Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Meknès

Da Wikitravel
África : Norte da África : Marrocos : Meknès
Revisão das 18h11min de 25 de outubro de 2009 por 188.81.112.112 (discussão)

Ir para: navegação, pesquisa
Bab Mansour, Meknès.
Madraça de Bou Inania, Meknès.

Meknès (مكناس) é uma cidade marroquina, capital da província homónima. Meknès foi construida há mais de 350 anos e continua a abrigar mesquitas, palácios, e jardins. A cidade histórica é rodeada por uma enorme muralha de 40km de ameias e torres. Uma das principais atracções é o Palácio de Dar El Kebira construído pelo sultão Moulay Ismail no séc. XVII.

Entenda

A moderna cidade de Meknès é uma das mais fascinantes cidades de Marrocos, com a sua vibrante vida nocturna, restaurantes e um impressionante Palácio Real. Como é ignorada pela maior parte dos turistas, também está livre dos habituais inconvenientes (guias falsos, etc.) dos grandes centros turísticos.

Meknès seja uma cidade imperial com muitos monumentos históricos e sítios naturais; é também a cidade mais próxima das ruínas romanas de Volubilis (Oualili). Os preços em Meknès são muito mais razoáveis e as pessoas são muito mais simpáticas do que em outras cidades marroquinas.

Chegar

De comboio/trem

Meknès tem duas estações de comboios. A Gare Meknès fica inconvenientemente situada nos confins da parte este da cidade, embora esteja mais perto da estação de comboios da CTM. A estação em que a maior parte dos visitantes desembarcam é a pequena Gare el Amir Abdelkader (tel. 035/522763), a uma pequena caminhada da Avenue Mohammed V, na Ville Nouvelle. Tanto petits como grands taxis estão geralmente à espera mesmo fora da estação. Uma viagem de petit taxi até à medina não deve custar mais do que 10dh a 15dh. Insista com o taxista para usar o taxímetro, pois está legalmente obrigado a tal.

Existem comboios diários para Meknes desde muitas cidades do oeste de Marrocos(não existem comboios desde a Cordilheira do Atlas nem das Montanhas de Rif ou do centro de Marrocos e dos oásis). Algumas das rotas mais populares são desde Casablanca (3 1/4 h; 86dh-128dh); Fez (45 min; 18dh-26dh); Marrakech (7 h; 162dh-247dh); Rabat (2 1/4 h; 59dh-86dh); e Tânger (4-5 1/2 h; 80dh-121dh). Desde destinos como Agadir, Essaouira, e Tétouan, irá viajar parte da viagem ou a viagem completa no autocarro da Supratours. Reservas só são aceites com um mês de antecedência e podem ser feitas tanto de telefone (tel. 090/203040 só desde Marrocos), como de bilheteiras na estação, ou através de agentes autorizados. O pagamento nas estações tem de ser em dinheiro, embora alguns agentes aceitem cartões de crédito.

De autocarro/ônibus

Existem autocarros para Meknès desde quase qualquer lado em Marrocos, incluindo Agadir (11 h; 200dh-230dh); Casablanca (5 h; 80dh-90dh); Chefchaouen (5 1/2 h; 60dh-80dh); Erfoud (10 h; 100dh-110dh); Fez (1 h; 20dh); Marrakech (9 h; 140dh-160dh); Rabat (3 1/2 h; 50dh-60dh); e Tânger (6 h; 80dh-90dh). Para além da CTM, que opera desde a sua própria estação na Ville Nouvelle, todas as companhias de autocarro de longa distância chegam na Gare Routière, a pouca distância do Portão de Bab el Khemis, a uma caminhada de 10 minutos desde a Place el Hedim. Aberta 24h, tem restaurantes, cafés, e oferece um bom serviço de armazenamento de bagagem (5dh por mala), aberto desde as 6h até à meia-noite.

Se não quiser caminhar, existem alguns petits taxis azuis à sua espera fora da estação pra o transportar. Não deve custar mais do que 10dh a 15dh para chegar ao seu destino.

Para viajar para além de Meknès, todas as companhias (excepto a CTM, que tem a sua própria estação) saem da estação de autocarros, onde cada uma tem as suas próprias bilheteiras (tem que pagar em dinheiro). Para uma partida de madrugada ou durante a estação alta para Chefchaouen, Marrakech, e Tânger, é aconselhável comprar o seu bilhete no dia anterior. A CTM (tel. 022/438282 reservas; [1]) opera desde a sua própria estação operates na esquina da Avenue des F.A.R. e da Avenue Yacoub el Mansour (tel. 035/522585) na Ville Nouvelle. Os serviços internacionais da CTM para Espanha e França também saem daqui. Dentro da estação, aberta 24h, há um serviço de armazenamento bagagem (5dh por mala), aberto desde as 6:00h até à meia-noite, e um pequeno café. É uma caminhada de 10 minutos (cerca de 500m) pela Avenue des F.A.R. até à ponta sul da Avenue Mohammed V. Pode também apanhar um petit taxi.

Circule

Veja

Faça

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites