Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Marrakech"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Faça)
(47 edições intermédias de 15 utilizadores não apresentadas)
Linha 2: Linha 2:
  
 
== Entenda ==
 
== Entenda ==
 
+
O nome Marraquexe vem do berbére ''mur (n) akush'', que significa "Terra de Deus". É a terceira maior cidade do país, a seguir a [[Casablanca]] e [[Rabat]] e fica na base da Cordilheira do Atlas.  
+
O nome Marraquexe vem do berbére ''mur (n) akush'', que significa "Terra de Deus". É a terceira maior cidade do país, a seguir a [[Casablanca]] e [[Rabat]] e fica na base da Cordilheira do Atlas.
 
+
 
A cidade divide-se em duas partes: a medina, ou parte antiga, e o bairro moderno da cidade, chamado Gueliz ou Ville Nouvelle. A medina é um labirinto sem fim de ruelas estreitas e lojas de comércio tradicional. Em contraste, Gueliz está cheia de restaurantes modernos, cadeias de fast food e grandes armazéns.
 
A cidade divide-se em duas partes: a medina, ou parte antiga, e o bairro moderno da cidade, chamado Gueliz ou Ville Nouvelle. A medina é um labirinto sem fim de ruelas estreitas e lojas de comércio tradicional. Em contraste, Gueliz está cheia de restaurantes modernos, cadeias de fast food e grandes armazéns.
 
 
==Chegar==
 
==Chegar==
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
Linha 17: Linha 16:
  
 
Na sala de chegadas do Terminal 2 existem multibancos e é possível fazer câmbio de dinheiro. Na sala de chegadas do Terminal 1 existem 2 companhias que fazem câmbio de moedas, e na sala de partidas do mesmo terminal existe uma outra companhia.
 
Na sala de chegadas do Terminal 2 existem multibancos e é possível fazer câmbio de dinheiro. Na sala de chegadas do Terminal 1 existem 2 companhias que fazem câmbio de moedas, e na sala de partidas do mesmo terminal existe uma outra companhia.
 +
 +
=== De comboio/trem ===
 +
 +
A Estação de Comboios fica na Avenue Hassan II, em Guéliz; Tel: +212 44 77 68. Para horários, veja o site dos caminhos-de-ferro marroquinos [http://www.oncf.ma/].
 +
 +
Existem comboios frequentes entre Marraquexe e Casablanca. Todos os dias existem 16 autocarros directos via Casablanca até [[Fez]].
 +
 +
* '''Tangêr''': Quem quiser chegar até Marraquexe desde Tânger pode fazer uma viagem de comboio de 10 horas, podendo fazer a viagem de dia ou de noite. Se for no comboio nocturno e quiser uma cama vai ter que pagar uns DH 350 extra.~
 +
 +
Não é possível ir mais para sul de comboio. Se quiser ir mais para sul para o deserto, as Montanhas Atlas, Agadir ou Essaouira, na costa, vai ter que ir de autocarro ou de carro.
 +
 +
=== De autocarro/ônibus ===
 +
 +
Há muitas companhias de autocarro em Marrocos. As recomendadas para turistas são a '''CTM''' e a '''Supratours'''. Embora existam outras companhias, estas duas são consideradas as mais seguras.
 +
 +
A maior parte dos autocarros de longa distância chegam na estação de autocarros de longa distância perto de Bab Doukkala, a 20 minutos de caminhada da Djemaa el Fna. Os autocarros da Supratours e da Eurolines operam aqui.
 +
 +
Daqui partem autocarros para [[Agadir]], [[Safi]], [[Casablanca]], [[El Jadida]], [[Essaouira]], [[Fez]], [[Meknès]], [[Ouarzazate]], [[Rabat]], e [[Taroudant]].
  
 
==Circule==
 
==Circule==
 +
 +
Uma vez na medina, a melhor maneira de a explorar é a pé. Para explorar o resto da cidade, há muitos ''petit taxis'' e autocarros.
 +
 +
=== De autocarro/ônibus ===
 +
 +
Quase todos os autocarros param na Djemaa El Fna e na Place Youssef Ben Tachfine e os bilhetes são entre DH 2 - 5, dependendo da distância. Os autocarros mais importantes são:
 +
* Nº1 - Em direcção a Guéliz.
 +
* N<sup>os</sup> 3 e 8 - Param na estação central de comboios.
 +
* Nº 10 - Para na estação de autocarros de longa distância.
 +
* Nº 11 - Para nos jardins de Menara.
 +
* Nº 19 - Do Aeroporto à Djemaa El Fna.
 +
 +
Existem autocarros turísticos para ver a cidade, com comentários através de auscultadores, disponíveis em oito línguas. O melhor lugar para apanhá-los é na Square de Foucauld. Os bilhetes custam DH 130 cada e são válidos durante 24 horas.
 +
 +
=== De ''caleche'' ===
 +
 +
É uma pequena carruagem puxada por cavalos. Podem ser encontrados na Square de Foucauld. Deve pagar por volta de DH 80 por hora por carruagem.
  
 
==Veja==
 
==Veja==
 +
[[Imagem:Koutoubia Mosque.jpg|thumb|300px|Mesquita de Koutoubia]]
 +
[[Imagem:Ben youssef marrakech.jpg|thumb|200px|Madraçal de Ben Youssef.]]
 +
 +
Há muito  para ver em Marraquexe. Pode-se passar um dia a vaguear nos diferentes souqs. A cidade também oferece vários locais históricos e arquitectónicos, bem como alguns museus muito interessantes.
 +
* '''Djemaa el-Fna''' - Uma das mais conhecidas e animadas praças do mundo. Músicos, dançarinos e contadores de histórias enchem esta praça no coração da medina. À noite enche-se de bancas a vender comida marroquina. Pode ver diversos espectáculos, mas prepare-se para dar alguns dirhams por eles. De dia enche-se de encantadores de serpentes e pessoas com macacos, bem como algumas bancas.
 +
* '''Os Souqs''' - Nos souqs, ou seja, os mercados da medina, adjacentes à Djemaa El Fna, pode-se comprar qualquer coisa. De especiarias a sapatos, de jalabas a kaftans, de chaleiras a tajines e muito, muito mais. Sendo um estrangeiro, vai acabar por pagar mais do que um nativo da cidade. Se não tiver dirhams, existem pessoas nos souqs que trocam os seus euros por dirhams.
 +
* '''Mesquita da Koutoubia''' - Mesmo à beira da Djemaa el-Fna, o seu nome vem dos vendedores de livros que costumavam aqui estar. O seu minarete, inspiração para a La Giralda de [[Sevilha]] e para a Torre Hassan em [[Rabat]], é visível de Guéliz, que está ligado à medina através da Avenue Mohammed V. À noite está magnificamente iluminado.
 +
* '''Túmulos Saadi''' - Só foram descobertos em princípios do século XX. Foram preservados como eram nos tempos do domínio saadi. Diferentemente do Palácio de El Badi, estes não foram destruídos, provavelmente por razões supersticiosas. A entrada estava bloqueada, por isso permaneceram intocados durante centenas de anos O seu interior está cheio de Zelij (azulejos marroquinos) e magníficas decorações. A visita não demora muito tempo, mas vale a pena.
 +
* '''Jardins de Majorelle''' [http://www.jardinmajorelle.com/en/] - Situa-se em Guéliz e tem um preço de entrada de DH 30. O parque tem uma colecção de plantas de todos os pontos do globo, incluindo várias espécies de cactos. Chegue aqui cedo para evitar as multidões. Nos jardins situa-se o '''Museu de Arte Islâmica''', que cobra uma entrada adicional.
 +
* '''Museu Dar Si Saïd''' (Rue Riad Zitoun Jdid) - É um museu a 5 minutos da Djemaa el-Fna. Situa-se num antigo palácio, etem vários artefactos marroquinos de diferentes eras, como esculturas de madeira, instrumentos musicais e armas. É dedicado à indústria madeirense marroquina, juntando uma magnífica colecção de arte popular marroquina: carpetes, vestuário e cerâmica.
 +
* '''Madraça de Ben Youssef''' - Uma das maiores madraças do Norte de África. É uma antiga escola anexada à Mesquita de Ben Youssef, com bela arte e arquitectura.
 +
* '''Palácio de El Bahia''' - Um belo e muito decorado palácio. O palácio merece uma visita e mostra o estilo de vida de um nobre marroquino do século XIX. Tem belos jardins e pátios tranquilos. A entrada custa DH 10.
 +
* '''Palácio de El Badi''' - É um palácio em ruínas. Existem passagens subterrâneas para explorar e a vista do terraço é fantástica. A entrada custa DH 10.
  
 
==Faça==
 
==Faça==
'''Berber Travel Adventures''' (http://berberadventures.com/default.htm) oferece aos vaijantes a chance de visistar as remotas aldeias Bérberes nas montanhas do Alto Atlas, perto de Marrakech. Trabalhamos com excursões culturais de um e múltiplos dias com grupos grandes e pequenos.
+
[[Imagem:Cascades d'ouzoud.jpg|thumb|250px|Cascades d'Ouzoud]]
 +
=== Turismo Aventura ===
 +
** '''Berber Travel Adventures''' [http://berberadventures.com/pt/default.htm] - Oferece aos viajantes a chance de visitar as remotas aldeias Bérberes nas montanhas do Alto Atlas, perto de Marrakech. Trabalhamos com excursões culturais de um e múltiplos dias,com grupos grandes e pequenos.
 +
** '''Morocco Exxplored''',  ☎ +212 (0) 66 770 5212 [http://www.moroccoexplored.com/] - Oferece viagens de camelo através do Sahara, indo de Marraquexe a [[Fez]] ou de Fez a Marraquexe.
 +
** '''Your Morocco Tour''', 72 Bloc C Cite La Resistance, ☎ +212 (0) 64 664 20831 [http://www.your-morocco-tour.com/] Viagens de jipe ou camelo através do deserto do Sahara. Também faz viagens à Cordilheira do Atlas e organizará viagens de esqui a [[Oukaimeden]].
 +
=== Passeios de Balão ===
 +
** '''Ciel d'Afrique''' [http://www.cieldafrique.info], 15 Rue de Mauritanie -Guéliz Marrakech- ☎ 212 (0)524 432 843 (''contact@cieldafrique.info'', fax: + 212 (0)524 432 847)
 +
** '''Marrakech  by air''', 113 Lot Yasmina Ain Mezouar, ☎ 212 (0)652 12 97 21 (''info@marrakechbyair.com'', fax: + 212 (0)524 49 07 99) [http://www.marrakechbyair.com/fr/]
 +
 
 +
=== Hammams ===
 +
* '''Les Bains de Marrakech''', 2 Derb Sedra, Bab Agnaou, ☎ +212 24.38.14.28 [http://www.lesbainsdemarrakech.com/] - Banhos adaptados para turistas, com salas privadas para casais. Tem uma extensa lista de massagens e tratamentos de spa de 30 minutos a um dia inteiro.
  
 
==Compre==
 
==Compre==
 +
[[Imagem:Marrakesh spices.jpg|thumb|300px|Especiarias num mercado de Marraquexe.]]
 +
Para além do grande souq adjacente à Djemaa el-Fna, existem muitos mais souqs, mais pequenos, espalhados pela cidade, que vendem quase de tudo, desde candelabros feitos à mão a uma grande variedade de especiarias.
 +
 +
Marraquexe tem uma grande indústria de curtumes, e pode-se comprar produtos de couro de qualidade (como casacos, poufs e carteiras) por um preço barato.
 +
 +
Também de interesse são os artigos feitos a partir de seda de cacto, uma fibra natural feita a partir da celulose da planta. Os produtos incluem lenços, carteiras, toalhas, colchas, etc. em cores estonteantes. Alguns vendedores cobram um preço especial por esta "seda de cacto".
 +
 +
Não se esqueça de visitar o souq dos oleiros, e veja as coloridas travessas e tigelas, bem como tagines de todos os tamanhos.
 +
 +
Se não gosta de negociar os preços existem duas lojas do governo onde pode comprar artesanato a preços fixos. Uma é na Djemaa el-Fna e outra na Ville Nouvelle.
 +
 +
Se quiser explorar os souqs mais tranquilamente, vá durante a oração de sexta. Algumas lojas fecham, mas a maior parte delas mantém-se aberta, e os souqs tem muito menos gente.
 +
 
==Coma==
 
==Coma==
 +
O Carlie na Djemaa El-Fna merece uma vista, e trás o preço da comida nos menus. Nas pequenas ruelas da cidade, o ambiente é mais calmo, mas o preço é mais alto e a qualidade varia muito.
  
 +
Na própria praça existem alguns locais, tais como:
 +
 +
* '''Cafe Agrana''' - Na beira da Djemaa El-Fna. Prove a pastilla - uma tarte doce (feita de galinha ou pombo) que se derrete na boca. O tagine de kefta (carne moída e ovo) é fantástico
 +
 +
* '''Cafe Alhamra''', Djemaa El-Fna, em frente do Café de France. ''+212'' 65.04.74.11. Na beira da praça , serve saladas, pizzas e pasta, bem como tagine. O terraço é um óptimo lugar para tomar um café com vista para a praça.
 +
 +
* '''Cafe Mabrouk''' (off Djemaa El-Fna) serves the same standard fare as everywhere else in a little courtyard or terrace.
 +
 +
* '''Chez Chegrouni''', perto da principal entrada para o mercado. Provavelmente o melhor restaurante barato da praça. O couscous vegetariano (DH 30) é o único couscous da cidade que é mesmo vegetariano; as doses também são grandes. Se ficar no terraço, os preços sobem. Está sempre cheio de turistas.
 +
 +
* '''Chez El Bahia''' - A 50m da Djemaa El-Fna na Rue Riad Zitoune (a rua que começa no Restaurante Wafa). Tem comida excelente a um bom preço, e num local calmo. Prove o tagine de galinha e azeitonas, bem como o de ameixa, amêndoas e carneiro por cerca de DH 45 cada. Prove também a salada marroquina.
 +
 +
* '''Earth Cafe''' - Situa-se na medina e é um bom restaurante para vegetarianos. Número 2, Derb Zawak, Riad Zitoun Kedim, ''+212'' 60.54.49.92 ou ''+212 ''61.28.94.02.
 +
 +
* '''La Makarechi''' - Em frente do mercado e adjacente ao quiosque. A comida não é necessariamente melhor do que outros restaurantes, mas é um dos poucos restaurantes que servem alcoól.
 +
 +
Para cozinha mais requintada (e comida não-marroquina) tem que sair da medina para a Ville Nouvelle. No entanto, o '''Diaffa''' (Rue Jbel El Akhdar, em frente do Club Med), é um restaurante de luxo num dos edifícios mais antigos da medina, e oferece excelente cozinha marroquina, num ambiente que faz lembrar o Oriente no auge da sua glória. A comida, o edifício e o fantástico entretenimento são imperdíveis.
 +
 +
*<eat name="Cafe Arabe" alt="" address="184 mouassine" directions="medina, perto de dar el bacha" phone="Tel. : +212 (0) 24 42 97 28" url="http://www.cafearabe.com" hours="" price="" lat="" long=""> - Tem cozinha marroquina e italiana, por isso tem dois menus para se escolher. O terraço tem vistas fantásticas para a medina, e é óptima para ver o pôr-do-sol.</eat>
 +
 +
===Como comer bem na Djemaa El-Fna===
 +
[[Imagem:Food stall at the Djemaa el-Fna.jpg|thumb|300px|Banca de comida na Djemaa el-Fna.]]
 +
Se quiser comer bem em Marraquexe, faça como os locais e coma nas bancas de comida na praça. Pode-se comer sem perigo em todas as bancas. São rigidamente controladas pelo governo, especialmente agora que se tornaram um destino popular entre turistas.
 +
 +
Algumas dicas:
 +
 +
* Os preços variam um pouco. Dependendo de quanta fome tem, pode pagar desde DH 10 por um pão com salsichas ou talvez uma tigela de sopa Harira a DH 100 por uma refeição completa de três pratos com salada, pão, entradas, prato principal e chá.
 +
* Prove harira (óptima sopa, boa para vegetarianos) e aubergines fritos. Tente a cabeça de cordeiro: é mesmo saborosa.Don't be afraid! Try the lamb head: it's really tasty. O guisado de bife também é bom.
 +
* Não perca o chá. Existe uma fila de vendedores de chá em frente das bancas de comida que vendem chá por DH 1.5 cada. A maior parte do chá destas bancas é chá de Ginseng com canela e gengibre... Também tem bolo, feito basicamente das mesmas especiarias.
 +
* Todas as bancas de comida da Djemaa el-Fna mostram o preço nos menus, fazendo mais improvável que lhe seja cobrando um preço muito alto.
 +
* As bebidas estão raramente no menu, por isso é melhor perguntar o seu preço antes de as pedir, pois pode ser muito alto na maior parte dos casos.
 +
* Cedo de manhã, procure pessoas a fritar riifa perto da Koutoubia. Riifa é farinha esticada, planificada e dobrada, e depois frita numa frigideira, e é descrita como a versão marroquina de uma panqueca ou crepe.
  
 
==Beber e sair==
 
==Beber e sair==
 +
 +
Vendedores de rua vendem sumo de laranja fresco (''jus d'Orange''), DH 3 por copo. Beba com um pouco de sal, como os locais, mas tenha cuidado com aqueles que metem água de torneira no sumo.
 +
 +
Poucos lugares na medina servem alcoól.
 +
 +
* '''Cafe Arabe''' - Fazem óptimos cocktails de fruta fresca e tem um bar que serve alcoól com uma boa lista de vinhos (italianos e marroquinos).
 +
* '''Hotel Tazi''' - Tem um bar público, que serve cerveja e vinho e não é muito caro.
 +
 +
* '''Chesterfield Pub''', no '''Hotel Nassil''', 115 Avenue Mohammed V. Aparentemente um 'pub inglês', serve cerveja marroquina  e tem uma piscina exterior num pátio com palmeiras. Muito menos turístico do que se poderia pensar.
  
 
==Durma==
 
==Durma==
==Partir==
 
  
{{FicaEm|Marrocos}}
+
Existem três principais zonas para dormir na cidade: a Medina, Guéliz (ou Ville Nouvelle), e os subúrbios da cidade. A medina tem a maior quantidade de hotéis baratos e de ''riads'' (pequenos palácios), enquanto que Guéliz é mais calmo e tem, na sua maior parte hotéis de preço moderado, mas ir de Guéliz até à medina de táxi custa DH 10-15 e pode demorar muito tempo, devido ao trânsito, à noite e nos fins de semana.
[[WikiPedia:Marrakech]]
+
  
 +
Os melhores hotéis, com piscinas, restaurante, etc., ficam nos subúrbios da cidade.
  
 +
===Medina===
 +
==== Pensões ====
  
 +
* '''Equity Point Marraquexe - Riad Amazigh''', 80, Derb El Hammam Mouassine, Medina de Marraquexe ([mailto:infomarrakech@equity-point.com infomarrakech@equity-point.com]) [http://www.equity-point.com/en/hostels-marrakech/equity-point-marrakech/general-information-marrakech-hostel.html] - Uma antiga riad de luxo, que foi convertida numa das mais belas pensões da cidade. eXistem quartos individuais, duplos e partilhados (com seis pessoas no mesmo quarto). Também tém um belo terraço com uma vista fantástica da cidade. Fica na melhor parte da medina, muito perto da Djemaa el-Fna. Todos os quartos tem casa de banho, bela mobília almofadas, etc. Também tem um restaurante com fantástica comida marroquina. Reservas: [http://www.equity-point.com/bookings/11_en.html].
 +
* '''Pensão Coração da Medina''' [http://www.marrakech-hostel.com], 47 Derb Ben Aissa, Dabachi [mailto:reservations@marrakech-hostel.com reservations@marrakech-hostel.com] - Abriu recentemente e fica a um minuto da Djemaa el-Fna. Os quartos são partilhados, com um máximo de seis camas por quarto. Incluídos no preço estão o pequeno-almoço, a roupa de came, as toalhas e internet sem fios grátis. Paga-se  oito euros por pessoa, por noite durante a época baixa. Durante a época alta, cerca de treze euros por pessoa, por noite, se reservado via e-mail ou website. Está aberto todos os dias.
 +
* Existe uma '''pousada da juventude''' (Rue Mohammed el-Hansali, Tel: (0)44 7713) perto da estação de comboios com camas de dormitório por DH 70. Tem um toque de recolher às 23:30h e às 8:00h é o toque de despertar. Um táxi para a medina custa entre DH 15-20.
  
 +
==== Riads ====
 +
 +
A medina está recheada de Riads (casarões antigos, transformados em hotéis ou estalagens). é um dos melhores lugares para ficar na cidade, para ter uma sensação da vida em Marraquexe.
 +
 +
* <sleep name="Riad Ma’ab" alt="" address="Marraquexe - Medina, 23 Derb Chentouf, Riad Laarousse" directions="perto do Musee de Marrakech" phone="+212 (0) 5243 862945" url="http://www.riadmaab.com/" checkin="" checkout="" price="" lat="" long="" email="info@riadmaab.com">Situado no calmo derb Chentouf, na Riad Laarousse, esta Riad tem 5 quartos, todos equipados com casa-de-banho privada, ar condicionado e mobília berbere feita pelos artesãos locais. Tem um pátio restuarado.</sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Elixir" alt="" address="Marrakech-Medina, Rue Bounouala, 15" directions="a 15 minutos de caminhada da Djemaa El-Fna" phone="+212 661238845" url="http://www.riadelixir.com/" checkin="" checkout="" price="" lat="" long="" email="info@riadelixir.com">A Riad Elixir é uma casa marroquina com cinco quartos, todas com ar condicionado e casa-de-banho privada.</sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Solandra" alt="" address="Marrakech, 109 Bab Berrima Touala Medina" directions="" phone="+212 24380321" url="http://www.riadsolandra.com/" checkin="" checkout="" price="" lat="" long="" email="">Situado em frente do antigo Palácio Real, a 10 minutos da Djemaa el-Fna, a Riad Solandra é uma combinação de duas “maisons de charmes”, que foi transformado actualmente num único complexo hoteleiro.</sleep>
 +
 +
[[Image:Riad.jpg|thumb|300px|O pátio de uma Riad.]]
 +
 +
* <sleep name="Hotel Riad Primavera" alt="" address="" directions="" phone="+212-24.33.25.70/72/73" email="contact@primavera-marrakech.com" fax="" url="http://www.primavera-marrakech.com" checkin="" checkout="" price="">O único hotel kosher em Marrocos. A certificação de kosher está na entrada e foi emitido pelo Bet Din de Marraquexe. Há 22 quartos nesta propriedade fora da medina, perto da Avenida Allal Fassi perto da loja Marjane. Todos os quartos tem ar condicionado, televisão e casa-de-banho, e estão decorados ao estilo marroquino. Os preços tendem a aumentar durante os principais festivais e feriados judeus. </sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Zolah" address="116 Derb El Hammam, Mouassine" phone="+212.24.38.75.35" email="info@riadzolah.com" fax="" checkin="" checkout="" price="" url="http://www.riadzolah.com" >Belo terraço e dois pátios.</sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Zara" address="294 Derb Ben Salek" phone="+212.24.44.29.40; mobile +212.62.81.70.00" email="riad.zara@menara.ma" fax="" checkin="" checkout="" lat="" long=""  url="http://www.riadzara.com/">Tem um terraço com belas vistas da medina e uma pequena piscina no centro da Riad. Comida tradicional como Tajines são servidos a qualquer altura do dia. O pequeno-almoço inclui compotas, panquecas, e chá de menta. </sleep> 
 +
 +
* <sleep name="Riad Moulay Tayeb" alt="" address="19 Derb Djedid, Laksour - Medina" directions="" phone="" url="http://www.le-maroc.ch" checkin="" checkout="" price="" lat="" long="" email="" fax="">A apenas dois minutos da Djemaa El-Fna, a riad tem apenas três quartos. É muito calmo, sem TVs, com um interior típico marroquino. Desde o terraço há boas vistas para o jardim do Palácio do Paxá. Pode-se alugar um quarto ou toda a riad.</sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Tizwa Marrakech" alt="" address="Dar El Bacha" directions="" phone="" url="http://www.riadtizwa.com/" checkin="" checkout="" price="" lat="" long="" email="riadtizwam@gmail.com" fax=""></sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Orangeraie" alt="" address="61, rue Sidi El Yamani" directions="" phone="+00 33 (0)6 23 92 40 05" url="http://www.riadorangeraie.com" checkin="" checkout="" price="€130 a €140." lat="" long=""  email="info@riadorangeraie.com" fax="">Esta riad tem sete quartos, que saem para dois pátios. Os pátios tem flores, plantas aromáticas e uma fonte. No pátio da piscina, pode apreciar a piscina azul ou os vapores da sauna. Tem também um terraço com belas vistas de Marraquexe e da Cordilheira do Atlas.</sleep>
 +
 +
* <sleep name="Riad Dar Mimouna" alt="" address="Sidi M'Barek n°151, Sidi Mimoun" directions="" phone="+212 44 38 40 78" email="" fax="+212 44 38 40 79" url="http://www.riadmimouna.com/" checkin="" checkout="" price="">Fica a alguns minutos da Mesquita de Koutoubia. O preço inclui pequeno-almoço, que é servido no terraço. Existe também um hammam no terraço, disponível para os clientes.</sleep>
 +
 +
==== Hotéis económicos ====
 +
 +
Opções populares incluem:
 +
 +
* '''Hotel Smara''', 77 sidi Bouloukat, Tel: ''+212'' 524.445.568. Perto da Djemaa El-Fna. Muito asseado,bons quartos. DH 50 por um quarto individual e DH 80 por duplos.
 +
 +
* '''Hotel Essaouira''' [http://www.jnanemogador.com/eng/hotelessaouira-marrakech.htm], 3 Derb Sidi Bouloukat, Tel: ''+212'' 524.443.805 - O hotel tem quartos individuais com casa-de-banho partilhada desde DH 50 e duplos por DH 90. 
 +
 +
* '''Hotel el-Ward''', 65 derb Sidi Bouloukat, Tel: ''+212'' 524.443.354 [mailto:elward.hotel@caramail.com elward.hotel@caramail.com]. Limpo, confortável. O terraço tem uma bela vista. 60/120/170/220 por um individual/duplo/triplo/quadruplo.
 +
 +
* '''Hotel Atlas''' [http://www.hotel-atlas-marrakech.com], 50 Derb Sidi Bouloukat, Tel: ''+212'' 524.391.051 [mailto:hotel-atlas@hotmail.fr hotel-atlas@hotmail.fr] - A uma caminhada de dois minutos da Djemaa el-Fna. É limpo e tem bons quartos com casas-de-banho partilhadas. Quartos individuais desde DH 90, duplos desde DH 170, triplo desde DH 250, quadruplo desde DH 280, quíntuplo desde DH 320. Alguns quartos tem ar condicionado por uns DH 50 adicionais.
 +
 +
* '''Hotel Central Palace''' (59, Sidi Bouloukate) - Perto da Djemaa El-Fna. Os quartos são barulhentos, mas limpos (o mesmo não se pode dizer das casas-de-banho partilhadas). Terraço com uma grande vista e casas de banho partilhadas desde DH 150.
 +
 +
* '''Palm Plaza Hotel & SPA''' - Situa-se em Agdal, o novo bairro residencial. Um hotel de luxo no coração de Marraquexe, a dez minutos do aeroporto e oito minutos da Djemaa el-Fna, com quartos e suites confortáveis.
 +
O SPA inclui piscina interior, uma sauna, um hammam e um ginásio.
 +
 +
* '''Riad Rahba''' [http://www.riad-rahba.com] - Oferce suites privadas e fica a um minuto da Djemaa el-Fna, à entrada dos souqs. A Riad combina a atmosfera tradicional marroquina com os confortos de um hotel moderno. Internet grátis. 18 euros por quarto individual por noite.
 +
 +
* Nas ruelas entre a Rue Bab Agnaou e a Rue Riad Zitoune (onde estão o Smara, o Essaouira, e o Imouzzer) há muitas pensões.
 +
 +
* '''Riad Lyla''' [http://www.riad-lyla-marrakech.com/index_en.php] - Em Laksour, a apenas dois minutos da Djemaa el-Fna.
 +
 +
===Guéliz (ou Ville Nouvelle)===
 +
 +
* '''Hotel Ibis''' [http://www.ibishotel.com/gb/hotel-2034-ibis-moussafir-marrakech-centre-gare/index.shtml], Tel: ''+212''524.435.929.(Perto da Estação de Comboios) Um hotel ao estilo europeu, mas muito limpo e calmo A sua refrescantes piscina é o local perfeito para escapar ao calor da cidade.  Internet sem fios grátis na entrada.
 +
 +
* '''Hotel al Kabir''', Na esquida da bd. Zerktouni e da rue Loubnane, Tel: ''212''24.43.95.40, ''+212'' 24.43.41.50. Tem quartos limpos e modernos. Preços: DH 291 por um quarto individual; DH 382 por um duplo.
 +
 +
* '''Villa Dar El Kanoun''' [http://www.darelkanoun.com], Route de Targa, Tel: ''+212''(0)24.49.20.10, Fax: ''+212''(0)24.34.06.35. Villa de luxo com jardim e piscina. Oferece quertos duplos confortáveis na calma área residencial perto da baixa de Marraquexe. Preços desde DH 1000 por um quarto duplo.
 +
 +
* '''Hotel Casa Marroquina'''[http://www.moroccanhousehotels.com/] 3 rue Loubnane, Tel:''212''44.42.03.05/06. Quartos de três estrelas individuais por DH  405 single, duplo DH 484; quartos de quatro estrelas: DH 455 individuais, DH 624 duplo; suites de cinco estrelas DH 527 individual, DH 764 duplo.
 +
 +
== Segurança ==
 +
 +
Marraquexe é normalmente uma cidade segura, com muitos polícias. No entanto, ficar alerta e cumprir os procedimentos de segurança normais não faz mal a ninguém. Algumas dicas:
 +
* O crime violento não é um grande problema, mas existem alguns roubos. Esconda o seu dinheiro, e evite ruas mal iluminadas à noite. 
 +
* Todos os guias tem que ter uma identificação oficial das autoridades turísticas locais.
 +
* Marrocos tem uma cada vez maior ameaça terrorista internacional, embora não tenham havido nenhumas grandes ameaças terroristas desde há algum tempo. Esteja vigilante e contacte as autoridades se vir algo de suspeito.
 +
* Tenha cuidado especial para não ser drogado, especialmente se estiver a viajar sozinho.
 +
* Tenha cuidado ao pedir serviço de quartos se viajar sozinho, pois pode ser um alvo de roubo. Não peça ao empregado para entrar no seu quarto.
 +
 +
===Números de Emergência===
 +
 +
* Policia: 19
 +
* Ambulância/ Fogo: 15
 +
 +
== Saúde ==
 +
===Hospitais===
 +
 +
* <listing name="Hospital Inb Tofail" alt="" directions="" address="Rue Abdelouahab Derraq" phone="+212 444 480 11" email="" fax="" url="" hours="" price=""></listing>
 +
 +
* <listing name="Polyclinique du Sud" alt="" directions="" address="2 Rue Yougoslavie, Gueliz" phone="+044 44 79 99/+044 44 83 72" email="" fax="+044 43 24 24" url="" hours="" price=""></listing>
 +
 +
==Quotidiano==
 +
===Água potável===
 +
 +
A água de torneira de Marraquexe é perfeita para escovar os dentes e tomar banho. Embora os locais a bebam sem problemas, os estrangeiros podem achá-la indigesta. Por segurança, opte por água mineral engarrafada, disponível em todos os mercados, quiosques e bancas de comida. Tenha cuidado em ver se a garrafa não foi aberta já, pois os vendedores marroquinos estão acostumados a reencher garrafas de água com água da torneira. Em restaurantes não peça bebidas com cubos de gelo, que são feitos a partir de água da torneira.
 +
 +
==Partir==
 +
[[Imagem:Ourika Valley.jpg|thumb|250px|Vale de Ourika]]
 +
* '''Amizmiz''' - Com um dos maiores souqs berberes do Alto Atlas todas as terças, Amizmiz merece uma visita.
 +
* '''Asni''' - Uma aldeia rural na Cordilheira do Atlas.
 +
* '''Oukaïmeden''' - Situa-se a uma altura de aproximadamente 2600m. Todos os invernos a neve cai nas montanhas a sul de Marraquexe. Ricos de todo o sul do país dirigem-se a Oukaïmeden para esquiar. Pode-se alugar equipamento de esqui no local. Paga-se cerca de DH 250 por um dia no resort (incluindo um passe de teleférico). Poucas pessoas visitam esta área no Verão - mas merece uma visita de um dia ou dois.
 +
* '''Vale de Ourika''' - Nas montanhas do Atlas. Existem várias viagens organizadas, com várias paragens, para ver lojas turísticas, uma casa berbere e uma companhia que fabrica óleo de argania, bem como uma caminhada para ver as diversas quedas d'água. A caminhada pode-se tornar difícil, por isso leve sapatos de caminhada e montanhismo.
 +
* '''Setti Fatma''' - As atracções desta pequena cidade são a sua magnífica posição no vale e as sete quedas d'água.
 +
 +
 +
{{FicaEm|Marrocos}}
 +
 +
{{guia}}
 +
 +
{{geo|31.633333|-8}}
 +
[[WikiPedia:Marrakech]]
 +
[[wts:Category:Marrakech]]
  
 
[[de:Marrakesch]]
 
[[de:Marrakesch]]
Linha 48: Linha 265:
 
[[nl:Marrakech]]
 
[[nl:Marrakech]]
 
[[pl:Marrakesz]]
 
[[pl:Marrakesz]]
[[wts:Category:Marrakech]]
 

Revisão de 08h59min de 25 de julho de 2010

O pôr-do-sol na Djemaa el Fna.
Marrakech (مراكش) (ou Marraquexe) é uma cidade em Marrocos. É conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul". Possui o maior souq (mercado tradicional) do país, e uma das mais movimentadas praças de África, a Djemaa el Fna, que abriga acrobatas, vendedores de água, dançarinos, músicos e barracas de comida.

Índice

Entenda

O nome Marraquexe vem do berbére mur (n) akush, que significa "Terra de Deus". É a terceira maior cidade do país, a seguir a Casablanca e Rabat e fica na base da Cordilheira do Atlas.

A cidade divide-se em duas partes: a medina, ou parte antiga, e o bairro moderno da cidade, chamado Gueliz ou Ville Nouvelle. A medina é um labirinto sem fim de ruelas estreitas e lojas de comércio tradicional. Em contraste, Gueliz está cheia de restaurantes modernos, cadeias de fast food e grandes armazéns.

Chegar

De avião

O Aeroporto Internacional de Marraquexe-Menara [1] (tel.: (024) 447 910) fica a cerca de 6 km sudoeste de Marraquexe. Um número crescente de companhias low-cost efectuam ligações directas desde aeroportos europeus ao aeroporto de Marraquexe-Menara, embora muitas companhias ainda efectuem voos para Marraquexe via Casablanca.

O aeroporto inclui bancos, multibancos, um posto de correios, um restaurante e bares, lojas, um centro médico e informação turística.

As seguintes companhias alugam carros no aeroporto: Avis [2], Budget[3], Europcar [4] e Hertz [5].

Na sala de chegadas do Terminal 2 existem multibancos e é possível fazer câmbio de dinheiro. Na sala de chegadas do Terminal 1 existem 2 companhias que fazem câmbio de moedas, e na sala de partidas do mesmo terminal existe uma outra companhia.

De comboio/trem

A Estação de Comboios fica na Avenue Hassan II, em Guéliz; Tel: +212 44 77 68. Para horários, veja o site dos caminhos-de-ferro marroquinos [6].

Existem comboios frequentes entre Marraquexe e Casablanca. Todos os dias existem 16 autocarros directos via Casablanca até Fez.

  • Tangêr: Quem quiser chegar até Marraquexe desde Tânger pode fazer uma viagem de comboio de 10 horas, podendo fazer a viagem de dia ou de noite. Se for no comboio nocturno e quiser uma cama vai ter que pagar uns DH 350 extra.~

Não é possível ir mais para sul de comboio. Se quiser ir mais para sul para o deserto, as Montanhas Atlas, Agadir ou Essaouira, na costa, vai ter que ir de autocarro ou de carro.

De autocarro/ônibus

Há muitas companhias de autocarro em Marrocos. As recomendadas para turistas são a CTM e a Supratours. Embora existam outras companhias, estas duas são consideradas as mais seguras.

A maior parte dos autocarros de longa distância chegam na estação de autocarros de longa distância perto de Bab Doukkala, a 20 minutos de caminhada da Djemaa el Fna. Os autocarros da Supratours e da Eurolines operam aqui.

Daqui partem autocarros para Agadir, Safi, Casablanca, El Jadida, Essaouira, Fez, Meknès, Ouarzazate, Rabat, e Taroudant.

Circule

Uma vez na medina, a melhor maneira de a explorar é a pé. Para explorar o resto da cidade, há muitos petit taxis e autocarros.

De autocarro/ônibus

Quase todos os autocarros param na Djemaa El Fna e na Place Youssef Ben Tachfine e os bilhetes são entre DH 2 - 5, dependendo da distância. Os autocarros mais importantes são:

  • Nº1 - Em direcção a Guéliz.
  • Nos 3 e 8 - Param na estação central de comboios.
  • Nº 10 - Para na estação de autocarros de longa distância.
  • Nº 11 - Para nos jardins de Menara.
  • Nº 19 - Do Aeroporto à Djemaa El Fna.

Existem autocarros turísticos para ver a cidade, com comentários através de auscultadores, disponíveis em oito línguas. O melhor lugar para apanhá-los é na Square de Foucauld. Os bilhetes custam DH 130 cada e são válidos durante 24 horas.

De caleche

É uma pequena carruagem puxada por cavalos. Podem ser encontrados na Square de Foucauld. Deve pagar por volta de DH 80 por hora por carruagem.

Veja

Mesquita de Koutoubia
Madraçal de Ben Youssef.

Há muito para ver em Marraquexe. Pode-se passar um dia a vaguear nos diferentes souqs. A cidade também oferece vários locais históricos e arquitectónicos, bem como alguns museus muito interessantes.

  • Djemaa el-Fna - Uma das mais conhecidas e animadas praças do mundo. Músicos, dançarinos e contadores de histórias enchem esta praça no coração da medina. À noite enche-se de bancas a vender comida marroquina. Pode ver diversos espectáculos, mas prepare-se para dar alguns dirhams por eles. De dia enche-se de encantadores de serpentes e pessoas com macacos, bem como algumas bancas.
  • Os Souqs - Nos souqs, ou seja, os mercados da medina, adjacentes à Djemaa El Fna, pode-se comprar qualquer coisa. De especiarias a sapatos, de jalabas a kaftans, de chaleiras a tajines e muito, muito mais. Sendo um estrangeiro, vai acabar por pagar mais do que um nativo da cidade. Se não tiver dirhams, existem pessoas nos souqs que trocam os seus euros por dirhams.
  • Mesquita da Koutoubia - Mesmo à beira da Djemaa el-Fna, o seu nome vem dos vendedores de livros que costumavam aqui estar. O seu minarete, inspiração para a La Giralda de Sevilha e para a Torre Hassan em Rabat, é visível de Guéliz, que está ligado à medina através da Avenue Mohammed V. À noite está magnificamente iluminado.
  • Túmulos Saadi - Só foram descobertos em princípios do século XX. Foram preservados como eram nos tempos do domínio saadi. Diferentemente do Palácio de El Badi, estes não foram destruídos, provavelmente por razões supersticiosas. A entrada estava bloqueada, por isso permaneceram intocados durante centenas de anos O seu interior está cheio de Zelij (azulejos marroquinos) e magníficas decorações. A visita não demora muito tempo, mas vale a pena.
  • Jardins de Majorelle [7] - Situa-se em Guéliz e tem um preço de entrada de DH 30. O parque tem uma colecção de plantas de todos os pontos do globo, incluindo várias espécies de cactos. Chegue aqui cedo para evitar as multidões. Nos jardins situa-se o Museu de Arte Islâmica, que cobra uma entrada adicional.
  • Museu Dar Si Saïd (Rue Riad Zitoun Jdid) - É um museu a 5 minutos da Djemaa el-Fna. Situa-se num antigo palácio, etem vários artefactos marroquinos de diferentes eras, como esculturas de madeira, instrumentos musicais e armas. É dedicado à indústria madeirense marroquina, juntando uma magnífica colecção de arte popular marroquina: carpetes, vestuário e cerâmica.
  • Madraça de Ben Youssef - Uma das maiores madraças do Norte de África. É uma antiga escola anexada à Mesquita de Ben Youssef, com bela arte e arquitectura.
  • Palácio de El Bahia - Um belo e muito decorado palácio. O palácio merece uma visita e mostra o estilo de vida de um nobre marroquino do século XIX. Tem belos jardins e pátios tranquilos. A entrada custa DH 10.
  • Palácio de El Badi - É um palácio em ruínas. Existem passagens subterrâneas para explorar e a vista do terraço é fantástica. A entrada custa DH 10.

Faça

Cascades d'Ouzoud

Turismo Aventura

    • Berber Travel Adventures [8] - Oferece aos viajantes a chance de visitar as remotas aldeias Bérberes nas montanhas do Alto Atlas, perto de Marrakech. Trabalhamos com excursões culturais de um e múltiplos dias,com grupos grandes e pequenos.
    • Morocco Exxplored, ☎ +212 (0) 66 770 5212 [9] - Oferece viagens de camelo através do Sahara, indo de Marraquexe a Fez ou de Fez a Marraquexe.
    • Your Morocco Tour, 72 Bloc C Cite La Resistance, ☎ +212 (0) 64 664 20831 [10] Viagens de jipe ou camelo através do deserto do Sahara. Também faz viagens à Cordilheira do Atlas e organizará viagens de esqui a Oukaimeden.

Passeios de Balão

    • Ciel d'Afrique [11], 15 Rue de Mauritanie -Guéliz Marrakech- ☎ 212 (0)524 432 843 (contact@cieldafrique.info, fax: + 212 (0)524 432 847)
    • Marrakech by air, 113 Lot Yasmina Ain Mezouar, ☎ 212 (0)652 12 97 21 (info@marrakechbyair.com, fax: + 212 (0)524 49 07 99) [12]

Hammams

  • Les Bains de Marrakech, 2 Derb Sedra, Bab Agnaou, ☎ +212 24.38.14.28 [13] - Banhos adaptados para turistas, com salas privadas para casais. Tem uma extensa lista de massagens e tratamentos de spa de 30 minutos a um dia inteiro.

Compre

Especiarias num mercado de Marraquexe.

Para além do grande souq adjacente à Djemaa el-Fna, existem muitos mais souqs, mais pequenos, espalhados pela cidade, que vendem quase de tudo, desde candelabros feitos à mão a uma grande variedade de especiarias.

Marraquexe tem uma grande indústria de curtumes, e pode-se comprar produtos de couro de qualidade (como casacos, poufs e carteiras) por um preço barato.

Também de interesse são os artigos feitos a partir de seda de cacto, uma fibra natural feita a partir da celulose da planta. Os produtos incluem lenços, carteiras, toalhas, colchas, etc. em cores estonteantes. Alguns vendedores cobram um preço especial por esta "seda de cacto".

Não se esqueça de visitar o souq dos oleiros, e veja as coloridas travessas e tigelas, bem como tagines de todos os tamanhos.

Se não gosta de negociar os preços existem duas lojas do governo onde pode comprar artesanato a preços fixos. Uma é na Djemaa el-Fna e outra na Ville Nouvelle.

Se quiser explorar os souqs mais tranquilamente, vá durante a oração de sexta. Algumas lojas fecham, mas a maior parte delas mantém-se aberta, e os souqs tem muito menos gente.

Coma

O Carlie na Djemaa El-Fna merece uma vista, e trás o preço da comida nos menus. Nas pequenas ruelas da cidade, o ambiente é mais calmo, mas o preço é mais alto e a qualidade varia muito.

Na própria praça existem alguns locais, tais como:

  • Cafe Agrana - Na beira da Djemaa El-Fna. Prove a pastilla - uma tarte doce (feita de galinha ou pombo) que se derrete na boca. O tagine de kefta (carne moída e ovo) é fantástico
  • Cafe Alhamra, Djemaa El-Fna, em frente do Café de France. +212 65.04.74.11. Na beira da praça , serve saladas, pizzas e pasta, bem como tagine. O terraço é um óptimo lugar para tomar um café com vista para a praça.
  • Cafe Mabrouk (off Djemaa El-Fna) serves the same standard fare as everywhere else in a little courtyard or terrace.
  • Chez Chegrouni, perto da principal entrada para o mercado. Provavelmente o melhor restaurante barato da praça. O couscous vegetariano (DH 30) é o único couscous da cidade que é mesmo vegetariano; as doses também são grandes. Se ficar no terraço, os preços sobem. Está sempre cheio de turistas.
  • Chez El Bahia - A 50m da Djemaa El-Fna na Rue Riad Zitoune (a rua que começa no Restaurante Wafa). Tem comida excelente a um bom preço, e num local calmo. Prove o tagine de galinha e azeitonas, bem como o de ameixa, amêndoas e carneiro por cerca de DH 45 cada. Prove também a salada marroquina.
  • Earth Cafe - Situa-se na medina e é um bom restaurante para vegetarianos. Número 2, Derb Zawak, Riad Zitoun Kedim, +212 60.54.49.92 ou +212 61.28.94.02.
  • La Makarechi - Em frente do mercado e adjacente ao quiosque. A comida não é necessariamente melhor do que outros restaurantes, mas é um dos poucos restaurantes que servem alcoól.

Para cozinha mais requintada (e comida não-marroquina) tem que sair da medina para a Ville Nouvelle. No entanto, o Diaffa (Rue Jbel El Akhdar, em frente do Club Med), é um restaurante de luxo num dos edifícios mais antigos da medina, e oferece excelente cozinha marroquina, num ambiente que faz lembrar o Oriente no auge da sua glória. A comida, o edifício e o fantástico entretenimento são imperdíveis.

  • Cafe Arabe, 184 mouassine (medina, perto de dar el bacha), Tel. : +212 (0) 24 42 97 28, [14]. - Tem cozinha marroquina e italiana, por isso tem dois menus para se escolher. O terraço tem vistas fantásticas para a medina, e é óptima para ver o pôr-do-sol.

Como comer bem na Djemaa El-Fna

Banca de comida na Djemaa el-Fna.

Se quiser comer bem em Marraquexe, faça como os locais e coma nas bancas de comida na praça. Pode-se comer sem perigo em todas as bancas. São rigidamente controladas pelo governo, especialmente agora que se tornaram um destino popular entre turistas.

Algumas dicas:

  • Os preços variam um pouco. Dependendo de quanta fome tem, pode pagar desde DH 10 por um pão com salsichas ou talvez uma tigela de sopa Harira a DH 100 por uma refeição completa de três pratos com salada, pão, entradas, prato principal e chá.
  • Prove harira (óptima sopa, boa para vegetarianos) e aubergines fritos. Tente a cabeça de cordeiro: é mesmo saborosa.Don't be afraid! Try the lamb head: it's really tasty. O guisado de bife também é bom.
  • Não perca o chá. Existe uma fila de vendedores de chá em frente das bancas de comida que vendem chá por DH 1.5 cada. A maior parte do chá destas bancas é chá de Ginseng com canela e gengibre... Também tem bolo, feito basicamente das mesmas especiarias.
  • Todas as bancas de comida da Djemaa el-Fna mostram o preço nos menus, fazendo mais improvável que lhe seja cobrando um preço muito alto.
  • As bebidas estão raramente no menu, por isso é melhor perguntar o seu preço antes de as pedir, pois pode ser muito alto na maior parte dos casos.
  • Cedo de manhã, procure pessoas a fritar riifa perto da Koutoubia. Riifa é farinha esticada, planificada e dobrada, e depois frita numa frigideira, e é descrita como a versão marroquina de uma panqueca ou crepe.

Beber e sair

Vendedores de rua vendem sumo de laranja fresco (jus d'Orange), DH 3 por copo. Beba com um pouco de sal, como os locais, mas tenha cuidado com aqueles que metem água de torneira no sumo.

Poucos lugares na medina servem alcoól.

  • Cafe Arabe - Fazem óptimos cocktails de fruta fresca e tem um bar que serve alcoól com uma boa lista de vinhos (italianos e marroquinos).
  • Hotel Tazi - Tem um bar público, que serve cerveja e vinho e não é muito caro.
  • Chesterfield Pub, no Hotel Nassil, 115 Avenue Mohammed V. Aparentemente um 'pub inglês', serve cerveja marroquina e tem uma piscina exterior num pátio com palmeiras. Muito menos turístico do que se poderia pensar.

Durma

Existem três principais zonas para dormir na cidade: a Medina, Guéliz (ou Ville Nouvelle), e os subúrbios da cidade. A medina tem a maior quantidade de hotéis baratos e de riads (pequenos palácios), enquanto que Guéliz é mais calmo e tem, na sua maior parte hotéis de preço moderado, mas ir de Guéliz até à medina de táxi custa DH 10-15 e pode demorar muito tempo, devido ao trânsito, à noite e nos fins de semana.

Os melhores hotéis, com piscinas, restaurante, etc., ficam nos subúrbios da cidade.

Medina

Pensões

  • Equity Point Marraquexe - Riad Amazigh, 80, Derb El Hammam Mouassine, Medina de Marraquexe (infomarrakech@equity-point.com) [15] - Uma antiga riad de luxo, que foi convertida numa das mais belas pensões da cidade. eXistem quartos individuais, duplos e partilhados (com seis pessoas no mesmo quarto). Também tém um belo terraço com uma vista fantástica da cidade. Fica na melhor parte da medina, muito perto da Djemaa el-Fna. Todos os quartos tem casa de banho, bela mobília almofadas, etc. Também tem um restaurante com fantástica comida marroquina. Reservas: [16].
  • Pensão Coração da Medina [17], 47 Derb Ben Aissa, Dabachi reservations@marrakech-hostel.com - Abriu recentemente e fica a um minuto da Djemaa el-Fna. Os quartos são partilhados, com um máximo de seis camas por quarto. Incluídos no preço estão o pequeno-almoço, a roupa de came, as toalhas e internet sem fios grátis. Paga-se oito euros por pessoa, por noite durante a época baixa. Durante a época alta, cerca de treze euros por pessoa, por noite, se reservado via e-mail ou website. Está aberto todos os dias.
  • Existe uma pousada da juventude (Rue Mohammed el-Hansali, Tel: (0)44 7713) perto da estação de comboios com camas de dormitório por DH 70. Tem um toque de recolher às 23:30h e às 8:00h é o toque de despertar. Um táxi para a medina custa entre DH 15-20.

Riads

A medina está recheada de Riads (casarões antigos, transformados em hotéis ou estalagens). é um dos melhores lugares para ficar na cidade, para ter uma sensação da vida em Marraquexe.

  • Riad Ma’ab, Marraquexe - Medina, 23 Derb Chentouf, Riad Laarousse (perto do Musee de Marrakech), +212 (0) 5243 862945 (), [18]. Situado no calmo derb Chentouf, na Riad Laarousse, esta Riad tem 5 quartos, todos equipados com casa-de-banho privada, ar condicionado e mobília berbere feita pelos artesãos locais. Tem um pátio restuarado.
  • Riad Elixir, Marrakech-Medina, Rue Bounouala, 15 (a 15 minutos de caminhada da Djemaa El-Fna), +212 661238845 (), [19]. A Riad Elixir é uma casa marroquina com cinco quartos, todas com ar condicionado e casa-de-banho privada.
  • Riad Solandra, Marrakech, 109 Bab Berrima Touala Medina, +212 24380321, [20]. Situado em frente do antigo Palácio Real, a 10 minutos da Djemaa el-Fna, a Riad Solandra é uma combinação de duas “maisons de charmes”, que foi transformado actualmente num único complexo hoteleiro.
O pátio de uma Riad.
  • Hotel Riad Primavera, +212-24.33.25.70/72/73 (), [21]. O único hotel kosher em Marrocos. A certificação de kosher está na entrada e foi emitido pelo Bet Din de Marraquexe. Há 22 quartos nesta propriedade fora da medina, perto da Avenida Allal Fassi perto da loja Marjane. Todos os quartos tem ar condicionado, televisão e casa-de-banho, e estão decorados ao estilo marroquino. Os preços tendem a aumentar durante os principais festivais e feriados judeus.
  • Riad Zolah, 116 Derb El Hammam, Mouassine, +212.24.38.75.35 (), [22]. Belo terraço e dois pátios.
  • Riad Zara, 294 Derb Ben Salek, +212.24.44.29.40; mobile +212.62.81.70.00 (), [23]. Tem um terraço com belas vistas da medina e uma pequena piscina no centro da Riad. Comida tradicional como Tajines são servidos a qualquer altura do dia. O pequeno-almoço inclui compotas, panquecas, e chá de menta.
  • Riad Moulay Tayeb, 19 Derb Djedid, Laksour - Medina, [24]. A apenas dois minutos da Djemaa El-Fna, a riad tem apenas três quartos. É muito calmo, sem TVs, com um interior típico marroquino. Desde o terraço há boas vistas para o jardim do Palácio do Paxá. Pode-se alugar um quarto ou toda a riad.
  • Riad Orangeraie, 61, rue Sidi El Yamani, +00 33 (0)6 23 92 40 05 (), [26]. Esta riad tem sete quartos, que saem para dois pátios. Os pátios tem flores, plantas aromáticas e uma fonte. No pátio da piscina, pode apreciar a piscina azul ou os vapores da sauna. Tem também um terraço com belas vistas de Marraquexe e da Cordilheira do Atlas. €130 a €140..
  • Riad Dar Mimouna, Sidi M'Barek n°151, Sidi Mimoun, +212 44 38 40 78 (fax: +212 44 38 40 79), [27]. Fica a alguns minutos da Mesquita de Koutoubia. O preço inclui pequeno-almoço, que é servido no terraço. Existe também um hammam no terraço, disponível para os clientes.

Hotéis económicos

Opções populares incluem:

  • Hotel Smara, 77 sidi Bouloukat, Tel: +212 524.445.568. Perto da Djemaa El-Fna. Muito asseado,bons quartos. DH 50 por um quarto individual e DH 80 por duplos.
  • Hotel Essaouira [28], 3 Derb Sidi Bouloukat, Tel: +212 524.443.805 - O hotel tem quartos individuais com casa-de-banho partilhada desde DH 50 e duplos por DH 90.
  • Hotel el-Ward, 65 derb Sidi Bouloukat, Tel: +212 524.443.354 elward.hotel@caramail.com. Limpo, confortável. O terraço tem uma bela vista. 60/120/170/220 por um individual/duplo/triplo/quadruplo.
  • Hotel Atlas [29], 50 Derb Sidi Bouloukat, Tel: +212 524.391.051 hotel-atlas@hotmail.fr - A uma caminhada de dois minutos da Djemaa el-Fna. É limpo e tem bons quartos com casas-de-banho partilhadas. Quartos individuais desde DH 90, duplos desde DH 170, triplo desde DH 250, quadruplo desde DH 280, quíntuplo desde DH 320. Alguns quartos tem ar condicionado por uns DH 50 adicionais.
  • Hotel Central Palace (59, Sidi Bouloukate) - Perto da Djemaa El-Fna. Os quartos são barulhentos, mas limpos (o mesmo não se pode dizer das casas-de-banho partilhadas). Terraço com uma grande vista e casas de banho partilhadas desde DH 150.
  • Palm Plaza Hotel & SPA - Situa-se em Agdal, o novo bairro residencial. Um hotel de luxo no coração de Marraquexe, a dez minutos do aeroporto e oito minutos da Djemaa el-Fna, com quartos e suites confortáveis.

O SPA inclui piscina interior, uma sauna, um hammam e um ginásio.

  • Riad Rahba [30] - Oferce suites privadas e fica a um minuto da Djemaa el-Fna, à entrada dos souqs. A Riad combina a atmosfera tradicional marroquina com os confortos de um hotel moderno. Internet grátis. 18 euros por quarto individual por noite.
  • Nas ruelas entre a Rue Bab Agnaou e a Rue Riad Zitoune (onde estão o Smara, o Essaouira, e o Imouzzer) há muitas pensões.
  • Riad Lyla [31] - Em Laksour, a apenas dois minutos da Djemaa el-Fna.

Guéliz (ou Ville Nouvelle)

  • Hotel Ibis [32], Tel: +212524.435.929.(Perto da Estação de Comboios) Um hotel ao estilo europeu, mas muito limpo e calmo A sua refrescantes piscina é o local perfeito para escapar ao calor da cidade. Internet sem fios grátis na entrada.
  • Hotel al Kabir, Na esquida da bd. Zerktouni e da rue Loubnane, Tel: 21224.43.95.40, +212 24.43.41.50. Tem quartos limpos e modernos. Preços: DH 291 por um quarto individual; DH 382 por um duplo.
  • Villa Dar El Kanoun [33], Route de Targa, Tel: +212(0)24.49.20.10, Fax: +212(0)24.34.06.35. Villa de luxo com jardim e piscina. Oferece quertos duplos confortáveis na calma área residencial perto da baixa de Marraquexe. Preços desde DH 1000 por um quarto duplo.
  • Hotel Casa Marroquina[34] 3 rue Loubnane, Tel:21244.42.03.05/06. Quartos de três estrelas individuais por DH 405 single, duplo DH 484; quartos de quatro estrelas: DH 455 individuais, DH 624 duplo; suites de cinco estrelas DH 527 individual, DH 764 duplo.

Segurança

Marraquexe é normalmente uma cidade segura, com muitos polícias. No entanto, ficar alerta e cumprir os procedimentos de segurança normais não faz mal a ninguém. Algumas dicas:

  • O crime violento não é um grande problema, mas existem alguns roubos. Esconda o seu dinheiro, e evite ruas mal iluminadas à noite.
  • Todos os guias tem que ter uma identificação oficial das autoridades turísticas locais.
  • Marrocos tem uma cada vez maior ameaça terrorista internacional, embora não tenham havido nenhumas grandes ameaças terroristas desde há algum tempo. Esteja vigilante e contacte as autoridades se vir algo de suspeito.
  • Tenha cuidado especial para não ser drogado, especialmente se estiver a viajar sozinho.
  • Tenha cuidado ao pedir serviço de quartos se viajar sozinho, pois pode ser um alvo de roubo. Não peça ao empregado para entrar no seu quarto.

Números de Emergência

  • Policia: 19
  • Ambulância/ Fogo: 15

Saúde

Hospitais

  • Hospital Inb Tofail, Rue Abdelouahab Derraq, +212 444 480 11.
  • Polyclinique du Sud, 2 Rue Yougoslavie, Gueliz, +044 44 79 99/+044 44 83 72 (fax: +044 43 24 24).

Quotidiano

Água potável

A água de torneira de Marraquexe é perfeita para escovar os dentes e tomar banho. Embora os locais a bebam sem problemas, os estrangeiros podem achá-la indigesta. Por segurança, opte por água mineral engarrafada, disponível em todos os mercados, quiosques e bancas de comida. Tenha cuidado em ver se a garrafa não foi aberta já, pois os vendedores marroquinos estão acostumados a reencher garrafas de água com água da torneira. Em restaurantes não peça bebidas com cubos de gelo, que são feitos a partir de água da torneira.

Partir

Vale de Ourika
  • Amizmiz - Com um dos maiores souqs berberes do Alto Atlas todas as terças, Amizmiz merece uma visita.
  • Asni - Uma aldeia rural na Cordilheira do Atlas.
  • Oukaïmeden - Situa-se a uma altura de aproximadamente 2600m. Todos os invernos a neve cai nas montanhas a sul de Marraquexe. Ricos de todo o sul do país dirigem-se a Oukaïmeden para esquiar. Pode-se alugar equipamento de esqui no local. Paga-se cerca de DH 250 por um dia no resort (incluindo um passe de teleférico). Poucas pessoas visitam esta área no Verão - mas merece uma visita de um dia ou dois.
  • Vale de Ourika - Nas montanhas do Atlas. Existem várias viagens organizadas, com várias paragens, para ver lojas turísticas, uma casa berbere e uma companhia que fabrica óleo de argania, bem como uma caminhada para ver as diversas quedas d'água. A caminhada pode-se tornar difícil, por isso leve sapatos de caminhada e montanhismo.
  • Setti Fatma - As atracções desta pequena cidade são a sua magnífica posição no vale e as sete quedas d'água.




Este artigo é um guia. Ele tem muita informação, incluindo listas de hotéis, restaurantes, atracções e informação sobre chegada e partida. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!



Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites