Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Istambul"

Da Wikitravel
Eurásia : Turquia : Istambul
Ir para: navegação, pesquisa
m (Revertidas edições por 189.74.179.247 (disc) para a última versão por Maria rosa)
(Cotidiano)
Linha 107: Linha 107:
  
 
==Cotidiano==
 
==Cotidiano==
*'''Consulado do Brasil em Istambul''' - Nuruosmaniye Caddesi, 84 Kat: 3, Caðaloðlu. Tel: 212 520 90 49; fax: 0 212 520 90 50. e-mail: [mailto:ist.brasilcons@superonline.com ist.brasilcons@superonline.com]. Horário de expediente: 10h - 12h
+
*'''Consulado Honorário do Brasil em Istambul''' - Ekspres Yolu Kavak Sokak 3 Ser Plaza  A Blok Kat: 3 34530 - Yenibosna - Istanbul Tel: 90 212 652 10 00/115 e-mail: [ethemsancak@hedefalliance.com.tr]. Horário de expediente: 10h - 12h
  
 
==Partir==
 
==Partir==

Revisão de 01h57min de 8 de junho de 2010

Istambul é a maior cidade da Turquia.

Basílica de Santa Sofia, Istambul

Índice

Entenda

O Estreito de Bósforo separa o lado asiático, predominantemente residencial, do lado europeu de Istambul. O lado europeu, por sua vez, é dividido pelo braço de mar chamado Chifre de Ouro. Ao sul, fica o distrito dos Bazares e o bairro antigo e turístico de Sultanahmet. Ao norte, Beyoglu (bei-ô-lú) e Taksim, a parte mais moderna e centro financeiro da cidade.

É uma cidade importante na história Ocidental, pois era capital dos impérios Romano, Bizantino, Latino e Otomano. Conhecida como Bizâncio e Constantinopla, é possível visualizar diferentes culturas coexistindo e respeitando-se.

Chegar

Istambul é a principal porta de entrada da Turquia e tem inúmeras conexões com o interior do país, a Europa e outras partes do mundo.

De avião

Aeroporto Internacional Atatürk (IST)

Recentemente reformado, o principal aeroporto de Istambul fica a cerca de 25km do centro da cidade.

De lá, é simples chegar por conta própria ao centro histórico da cidade. Para pegar o metrô, siga os sinais Hafif Metro, cruze a rua para o otopark (garagem), tome o elevador e atravesse a galeria até estação (Havalimani). Ali, compre uma moeda (jeton) para o metrô, e pegue o trem que vai para Aksaray. Desça na sexta parada, chamada Zeytinburnu, saia da estação e compre outra moeda para o bonde (tramway) que vai até Sultanahmet, 16 paradas depois. A gravação do bonde anuncia o nome da estação, que fica na movimentada rua Divan Yolu, e ao descer, as inconfundíveis Santa Sofia e Mesquita Azul estarão bem à vista. Dali é possível caminhar facilmente até a área onde ficam a maioria dos hotéis e pensões.

Existe também uma linha de ônibus expressos da empresa Havaş que liga o aeroporto a Taksim - o centro financeiro da cidade - por 8 YTL. De Taksim é possível pegar um bonde ou ônibus para Sultanahmet.

Os táxis para Taksim custam entre 20 e 25 YTL, mas o trânsito muitas vezes passa por engarrafamentos intermináveis e há relatos de taxistas desonestos. Combine sempre o preço antes de tomar um táxi.

O aeroporto tem lojas duty free no embarque e desembarque, casas de câmbio e caixas eletrônicos que aceitam cartões internacionais para saques.

Além disso, a área de embarque tem inúmeros restaurantes e lanchonetes. Lembre-se, entretanto, que comidas e bebidas no aeroporto custam 5 vezes mais caro do que na cidade. Se tiver de passar algum tempo no aeroporto e não quiser ser praticamente assaltado à luz do dia pelas lanchonetes do aeroporto, leve seu próprio lanche e bebidas ao invés de comprá-las lá.

Ou pode combinar com um hotel que te leve do aeroporto assim que desembarcar. Aliás aconselhável que combine com um conhecido ou com uma guia turistíca para não perder tempo e não levar nenhum risco de se perder nesta grande metropole.

Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW)

Distante cerca de 1h da cidade, este aeroporto secundário tem sido crescentemente utilizado por companhias aéreas econômicas como porta de entrada para a cidade de Istambul. De lá, o ônibus da Havaş leva os passageiros até Taksim por cerca de 10 liras.

De barco

De ônibus

De carro

Circular

De trem e metrô

A cidade conta com uma malha relativamente boa. Para os visitantes, ela dá acesso a praticamente todos os pontos turísticos, é fácil de se localizar e os trens possuem boa qualidade.

Para cada linha, há um jeton diferente a ser introduzido no bloqueio (mas todos custam o mesmo preço, que, por sinal, é o meio mais barato para circular e mais fácil para os turistas), e ao trocar de linha em uma estação de integração, deve-se ir à bilheteria pagar outra passagem.

Algumas das estações mais importantes para quem viaja a Istambul são:

Havalimani (Metrô: linha M1) - onde localiza-se o aeroporto internacional;

Beyazit (Trem: linha T1) - estação do Grande Bazar;

Sultanahmet (Trem: linha T1) - concentra os principais pontos, como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi;

Eminonu (Trem: linha T1) - há um porto, onde companhias de barcos locais oferecem passeios pelo Bósforo e travessia à Ásia a preços modestos. Há do outro lado da avenida uma linda mesquita e o Bazar Egípcio (onde encontram-se muitas especiarias).

Karakoy (Trem: linha T1) - também há um porto oferecendo os mesmos passeios, além da Torre de Gálata, que oferece uma linda visão aérea da cidade.


Na área asiática é interessante visitar a estação Haydarpasa - no porto de Eminonu há um barco fazendo a travessia até esta estação -, quue foi a primeira estação construida em Istambul (data o século XVIII).

De ônibus

De barco

De carro

Veja

  • Hagia Sophia
Sultanahmet Camii, a Mesquita Azul
  • Mesquita Azul
  • Palácio Topkapi
  • Torre Galata
  • Museu de Arte Moderna de Istambul [1] - Meclis-i Mebusan Caddesi, Liman İşletmeleri Sahası, Antrepo No: 4, Karaköy. Fone: +90-212-334 73 00 (fax: +90-212-243 43 19, e-mail: info@istanbulmodern.org). Situado na região de Tophane, este museu exibe obras de artistas turcos e estrangeiros e tem um belo e concorrido café. Abre de terça a domingo, de 10 às 18h (20h às quintas, dia em que a entrada é grátis). Entrada: 7 YTL

Atividades e eventos

Aprenda

Trabalhe

Compre

  • Grande Bazar
  • Bazar Egípcio

Coma

O bairro artístico de Cihangir (ao sul da Praça Taksim, em direção ao Bósforo) tem se tornado algo como a versão turca do Marais, em Paris. A área é repleta de cafés movimentados, bares, restaurantes e lojas de comida e vinho.

Econômico

Médio

Esbanje

Beba e saia

Durma

Econômico

Cordial House Hostel, Nobel Hostel

Médio

Esbanje

Mantenha contato

Segurança

Saúde

Cotidiano

  • Consulado Honorário do Brasil em Istambul - Ekspres Yolu Kavak Sokak Nº 3 Ser Plaza A Blok Kat: 3 34530 - Yenibosna - Istanbul Tel: 90 212 652 10 00/115 e-mail: [ethemsancak@hedefalliance.com.tr]. Horário de expediente: 10h - 12h

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites