Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Fez"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Veja)
(Veja)
Linha 64: Linha 64:
  
 
==Veja==
 
==Veja==
 
+
[[Imagem:Fes leather pits.jpg|thumb|300px|Um dos muitos curtumes de Fez.]]
 
* '''Os souqs''' - As ruas labirínticas de Fès el-Bali estão cheias de lojas e bancadas, vendendo tudo, desde cabeças de cabra a chinelos e especiarias, bem como magníficos exemplares de arquitectura hispano-arábica e a oportunidade de ver os artesães a trabalhar.
 
* '''Os souqs''' - As ruas labirínticas de Fès el-Bali estão cheias de lojas e bancadas, vendendo tudo, desde cabeças de cabra a chinelos e especiarias, bem como magníficos exemplares de arquitectura hispano-arábica e a oportunidade de ver os artesães a trabalhar.
 
* '''Fondouk el-Nejjarine ou Museu das Artes e Artesanato em madeira''' (''Place el-Nejjarine; tel.: 055 740 580; é preciso pagar para entrar'') - Uma das grandes atracções de Fez, este caravançarai restaurado que outrora providenciada comida e abrigo aos comerciantes é agora o ''Museu das Artes e Artesanato em Madeira''. Os visitantes podem apreciar as mais intricadas talhas.
 
* '''Fondouk el-Nejjarine ou Museu das Artes e Artesanato em madeira''' (''Place el-Nejjarine; tel.: 055 740 580; é preciso pagar para entrar'') - Uma das grandes atracções de Fez, este caravançarai restaurado que outrora providenciada comida e abrigo aos comerciantes é agora o ''Museu das Artes e Artesanato em Madeira''. Os visitantes podem apreciar as mais intricadas talhas.

Revisão de 14h55min de 2 de maio de 2009

Uma vista de Fez.

Fez (também chamada Fes e, em arábico, Fas) é uma cidade de Marrocos. É famosa pela sua cidade antiga, ou medina, que, com os seus fabulosos palácios e souqs, é considerada por muitos a mais bela medina do mundo.

Índice

Entenda

Fez é a terceira maior cidade de Marrocos, a seguir a Casablanca e Rabat. Fica num vale aos pés da Cordilheira do Atlas. Fez foi uma das mais importantes cidades do mundo, situada nas rotas de caravanas que ligavam impérios saarianos como o de Timbuktu com com o Atlântico e o Mediterrâneo.

É, provavelmente, a mais fantástica e antiga cidade imperial (Fez, Marraquexe, Meknés e Rabat são conhecidas como cidades imperiais, por terem sido todas, em alguma parte da história do país, a sua capital). Actualmente é um importante centro cultural e espiritual, e a terceira cidade santa do islão, a seguir a Meca e Medina.

Bairros

Fez está dividida em três partes:

  • Fes el-Bali - É a cidade medieval melhor preservada e continuamente habitada ainda existente. É a mais antiga parte de Fez, e a mais visitada por turistas.
  • Fes el-Jdid - Uma cidade "nova" do século XIII, onde está o Dar el-Makhzen (Palácio Real), e o Mellah, o antigo quarteirão judeu.
  • Ville Nouvelle - O moderno centro de negócios da cidade, com grandes avenidas, hotéis, restaurantes, cafés, etc.

Chegar

De avião

O Aeroporto Internacional de Saiss [1] (Tel.: (212) 3562 4800 ou 3562 4799 ou 090 000 800) fica em Saiss, 15 km a sul do centro da cidade. Tem voos para a Europa e para outras cidades de Marrocos, e é servida pela Royal Air Maroc [2] e pela British Airways [3], bem como por companhias lowcost como a Ryanair [4] e a Atlas Blue [5]. Pode-se chegar a Fez de avião desde Casablanca (45 minutos), Londres (3 horas), Paris (3 horas) ou num voo nocturno desde Nova Iorque.

No aeroporto pode-se alugar um carro através da Avis [6], Europcar [7] e da Hertz [8]. Pode também fazer a viagem desde o aeroporto à cidade através de um táxi (preços no edifício do terminal, à esquerda) ou de autocarro (existe uma paragem de autocarros perto do aeroporto e um serviço de autocarros para a cidade a cada hora).


De comboio/trem

  • Desde Londres (Reino Unido) vá de Eurostar [9] até Paris (França), e daí apanhe o TGV até Algeciras (Espanha) (operado pela SNCF [10]; pode comprar os bilhetes através da European Rail Ltd. [11] (tel: 020 7387 0444) e da Rail Europe [12] (tel: 0870 584 8848)). Daí existem ferrys para Ceuta e Tânger (veja o site da Southern Ferries [13] (tel: 020 7491 4968)). Daí pode usar a rede de comboios marroquina para chegar a Fez.
  • O Office National des Chemins de Fer (ONCF) (tel: 3777 4747), a companhia de comboios de Marrocos conecta as principais cidades do país, como Fez, Meknès, Tânger, Rabat, Casablanca e Marraquexe.
  • A estação de comboios de Fez fica na Ville Nouvelle, na rue Imarate Arabia (tel: 055 930 333).

De autocarro/ônibus

Existem várias paragens de autocarros na Ville Nouvelle e à beira dos portões da medina, mas a maior parte dos autocarros vindos de fora param na paragem de autocarros principal (gare routière), a norte de Bab Mahrouk. A CTM, a companhia de autocarros nacional, que tem serviços para várias cidades e vilas marroquinas, bem como para fora do país (tel: 055 732 992) [14], deixa os seus passageiros na esquina da Rue Tetouán e da Avenue Mohammed V, na Ville Nouvelle.

De carro

Para chegar a Fez de carro terá que ir até Algeciras (Espanha), de ondem parte ferrys frequentes para Tânger e Ceuta. Daí pode ir até Fez de carro.

Existem vários lugares e parques de estacionamento por toda a Ville Nouvelle. Se ficar em Fes el-Bali (onde não são permitidos carros) pode deixar o seu carro a sul de Boujeloud, a uma caminhada de poucos minutos de Fes el-Bali.

Circular

A maneira mais prática de se movimentar na medina é a pé (pode apanhar taxis até todos os portões da medina).

Transportes Públicos

O sautocarros da cidade, que estão geralmente cheios, mas que passam regularmente, ligam a Ville Nouvelle a diversas partes da cidade velha. O número das rotas estão marcados no autocarro. Algumas rotas utéis são a rota 9 (Da Place Atlas na Ville Nouvelle até perto do Museu Dar Batha), a rota 12 (Desde o Bab Boujeloud até o Bab Ftouh, o portão sudeste da medina, Fes el-Bali) e a rota 19 (Da estação de comboios até à Place er-Rsif, Fes el-Bali).

Táxi

Há dois tipos de táxis:

  • Os pequenos e vermelhos petits taxis operam dentro dos limites da cidade, tem taxímetros e são baratos. Só podem levar três passageiros.
  • Os Grands Taxis são maiores e tem rotas fixas, desde Fez para as áreas envolventes, principalmente partindo da estação de autocarros principal (gare routière).

Ambos os tipos de táxis são frequentemente partilhados e os seus condutores podem querer esperar até o táxi estar cheio para partir. Pode pedir para ter um petit taxi só para si.

Aluguer de carros

Fez tem muitas companhias de aluguer de carros, incluindo:

  • Avis (tel: 055 626 969; [15]);
  • Budget (tel: 055 940 092; [16]);
  • Europcar (tel: 055 626 545; [17]);
  • Hertz (tel: 055 622 812; [18]).

Veja

Um dos muitos curtumes de Fez.
  • Os souqs - As ruas labirínticas de Fès el-Bali estão cheias de lojas e bancadas, vendendo tudo, desde cabeças de cabra a chinelos e especiarias, bem como magníficos exemplares de arquitectura hispano-arábica e a oportunidade de ver os artesães a trabalhar.
  • Fondouk el-Nejjarine ou Museu das Artes e Artesanato em madeira (Place el-Nejjarine; tel.: 055 740 580; é preciso pagar para entrar) - Uma das grandes atracções de Fez, este caravançarai restaurado que outrora providenciada comida e abrigo aos comerciantes é agora o Museu das Artes e Artesanato em Madeira. Os visitantes podem apreciar as mais intricadas talhas.
  • Fonte da Praça el-Nejjarine - Na mesma praça onde se localiza o Fondouk el-Nejjarine, fica a Fonte de el-Nejjarine, a melhor conhecida de todas as fontes da medina, devido aos seus azulejos.
  • Madraçal de Bou Inania (Rue Talaa Kebira; é preciso pagar para entrar) - Obrigatório ver, o madraçal, ou colégio teológico, é um dos poucos edifícios religiosos muçulmanos abertos aos não-muçulmanos. A sua construção começou entre 1350-7 pelo sultão Bou Inan. É considerada uma das mais bonitas e decoradas madraças construídas pelos merínidas e a única de Marrocos com um minbar (púlpito) e um minarete. Fechada durante horas de culto (algumas partes podem ser inacessíveis devido aos trabalhos de restauração).
  • Museu Dar Batha (Place du Batha; tel.: 055 634 116; é preciso pagar para entrar) - Grande colecção de tesouros históricos, mostrando a arte e o artesanato marroquino: bordados, trabalhos em couro, carpetes e jóias, trabalhos em madeira, cerâmica, tudo num palácio secular. Visita guiada obrigatória. Tem um bonito e tranquilo jardim.
  • Curtumes - Os curtumes da medina são a imagem mais extraordinária da medina, etem vindo a tornar-se uma das imagens da cidade. Enxames de trabalhadores pisam peles de animais com os seus pés ou mergulham as peles em enormes reservatórios cheios de pigmento. Os curtumes podem ser vistos dos terraços envolventes, como a Terrasse de Tannerie, uma loja que vende produtos em couro, acessível através de uma escada desde Derb Chouara na medina. (Espera-se que pelo menos dê uma vista de olhos na loja, e se não comprar nada, uma gorjeta para o dono da loja será apreciada.)

Faça

Eventos

Atividades

Aprenda

Trabalhe

Compre

Coma

Econômico

Médio

Esbanje

Beba e saia

Durma

Econômico

  • Hotel Batha, Place de l'Istiqlal, +212(0)055 741 077. Situa-se no centro da cidade, à entrada da medina, no antigo edifício do consulado britânico. Tem 62 quartos, uma piscina, um bar, e outras estructuras.
  • Hotel Ibis Moussafir, Avenue des Almohades, (+212)535/651902 (fax: (+212)535/651909), [19]. Na Ville Nouvelle, um moderno hotel com quartos pequenos, mas limpos, com camas confortáveis e casas de banho com chuveira, mas sem banheira. Tem um jardim, uma piscina, um restaurante e um bar. A medina fica á distância de uma pequena viagem de taxi.
  • Parque de Campismo Diamant Vert, Rue Ain Chkef (Fora da cidade, a uma pequena distância). 25 Dh por pessoa, 15 Dh por tenda. Acesso grátis à piscina.
  • Pousada de Juventude HI, Rue Abdeslam Serghini,18. Limpo e bem posicionado na Ville Nouvelle. Infelizmente, existe recolher obrigatório às 22:00h.
  • Hotel Cascades (perto do Bab Boud Jeloud - o portão principal) na medina. Os quartos são limpos, barulhentos e simples. Existe uma casa-de-banho partilhada no primeiro andar. Um quarto duplo custa 150 dh / noite. Dormir no terraço, recomendado por algumas pessoas, não é aconselhável devido ao calor do meio-dia, falta de espaço durante o dia , e falta de segurança.
  • Hotel Erraha (perto do Bab Boud Jeloud - o portão principal) na Medina. Feio e barulhento, nã muito limpo, mas serve para passar uma noite se não conseguir encontrar outro sítio, 100 Dhs.
  • Hotel Mauritania (perto do Bab Boud Jeloud - o portão principal) a seguir ao Cascade.
  • Pensão Batha, (100-250 Dhs) Sidi Lkhayat Batha, 8, Fax: 05-574-1150, do outro lado da ruya do Hotel Batha. Tem pousocs quartos, e enche rápido, mas os quartos são limpos e incluem casas-de-banho privadas. Vem com um pequeno-almoço num pequeno terraço no andar de cima. Quarto duplo com casa-de-banho - 250 Dhs. Pequeno-almoço muito simples.
  • ChezMaMounia, (34-55 $) www.chezmamounia.com Avenue Saint Louis, Tel: 06-68076175, Por trás do Hotel Jnan Fes Palace.

Médio

  • Dar Bennis: casa tradicional do século XVIII (riad) na medina para aluguer, para cima de 50 pessoas, 80 euros pela casa inteira. [20]
  • Dar Seffarine, 14 Derb Sbaa Louyate, Seffarine, +212(0)671113528 (, fax: +212(0)535 741 873), [21]. Por trás de altas muralhas e de um discreto portão na parte mais velha da medina fica esta bonita casa restaurada, com 600 anos, agora uma pousada.
  • Riad Maison Bleue, 33 Derb el-Mitter, +212(0)535 741 843 (, fax: +212(0)535635205), [22]. Uma antiga casa marroquina elegantemente restaurada com 11 quartos e uma piscina.

Esbanje

  • Sofitel Fez - Palais Jamai, Bab el-Guissa, (+212)535/634331 (, fax: (+212)535/635096), [23]. Acomodação 5 estrelas, no antigo palácio de um vizir. A parte antiga do hotel é fantástica, mas mesmo nos quartos modernos têm-se maravilhosas vistas sobre a cidade velha.
  • Rentinfez [24] alugue uma casa tradicional na medina de Fez.
  • Riad Fes, Derb Ben Slimane, Zerbtana, Fez, (+212)(0) 5 35 94 76 10/ 5 35 74 12 06 (, fax: (+212)(0) 5 35 74 11 43), [25]. Riad na medina de Fez, conhecida pelo seu luxo, serviço impecável e pelo seu óptimo restaurante. Tem belas vistas de Fez e das Montanhas do Atlas.
  • Riad Arabesque, Derb El Miter, 20, (+212) 35 63 53 21 / 061 16 29 06 (, fax: (+212) 35 63 45 90), [26]. Uma riad do século XIX, restaurada e transformada num hotel tradicional. Têm-se maravilhosas vistas sobre Fez.
  • Best of Morocco [27] - Oferece uma variedade de hóteis e riads de luxo em Fez.

Mantenha contato

Segurança

Saúde

Cotidiano

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites