Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Faro

De Wikitravel
Algarve : Faro
Revisão em 17h21min de 23 de novembro de 2012 por Nunoaf (Discussão | contribs) (Durma)

Ir para: navegação, pesquisa
Igreja do Carmo.

Capital do Algarve, Faro é a principal porta de entrada do Turismo em Portugal, através do Aeroporto com o mesmo nome.

Entenda

História

Os primeiros marcos datam do século VIII a.C., durante a colonização Fenícia do Mediterrâneo Ocidental. A cidade servia então de entreposto comercial, integrado num amplo sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Seu nome de então era Ossónoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal Entre os séculos III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio Romano e Visigodo, tendo vindo a ser conquistada pelos mouros no ano de 713 d.C, erguendo ali uma fortificação (reforçada por uma nova muralha erguida a mando do príncipe mouro Bem Bekr, no século IX). Na sequência de independência de Portugal (que data de 1143), D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) e os seus sucessores iniciaram a expansão do país para Sul, reconquistando os territórios então ocupados pelos Mouros, que culminou com a conquista do Algarve e da cidade de Faro no ano de 1249, pelas tropas de D. Afonso III. Faro foi elevada à categoria de cidade no ano de 1540, sendo desde 1830 é capital do Algarve. Faro foi parcialmente destruída durante o grande terremoto de 1755, dendo parte de sua muralha, assim como alguns outros edifícios ido ao chão.

Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965, ainda durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Hoje em dia e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.

Chegar

Aeroporto de Faro(FAO) [1].

  • Faro Airport Transfers to all the Algarve, [2].
  • Faro Airport Transfers, [3].
  • Algarve Airport Transfers, [4].
  • Faro Airport Transfers, [5].
  • Car Hire Faro Airport, [6].
  • Budget Rent a Car Faro Airport, [7][8].

Circule

Veja

Arco da Vila de Faro.
  • Palacete Belmarço - Desenhado pelo arquitecto Norte Júnior e mandado construir em 1912, localiza-se na confluência do Largo Marcelino Franco com a Rua de S. Francisco e com a Rua José Maria Bandeiro. O palacete de arquitectura revivalista é composto por dois pisos, decorados no interior com vários painéis de azulejos, representando terras e monumentos portugueses, tais como a Torre de Belém (Lisboa), o Palácio da Pena (Sintra) e o Estoril.
  • Muralhas de Faro - Envolvem a área antiga da cidade (conhecida por Vila-Adentro), sendo parte muçulmana, parte portuguesa.
  • Arco da Vila de Faro - É a porta das muralhas medievais da cidade, sendo um dos seus monumentos mais interessantes. Desenhada pelo genovês Xavier Fabri em 1812, foi aberta nas uralhas medievais criando uma passagem para a Vila-Adentro. No topo do monumento, que está ladeado por duas colunas jónicas, existe um nicho com a imagem de São Tomás de Aquino.
  • - Construída na Idade Média, foi reconstruída em 1596 (após o saque das tropas do conde de Essex), e novamente em 1775 (após o terramoto de Lisboa). A mistura de arquitecturas tornou-a numa "imagem" do Algarve. O portal principal e a torre-pórtico do relógio são de arquitectura românico-gótica, enquanto que no interior se pode apreciar a talha dourada barroca. Do cimo da torre sineira tem-se uma magnífica vista de Faro e da Ria Formosa.
  • Igreja do Carmo - Construída nos séculos XVIII e XIX, a igreja tem fachada barroca. Estando numa das partes mais elevadas do centro histórico da cidade, as suas duas torres são bem visíveis. No interior podem-se apreciar o retábulo barroco e o magnífico tecto pintado. Anexa à igreja está a mais famosa capela dos ossos do Algarve.
  • Jardim Manuel Bivar - Zona sombreada, muito agradável, debruçado sobre a a doca, com esplanadas agradáveis. É rodeado por edifícios interessantes, tais como a Alfândega e o Palcete Bivar.

Faça

  • Passeio na Ria Formosa - Com barcos que saem do cais de Faro (informações no Posto de Turismo ou nos escritórios do Parque Natural da Ria Formosa, o passeio pelo labirinto de canais e ilhas é inesquécivel.
  • Festas - Faro tem várias festas ao longo do ano, incluindo a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais (Agosto), na Doca, a Festa da Ria Formosa (Julho), no Largo da Sé ou a Feira de Santa Iria (Outubro), no Largo de São Francisco.

Compre

  • Rua de Santo António - Ladeada de casas antigas, é das artérias maias conhecidas e animadas da cidade. Há bastantes lojas e cafés, incluindo o Café Aliança, que mantém a decoração dos anos 30.

Coma

As especialidades da cidade são os carapaus alimados, o arroz de lingueirão, as cataplanas, a sopa de amêijoas e a de conquilhas. Quanto a sobremesas, destacam-se os queijinhos de amêndoa, o bolo mimoso, o bolo algarvio e o morgado de amêndoa.

Económico

Médio

  • Taska (Rua do Alportel, 38; tel.:(+351)289 824 739) - Serve várias iguarias, das quais se destacam o arroz de lingueirão e os carapaus alimados.

Esbanje

  • Camané (Avenida Nascente Praia de Faro - Praia de Faro; tel.:(+351)289 817 539) - Com maravilhosas vistas da Ria Formosa, destaca-se pelo peixe e marisco.

Beber e sair

  • Café Aliança - Mantendo a decoração dos anos 30, o café com 100 anos de vida situa-se na rua de Santo António. Por ele passaram personalidades como Marguerite Yourcenar, Simone Beauvoir, Fernando Pessoa, Carlos Porfírio, António Aleixo, Assis Esperança, entre outros.
  • Pastelaria Gardy (Rua de Santo António, 16, tel.:(+351)289 824 062- Pastelaria com mais de meio século de existência. Recomendam-se os Dom Rodrigos.
  • Pastelaria Cinderela (R. Portugal 12, Tel: 289821762) Recomendada pela sua pastelaria de qualidade e ambiente agradável, destacam-se os doces tradicionais algarvios e os Bolos Rei considerados os melhores da região.

Durma

  • Hostel Casa d'Alagoa - Faro, Praça Alexandre Herculano 27, (+351)289 813 252 (), [9]. A Casa d'Alagoa é um edifício histórico que tem mais de 3 seculos e foi reabilitada com a total dedicação dos proprietários. Tem recepção 24h, area de churrasco, sala, acesso à Internet, cozinha para hospedes, lençois incluídos, terraço e aluguer de bicicletas.
  • Hotel Eva, Avenida da República, 1, (+351)289 001 000 (, fax: (+351)289 001 002), [10]. Duplo - de 70 a 145 euros.
  • Hotel Ibis Faro, E.N. 125 Pontes de Marchil, (+351)289 893 800, [11]. O hotel Ibis Faro está situado a 2 km do centro da cidade, a 3 km do aeroporto e a 6 km das praias do Algarve. O hotel oferece 81 quartos com ar-condicionado e 2 salas de reuniões para seminários e conferências. Também possui restaurante, bar com terraço e serviço de snacks 24 horas, piscina e estacionamento privativo externo. Os hóspedes em viagem de negócios contam com acesso Wi-Fi à Internet banda larga. O campo de ténis está a 2 km e o campo de golfe a 10 km.
  • Hotel Eva, Avenida da República, 1, (+351)289 001 000 (, fax: (+351)289 001 002), [12]. Duplo - de 70 a 145 euros.
  • Hotel Faro, Praça D. Francisco Gomes 2 8000-168 Faro, (+351)289 830 830 (, fax: (+351)289 830 830), [13]. Duplo - de 70 a 166 euros. (Lat. N 37º 0' 58,72)
  • Vila Quinta dos Ferreiros, (+351) 289 598 190 (, fax: +351 289 598 199), [14]. A Vila Quinta dos Ferreiros é um moinho de vento original restaurado. É acolhedor, e está muito bem estimado pelo proprietário, tendo sido construído em estilo português. A moradia está implantada num cume com uma vista ímpar para a serra e barrocal algarvio, e dispõe de um quarto, cozinha bem equipada com máquina de lavar louça, terraço com barbecue, piscina, jardim e parqueamento privativo. A habitação está preparada para quatro pessoas. que podem usufruir de um amplo terraço com barbecue. A sala de estar tem uma lareira e TV. A área de lazer privada é constituída por: jardim, zona de relvado, árvores de fruto, piscina, mobiliário de lazer.

Partir

Palácio de Estói.

À volta de Faro há muito para ver. O Parque Natural da Ria Formosa, por exemplo, é uma experiência inesquécivel, podendo-se ver viveiros de amêijoas (consideradas as melhores do mundo), passear entre os sapais, e ver as inúmeras aves migratórias que aqui passam durante a sua migração desde a Europa ao Norte da África. A Fonte da Benémola, também, zona de transição entre o litoral algarvio e a serra, com seus solos avermelhados, é dos melhores exemplos da vegetação original do Barrocal. Da Rocha da Pena, perto de Salir, têm-se uma vista magnífica, se conseguir um dos muitos trilhos pedreestes que levam ao topo da falésia.

O património envolvente de Faro é também abundante. Em Estói, as Ruínas Romanas de Milreu e o Palácio de Estói ocupam o lugar de principais atracções. As Ruínas Romanas de Milreu situam-se junto à povoação, mostrando ainda hoje um balneário, instalações agrícolas, um templo, uma casa senhorial, etc. O Palácio de Estói, é um pastiche rococó único na região. O palácio tem também uns jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo rococó. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia das Três Graças, de Canova. O terraço superior , o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos.

Olhão é também interessante com o seu mercado neo-árabe. No Festival de Marisco de Olhão, que decorre entre 10 e 15 de Agosto, pode-se deliciar ciom ostras, lagostins, conquilhas cozinhadas de diversas maneiras. Durante o festival há também espectáculos musicais com artistas portugueses e estrangeiros.

Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!