Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Ilha dos Cocos

Da Wikitravel
Revisão das 15h06min de 23 de março de 2011 por Texugo (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

As Ilhas Cocos, ou Ilhas Keeling (conhecidas oficialmente como Ilhas Cocos (Keeling); em inglês: Cocos (Keeling) Islands), são um dos territórios da Austrália, com cerca de 630 habitantes (2005). Este arquipélago australiano de 14 km², tem 27 ilhas, mas apenas Home e West (a capital) são habitadas.

Situadas no Oceano Índico, a noroeste da Austrália, ficam a cerca de 580 milhas a sudoeste de Java. Formam dois atóis de coral densamente recobertos por coqueiros.

História Já em 1541, as Ilhas Cocos foram incluídas nas cartas de navegação da França. As ilhas são desabitadas em 1609, quando o capitão britânico William Keeling, da Companhia das Índias (East India Company) as descobre.

Em 1827, John Clunies-Ross, marinheiro escocês, funda uma colónia composta por habitantes malaios. Posteriormente, em 1831, as ilhas tornam-se propriedade da família Clunies-Ross. Seis anos mais tarde, em 12 de Abril de 1836, chegando às Ilhas Cocos, Charles Darwin escreve a Teoria da Formação dos Atóis e Recifes de Coral. Em 1857, o território é formalmente anexado pelo Reino Unido, tornando-se uma colónia da Coroa. Fez parte de Ceilão entre 1878 e 1886 e entre 1942 e 1946, e dos Estabelecimentos dos Estreitos entre 1886 e 1942. Entre 1946 e 1951, esteve agregado a Singapura.

O governo australiano assume o controle do arquipélago a partir de 1955, comprando quase todas as propriedades dos Clunies-Ross em 1978. A administração local ganha maior autonomia com a criação, em 1979, do Conselho das Ilhas Cocos. Após um plebiscito que aprova a integração do arquipélago à Austrália, em 1984, a população recebe cidadania australiana plena.

Em 1993, a família Clunies-Ross perde as últimas posses para o governo australiano.

Economia O coco e a copra, são os únicos produtos comercializados pelo território. A população local - em sua maioria muçulmana, importa da Austrália quase tudo que consome. A moeda de troca é o dólar australiano.

Geografia As Ilhas Cocos (Keeling) consistem em dois atóis de coral, planos, com uma área de cerca de 14,2 km2, 2,6 km de linha de costa, e altitude máxima de 5 m. Estão densamente cobertas por coqueiros e outra vegetação. O clima é agradável, moderado por ventos de sudeste durante cerca de nove meses por ano e com precipitação moderada. Os ciclones podem ocorrer nos primeiros meses do ano.

A ilha Keeling do Norte é um atol com uma ilha em forma de C, quase fechado e com uma abertura para a lagoa, com cerca de 50 m de largura do lado oriental. A ilha tem 1,1 km2 e é desabitada. A lagoa tem cerca de 0,5 km2.

As ilhas Keeling do Sul é um atol com 26 ilhéus formando um atol anelar incompleto, com área total de 13,1 km2. Só a Home Island e a West Island são povoadas.

Por curiosidade, as Ilhas Cocos (Keeling) ficam perto dos antípodas da Ilha do Coco, da Costa Rica.

Importante : Este artigo é apenas um esboço e precisa de sua ajuda. Não tem um modelo. Mergulhe fundo e faça-o crescer!

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas