Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Luxor

Da Wikitravel
Egipto : Alto Egipto : Luxor
Revisão das 21h19min de 28 de junho de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
O Rio Nilo e o Templo de Luxor.
Luxor é uma cidade do Egipto e o maior destino turístico do Alto (Sul) Egipto. Outrora a capital do Egipto durante o Império Médio e o Novo Império, Luxor tem muito para oferecer aos viajantes, desde vastos templos a antigos túmulos reais, com espectaculares paisagens de deserto e do Nilo.

Distritos

Embora não seja uma cidade muito grande pelos padrões de população egípcios, Luxor estende-se por muitos quilómetros e tem muitas atracções, pelo que é melhor dividi-la em dois "distritos", divididos pelo Nilo:

  • Margem Este - A cidade, os Templos de Karnak e de Luxor, o Museu, comboios, hotéis, restaurantes, etc.
  • Margem Oeste - A localização da maior parte das ruínas e túmulos, incluindo o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas e outros sítios importantes; o Vale Oeste, alguns hotéis.

Entenda

Luxor nasceu a partir das ruínas da antiga Tebas, antiga capital do Império Egípcio, a cerca de 670 km a sul do Cairo. A sua riqueza arquitectónica e cultural fazem dela uma das mais monumentais cidades do país, com rios vestígios da antiga civilização egípcia. O Nilo divide Luxor em duas partes: a margem este, outrora consagrada aos vivos, onde se encontram os mais importantes templos egípcios, e a margem oeste, consagrada aos mortos, onde se situam algumas das mais importantes necrópoles do Egipto (como o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas), que só são ultrapassadas em importância pela necrópole de Gizé, e onde foram feitos algumas das mais importantes descobertas arqueológicas relativas à civilização egípcia, como o túmulo de Tutankhamon, descoberto por Howard Carter em 1922.

Chegar

Aeroporto Internacional de Luxor.

De avião

O Aeroporto Internacional de Luxor tem voos desde várias cidades do Médio Oriente e da Europa, e é a principal porta de entrada para o sul do Egipto.

Voos internos (com duração de aproximadamente 1 hora) desde Cairo até Luxor são operados pela Egyptair [1] e custam cerca de $120 (só ida).

Voos charter directos desde a Europa (Londres - Gatwick, por exemplo) são muito comuns na época alta do Inverno. Desde o aeroporto, provavelmente irá apanhar um transporte providenciado pelo hotel. O Aeroporto de Luxor é muito pequeno e pegar nas bagagens pode ser um pouco difícil.

Em Janeiro de 2006, vistos de viajante podem ser arranjados por muitos estranjeiros, logo a seguir à entrada do edifício do terminal (por volta de LE 150).

Um táxi desde o aeroporto até à cidade não deve custar mais do que LE50. Não seja enganado pelos taxistas que se encontram fora das portas do aeroporto; continue a andar até encontrar um taxista no seu carro, e depois negocie. Metade das pessoas que você pensa que são taxistas não o são, por isso não perca tempo a negociar.

De comboio

Para aqueles que não consegue comprar um bilhete de avião, que tem mais tempo para viajar e/ou querem ver mais do país é uma óptima e surpreendentemente barata opção.

Existem quatro tipos diferentes de comboios entre a estação do Cairo, Luxor e o Assuão (alguns deste começam em Alexandria):

  • Comboio expresso com ar-condicionado - Os viajantes para Luxor podem escolher entre carruagens de 1ª e 2ª classe, ambas com confortáveis assentos. A viagem ocupa a maior parte do dia (aproximadamente 9-10 horas), mas é uma maneira relaxante de descansar e ver a paisagem rural egípcia, as suas muitas cidades, pessoas e animais. Um bilhete de 1ª classe de Cairo a Luxor custa cerca de LE 90, um de 2ª classe custa LE 45 (para turistas, muitas vezes custa 165 e 90 respectivamente). São servidos refrigerantes, mas a escolha é pouca: vá às compras antes da viagem para se abastecer de água e comida. Um bom livro ajuda a passar o tempo. Se quiser viajar no comboio expresso com ar-condicionado, não fique desencorajado pelas pessoas (mesmo a autoridade) que dizem que os turistas só podem viajar pelo comboio nocturno.
  • Comboio nocturno expresso com ar-condicionado - O serviço nocturno é idêntico mas não é boa ideia se quiser ver a paisagem, e os custos são muito menores do que o comboio-cama deluxe. Um bilhete de 1ª classe desde o Cairo até ao Assuão custa cerca de LE 165. Para Luxor o preço é o mesmo, apesar da distãncia ser menor. Nota: Os bilhetes de comboio podem ser difíceis de arranjar, mas seja persistente e mantenha o seu lugar na fila.
  • Comboio-cama deluxe [2] - Poupa tempo e desconforto; carruagens-cama modernas com ar-condicionado que fazem o percurso Cairo-Luxor, operadas pela companhia Abela Egypt. Uma refeição a meio da noite e o pequeno-almoço estão incluídos no preço do bilhete. Os passageiros que não optarem por um quarto individual serão colocados num quarto para dois com outro viajante do mesmo sexo, escolhido aleatoriamente. Custa cerca de LE340 por um bilhete só de ida desde o Cairo até ao Assuão.
  • Comboios Lentos - Existem comboios lentos de 2ª e 3ª classe entre cairo e Luxor, parando na maioria das estações - estes são muito básicos e não só não são recomendados para turistas, também são muito criticados pelo governo egípcio.

Pode arranjar bilhetes através da maior parte das agências de viagens da sua cidade de partida por uma pequena comissão. Pode comprar os bilhetes na própria estação, atravessando o caos das filas. É melhor comprar os bilhetes com antecedência, embora possa comprar logo no dia a maior parte das vezes. No entanto, em feriados e fins-de-semana (a quinta-feira e a sexta-feira, no Egipto) egípcios é melhor reservar com pelo menos uma semana de antecedência.

Todos os bilhetes de comboio tem um assento reservado, e estão escritos tanto em inglês e arábico, o que é muito conveniente para quem não percebe arábico.

De autocarro

Existem autocarros frequentes desde Luxor (partida por trás do Templo de Luxor), a várias grandes cidades egípcias.

De barco

Falucas em Luxor.

Existem viagens de barco desde Luxor até ao Assuão e também através do Lago Nasser até Abu Simbel. Uma viagem de barco é a maneira mais agradável e interessante de chegar à cidade se tiver tempo e dinheiro. Um cruzeiro de faluca é uma óptima maneira para aqueles com mais tempo e menos dinheiro.

Circule

De bicicleta

Para os corajosos, Luxor está cheia de lojas de aluguer de bicicletas, e muitos hotéis também alugam bicicletas. A taxa de aluguer variam entre 5LE - 20LE, dependendo da sua capacidade de negociar o preço, da procura de bicicletas e da qualidade da bicicleta em questão. Verifique os pneus: só porque este foram enchidos recentemente, não quer dizer que estes não se esvaziem logo a seguir. É frequente que lhe peçam para deixar o passaporte, carta de condução ou qualquer outro tipo de identificação como garantia da devolução. Pode alugá-las em ambas as margens, embora a escolha e qualidade das bicicletas seja melhor na Margem Este, e os preços podem ser um pouco mais altos na mais isolada Margem Oeste. As bicicletas podem ser trazidas a bordo do ferry que atravessa no rio, por isso pode alugar a bicicleta na margem este, e depois transportá-la para a margem oeste. Verifique o trânsito na cidade antes de decidir dar uma volta de bicicleta.

De moto

Para os ainda mais corajosos, Luxor está cheia de motos chinesas, com cerca de 150cc. Se souber negociar o preço, consegue arranjar uma por 50LE por hora. No Verão, as estradas da margem oeste estão relativamente vazias, e andar de moto é uma óptima maneira de ver as ruínas e as montanhas. Numa época baixa, muitas pessoas oferecem-se para alugar a sua própria moto pelo preço certo. Lembre-se de pedir um capacete - pois ninguém os usa.

De táxi

Os táxis abundam em Luxor. Não tem taxímetros, mas existem taxas "fixas" que são aceites se for persistente. Desde o aeroporto até à cidade o preço é de cerca de LE 50 (Pode conseguir um preço de LE 25, se negociar bem com o taxista e se não houverem demasiados turistas a passar), e pequenas viagens dentro da cidade custam entre LE 10 e LE 20. Uma viagem de ida e volta até à margem oeste custa cerca de LE 100.

O Sheraton Luxor Resort tem uma lista com os preços dos táxis desde o hotel até a um número de destinos, que podem ser usados como referência.

De mini-autocarro

Os mini-autocarros são o meio de transporte dos locais em Luxor, e são a maneira mais barata de circular. Todos tem a mesma forma e são facilmente reconhecíveis. Tem rotas fixas, com rotas diferentes marcadas com cores diferentes no lado do mini-autocarro. No entanto, não existem mapas das rotas, os locais sabem-as de cor. Todas as rotas de autocarros convergem na estação de comboio. Faça sinal a um autocarro olhando para ele enquanto que este se está a aproximar, e levante o braço. Quando o autocarro estiver cheio ele não irá parar (existem cerca de 14 assentos por autocarro). Se ele parar, entre sente-se num assento vago e passe o dinheiro ao condutor, custando uma viagem 0.50LE por pessoa (é escusado tentar negociar o preço). Quando não paga ao se sentar, eles vão assumir que não sabe o preço e cobrarão 1LE ao sair. Pode sair quando quiser, é só pedir ao condutor para parar quando estiver próximo do seu destino.

De barco

Essencial para viajar entre as margens este e oeste. Ao andar pela margem do rio, dezenas de homens em barcos irão oferecer os seus serviços para passar o rio. Claro que esta passagem custa um preço muito alto, no mínimo 20-30LE e isto se não lhe derem uma excursão extra (mesmo que não a tenha pedido). É muito mais fácil apanhar o ferry azul, um barco muito básico que pode usar por cerca de 1LE, por vezes 0.50LE. O problema é que o ferry só sai quando está cheio ou quando o outro ferry chega - por isso é muito mais lento - apesar de evitar ter que negociar o preço. A viagem dura apenas alguns minutos.

Veja

  • Vale dos Reis
  • Vale das Rainhas
  • Templo de Karnak
  • Templo de Luxor
  • Deir al-Bahari

Faça

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites