Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Luxor

Da Wikitravel
Alto Egipto : Luxor
Revisão das 19h01min de 28 de junho de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
O Rio Nilo e o Templo de Luxor.
Luxor é uma cidade do Egipto e o maior destino turístico do Alto (Sul) Egipto. Outrora a capital do Egipto durante o Império Médio e o Novo Império, Luxor tem muito para oferecer aos viajantes, desde vastos templos a antigos túmulos reais, com espectaculares paisagens de deserto e do Nilo.

Distritos

Embora não seja uma cidade muito grande pelos padrões de população egípcios, Luxor estende-se por muitos quilómetros e tem muitas atracções, pelo que é melhor dividi-la em dois "distritos", divididos pelo Nilo:

  • Margem Este - A cidade, os Templos de Karnak e de Luxor, o Museu, comboios, hotéis, restaurantes, etc.
  • Margem Oeste - A localização da maior parte das ruínas e túmulos, incluindo o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas e outros sítios importantes; o Vale Oeste, alguns hotéis.

Entenda

Luxor nasceu a partir das ruínas da antiga Tebas, antiga capital do Império Egípcio, a cerca de 670 km a sul do Cairo. A sua riqueza arquitectónica e cultural fazem dela uma das mais monumentais cidades do país, com rios vestígios da antiga civilização egípcia. O Nilo divide Luxor em duas partes: a margem este, outrora consagrada aos vivos, onde se encontram os mais importantes templos egípcios, e a margem oeste, consagrada aos mortos, onde se situam algumas das mais importantes necrópoles do Egipto (como o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas), que só são ultrapassadas em importância pela necrópole de Gizé, e onde foram feitos algumas das mais importantes descobertas arqueológicas relativas à civilização egípcia, como o túmulo de Tutankhamon, descoberto por Howard Carter em 1922.

Chegar

Aeroporto Internacional de Luxor.

De avião

O Aeroporto Internacional de Luxor tem voos desde várias cidades do Médio Oriente e da Europa, e é a principal porta de entrada para o sul do Egipto.

Voos internos (com duração de aproximadamente 1 hora) desde Cairo até Luxor são operados pela Egyptair [1] e custam cerca de $120 (só ida).

Voos charter directos desde a Europa (Londres - Gatwick, por exemplo) são muito comuns na época alta do Inverno. Desde o aeroporto, provavelmente irá apanhar um transporte providenciado pelo hotel. O Aeroporto de Luxor é muito pequeno e pegar nas bagagens pode ser um pouco difícil.

Em Janeiro de 2006, vistos de viajante podem ser arranjados por muitos estranjeiros, logo a seguir à entrada do edifício do terminal (por volta de LE 150).

Um táxi desde o aeroporto até à cidade não deve custar mais do que LE50. Não seja enganado pelos taxistas que se encontram fora das portas do aeroporto; continue a andar até encontrar um taxista no seu carro, e depois negocie. Metade das pessoas que você pensa que são taxistas não o são, por isso não perca tempo a negociar.

De autocarro

Existem autocarros frequentes desde Luxor (partida por trás do Templo de Luxor), a várias grandes cidades egípcias.

Circule

Veja

  • Vale dos Reis
  • Vale das Rainhas
  • Templo de Karnak
  • Templo de Luxor
  • Deir al-Bahari

Faça

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites