Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Escócia"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
m (Revertidas edições por 189.39.15.70 (disc) para a última versão por Sylx100)
 
Linha 15: Linha 15:
 
}}
 
}}
  
'''Escócia''' (Escócia (em gaélico escocês: Alba) é um país da Europa ocidental-norte.  Compartilhando 60 milhas (96 km) da extensa fronteira terrestre com a Inglaterra ao sul, e separada da Irlanda do Norte pelo Canal do Norte do mar da Irlanda, a Escócia, é cercada pelas águas do Mar do Norte, a leste, e Oceano Atlântico, a oeste e norte.  A capital é Edimburgo, a maior cidade é Glasgow.  É o mais independente administrativamente das quatro nações do Reino Unido, tendo mantido a sua própria, religião e instituições de ensino jurídico, quando aderiram à União em 1707, e desde 1999, teve a sua desconcentração elegendo separadamente seu próprio governo, que lida exclusivamente com seus assuntos.
+
'''Escócia''' (Gaélico: ''Alba'') [http://www.visitscotland.com] é um país da [[Europa]] e faz parte do [[Reino Unido]].  
Para além destas e de várias outras cidades, a imagem popular da Escócia para a maioria dos viajantes, é claro, se centra na "Highlands and Islands" - uma terra maravilhosamente diversificada, a Escócia tem muito a oferecer praticamente a todos os viajantes.
+
 
 +
== Regiões ==
 +
 
 +
[[image:Scotland map.png|thumb|300px|Mapa da Escócia]]
 +
== Cidades ==
 +
 
 +
== Outros destinos ==
  
 
== Entenda ==
 
== Entenda ==
A Escócia tem uma cultura rica e forte, das quais muitos de seus habitantes são ferozmente orgulhosos.  A Escócia tem uma grande tradição de festivais de arte e literatura.  Produziu algumas das maiores personalidades literárias, atores e escritores do mundo.  Irvine Welsh fez um forte impacto na cena literária internacional, do prestigiado Festival de Edimburgo é um hotspot nos calendários internacionais das artes. A Escócia também produziu alguns dos maiores cientistas do mundo, incluindo os inventores do telefone, televisão e penicilina.  Foram cientistas escoceses que criaram Dolly, a ovelha clonada.  A Escócia é conhecida em todo o mundo pelo uísque, haggis, carne Aberdeen Angus, mingau, shortbread, tartan, e gaitas de foles.
 
 
== Clima ==
 
O clima na Escócia é temperado e tende a ser bem variável. É aquecido pela Corrente do Golfo do Oceano Atlântico e, por isso, é bem mais quente que áreas de latitudes semelhantes, como Oslo, na Noruega. No entanto, as temperaturas são geralmente mais baixas que no resto do Reino Unido. As máximas no inverno giram em torno de 6°C nas lowlands, com as máximas do verão por volta de 18°C. A temperatura máxima registrada foi de 32,9°C em Greycrook em 9 de agosto de 2003. Em geral, o oeste da Escócia é mais quente que o leste, devido à influência das correntes do Atlântico e as temperaturas superficais mais frias do Mar do Norte.
 
  
 
== Chegar ==
 
== Chegar ==
Não existem controles de fronteira, quando viajam dentro do Reino Unido, incluindo a fronteira terrestre com a Inglaterra. A Escócia tem a imigração e os requisitos de visto como o resto do Reino Unido.
 
  
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
Aberdeen Airport, 8 km a noroeste da cidade, tem vôos diretos a partir de Alicante, Amesterdam, Barcelona, Bergen, Copenhaga, Dublin, Esbjerg, Faro, Groningen, Kristiansand, Málaga, Múrcia, Oslo, Palma, Paphos, Paris, Stavanger e Tenerife.
 
 
Aeroporto de Edimburgo, a 10 quilômetros a oeste da cidade, tem vôos diretos a partir de Alicante, Amesterdam, Avignon, Barcelona, Bergerac, Berlim, Bratislava, Bremen, Bruxelas, Colônia, Copenhagem, Cork, Dortmund, Dublin, Dusseldorf, Faro, Frankfurt, Galway, Gdansk, Genebra, Hamburgo, Ibiza, Katowice, Cracóvia, Lisboa, Lyon, Madrid, Mahon, Málaga, Malta, Marrakesh, Marselha, Milão, Munique, Múrcia, Nova York, Nice, Oslo, Palma de Mallorca, Paris, Pisa, Poznan Praga, Pula, Rennes, Roma, Shannon, Sharm el Sheikh, Estocolmo, Tampere, Tenerife, Toronto, Toulouse, Veneza, Zurique e Vilnius.
 
 
Aeroporto Internacional de Glasgow, 8 km a oeste da cidade, tem vôos diretos a partir de Alicante, Amesterdam, Belfast, Berlin, Bourgas, Calgary, Copenhagem, República Dominicana, Dubai, Dublin, Faro, Genebra, Gran Canaria, Heraklion, Las Vegas, Madeira, Malta, Nova Iorque (Newark) Orlando, Palma de Mallorca, Paris, Filadélfia, Reykjavík, Sharm el Sheikh, Tenerife, Toronto e Vancouver.
 
 
Glasgow Prestwick International Airport, situado a 30 milhas a sudoeste de Glasgow, é um hub da companhia aérea Ryanair, com vôos domésticos para Londres Stansted e Bournemouth, e vôos internacionais para Bruxelas, Bergamo, Budapeste, Cork, Dublin, Girona, Gotemburgo, Hamburgo, Kaunas, Milão, Múrcia, Oslo (Torp), Paris, Pisa, Reus, Riga, Roma, Varsóvia, Shannon, e Wroclaw.
 
 
 
=== De barco ===
 
=== De barco ===
Norfolk Line executa um serviço três vezes por semana para veículos e passageiros de Zeebrugge, na Bélgica, Rosyth, em Fife. A travessia leva cerca de 19 horas.
 
Stena Line link ferries Belfast, Irlanda do Norte para Stranraer, na Escócia.
 
P & O mar da Irlanda ferries link Larne na Irlanda do Norte Cairnryan, perto de Stranraer e Troon em Ayrshire.
 
Smyril Line, executa serviços de Scrabster, perto de Thurso, na costa norte, a partir de Bergen, na Noruega e Tórshavn, Ilhas Faroe.
 
 
 
=== De carro ===
 
=== De carro ===
A estrada principal que liga a Escócia a Inglaterra é a auto-estrada M74, que corre do sul de Glasgow para Carlisle. A estrada A1 liga Edimburgo e no Nordeste de Inglaterra, esta estrada é a via única em algumas áreas, no entanto, não foi considerada a melhor rota para a Escócia. Daí o nome do lugar Scotch Corner na A1, que liga a maioria dos destinos escocêses e atravessa as colinas Pennine na A66 para entrar na Escócia através da M6 e M74.
+
=== De autocarro/ônibus ===
 
+
=== De comboio/trem ===
=== De ônibus ===
+
Serviços de transporte em ônibus é a forma mais barata para chegar à Escócia, mas também é o mais longo e menos confortável. National Express é o principal operador, com serviços de Glasgow Buchanan Street Station, por exemplo, para a maioria das outras grandes cidades do Reino Unido.
+
  
 
== Circular ==
 
== Circular ==
"PlanaJourney" é um guia de viagem integrado de transportes públicos que abrange grande parte da rede de transportes públicos interno escocês. Ele inclui ônibus, trem, metro de Glasgow, Escócia ferries e vôos. Ele pode ajudar no planejamento de viagens em toda a Escócia.
 
  
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
A Escócia é um país pequeno, tornando as viagens aéreas antieconômica na maioria das rotas de curta distância. Viajar de avião é, porém, o caminho mais rápido para chegar a muitas ilhas da costa oeste da Escócia. Esteja avisado, como os aviões utilizados são pequenos Saab 340s & Twin Otter, os vôos são frequentemente muito turbulentos, como a Escócia é conhecido por chuva, vento e tempestade.
+
=== De barco ===
 
+
 
=== De carro ===
 
=== De carro ===
Apesar de a Escócia não ser um país grande, a viagem pode demorar muito mais do que você pode pensar. A topologia montanhosa do país significa que a passagem do Oriente para o Ocidente geralmente envolve rotas alternativas. Com exceção da faixa central, onde há auto-estradas e vias rápidas, quando a viagem é rápida e fácil, as condições da estrada, na Escócia, estão geralmente abaixo dos padrões da Europa Ocidental. Cuidado com defeitos, como buracos, rachaduras e remendos em ambas as estradas urbanas e rurais. Muitas estradas rurais seguem trilhas a cavalo e tem um excesso de curvas e torções. Em áreas remotas, muitas estradas tem uma única faixa.
+
=== De autocarro/ônibus ===
 
+
=== De comboio/trem ===
=== De ônibus ===
+
O ônibus é uma das formas mais baratas de se locomover na Escócia, mas também é mais lento e menos confortável. Viagens de ônibus dentro e fora de Glasgow ou Edimburgo em horários de pico podem ser muito imprevisíveis, devido à auto-estrada congestionada, o Cinturão Central -, portanto, pense duas vezes antes de usar o ônibus como uma opção para fazer ligações apertadas com outros modos de transporte. Você pode começar a maioria das cidades grandes no ônibus Citylink, mas é mais caro do que Megabus. Megabus é uma forma muito barata de viajar.
+
 
+
=== De trem ===
+
ScotRail opera a maioria da rede ferroviária escocesa, que abrange a maior parte do país. Alguns serviços Inter-City operam na Escócia, porém estes podem começar ou terminar na Inglaterra.
+
Aberdeen é uma estação com trens de Edimburgo, Glasgow e Inverness. Também com ligações para a costa leste de Londres.
+
Edinburgh Waverley estação com trens de Aberdeen, Fife, Queen Street Station Glasgow, Inverness, Perth e Stirling.
+
Estação Central de Glasgow para os trens a sul e oeste da Escócia, incluindo Ayr, Kilmarnock e Stranraer; oeste da Escócia, incluindo Dumbarton e Greenock, e Lanarkshire inclusive Hamilton e Lanark.
+
  
 
== Fale ==
 
== Fale ==
 
O idioma oficial é o [[Guia de conversação escocês | escocês]] porém o [[Guia de conversação inglês | inglês]]é bastante aceito entre sua população sendo falada como a primeira língua, mais de 80% tem o inglês como sua língua materna.
 
O idioma oficial é o [[Guia de conversação escocês | escocês]] porém o [[Guia de conversação inglês | inglês]]é bastante aceito entre sua população sendo falada como a primeira língua, mais de 80% tem o inglês como sua língua materna.
 
== Veja ==
 
A maioria dos sítios históricos são mantidos tanto pelo National Trust da Escócia, ou pela Historic Scotland.
 
Historic Scotland (propriedades incluem Edimburgo e Stirling Castles).
 
O Fundo Nacional da Escócia (propriedades incluem Craigievar Crathes e castelos, áreas selvagens numerosas)
 
O futebol é de longe o esporte mais popular. Se você estiver na Escócia, entre meados de Agosto e meados de maio, você deve obter ingressos para uma partida.
 
 
== Faça ==
 
*Motociclismo - A Escócia tem uma das melhores motos touring estradas do mundo, embora você precise de tempo bom para tirar o máximo proveito deles. Com superfícies boas, pouco trânsito fora das aglomerações principais e cafés acolhedores de turismo é um verdadeiro prazer. Também é possível alugar uma motocicleta.
 
*Ciclismo - Mesmo que haja apenas um ciclo de algumas trilhas em relação à Inglaterra, existem muitas estradas com pouco tráfego.
 
*As viagens de trem - a Escócia é o lar de uma das linhas ferroviárias mais belas do mundo - o West Highland Line, e viajar a área de trem é muito recomendado.
 
*Hillwalking - A Escócia é famosa por hillwalking. Você pode tentar escalar todos os 284 Munros da Escócia (que são montanhas de mais de 3000 pés / m 914,4) e se tornar um Munroist, ou você pode caminhar por West Highland Way, que se estende por 153 km (95 milhas).
 
*Walking. Há também um site independente que dá muitos detalhes sobre mais de 420 rotas - Walk Terras Altas da Escócia
 
*Whisky Tour - Muitas das destilarias da Escócia boas vindas aos visitantes e muitas visitas guiadas.
 
*Golfe - A Escócia é o berço do jogo de golfe e de casa para o mais antigo do mundo, St. Andrews. Nacional da Escócia Tourist Board publica um guia livre para jogar golfe na Escócia
 
  
 
== Compre ==
 
== Compre ==

Edição atual desde as 13h20min de 13 de dezembro de 2010

noframe
Bandeira
noframe
Informações Básicas
Capital Edimburgo
Governo Monarquia constitucional
Moeda Libra esterlina (£)
Área 78.782 km2
População 5.116.900 (est. 2005)
Idioma Inglês, gaélico, scots
Religião Igreja da Escócia 42%, cteus/nenhuma 28%, católicos romanos 16%
Código telefônico +44
Internet TLD .uk
Fuso horário UTC


Escócia (Gaélico: Alba) [1] é um país da Europa e faz parte do Reino Unido.

Regiões[editar]

Mapa da Escócia

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Chegar[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De autocarro/ônibus[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De autocarro/ônibus[editar]

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

O idioma oficial é o escocês porém o inglêsé bastante aceito entre sua população sendo falada como a primeira língua, mais de 80% tem o inglês como sua língua materna.

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites