Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Ilhas Galápagos

Da Wikitravel
América : América do Sul : Equador : Ilhas Galápagos
Revisão das 17h32min de 25 de julho de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro:Galapagos Tortoise in San Cristobal Island.jpg
Tartaruga das Galápagos na Ilha de São Cristóvão.

As Ilhas Galápagos são uma província do Equador, formada por um pequeno arquipélago no Oceano Paífico. As ilhas são remotas e isoladas, a 1000 km da costa da América do Sul. As Galápagos constituem-se de 13 ilhas principais, e 6 menores, distribuídas em três cantões. Juntas, elas medem 50.000 km2.

Entenda

Biodiversidade

O arquipélago das Galápagos é reconhecido mundialmente pela sua única vida selvagem - muita da qual foi a inspiração de Charles Darwin para criar a Teoria da Evolução. As ilhas são, por isso, muito populares entre historiadores, tanto profissionais como amadores. Tartarugas gigantes, leões marinhos, iguanas mrinhas e diferentes espécies de pássaros, tudo isto pode ser visto e tocado. A paisagem das ilhas é relativamente estéril e vulcânica, mas mesmo assim muito bonita. A montanha mais alta das ilhas é o Volcán Wolf na Isla Isabela, a 1707 m de altura.

História

As ilhas apareceram pela primeira vez em dois mapas do século XVI, um desenhado por Mercator (1569) e o outro por Abraham Ortelius (1570). Foram chamadas de "Ilhas das Tartarugas" (Insulae de los Galopegos).

Em seus quatro anos de isolamento na ilha de Juan Fernandez, fora da costa chilena, Alexander Selkirk (o protótipo de Robinson Crusoe), visitou as ilhas Galápagos por volta de 1709, com o capitão Woodes Rogers. No entanto, o primeiro morador de Galápagos foi um irlandês chamado Patrick Watkins, abandonado por lá em 1807. Ele passou dois anos plantando vegetais e trocava-os por rum com os visitantes. Em 1809, ele roubou um barco e fugiu para Guayaquil.

As Galápagos foi oficialmente anexada ao Equador em 1832 e foi nomeada "Archipiélago del Ecuador". Entretanto, parece que seu nome oficial é Arquipélago de Cólon.

O mais famoso visitante da ilha foi o jovem Charles Robert Darwin, que viajou no seu navio "H.M.S. Beagle" do capitão Robert Fitz Roy, em 15 de Setembro de 1835, permanecendo até 20 de outubro. Darwin visitou somente 4 ilhas, primeiramente San Cristóbal (Chatham Island), depois Floreana (Charles Island), Isabela e Santiago, durante os 35 dias em que permaneceu nessas terras, fez grandes coletas de plantas e animais, assim como observações da vida.

Em 1978 receberam o título de Património Mundial.

Cantões e ilhas

Mapa dos cantões do arquipélago
Cantão de Isabela (Ilha Isabela, Ilha Fernandina, Ilha Darwin, Ilha Wolf)
O Cantão de Isabela tem alguns dos mais espectaculares destinos turísticos do arquipélago, com magníficas praias, baías de águas cristalinas e lagoas costeiras e, claro, com a grande biodiversidade que caracteriza o arquipélago. A capital deste cantão é Puerto Villamil.
Cantão de São Cristóvão (Ilha de São Cristóvão, Ilha Española, Ilha de Santa Fé, Ilha Floreana, Ilha Genovesa)
Belas praias e óptimos sítios de mergulho, com magníficos corais. Muito conhecido pelas famosas tartarugas das Galápagos, cujo principal habitat se encontra neste cantão. Tem também espantosas vistas e paisagens. A capital deste cantão é também a capital de todo o arquipélago: Puerto Baquerizo Moreno
Cantão de Santa Cruz (Ilha de Santa Cruz, Ilha deSantiago, Ilha Marchena, Ilha Pinta, Ilha Baltra, Ilha Bartolome, Ilha Seymour Setentrional, Ilha Duncan, Ilha Rabida, Ilha Plaza Meridional)
Tem uma grande variedade de fauna e flora, e também este cantão é muito visitado devido às tartarugas das Galápagos. A capital deste cantão, Puerto Ayora, é a maior cidade da ilha e aquela que é mais desenvolvida turisticamente.









Cidades

Outros destinos

Chegar

  • Galapagos Cruises [1]

Circule

Fale

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Aprenda

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato

Partir



Este artigo contém conteúdo do artigo Galápagos , da Wikipedia. Veja o histórico dessa página para a lista de autores.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites