Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Cracóvia/Stare Miasto

Da Wikitravel
Europa Central : Polónia : Pequena Polónia : Cracóvia : Stare Miasto
Revisão das 17h37min de 24 de julho de 2010 por Tiagox2 (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Castelo de Wawel.

O Centro Histórico de Cracóvia, ou Stare Miasto é o centro desta vibrante cidade polaca e a sua parte mais visitada, devido ao facto de ter a maior parte do alojamento, restaurantes, entretenimento e atracções.

Entenda

Orientação

A área do centro histórico está rodeada por um parque, conhecido como Planty, que costumava marcar os limites das muralhas. O Wawel, o castelo no topo da colina, no extremo sul do centro histórico, está nas margens do Rio Vístula, e faz parte do distrito. O centro da Stare Miasto (e da própria cidade) é a Rynek Główny (a Principal Praça do Mercado) desde a qual saem todas as ruas principais.

Chegar

Mapa da Stare Miasto com a Rynek Główny a vermelho.

Veja

Principais atracções

  • Castelo de Wawel, Droga do Zamku, Cracóvia, [1]. Wawel é o nome de uma colina situada na margem esquerda do Vístula e com uma altitude de 228 metros acima do nível do mar. É um local simbólico de grande importãncia para os polacos. O Castelo Real e a Catedral estão situados na colina. A Realeza Polaca e muito heróis polacos estão enterrados na catedral e as coroações reais ocorriam aqui. É considerado o mais belo castelo da Europa Central, depois do Hradcany em Praga.
  • Sukiennice, Rynek Główny 1-3, [2]. O Sukiennice foi construído em inícios do século XIV no meio da Rynek Główny para servir a função de bolsa/mercado. Ganhou o aspecto que possui hoje em 1555. No século XIX, foi transformado num museu. O primeiro andar era usado para grande banquetes. Hoje em dia, é ocupado pela Galeria de Arte Polaca do Século XIX.
  • Torre da Câmara Municipal, Rynek Główny. Parte da antiga Câmara Municipal Gótico-Renascentista, data do século XIII e localiza-se na Rynek Główny. A Câmara Municipal foi destruída pelos austríacos no século XIX quando estes tomaram Cracóvia. Actualmente, a torre é ocupada por um museu. Tem-se uma magnífica vista da cidade desde o topo da torre.
  • Barbacã, Florianska. A Barbacã foi construída no século XV e era, na sua altura, o maior edifício do seu género. O objectivo da Barbacã era defender o Portão de Floriano dos ataques de Osman.
  • Portão de Floriano, Florianska. É a única parte da cidade onde ainda se pode ver um vestígio das antigas muralhas. Consiste em quatro torres e o arsenal dá-lhe uma boa ideia de como pareciam os cinco quilómetros de muralha que rodeavam a cidade na Idade Média.

Faça

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

Mantenha contato

Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas