Diferenças entre edições de "Luxor"
Revisão de 20h03min de 28 de Junho de 2010Luxor é uma cidade do Egipto e o maior destino turístico do Alto (Sul) Egipto. Outrora a capital do Egipto durante o Império Médio e o Novo Império, Luxor tem muito para oferecer aos viajantes, desde vastos templos a antigos túmulos reais, com espectaculares paisagens de deserto e do Nilo.
DistritosEmbora não seja uma cidade muito grande pelos padrões de população egípcios, Luxor estende-se por muitos quilómetros e tem muitas atracções, pelo que é melhor dividi-la em dois "distritos", divididos pelo Nilo:
EntendaLuxor nasceu a partir das ruínas da antiga Tebas, antiga capital do Império Egípcio, a cerca de 670 km a sul do Cairo. A sua riqueza arquitectónica e cultural fazem dela uma das mais monumentais cidades do país, com rios vestígios da antiga civilização egípcia. O Nilo divide Luxor em duas partes: a margem este, outrora consagrada aos vivos, onde se encontram os mais importantes templos egípcios, e a margem oeste, consagrada aos mortos, onde se situam algumas das mais importantes necrópoles do Egipto (como o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas), que só são ultrapassadas em importância pela necrópole de Gizé, e onde foram feitos algumas das mais importantes descobertas arqueológicas relativas à civilização egípcia, como o túmulo de Tutankhamon, descoberto por Howard Carter em 1922. ChegarDe aviãoO Aeroporto Internacional de Luxor tem voos desde várias cidades do Médio Oriente e da Europa, e é a principal porta de entrada para o sul do Egipto. Voos internos (com duração de aproximadamente 1 hora) desde Cairo até Luxor são operados pela Egyptair [1] e custam cerca de $120 (só ida). Voos charter directos desde a Europa (Londres - Gatwick, por exemplo) são muito comuns na época alta do Inverno. Desde o aeroporto, provavelmente irá apanhar um transporte providenciado pelo hotel. O Aeroporto de Luxor é muito pequeno e pegar nas bagagens pode ser um pouco difícil. Em Janeiro de 2006, vistos de viajante podem ser arranjados por muitos estranjeiros, logo a seguir à entrada do edifício do terminal (por volta de LE 150). Um táxi desde o aeroporto até à cidade não deve custar mais do que LE50. Não seja enganado pelos taxistas que se encontram fora das portas do aeroporto; continue a andar até encontrar um taxista no seu carro, e depois negocie. Metade das pessoas que você pensa que são taxistas não o são, por isso não perca tempo a negociar. De comboioPara aqueles que não consegue comprar um bilhete de avião, que tem mais tempo para viajar e/ou querem ver mais do país é uma óptima e surpreendentemente barata opção. Existem quatro tipos diferentes de comboios entre a estação do Cairo, Luxor e o Assuão (alguns deste começam em Alexandria):
Pode arranjar bilhetes através da maior parte das agências de viagens da sua cidade de partida por uma pequena comissão. Pode comprar os bilhetes na própria estação, atravessando o caos das filas. É melhor comprar os bilhetes com antecedência, embora possa comprar logo no dia a maior parte das vezes. No entanto, em feriados e fins-de-semana (a quinta-feira e a sexta-feira, no Egipto) egípcios é melhor reservar com pelo menos uma semana de antecedência. Todos os bilhetes de comboio tem um assento reservado, e estão escritos tanto em inglês e arábico, o que é muito conveniente para quem não percebe arábico. De autocarroExistem autocarros frequentes desde Luxor (partida por trás do Templo de Luxor), a várias grandes cidades egípcias. De barcoExistem viagens de barco desde Luxor até ao Assuão e também através do Lago Nasser até Abu Simbel. Uma viagem de barco é a maneira mais agradável e interessante de chegar à cidade se tiver tempo e dinheiro. Um cruzeiro de feluca é uma óptima maneira para aqueles com mais tempo e menos dinheiro. CirculeVeja
FaçaCompreComaBeber e sairDurmaPartir |
|
|||||||||||||||||||||||||||||