativos, científicos e recreacionais.

Parques nacionais

Parques Estaduais

Cultura

A miscigenação ocorrida em Minas Gerais entre povos indígenas, africanos e o colonizador português deixou marcas características na cultura mineira, influenciando as artes, a culinária e o folclore.

Artes

Arquitetura

Museu da Inconfidência em Ouro Preto.

Um dos mais importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil colonial está abrigado nas cidades mineiras, destacando-se Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João del-Rei. O arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o nome mais importante do barroco mineiro, tanto por esculturas avulsas quanto por realizações de maior vulto, como os profetas em pedra sabão e os passos da Paixão em Congonhas e a concepção arquitetônica de igrejas como a de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Suas obras estão presentes em diversas cidades da região do ouro. Minas Gerais é um dos estados com maior número de museus do país, dedicados não apenas à história mineira, mas também às artes e às ciências. Destacam-se o Museu Mariano Procópio, o primeiro fundado no estado, Museu da Inconfidência, com importante acervo do século XVIII, Museu de Arte da Pampulha, Museu do Escravo em Belo Vale, o único museu dedicado à cultura negra no Brasil, Museu de Arte Sacra, em Mariana, com um dos maiores acervos do país, Museu da Música de Mariana, com acervo de documentos musicais sacros e profanos dos séculos XVIII ao XX e o Centro Cultural Amilcar de Castro, em Paraisópolis.

Literatura

A literatura floresce em Minas Gerais já na época do ouro, através principalmente de poetas árcades como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manoel da Costa.

Modernamente, Minas Gerais deu sua contribuição à literatura brasileira através de escritores famosos, dentre eles Autran Dourado, autor de Uma Vida em Segredo; João Guimarães Rosa, autor de clássicos como Grande Sertão: Veredas e Sagarana; Fernando Sabino, autor de O Encontro Marcado e o O Grande Mentecapto; Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes do modernismo brasileiro; Adélia Prado, autora de O coração disparado e O homem da mão seca; Murilo Rubião, autor de contos fantásticos, como O Pirotécnico Zacarias e O Ex-Mágico; Rubem Fonseca, autor de Agosto, Bufo & Spalanzani; Ziraldo, humorista e criador do Menino Maluquinho; Pedro Nava, autor de Baú de Ossos, Chão de Ferro, Beira-mar; Murilo Mendes, poeta e autor de importantes obras do modernismo no país; Darcy Ribeiro, autor de romances como Maíra, Migo e de diversas obras voltadas à Educação, Antropologia e Etnologia; Roberto
Estátua de Carlos Drummond de Andrade em Itabira.
Drummond, autor de Hilda Furacão, O Cheiro de Deus, Hitler manda lembranças; Mário Palmério, autor de Vila dos Confins e Chapadão do Bugre; Maxs Portes, autor de coleções infantis; Luiz Ruffato, autor de Eles eram muitos cavalos, As máscaras singulares, (os sobreviventes); Stella Libânio, autora de Fogão de lenha, Quentes e frios; Zuenir Ventura, autora de 1968: o Ano que Não Terminou,; Frei Beto, autor de Hotel Brasil, Entre todos os homens, Batismo de sangue; Fernando Morais, autor de A Ilha, 'Olga, Chatô e O Rei do Brasil; Fernando Gabeira, autor de O Que É Isso, Companheiro?, Affonso Romano de Sant'Anna, autor de A grande fala do índio guarani, O Canibalismo Amoroso, Agosto 1991: Estávamos em Moscou; Afonso Arinos de Melo Franco, autor de Pelo sertão, Lendas e Tradições Brasileiras; Afonso Arinos de Melo Franco (sobrinho), autor de O índio brasileiro e a Revolução Francesa, História das ideias políticas no Brasil; Paulo Mendes Campos, poeta; Mário Prata, autor de Sem lenço, sem documento, Estúpido cupido, entre outros; Abgar Renault, escreveu Sonetos antigos, A lápide sob a lua, Sofotulafai e A outra face da lua; Ruy Castro, autor de Chega de Saudade, O Anjo Pornográfico, Estrela Solitária, além de outras importantes biografias e adaptações de obras estrangeiras.

Musica

Grupo Pato Fu em apresentação, em 2008.

Minas Gerais tem uma rica tradição musical. No século XVIII se destaca a obra barroca de Lobo de Mesquita. A partir do século XIX, as bandas de música se desenvolvem a ponto de serem hoje um dos marcos de identidade cultural do Estado. Na primeira metade do século XX se destacam o samba, o chorinho e as marchinhas com os compositores Ary Barroso, Ataulfo Alves e Rômulo Pais. Nos anos 1980, a banda de heavy metal Sepultura tornou-se a primeira banda brasileira a fazer sucesso no exterior, a banda de heavy metal Sarcófago foi uma das mais influentes bandas de Black Metal mundial, compositores como Celso Adolfo ocorre também uma revalorização da cultura dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com Tadeu Franco Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira e Rubinho do Vale. A banda instrumental Uakti liderada pelo intrumentista Marco Antônio Guimarães, inovam ao fabricar seus próprios instrumentos, encantam o mundo todo. Nos anos 1990, surgiram diversas bandas de pop rock em Minas, como Skank, Jota Quest, Pato Fu e Tianastácia. E também na MPB como Beto Guedes, Lô Borges, Fernando Brant, Wagner Tiso, Milton Nascimento. O estado também é conhecido por cativar públicos específicos e fiéis como o da música eletrônica e do Rock Progressivo. Esse último gênero ficou marcado pela criação de bandas que se tornaram expoentes

Festas tradicionais


Festa do Rosário

Entenda

Minas Gerais

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a quarta maior em extensão territorial — que é de 586.528 km², superior à da França — e a segunda em população. Localizado na Região Sudeste do Brasil e limitado ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás, incluindo uma pequena divisa com o Distrito Federal, a leste com o Espírito Santo, a sudeste com o Rio de Janeiro e a norte e nordeste com a Bahia.O estado é o segundo mais populoso do Brasil, com quase 20 milhões de habitantes. Sua capital e maior cidade, Belo Horizonte, reúne em sua região metropolitana cerca de 5,5 milhões de habitantes, sendo, assim, a terceira maior aglomeração urbana do Brasil. Minas Gerais possui o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil, superado apenas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, embora em um importante indicador de capacidade econômica, a arrecadação de ICMS, Minas supere Rio de Janeiro na classificação nacional. Também é muito importante sob o aspecto histórico: cidades erguidas durante o ciclo do ouro no século XVIII consolidaram a colonização do interior do país e estão espalhadas por todo o estado. Alguns eventos marcantes da história brasileira, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Golpe Militar de 1964 e a campanha pela abertura política em meados da década de 1980 mais conhecida como Diretas Já, foram arquitetados em Minas Gerais.

Chegar

Circule

De Bike

Você pode conhecer Minas usando uma bicicleta. A rede de ciclovias da cidade integra também os vários pontos turísticos da cidade. Você pode alugar uma no Passeio Público, um parque que fica entre o Centro Cívico e o centro da cidade.

Fale

Compre

Pijamas em

Coma

Sul de Minas Gerais

Pastel de farinha de milho

Beber e sair

Durma

Aprenda

A rede de ensino no estado conta com escolas privadas e públicas em todos os níveis de ensino. O português é o idioma oficial das escolas, mas o inglês e o espanhol são parte do currículo de escola secundária oficial. No nível superior, o estado possui 25 instituições públicas respeitadas como a UFMG e a UFLA.

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato

Partir

Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites