Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Jamaica

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa

A Jamaica é um país insular do Caribe.

noframe
Localização
noframe
Bandeira
Jm-flag.png
Informações Básicas
Capital Kingston
Governo Monarquia parlamentarista
Moeda Dólar jamaicano (JMD)
Área total: 10.991 km2
terra: 10,831 km2
água: 160 km2
População 2.758.124 (est. julho 2006)
Idioma Inglês (oficial), crioulo jamaicano
Religião Protestantes 61,3%, católicos 4%, outras sobretudo cultos espirituais 34,7%
Eletricidade 110V/50Hz (tomada americana)
Código telefônico +1-876
Internet TLD .jm
Fuso horário UTC-5



Regiões

Mapa da Jamaica
Cornwall County
A região ocidental, consistindo dos parishes of Hanover, Saint Elizabeth, Saint James, Trelawny e Westmoreland.
Middlesex County
A região central, consistindo dos parishes de Clarendon, Manchester, Saint Ann, Saint Catherine e Saint Mary.
Surrey County
A região oriental, consistindo dos parishes de Kingston, Portland, Saint Andrew e Saint Thomas









Cidades

Outros destinos

Entenda

Chegar

Brasileiros não precisam de visto para ficar até 30 dias. Exige-se atestado de vacinação contra febre-amarela (há informações desencontradas!). Em determinadas épocas (campeonados de críquete, por exemplo), vistos são exigidos; porém elas são raras. Custo de US$60.

De avião

De barco

Circular

De avião

De barco

De carro

De ônibus

De trem

Fale

Compre

Coma

Beba e saia

Durma

Aprenda

Trabalhe

Segurança

  • São graves os problemas de segurança no país, começando com sumiço de malas no próprio aeroporto.
  • Determinados bairros da capital, sobretudo os mais periféricos, são muito perigosos.
  • Há notícias de assassinatos sistemáticos deflagrados contra homossexuais; para esconder a grave situação de preconceito no país, a polícia insiste em dizer que são crimes comuns, ocasionados por assalto.
  • Maconha, embora farta, é ilegal.

Saúde

O Ministério da Saúde da Jamaica organizou uma estratégia para orientar as necessidades dos recursos humanos para a saúde (RHS) com a participação de muitos atores sociais. O órgão vai contar com o apoio e o compromisso da University of West Indies, dos diretores regionais, dos diretores de hospitais e de outros representantes para efetivar uma série de iniciativas complementares e sinérgicas para melhorar os recursos humanos e os sistemas de saúde da Jamaica. Foram lançados quatro projetos com o apoio técnico da Dalhousie University e do Consórcio Internacional de RHS, com apoio financeiro da Agência para o Desenvolvimento Internacional Canadense, e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS): 1) Um projeto de administração de dados para proporcionar informação da situação atual da força de trabalho em saúde na Jamaica, para estabelecer uma estrutura que permita que os dados de RHS possam ser atualizados e utilizados para decisões baseadas em evidência e para o planejamento político; 2) O uso de uma metodologia baseada nas necessidades para o planejamento de RHS a ser aplicada na região do sudeste; 3) O desenvolvimento, com outros países do Caribe e com a Opas/OMS, de um Curso da Liderança de RH, que será oferecido a diretores de recursos humanos para melhorar a capacidade de gestão e planejamento dos complexos desafios relacionados à necessidade de adequação das características da força de trabalho às necessidades de saúde; e 4) A participação de muitos trabalhadores de saúde no Curso de Aumento de Aptidões para Trabalhadores em Saúde Pública. Os projetos querem proporcionar informação para apoiar políticas e estratégias. O aumento de capacidades para utilizar esta informação permitirá enfrentar melhor os desafios de recursos humanos, a fim de que as necessidades de saúde da população da Jamaica sejam satisfeitas por trabalhadores de saúde capacitados, bem distribuídos e motivados. Considerando essa matéria, pode-se dizer que a saúde da Jamaica é boa e esta sempre procurando melhorar.

       Espero ter ajudado meuus amoore hihi'

Beiijosss

Respeite

Mantenha contato

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites