Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Dinamarca"

Da Wikitravel
Europa : Escandinávia : Dinamarca
Ir para: navegação, pesquisa
(Segurança)
(11 edições intermédias de 7 utilizadores não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
 
{{dados
 
{{dados
|imagem=
+
|imagem=[[Image:Copnhagen Arial View Night.jpg|250px]]
 
|localização=[[Image:LocationDenmark.png]]
 
|localização=[[Image:LocationDenmark.png]]
 
|bandeira=[[Image:Da-flag.png]]
 
|bandeira=[[Image:Da-flag.png]]
Linha 18: Linha 18:
  
 
'''Dinamarca''' [http://visitdenmark.com/] é um país do [[Norte (Europa)|norte]] da [[Europa]].  
 
'''Dinamarca''' [http://visitdenmark.com/] é um país do [[Norte (Europa)|norte]] da [[Europa]].  
 +
== Entenda ==
 +
A Dinamarca (em dinamarquês: Danmark, pron. [d̥ænmɑɡ̊], arcaico: [d̥anmɑ ː ɡ̊]) é um país escandinavo da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca por muito tempo controlou a entrada e a saída do mar Báltico, já que (até a construção do Canal de [[Kiel]] na [[Alemanha]]) isso só podia acontecer através de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".
  
 
== Regiões ==
 
== Regiões ==
A Dinamarca consiste na península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.
+
 
O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Møllehøj, o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, todos com altitude apenas uns centímetros acima dos 170 m. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhague (na Zelândia), Aarhus (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).
+
A Dinamarca consiste na península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas. 40% da população vive na ilha da Zelândia.
 +
{{Regionlist|
 +
 
 +
regionmap=Denmark regions map1.png |
 +
regionmapsize=450px |
 +
regionmaptext=Regiões da Dinamarca |
 +
 
 +
region1name=[[Jutlândia]] |
 +
region1color=#659965 |
 +
region1items= |
 +
region1description=o continente Europeu |
 +
 
 +
region2name=[[Funen e Ilhas Periféricas]] |
 +
region2color=#a06464  |
 +
region2items= |
 +
region2description=Terra natal do famoso autor H.C. Andersen, e sua casa museu em [[Odense]] e a pitoresca [[Sydfynske Øhav|island sea]]. |
 +
 
 +
region3name=[[Zelândia]]  |
 +
region3color=#b8991c  |
 +
region3items= |
 +
region3description=A maior ilha da Dinamarca, onde fica a capital [[Copenhague]] |
 +
 
 +
region4name=[[Lolland-Falster]]  |
 +
region4color=#d5dc76  |
 +
region4items= |
 +
region4description=Ilhas ao sul da Zelândia|
 +
 
 +
region5name=[[Bornholm]]  |
 +
region5color=#5f4eff  |
 +
region5items= |
 +
region5description=Ilha turística, conhecida como "the rock island", com belas igrejas arredondadas medievais e algumas praias excelentes. |
 +
}}
 +
 
 +
<br clear="all" />
  
 
== Cidades ==
 
== Cidades ==
Linha 32: Linha 67:
 
*[[Groenlândia]]
 
*[[Groenlândia]]
  
== Entenda ==
 
A Dinamarca (em dinamarquês: Danmark, pron. [d̥ænmɑɡ̊], arcaico: [d̥anmɑ ː ɡ̊]) é um país escandinavo da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer através de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".
 
 
===Clima===
 
O clima da Dinamarca é continental, frio no inverno e temperado no verão, sujeito à influência das massas de ar de origem atlântica. A península de Jylland é relativamente chuvosa (800 milímetros por ano), enquanto o resto do país, especialmente as ilhas orientais, tem pouca chuva, as médias não ultrapassam 600 milímetros anuais.
 
  
 
== Chegar ==
 
== Chegar ==
  
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
A Dinamarca é servida por dois grandes e vários aeroportos menores, que oferecem quase todas as ligações internacionais. A maioria das companhias aéreas europeias oferece rotas para Copenhagen, e muitos também de Billund, mas SAS Scandinavian Airlines continua a ser a operadora dominante. Principais  intervenientes no mercado de baixo custo inclui o nacional-Cimber Sterling  ou norueguês, Easyjet , Transavia  e, finalmente, a Ryanair, que tem apenas os serviços de aeroportos provinciais.
+
Não existem voos diretos entre o Brasil e a Dinamarca. A SAS (Scandinaviam Air System) chegou a operar em território brasileiro nos anos 80 e 90, bem como a Varig já teve voos para Copenhagen. É a principal empresa do setor naquele país, ainda que oficialmente ela pertença também a alguns países Escandinavos. Assim como a SAS, a Braathens voa de Copenhagen para diversas cidades europeias. Resta a opção de chegar à Dinamarca através das principais empresas europeias fazendo uma conexão no país de sua bandeira. O mesmo vale para a brasileira TAM, que atualmente voa para Paris, Milão, Frankfurt e Londres, cidades que possuem voos diretos à capital dinamarquesa.
 
+
*Aeroporto de Copenhagem (IATA: CPH, ICAO: EKCH) é o maior aeroporto da Escandinávia. O aeroporto está localizado na cidade Kastrup na ilha Amager, a 8 km do centro de Copenhaga. O aeroporto está ligado por trem até a Estação Central de Copenhague e além, bem como de outras cidades e Malmo, na Suécia.  
+
 
+
*Billund Aeroporto (IATA: BLL, ICAO: EKBI) no Centro-Sul da Jutlândia é o maior aeroporto da Dinamarca, e o principal aeroporto para a península inteira.
+
*Aalborg Aeroporto (IATA: AAL, ICAO: EKYT cerca de 7 km a leste do centro da cidade, é o maior aeroporto Denmarks 3 com cerca de 20 vôos para destinos europeus, incluindo Oslo, Reykjavik e as Ilhas Faroé, bem como os principais centros como Londres e Paris, bem como uma ligação semi-direto de Nova York com Iceland Express toda quarta-feira. transportadoras Major inclui Norwegian, SAS, Cimber Sterling e Atlantic Airways.
+
 
+
*Aeroporto de Aarhus (IATA: AAR, ICAO: Ekah) é na península Djursland 44 km a nordeste de Aarhus, a 50 km Randers, a 90 km de Silkeborg, 99 Horsens fra km, 98 km de Viborg e 138 km a partir de Aalborg .
+
*Malmö-Sturup Aeroporto (IATA: MMX, ICAO: ESMS) está localizado 61 km a partir de Copenhagem e oferece voos low-fares com Wizzair para a Europa Oriental.
+
  
 
=== De barco ===
 
=== De barco ===
O caminho mais rápido entre a Noruega e o continente através das estradas dinamarquesas, garantiu ligações de ferry freqüentes para a Noruega, com o porto mais movimentado sendo Hirtshals, de onde uma viagem para a Noruega tem menos de 3 horas e meia. Outras rotas ocupadas são os ferry-Rødby Puttgarden - a rota mais rápida entre a Suécia e Copenhagem, para a Europa continental - que continua a ser um dos cruzamentos mais movimentados da balsa no mundo (apesar de uma ponte está na prancheta). E embora tenha sido declínio há anos, com a concorrência cada vez maior de companhias de baixo custo, a Dinamarca também tem a única via ferry remanescente entre o Reino Unido e na Escandinávia (Harwich, Esbjerg, 18 horas). As balsas são geralmente de um padrão muito elevado e os regulamentos de segurança são rigorosamente respeitados.
 
 
 
=== De carro ===
 
=== De carro ===
A Dinamarca está diretamente ligada à Autobahn alemã em rota E45 (via alemão 7), que passa perto de Hamburgo e corre ao longo da costa leste da península da Jutlândia, todo o caminho para Frederikshavn no Norte, passando por Århus segundo Dinamarca cidade ao longo do caminho.
+
=== De autocarro/ônibus ===
 
+
=== De comboio/trem ===
=== De ônibus ===
+
Se você está em um dos países vizinhos, ônibus de longa distância oferecem uma boa alternativa econômica para os Trens. Das empresas de ônibus Alemanha serveral operarem rotas a partir de Hamburgo e Berlim a Copenhague e Aarhus. Uma viagem de Berlim a Copenhague pode demorar cerca de 8 horas, outra rota popular Hamburgo Århus leva cerca de cinco horas e meia.
+
 
+
Para a Escandinávia, existem três ligações por dia e uma noite de ônibus a partir de Gotemburgo (4 ½ horas) e Oslo (8 horas), e dois ônibus diários a partir de Estocolmo (9 horas), dividido em um dia e um ônibus noturno.
+
 
+
=== De trem ===
+
 
+
Há cinco trens diretos por dia a partir de Hamburgo para Copenhagem, aproximadamente a cada 2-3 horas. Estes trens são carregados em uma balsa para a passagem do mar para Puttgarten Rødby, e o tempo total de viagem é de cerca de 4 a 5 horas. Há também duas linhas de trem para Hamburgo a partir de Jutland, uma via Padborg ea outra via Tønder.
+
Os trens circulam a cada vinte minutos de Malmö a Copenhagem. O tempo total de viagem é de 35 minutos.
+
  
 
== Circular ==
 
== Circular ==
  
Longas viagens de trem a distância são feitas com DSB, o Estado dinamarquês sistema ferroviário. Também há um grande número de empresas de ônibus que operam estes trechos de longa distância. Cada região na Dinamarca tem a sua própria empresa de transporte público local. Para o transporte público (trens, ônibus e balsas) usar o planejador de viagens online Rejseplanen. Existem duas maneiras de comprar os bilhetes. Para viagens locais que você pode comprar um bilhete da companhia de transporte regional com base num sistema de zona. Este bilhete é válido em todos os transportes públicos, incluindo comboios de DSB para 01h59min horas (dependendo do número de zonas de viajar). A maioria das empresas de transportes público oferecem uma série de passagens que você pode economizar uma quantidade substancial de transporte.
+
=== De avião ===
 +
=== De moto===
 +
 
 +
=== De carro ===
 +
=== De autocarro/ônibus ===
 +
=== De comboio/trem ===
  
 
== Fale ==
 
== Fale ==
Linha 75: Linha 91:
  
 
== Compre ==
 
== Compre ==
A moeda nacional é a coroa dinamarquesa (DKK, coroas "plural"). As lojas em Copenhagem, e nos resorts tradicionais ao longo da costa oeste da Jutlândia e Bornholm Island muitas vezes não é possível pagar em euros.
 
Caixas Multibanco são amplamente disponíveis, mesmo em cidades pequenas, mas algumas ATM não funcionam durante a noite devido a motivos de segurança. Praticamente em todos os lugares que são obrigados a utilizar um código PIN com o cartão, por isso, se esta não é uma prática comum em seu país, lembre-se de um pedido do seu banco antes de sair de casa. Também tenha em atenção que muitos varejistas irão adicionar 2% de taxa de transação -3% (muitas vezes sem aviso prévio), se você pagar com cartão de crédito.
 
  
 
== Coma ==
 
== Coma ==
Linha 87: Linha 101:
  
 
== Beba e saia ==
 
== Beba e saia ==
Não existe uma idade legal para beber na Dinamarca, embora a idade de compra legal de 16 está em vigor em lojas e supermercados, e 18, em bares, discotecas e restaurantes. Consumir bebidas alcoólicas em público é considerado socialmente aceitável na Dinamarca, e com uma cerveja na praça pública é uma atividade comum o tempo quente lá, embora as regulamentações locais estejam cada vez mais limitando essa liberdade. A proibição de beber, normalmente são sinalizadas, mas não universalmente obedecida e cumprida. Em qualquer caso, não se esqueça de moderar seu consumo público, especialmente durante o dia
 
 
A cerveja dinamarquesa é um deleite para um entusiasta da cerveja. A maior cervejaria Carlsberg (que também é proprietária da marca Tuborg), oferece algumas opções, bem como uma deliciosa cerveja "Natal" nas 6 semanas que antecederam os feriados. Outras bebidas saborosas incluem o Aquavit (Snaps) e Gløgg - a beber vinho quente popular em dezembro.
 
  
 
== Durma ==
 
== Durma ==
Linha 98: Linha 109:
  
 
== Segurança ==
 
== Segurança ==
A Dinamarca é um país muito seguro, com quase nenhum risco de desastres naturais ou ataques de animais (há uma rara cobra venenosa, a víbora europeia, mas sua mordida não é letal). Comparado a maioria dos outros países da criminalidade e trânsito são apenas pequenos riscos.
 
 
Existem lugares que basta chegar que os carros param para você atravesar. Além disso, tem boa comunicação de ciclovias e passagens dedicadas a atravessar para evitar situações perigosas, como motociclistas tendem a andar rápido e tem o direito de passagem sobre esses corredores.
 
 
Na praia: não tomar banho sozinho. Não fique muito longe da terra. Não pule de cabeça em águas rasas.
 
  
 
== Saúde ==
 
== Saúde ==

Revisão de 20h04min de 7 de dezembro de 2012

Copenhagen aerial view by night.jpg
Localização
LocationDenmark.png
Bandeira
Da-flag.png
Informações Básicas
Capital Copenhague
Governo Monarquia constitutional
Moeda Coroa dinamarquesa (DKK)
Área 43.094 km2, excluindo-se as Ilhas Faroe e Groenlândia
População 5.450.661 (est. Julho 2006)
Idioma Dinamarquês
Religião Luteranos 95%, muçulmanos 2%
Eletricidade 230V/50Hz
Código telefônico +45
Internet TLD .dk
Fuso horário UTC+1



Dinamarca [1] é um país do norte da Europa.

Índice

Entenda

A Dinamarca (em dinamarquês: Danmark, pron. [d̥ænmɑɡ̊], arcaico: [d̥anmɑ ː ɡ̊]) é um país escandinavo da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca por muito tempo controlou a entrada e a saída do mar Báltico, já que (até a construção do Canal de Kiel na Alemanha) isso só podia acontecer através de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".

Regiões

A Dinamarca consiste na península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas. 40% da população vive na ilha da Zelândia.

Regiões da Dinamarca
Jutlândia
o continente Europeu
Funen e Ilhas Periféricas
Terra natal do famoso autor H.C. Andersen, e sua casa museu em Odense e a pitoresca island sea.
Zelândia
A maior ilha da Dinamarca, onde fica a capital Copenhague
Lolland-Falster
Ilhas ao sul da Zelândia
Bornholm
Ilha turística, conhecida como "the rock island", com belas igrejas arredondadas medievais e algumas praias excelentes.









Cidades

Outros destinos


Chegar

De avião

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Dinamarca. A SAS (Scandinaviam Air System) chegou a operar em território brasileiro nos anos 80 e 90, bem como a Varig já teve voos para Copenhagen. É a principal empresa do setor naquele país, ainda que oficialmente ela pertença também a alguns países Escandinavos. Assim como a SAS, a Braathens voa de Copenhagen para diversas cidades europeias. Resta a opção de chegar à Dinamarca através das principais empresas europeias fazendo uma conexão no país de sua bandeira. O mesmo vale para a brasileira TAM, que atualmente voa para Paris, Milão, Frankfurt e Londres, cidades que possuem voos diretos à capital dinamarquesa.

De barco

De carro

De autocarro/ônibus

De comboio/trem

Circular

De avião

De moto

De carro

De autocarro/ônibus

De comboio/trem

Fale

O dinamarquês é falado em todo o país, embora um pequeno grupo perto da fronteira alemã também fale alemão.

Compre

Coma

A culinária da Dinamarca, tal como a de outros países escandinavos (Suécia e Noruega) e do norte da Europa em geral, como na Alemanha, é composta de pratos pesados, ricos em gorduras e carboidratos. Isto é devido à sua tradição agrícola e ao clima frio, caracterizado por invernos rigorosos e longos. Antes de o país se industrializar (cerca de 1860), a agricultura de subsistência, gerida pelas famílias, individualmente, era a principal actividade económica da Dinamarca. Os produtos importados eram raros, o que originou hábitos gastronómicos determinados pelos produtos locais: cereais, lacticínios, carne de porco, peixe, maçãs, ameixas, cenouras, batatas, cebolas, cerveja e pão. Os dinamarqueses consomem diversas saladas e legumes cozinhados mas servidos frios. Entre estes, para além dos já referidos, contam-se a couve-flor e a beterraba. São também apreciados os legumes em conserva, tais como pepino, cebola, couve e rodelas de beterraba. Estes são muitas vezes confeccionados e armazenados em casa. O prato nacional é o smørrebrød (traduzido à letra, pão com manteiga). Smørrebrød são sanduíches abertas que se comem sobretudo ao almoço e são compostas normalmente de peixe ou carnes frias e diversos tipos saladas sobre um pão escuro tipicamente dinamarquês, denominado rugbrød. A refeição quente de carácter nacional poderá ser carne de porco no forno com batatas aloiradas, couve vermelha cozida e molho castanho (conhecida como flæskesteg). São ainda bastante populares as almôndegas ao estilo dinamarquês, conhecidas por frikadeller, o hakkebøf, o kogt hamburgerryg e o stegt flæsk. Os molhos são muito usados e podem ser encontrados, por exemplo, nos cardápios dos postos de venda de salsichas tipicamente dinamarqueses conhecidos como pølsevogn. Medisterpølse‎ e rød pølse são exemplos de salsichas dinamarquesas. Os cachorros-quentes dinamarqueses podem também ser complementados com um preparado à base de cebola denominado ristede. Na ilha de Bornholm, existe uma grande tradição de consumo de arenque fumado. Antigamente, quando não era possível comer todo o arenque acabado de fumar no próprio dia, preparava-se no dia seguinte o chamado Bornholm æggekage, que consiste numa omelete com arenque fumado.

Beba e saia

Durma

Aprenda

Trabalhe

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites