Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Medellín

Da Wikitravel
Antioquia : Medellín
Revisão das 19h16min de 14 de junho de 2009 por 200.29.237.230 (discussão)

Ir para: navegação, pesquisa

Medellín é uma cidade da Colômbia

Entenda

Vista do Centro da cidade

Medellín, que já foi uma cidade entregue à bandidagem e ao tráfico, hoje é um exemplo do poder de transformação de uma gente que aspira por mudanças. A cidade fica num vale a um pouco mais de 1500 m de altitude e está cercada de montanhas que ultrapassam os 2100 m. Muitas dessas encostas estão tomadas por favelas, mas mesmo lá se veem mudanças e o progresso chegando.

Um dos maiores problemas da cidade é a poluição sonora e de ar, provocado pelo número absurdamente alto de busetas, ou micro-ônibus. Nas principais vias, chegam a deixar qualquer um doido.

Chegar

De avião

A cidade tem dois aeroportos:

  • Olaya Herrera[1], a 15 minutos da cidade. É um aeroporto muito pequeno, então ali só param aviões de hélice e teco-teco, geralmente de/para cidades pequenas. A companhia Satena tem voos de/para Bogotá nesses aviõezinhos. Ali também operam as companhias Ada (Aerolinea de Antioquia) e Aires.
  • José Maria Córdova (Município de Río Negro)- Aeroporto internacional, para aviões de maior porte, dista 38 ou 45 km da cidade (dependendo do caminho). O acesso mais bonito é o mais longo, via Las Palmas. Está numa altitude de 2140 metros, ou seja, 600 metros mais alto que a cidade de Medellín. Dali parte e ali chega a maioria dos voos nacionais e também os internacionais (Panamá, Ft. Lauderdale, Caracas etc.), e é também onde operam as companhias maiores (AeroRepúplica e Avianca). O táxi até o Centro da cidade leva entre 45 minutos e uma hora, e custa 52 mil pesos, às vezes mais caro que a passagem. A viagem de volta ao aeroporto sai por 50 mil pesos.

De carro

  • A cidade fca a 400 km de Bogotá, 6 horas de carro por estrada boa.

De ônibus

  • A viagem de ônibus de Bogotá leva 8 horas.

Circule

De metrô

MetroCable, Estação Santo Domingo

Única cidade da Colômbia com sistema de metrô, Medellín possui duas linhas de trens, com boa parte do percurso em vias elevadas. A linha A percorre de Norte a Sul e a linha B vai do Centro a Oeste. Além disso, há outras duas linhas, chamadas Metro Cable, que são compostas por teleféricos levando transporte de qualidade às favelas. São dezenas de cabines para 8 pessoas que sobem e descem a montanha ininterruptamente.

De ônibus

O transporte feito por ônibus é bastante precário. É operado por busetas, uns ônibus pequenos, apertados, barulhentos e que soltam muita fumaça. Como são muitos, sempre provocam grandes congestionamentos por onde passam.

De bicicleta

Apesar de ser uma cidade plana (tirando as montanhas ao redor), Medellín tem poucas ciclovias, e bicicleta ainda não é um meio de transporte valorizado pela prefeitura e população.

De táxi

Os táxis são muito baratos na cidade. Os taxímetros trazem o preço diretamente em pesos.

Veja

Estátuas de Botero em frente ao Palácio de Cultura
  • Plaza Botero, no centro da cidade, a praça conta com quase trinta estátuas gigantes do artista local mundialmente famoso Fernando Botero. Há muita gente na praça, inclusive fotógrafos profissionais atrapalhando, e tirar uma foto sem gente no foco é meio complicado. O melhor horário é de manhã cedo.
  • Palacio da Cultura Rafael Uribe [2], na mesma praça, no prédio de maior destaque da cidade. Exposições.
  • Museo de Antioquia [3]. Cra. 52, 52-43 Na mesma praça, ocupa um prédio art-déco. Coleção de arte contemporânea. De 2ª a 6ª, das 9h30 às 17h, dom. das 10h às 16. $8 mil.
Orquidário, no Jardim Botânico
  • Jardim Botânico, calle 73, 51-298, estação Universidad (linha A). Destaque para o Orquidário, construído em estruturas de ferro e madeira que imitam copas de árvores. Design puro!
  • Parque Explora [4], ao lado do Jardim Botânico. Aquário e salas interativas. São três rotas, com três preços de ingressos, de $8 a 15 mil. De 3ª a 6ª, das 8h30 às 18h, sábados e domingos, das 10h às 18h30.
  • Metro Cable. São os teleféricos do metrô. O mais legal parte da estação Acevedo, na linha A, com três estações, até Santo Domingo Savio. Pode descer e andar por ali, que é super seguro. Lá em cima, visite a Biblioteca España, composta por três blocos (biblioteca, auditório e ateliês) que parecem monolitos fincados na montanha. Dá para tomar uma cervejinha nos botecos locais. A partir da linha B, estação final de San Javier, há um segundo metrocable que sobre até La Aurora. Embora não haja nada de especial nesse lugar, a viagem é maior.
Estádio e complexo desportivo
  • Parque Los Deseos, estacão Universidad (Linha A), de motivo indígena e com um planetário.
  • Parque de los Piés Descalzos, para experimentação e sensações. Vale a pena numa hora de stress! Fica no Centro da cidade, perto da avenida do Ferrocarril.
  • Museo Interactivo, ao lado do Parque dos Pés Descalços, pertence às EPM (Empresas Públicas de Medellín), que cuidam da luz, água, gás, telefone e transporte público. É um museu de ciências, o percurso dura quase 3 horas e vale como uma aula fora da escola para crianças da 5ªa 8ª série. Custa 6 mil pesos colombianos, meia para estudantes.
  • Biblioteca Pública, no Parque das Luzes, Centro.
  • Estadio, estação Estadio (linha B). Complexo desportivo.
Parque das Luzes, em frente à Biblioteca Pública

Faça

  • Passeios de Metrocable (teleféricos)
  • Conheça os bairros de Poblado e de Laureles, os mais bonitos da cidade.
  • Vá até Pueblito Paisa, uma pequena vila no alto de um morro no meio da cidade. Fica no Cerro Nutibara e é uma vila típica da Antioquia. A estação mais próxima é Industriales, mas a melhor forma de chegar é mesmo no bom táxi.

Compre

Não há muito o que se comprar na cidade. As lojas do centro parecem as da 25 de Março, cheia de roupas baratas e coisas da China para revenda. Não há um mercado bacana de artesanato, por exemplo.

Coma

  • El Cielo, Cra. 40, 10a-22, Poblado, tel. 268-3002. O nome já diz tudo! Autoproclamada "cozinha criativa", o restaurante foi eleito o melhor de toda a Antioquia e um dos melhores do país. Não há menu escrito e o cardápio é composto por duas opções: 12 ou 20 "experiências", que vão de nuvens de guanávana com uísque a robalo com espinafre e menta cozido a vácuo. Indescritível! Só provando! Menu menor custa 70 mil. Vale a pena.
  • Pulcinella, Circular 1ª, 70-6, Laureles, em frente a entrada principal da Universidad Pontificia Bolivariana, tel. +574 411-9949 e cel. 316-252-5953. Cozinha italiana simples, gostosa e barata (14 mil o prato)

Beber e Sair

  • Parque Lleras, em Poblado, concentra grande número de barzinhos e também de restaurantes. Pracinha formada pelas Cras. 39 e 40, com calle 9.

Durma

  • Nutibara, Calle 52A, 50-46, estação Parque Berrío, tel. 57-4 511-5111 [5]. Hotel fundado em 1945 num prédio art-déco, já foi um 5 estrelas, caiu para 3, mas mantém certo glamour de um grande hotel. Tem piscina, sauna seca e a vapor. Os quartos são ótimos. Os preços pelo site do hotel e pelos sites de reserva existentes na rede são maiores do que ligando lá diretamente. Quarto com cama king para duas pessoas custa 120 mil. Como fica no Centro, quanto mais alto o andar, melhor.
  • Os melhores hotéis ficam em Poblado e Laureles. Os preços podem chegar a absurdos.

Segurança

O Centro da cidade é cheio de mendigos (que eles chamam de gamín), que sempre vêm te pedir alguma coisa. Existem muitos dormindo nas ruas. Fique ligado!

Fique longe de drogas. A cidade é cheia de policiais à paisana, loucos para pegar um gringo desavisado.

Partir

Tenha em conta que para se chegar ao Aeroporto de Rio Negro você vai levar quase uma hora, morro acima.


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites